sexta-feira, 4 de setembro de 2009

QUE LIBERDADE?

Pode José Sócrates não ter interferido directamente no "saneamento" de Manuela Moura Guedes mas e ainda que assim seja, não se libertará da dúvida que ficará na cabeça de todos. A Prisa, grupo espanhol ligado ao PSOE, que havia comprado a Media Capital, proprietária da TVI já veio a terreiro que a decisão foi de Lisboa. Depois do que se passou com Marcelo Rebelo de Sousa, será que há algum agente infiltrado pelo P"S"D para fazer cair Sócrates? Que diz a isso o Dr, Pina Moura? Ou será que houve mesmo a intenção de calar a Jornalista? Pessoalmente, acho-a uma péssima jornalista mas representava uma lufada de ar fresco na informação.
Quem quer que seja que tivesse tomado a opção de o fazer, fê-lo num timming completamente errado e também não é de estranhar as argoladas que o P"S tem vindo a cometer nos últimos tempos. Coincidência ou não, ao mesmo tempo os arguidos do caso Freeport pedem a queda dos magistrados que estão a investigar o caso. Porquê? Um dos senhores, talvez o mais visado, o ex- presidente do ICNB, Carlos Guerra. Não é este senhor que é familiar do procurador João Guerra? Coincidências...
E com os Xutos e Pontapés? Porque é que a música deles, SEM EIRA NEM BEIRA, não passa nas rádios?

http://www.youtube.com/watch?v=zz9C0xaLTxE

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1399151&idCanal=61

20 comentários:

Anónimo disse...

Aproveitando a oportunidade que tenho de me exprimir neste blogo direi apenas que o que tem acontecido neste Portugal omde vivemos nos ultimos 4 anos está espelhado neste caso Moura Guedes. Pensa Socrates e o PS que nós PORTUGUESES somos parvos?pois vão vêr o que lhes vai acontacer ainda este ~mês o bloco vai comê-los e vão perder as eleiçoôes.Zé da rita

Anónimo disse...

Ao comentador das 1238 sempre lhe digo que você está errado porque os portugueses sabem destinguir entre quem fala verdade e quem fala barato e o que o bloc diz é o mais simples que se pode dizer, que farei que vou fazer melhor,isso até um burro dis.

Anónimo disse...

A democracia deste país é apenas formal.

Anónimo disse...

É só uma precura. Então o quartel dos bombeiros tão prometido para 2009 já está feito? Pois esta foi uma promessa que ficou por terra.
Ou estou enganado?
Os outros 3 que foram prometidos pró allgarve ou já estão feitos ou a acabar.
Mentirosos ou falta de respeito?

Anónimo disse...

o j.valério está ma avenida a prometer comida ele devia era ,mobilizar as pessoas pra correrem com o leal pois este está a gastar uma fortuna em cartazes,com o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Acho que o aconteceu na TVI, uma vergonha... mas não posso deixar de comentar as seguintes afirmações do tópico de apresentação:

"Que diz a isso o Dr, Pina Moura?"

por momentos pensei que fosse haver um daquele trocadilhos muito giros "à la" SO

"Pessoalmente, acho-a uma péssima jornalista mas representava uma lufada de ar fresco na informação."

Se a acha péssima jornalista, como é que consegue classificar aquela barbárie como "informação"?

Anónimo disse...

anónimo das 21:31

Parece-me que ainda faltam 4 meses para o fim do ano... 33,33% de um ano.

Anónimo disse...

Os senhores comentadores do blog, têm um na cidade de Olhão.
Um que não responde, e quando isso acontece cheira mal.
Sabem quem é, Ftancisco Leal!
Sim, sim.

Anónimo disse...

socrates socrates só faz o mesmo que chavez.pois este faz a mesma coisa na venezuela.
afinal quem ensinou a quem?
por cá o cara dura, com a rede de bufos organizada controla e manipula quase tudo e todos.
até já tem bufos a investigar o que o b.e. quer fazer,pois sabe que o castanheira não mete medo.assim como o psd.pois este tem nas listas o alberto das moças,que se armou em construtor,e tem aprovado tudo e mais alguma coisa onde não se podia construir nada para ele e para os filhotes.

ol disse...

Barbárie investigar o Freeport como mais nenhum orgão da comunicação oficial o fez? Infelizmente só a TVI é que apresentou dados novos. As outras estações limitaram-se a referenciá-la e no estado em que este país está, bem precisa que toda a gente denuncie toda a cambada de oportunistas que se tem enchido e que nos vão enchendo de impostos.
Não gosto daquela jornalista, acho-a péssima jornalista pela forma como aborda as questões e achei vergonhoso a entrevista que ela fez ao bastonário da Ordem dos Advogados.
O Dr. Pina Moura não foi o representante da Prisa? Não terá interesse depois de achar que o programa do PSD para estas eleições era mais "querido"? O Dr. Pina Moura é um camaleão da política. Enquanto vegetou pelo P"C"P, não passava de deputado. No P"S" chegou a super-ministro e depois arranjou umas exclentes colocações, como é da praxe. Agora que o P"S" está em queda está piscar o olho à velhota. Mas, o próprio P"S" não teria interesse na queda de M.M.G.? É que aquela "peça" publicada na TVI a noite passada pode ainda fazer mais mossa. Foi num timming errado...Ainda vão tentar a politica de vitimização...

Anónimo disse...

o meus amigos o socrates nao gostava do jornal mas é mais certo ter sido o psd a querer acabar com o jornal doque o ps

vejam quem teve vantagem se fosse o ps o jornal so acabava depois das eleicoes toda a gente sabe que a tvi é psd e assim difamaram o ps tirando a maioria a socrates

Paulo Marcelo disse...

A suspensão do “jornal nacional” da TVI é uma bomba a três semanas das eleições. Por mais teorias que se façam, é difícil saber ao certo se este acto de censura teve origem no Governo. Ou em algum "telefonema" socialista, falado em português ou em espanhol. Sim, convém não esquecer que o PSOE é próximo do grupo Prisa, que controla a TVI.

Mas Sócrates pôs-se a jeito e acaba por ser vítima dos seus próprios erros.

O primeiro foi ter atacado abertamente o telejornal de Manuela Moura Guedes. Descendo do seu pedestal de Primeiro-Ministro, falou de “campanhas negras” e de “jornalismo travestido”, desferindo o mais violento ataque à imprensa de que há memória na nossa democracia. Como se isso não chegasse, colocou vários processos contra jornalistas em tribunal.
O segundo erro é mais fundo. Ao longo de quatro anos, o Governo habituou-se a influenciar (em alguns casos a intervir) nas empresas, tanto públicas como privadas. Esta “promiscuidade” com certos grupos económicos tornou-se tão evidente, numa economia pequena e em crise, que é habitual ouvirmos os empresários dizer que nenhum negócio relevante se faz em Portugal sem a “benção” do poder político.
É neste ambiente "asfixiante", que ele próprio ajudou a criar, que Sócrates será avaliado nas próximas eleições

ol disse...

Áté é possível que Sócrates não tenha tido influência directa mas que ele vai ter que arcar com as culpas, vai. Depois daquele discurso inflamado no congresso do P"S" contra a TVI e o Público, só tem que pagar a factura. Também não é menos verdade que a maioria já só quer ver Sócrates pelas costas. E a questão não é Sócrates ter a maioria absoluta, é sim a de perder mesmo as eleições para depois, muitos dos seus apaniguados virem pedir a sua cabeça, tal como acontecerá com Leal...

Marreco disse...

Aqui com o botão direito do rato e escolha Abrir numa janela nova

Anónimo disse...

Socrates, Francisco Leal, etc. etc.
etc. fazem parte do grupo dos vendilhões

sabe sabe disse...

o zézito ainda manda calar a BBC.assim como o leal calou o brisas do sul e a grancindinha pregou um calote a esse antigo orgão do sistema ps.

Anónimo disse...

começam-se a definir os futuros manda chuva em olhão.
o mandatário do ps é intimo com o antigo vereador do cds e actual candidato do ps em lugar elegivel, e talvez o futuro presidente da CMO se as queixas no provedor de justiça foremm avante.pois é o unico que não faz parte da actual vereação.

PP disse...

Aterro em Lisboa e vejo que o país está em polvorosa por causa da suspensão do telejornal de Manuela Mora Guedes.

Nem sei que diga.

É perigoso acusar Sócrates de pressões sem qualquer prova, mas o passado não o recomenda. Todos nos lembramos de Lopes da Mota a sugerir aos seus colegas do Ministério Público o arquivamento do caso Freeport. A haver pressões agora, também seriam indirectas: existem mil maneiras infinitamente mais subtis de pressionar uma empresa do que um telefonema do Primeiro-Ministro. Ou de alguém por ele. Num país pequeno, o medo de perder negócios com o polvo estatal funciona como uma tutela do poder sobre o sector privado. É por isso que a denúncia das ameaças a Alexandre Relvas e à Logoplaste se torna tão credível.

Não digo que a direita esteja isenta de pecado e o afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa da mesmíssima TVI aí está para o mostrar. Mas a direita tem o monopólio da canalhice? O PS nunca caiu em tentação? Aliás, parece um pouco pueril invocar em sua defesa que a maior vítima do escândalo é o PS. Se Manuela Moura Guedes ia apresentar material comprometedor para Sócrates, o Primeiro-Ministro pode ter-se limitado a escolher o mal menor. Entre as suspeitas de silenciar uma jornalista e as eventuais provas de corrupção, basta fazer umas continhas de cabeça aos votos que se perdem.

O que vem a seguir já pertence ao mercado. Tal como as diligências do Dr. Lopes da Mota nasceram apenas do seu individualíssimo zelo, a decisão de acabar com o produto mais rentável da TVI não passa de uma decisão empresarial. O PS, como se sabe, confia na iniciativa privada.

Grande Reporter disse...

Verdades e mentiras
Nestes tempos de campanha eleitoral muito se tem falado em verdades e mentiras na política. Manuela Ferreira Leite bate nesta tecla todos os dias. Ontem, numa convenção com autarcas do PSD, a líder social-democrata voltou a falar nas retóricas, nas fantasias, nas falsas promessas, na banha-da-cobra com que muitos políticos enganam os eleitores.


O discurso foi muito aplaudido, mas evidentemente que entre os presentes estariam por certo ilusionistas e aldrabões. E por falar em aldrabices, importa contar duas histórias singelas que revelam bem o desprezo que alguns políticos têm para com os eleitores, que deviam servir com honestidade e rigor.
1º- O primeiro-ministro foi a Ponte de Lima entregar computadores a crianças. Mal saiu, apareceram funcionários do Ministério da Educação que os retiraram das mãos dos alunos.

2º- A ministra da Saúde foi a Seia inaugurar um hospital. Dois dias depois, uma empresa foi buscar as camas que só lá estavam para a fotografia.

São apenas dois exemplos de um imenso rol de encenações, espectáculos e mentiras que ganham espaço na política portuguesa. É por isso que a verdade começa a ser um bem escasso na vida pública. E é por isso também que num País como Portugal, pobre e em depressão, os políticos mentirosos deviam ir para o Diabo que os carregue.

António Ribeiro Ferreira, Grande Repórter

Anónimo disse...

A verdade é que o grupo Prisa está ligado ao PSOE e basta um gesto de solidariedade de nuestro hermanos para termos algo como isto. A democracia não passa de acto formal em que se baralham as cartas e fica tudo na mesma. É a logica socialista. Até quando?