quarta-feira, 9 de setembro de 2009

RIA FORMOSA - ORDENAMENTO

Com data de 2 de Setembro, o Diario a da Republica, vem impôr-nos o novo Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, e como já era de esperar, aquilo que é feito nas costas das pessoas em regra vira-se contra elas.
Assim está interdita a presença humana numa área tão vasta como isto:
Ilha da Barreta e sapais adjacentes
Sapal dos Cações
Sapal dos Gemidos
Ilha da Armona (até à Fuseta)
Ilha de Tavira ( entre a Barra da Fuseta e a Terra Estreita)
Com a defesa de valores naturais e paisagisticos de elevada sensibilidade como pano de fundo, restringe-se drasticamente a presença dos nativos, como se eles próprios não devam ser protegidos na sua relação com a Ria.
E como se não bastassem estas, outros condicionamentos são introduzidos na margem terrestre afastando-os cada vez mais até ao completo desenraizamento das suas actividades herdadas de gerações.
Para isto criaram uma comissão mista de coordenação da qual fazia parte a Câmara Municipal de Olhão como forma de assegurar os interesses públicos. Que belos interesses!!! Argumentando ainda que foi ponderada uma discussão publica, da qual ninguém a não ser eles próprios, teve conhecimento, como se as populações locais alguma vez permitissem a quantidade e qualidade das restrições impostas.
O referendo, seja ele local, regional ou nacional, consoante a sua abrangência, ainda será a única forma de discussão e participação das populações em situações deste tipo

19 comentários:

Anónimo disse...

Bem não sei se esta noticia é veridica mas se for não haja duvida que podem começar a fazer as malas todos aqueles que tem casinhas nas ilhas barreiras incluindo o sr. ex. governador civil

sabe sabe disse...

o senhores ex govenadores civis,o srdrº do ferro os almirante da marinha e muito mais vips,o leal que tinha começado a recuperar asua casinha na ilha da fuzeta já se convenceu que esta vai abaixo e já a abandonou.
podem- se convencer depois das eleições as barrecas das ilhas vão abaixo,pois fazem mal mas vão nascer hoteis na ilha da armona dos hangares e do farol.

Anónimo disse...

Como é costume neste blog com meias verdades especula-se e cria-se um monstro que só serve para enganar ignorantes. E isto é demagogia pura, e não concorrem a eleições.
A interdição da presença humana em algumas áreas da Ria Formosa, só em parte é verdade, o novo regulamento permite a apanha de semente das espécies conquícolas,a todos os mariscadores licenciados na altura e nos locais que virão a ser indicados sempre que houver condições para isso.
Os nativos,como diz o autor do artigo o que é que irão fazer para esses locais fora de época, turismo? sabe-me responder?

a.terra disse...

Meu caro senhor:
Parece que só leu parte do post e parte do POPNRF. É verdade que os mariscadores autorizados poderão apanhar ameijoa de semente nos locais que vierem a ser definidos pelo Parque, não sendo claro que seja naquele sitio.
O documento para alem dessas restrições comporta tambem um conjunto de outras, como a ampliação ou reconstrução de habitações permitindo-as no entanto para o turismo de natureza; é desta forma simples que se põe o factor economico à frente do factor humano. À pala de um projecto dito amigo do ambiente, gerador de trabalho, aprova-se mais um negociozinho e aos poucos vão empurrando os nativos para fora do seu habitat. Agora não percebo porque não é promovido uma discussão seria antes da aprovação deste tipo de legislação, envolvendo a população. Tem algo contra isso ou tem outros interesses a defender? Sabe que a natureza é de todos e não é de ninguem, nem pode condicionar-se o prazer de a desfrutar por meras razões economicas. Ou é um previlegio da sua classe?

Anónimo disse...

É por estas e por outras parecidas que de norte a sul do País sobe a contestação às restrições. Vejam o que se passa com a Costa Vicentina, Sesimbra, Arrabida e por aí fora. É tudo feito nas costas das pessoas e depois vêm com a treta das discussões publicas que ninguem sabe onde se fazem.

Floripes disse...

sempre os nativos frequentaram aquela zona, e as aves convivem com eles,aliás se um mariscador,ou viveirista andar na maré, eles andam atrás deles para se alimentárem.
os turistas de vilamoura é que andam na ria apanhar cavalos marinhos para morrerem e serem afastados da sua zona.como acontece na zona da ponta da ilha em olhão.mas a isso os responsaveis do parque fecham os olhos.
os homensa do mar numca interferiram com a natureza, os galifões de vilamoura, com os seu yates de luxo na ria não respeitamm nada, e dão cabo das margens da ria ,com o cachão que fazem ,aliás como os barcos da marinha que navegam á força toda na ria,e fazem o mesmo estrago.

o que o POOC não proibe é duas ETARS a de 0lhão poente e de Faro nascente de envenenarem as aguas da ria e serem responsaveis pela morte de patos reais e de outras aves nas lagoas de decantação dessas etares na zona do esteiro dos cações, encharoquinhos, regueira dos barcos, sapal dos gemidos etec etc.
quem autorizou a construção dessas 2 etars criminosas, devia ser preso,pois estão as duas a despejar precisamente para essa zona sensivél,isso sim é dos maiores crimes que se fizeram na ria formosa, mas que os responsaveis fogem com o Cu à seringa não querendo assumir o erro.
a prova que os humanos nativos da ria não fazem mal ás aves é que cada vez elas nidificam mais na ria formosa nomedamente nessa zona doesteiro dos cações, e sapal dos
gemidos.
claro que os cientistas exóticos, não tem em conta a vida dos indigenas, e há que favorecer os barões dos yates. e do turismo,ganasioso.
olhão, tem condição para se poder fazer turismo da natureza ,mas para isso não precisam de construir em cima das margens da ria ,como o hotel real marina e o marina vilagge , com uma arquitectura que não tem nada a ver com a arquitectura de olhão..pois os turistas da natureza não apreciam esse tipo de empreendimentos. merda dessa existe em qualquer parte do mundo.
o nosso hurbanismo,que os responsaveis autárquicos, deixam destruir todos os dias é unico na europa. é isso que os turistas gostam de ver isso e os costumes das populações ,ora se correm com as populações para detrás do cerro da cabeça,o que eles vem cá ver? só a cara do leal nos cartazes que inudam as rotundas,de olhão.

Anónimo disse...

o bloco ataca no olhãso livre em força.
o pc tem mais um proscrito que se atreveu a votar no blog proibido.
quem será? o drº pina?
olhe que o castanheira, ainda lhe mete um processo em cima.
j.pereira será de novo o vencedor depois d já ter ganho as elições no Toino agoar é a vez do Olhão Livre ? o homem tá uma fera,ganha tudo.
o profrº alberto votou no psd ou no ps ou ainda está indeciso?tantos foram os favores que o leal lhe fez a começar pelo prédio que está no largo da antiga Gel Mar.até à vivenda do jrº e do monte caeiro.são tantos os favores que o leal lhe fez que o melhor é votar branco,para o leal não se zangar.será que o abundio democrático sabe desses casos?

sabe sabe disse...

então e quando fundem na ponta da ilha e ao pé do recivo partem a zona dos cavalos marinhos,com as suas ancoras,e vão jogar o lixo para cima da ilha aquilo que no antigamernte era uma das melhores zonas da ria hoje é uma autêntica estrumeira feita por esses senhores dos yates.
chegam a estar mais de 100 barcos fundeados naquela zona sensivel

Anónimo disse...

deixo aqui o link do decreto

http://dre.pt/pdf1sdip/2009/09/17000/0581105848.pdf

problema de o diario da republica ser a preto e branco é que torna ilegivel os mapas vejam

a.terra disse...

Ao comentador que mandou o link do Diario da Republica:
Não sei com que intenção o fez, mas já o tinha e tambem tenho as imagens do anexo I onde são visiveis os sitios de fundeadouros:
Farol- 3 que ocupam 2,4 ha
Hangares-1 com 0,5 ha
Culatra-5 com 38,1 ha
Armona-3 com 2,9 ha
Praia dos Cavacos-2 com 2,6 ha
Fuseta Mar-3 com o,9 ha
Destaquei estes poe serem aqueles que se inserem no concelho e faz-me confusão que zonas onde se pretende renaturalizar se vão agora criar fundeadouros; para quê e para quem? Até a Praia dos Cavacos, quando no outro lado da Ria está interdita a presença humana; será para apoio a algum projecto turistico-imobiliario na zona? Os Hangares é para renaturalizar, isto é jogar abaixo, e o fundeador é para quem? No Farol 50% vai abaixo e a quem vai servir o fundeador? Ou na Fuseta em que um dos fundeadores fica junto à barra? Este ordenamento de facto não é talhado para os naturais do sitio nem podia sê-lo sem a sua participação.
Outros grandes interesses se levantam e nada têm a ver com o desenvolvimento sustentavel embora admita que haja pessoas sem escrupulos que não estão interessados em saber do que vai ser a vida destas pessoas.

Anónimo disse...

para o a. terra

parece que nao percebeu o que sao fundeadoros pois ninguem vai criar nada simplesmente ja existem o que aconteceu foi a demarcacao de zonas onde é permitido fundear pois fora dessas zonas nao é permitido

EX. voce tem um pequeno veleiro e esta dando uma volta pela costa algarvia , deseija parar dois dias entao tem essas zonas (que ja existem) para fundear e pernoitar pois fora dessas zonas nao pode pernoitar percebeu ?


e meti o link porque nem todos o teem e nunca e demais divulgar

mas como disse devido a ser preto e branco e dificil destinguir os niveis de proteccao

Anónimo disse...

Olha, olha este, agora pretende dizer que já existe fundeadoures nos Cavacos ou na Barra da Fuzeta.
Vem agora defender que os pequenos veleiros fundeiam um dia ou dois; tá-se mesmo a ver que há muito que não vai ao Jardim dos Patinhos porque se não via meia centena fundeados junto da Barra Grande para não falar de outros sitios. De qualquer forma a questão continua de pé, proibição para os residentes e liberdade para os forasteiros, quando me parece que o desenvolvimento tem de aparecer para os locais de tal forma que os forasteiros sintam vontade de cá voltar, não querendo com isto dizer que fechemos as portas aos forasteiros, todos são bem vindos.
Tudo isto tem a ver com a forma como se desenvolve o concelho e diz respeito à maioria da população e não a uma escassa meia duzia de iluminados que se meteram na politica para proveito proprio. Não será demais lembrar que é a propria CEE quem apela à participação do publico e prevê a realização de referendos.

Anónimo disse...

e o que dizer dos yates de luxo e veleiros que estão fundeados e a destruir uma das colonias de cavalos marinhos,na ria formosa mesmo em frente da sede do PNRF. e que destroiem os habitats dessa espécie?
afinal para que é que existem os vigilantes da natureza?
para aumentarem as areas de viveiro que tem?
e andarem ao rac rac?quem controla essa actividade ilegal?
o parque só serve para branquear as obras de luxo que se fazem na zona d parque tipo campos de golfe a entrar dentro das aguas da ria como no ancão,e futuramento em marim e depois admiram-se do aparecimento das biotoxinas quantos mais campos de golfe existirem na ria mais micro algas vão aparecer logo mais consumo de oxigénio,por essas logo aparece um fenonemo que se chama anóxia :ausência de oxigénio,a partir daí é meio caminho andado para a mortandade dos bivalves eoutra fauna.

mas a isso os cientistas calam-se e são comprados para não denunciarem aquilo que sabem
é essa a realidade do PNRF.
correr com os indigenas para o aparecimento de resorts,que tudo vão destruir.até a vida dos indigenas do parque que no futuro terão de andar a servir de lacaios e a abanar a cabeça a essa raça.
vamos deixar de produzir bivalves e pescar para ser servos dessa classe.

a.terra disse...

O que na verdade está em causa são duas formas de ver o problema; 1ª a visão da classe dominante que quer aprovar o que bem lhe aprouver e que possa gerar mais valias, lucro facil e garantido como projectos turistico-imobiliarios; 2ª a visão da classe dominada detentora da sua riqueza caracteristica e que assenta na venda do produto do seu trabalho.
Para os primeiros quantos menos entraves melhor enquanto para os segundos acham que têm direito a participar nas decisões de materias que lhe dizem respeito.
É essa a grande diferença do conceito de partcipação publica. Esquecem os primeiros que com o marketing por detras ainda assim estariam em condoções de ganhar os referendos o que obrigaria os segundos a uma maior capacidade de mobilização para os derrotar.
A verdade é que em qualquer parte do mundo é à conta do acentuar das desigualdades, do ambiente e logicamente do ordenamento, que se promovem as grandes fortunas, o "novo riquismo" mas também onde surgem amiude os casos de corrupção. O poder discricionario que é dado ao ICNB de um parecer favoravel vinculativo torna-o alvo preferido dos gananciosos sem escrupulos, mas tambem poderá ser fonte de enriquecimento facil e duvidoso.
Posta a questão nestes termos seria melhor que as situações fossem clarificadas, transparentes não ficando ao livre arbitrio das instituições decidirem onde, quando, como,para quê e para quem, sempre com o vinculo das populações atraves do referendo.

Anónimo disse...

para o anonimo das 10 de Setembro de 2009 14:46

caro amigo pois por acaso sabe o que sao fundeadores?

caso nao saiba fundeadores são zonas onde é permitido fundear o barco por tempo indeterminado legalmente sem prejudicar a navegação

e aposto que por muito velho que voce seja quando nasceu já existia os fundeadores dos cavacos
onde por acaso tenho lá um barco fundeado

e quanto aos veleiros sei que alguns passam cá o ano todo mas por isso defender as zonas de fundeadores mas se ver bem todas as zonas de fundeadores são onde se fundea actualmente se nao existisem estas zonas era permitido fundear em todo o lado e isso sim destruia tudo

tá visto que nao sabe do que fala!!!

pois em todas as zonas de aguas abrigadas existem estas zonas para fundear pois já corri muito mar e conpreendo esta necessidade pois sem estas zonas legais haveria barcos em todo o lado,


e já agora recomendo uma ida aos cavacos para ver se esta lá a zona de fundear ou nao digasse de passagem que nasci nos cavacos meu amigo ... não goze comigo.... sempre tive barcos lá e agora disme que lá não é um fundeador....tenha juizo

Marreco disse...

A actual vereação só pensa no turismo de 5 estrelas mas está complétamente équivocada pois os melhores e mais rentaveis turistas são aqueles da faixa étaria dos 30 aos 50 anos e esses turistas quando visitam uma localidade o que querem é ver gente feliz e ambiente preservado; e o que é que a CMO está a promover?´
Não será o descontentamento da população e a degradação do ambiente?

http://forumolhao.org/autarquicas-2009/quem-manda-na-psp-em-olhao/msg1558/#msg1558

Anónimo disse...

É pá, o homem dos fundeadores está chateado, mas não deixa de ser parte interessada. Mas como sabe tanto diga-me lá se não acha exagerado que na zona da culatra existam em fundeadores o equivalente a quase 40 campos de futebol, o que dá para umas centenas largas de barcos e lá nos seus Cavacos tem quase 3 campos de futebol o que dá para umas dezenas de barcos. E estamos a falar de barcos não de barquinhos. Mas tudo bem, o que não quer dizer que tenha de concordar consigo.
Ainda não vi o link do Diario da republica mas vou vê-lo com atenção porque por aquilo que aqui tem sido escrito há mais cortes para o pessoal daqui.

Anónimo disse...

para o anonimo de 10 de Setembro de 2009 22:45

pois amigo nao estou chateado e sim como todos nós somos parte intressada não so os que têm barcos,

pois essas areas assim descritas até parece muito mas na realidade não são, pois os barcos nao sao como estacionar carros !!! para imaginar o meu veleiro de cerca de 10metros que esta na marina de olhao para fundear num fundeadoro ia precisar de uma area circular de muitos metros

vejamos o veleiro tem pouco mais de 10 metros mas para conta certa sopomos 10
10 metros somamos mais uma media de 15 metros na horizontal de amarra ora da um raio na circunfrencia de 25m agora faca contas 3,14 x 25^2= 1962.5m^2
e de certo que está a pensar a area chega perfeitamente pois chega


mas soponhamos que saia uma lei que proibia estender a toalha na praia fora das consecoes pela sua logica uma toalha ten cerca de 2,4metros quadrados entao enum quadrado de 5 por 5 metia 10 pessoas claro que nao!!!!
pois foi o que fizeram proibiram fundear fora das zonas permitidas(proibiram mas nada afecta pois as zonas determinadas foram as sempre utilizadas) mas tiveram em conta de não tornar os fundeadores em locais sem privacidade como as marinas e tornar tudo mais agradavel..

logo não vejo nada de mal na lei dos fundeadores pois sempre existiram na realidade agora passaram para o papel....

Unknown disse...

Bom dia alguém sabe qusl a lei para fundear barco pequeni de recreio (8 pessoas)do lado do mar numa praia sem concessão completamente deserta para passar uma a duas horas?da multa fundear o barco a distância de pé quando se tem uma criança? Sei que há uma regra de distância ..alguém que perceba de leis marítimas? Obrigada Ana