terça-feira, 15 de setembro de 2009

timidez ou cobardia política ?

A menos de um mês da votação autárquica só a CDU avançou com um arremedo coxo, medroso e paradoxalmente fantasioso do que será o seu programa.

Do PSD, Abúndio diz pouca coisa, vai ser exigente, "premiar a competência mais que o compadrio e dar um não ao conformismo ao tráfico de influências à política do clientelismo", fica e soa bem, porque o contrário não podia ser, do que promete fazer ainda fica para mais tarde.
O MRPP é
mais prático, o programa é o mesmo de 2005, como se nada se tivesse passado nestes 4 anos.

O Bloco E. quando chegar o dia da votação já deve ter começado a lista do que vai prometer, quando poderia fazer muito mais, pelas esperanças de mudança que um número crescente de munícipes lhe deposita.

F. Leal que é o PS, está numa grande e a embalar nas promessas eleiçoeiras, teve todo o tempo e orçamento para preparar este período, onde dá para celebrar e inaugurar tudo várias vezes: a ideia da iniciativa, a 1º pedra, a abertura do concurso, o início das obras, a visita do ministro, a entrega da obra, a inauguração da conclusão, a inauguração da entrada em funcionamento e o descerramento da placa evocativa dos agradecimentos à sua canseira na obra. Melhor que ele, só o Alberto João Jardim.

Em conclusão, a oposição não se assume como alternativa a Francisco Leal, sofre de cobardia política, não se atreve a assumir um compromisso claro e inequívoco com os eleitores em querer mudar Olhão.

11 comentários:

Anónimo disse...

Fico pasmado como é possível falar dessa forma como o j mareus e o ol falam,com que então não devem nada ao leal?o ol não deve porque o leal não foi na canção dele e não fez o que ele queria mas para min é igual porque quem pede uma vez pede várias,o j mateus parece que se esqueceu do que pedia e agora é uma santiade culpando o leal das suas aventuras. cumorimentos do mano rui

Donax Trunculus disse...

Muito bem dito ou melhor escrito,assim com esta oposição o F.Leal come-os
ao pequeno almoço.
C.D.U tanto tempo na oposição e enfim, poderia ter feito mais,marcar claramente uma política de ruptura camária,. não o fez, acanhou-se, votou o polís da ria formosa nas costas do povo num acto de traição, por isso recebeu parabens de F.Leal,
temos uma oposição mal preparada,que não faz trabalhos de casa e depois escorrega, e Leal agradeçe.
PSD não se distingue dos abutres instalados no poder há 30 anos,não faz oposição nenhuma,pelo contrário promove almoços entre dirigentes do P.S / PSD preparando a ementa para os próximos 4 anos.
Temos alguma esperança,embora tenúe, que o B.E.consiga eleger representantes,e faça alguma marcação cerrada e diferente a esta coisa amorfa que é a oposição em olhão.

Anónimo disse...

será?
é politica barata, tentar convencer os cidadões com imperial e comida.
o b.e. tem na seus quadros gente que vai desde trotskuistas assumidos a maoistas arrependidos até a ex. fps 25 de abril.
mas é no conteudo da campamnha eleitoral que se distinguem os politicos honestos ,ganhar votos é fácil conquistar gente que lute por interreses comuns é mais dificil.
qual o programa do b.e. para o concelho de olhão e nomedamente as freguesias? não sei,e parece que eles próprios não sabem o que prometer.
assim como o ps.o que pode prometer o ps se n~qao cumpriu nem 1/4 das anteriores promessas eleitorais.
vão prometer outra vez restaurar o chalé do Saias? que desculpas vão arranjar para não terem feito o oceanário, no local onde fizeram o marina village,oceanário esse que já tinha projecto e que se fosse constuido já tinha dado mais vistantes a olhão que o festival do marisco.
basta ver as visitas que o de Mora tem.
f.leal recusou-se a avançar com o projecto do oceanário argumentando que não havia pessoa em nº sufeciente para a sua construção.
na prática o que aconteceu é que os envelopes dos patos bravos, tiveram mais força que o progresso de olhão.
o psd diz que acredita.mas em quê só se for no pai natal pois até aqui nada fez para ganhar as eleições e confrontar o leal.
se pensa que ganha eleições autárquicas como ganhou as europeias ,pode ir tirando o cavalinho da chuva pois o polvo socialista já se está a movimentar,para não perderem o poder e até o contestatário alegre já vai fazer companhia a socrates em comicios.
são todos muitos contestatários mas em 1º lugar ,está o poder e o apoio do ps para futuras presidenciais está em 1º lugar.
o mrpp é um partido velhinho, teve uma forte implatanção na juventude, enquanto a sua politica foi uma politica revolucinária,e contestatária em olhão,a partir de fins da decada de 70 os seus mais altos dirigentes acomodaram-se e convivem com o poder tirando muitas mordomias desse mesmo poder,é assim com várias classes que vão desde os advogados aos professores.
mas a pergunta que se coloca é a seguinte,quando é que os cidadões honestos se organizam á parte dos partidos para exigir responsabilidades aos politicos?
quem promete e não cumpre não pode continuar a usar o poder para o enriquecimento duvidoso,e o favorecimento dos patos bravos que cada vez mais invadem o concelho.

Anónimo disse...

o mr mesmo sem mexer palha na net ainda chega para o abundio e o parquedista do castanheira.
vamos a ver se a cdu não eleger vereador algum ainda vem acusar o mr de lhe tirar votos por causa da foice e do martelo.como aconteceu nas eleições autárquicas de 2005.

Anónimo disse...

Será verdade que a obra da rua do snack bar trinta e um é de um conhecido pato bravo da nossa praça mas que esta em nome de uma senhora Ester para não dar nas vistas? mas afinal qual é aquele alinhamento? será que alinha com a doca ou com o café do calquinhas?

Marreco disse...

Abaixo segue os 3 primeiros paragrafos do texto do manifesto eleitoral do PS para a CMO

O partido Socialista apresenta-lhe os seus candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Olhão, nas eleições de 11 de Outubro. Como poderá comprovar, são pessoas que tem demonstrado possuir excelentes competências técnicas e pessoais e que são bem conhecidas de todos os Olhanenses.

Com esta equipa e com um projecto virado para o Futuro, queremos continuar[b] sempre a seu lado[/b],fazendo as obras que ainda faltam, inovando e dinamizando o nosso Concelho. O trabalho desenvolvido por nós no Município de Olhão, temos consciença disso, é de grande valor e enche-nos de Orgulho. Já somos um dos principais concelhos do Algarve. Mas é preciso continuar a trabalhar, porque os projectos para desenvolver mais o concelho existem e tem de ser postos em pratica.

Olhão é 1 concelho sempre ligado à Ria e ao Mar, às [b]Pescas[/b] e à [b]Aquacultura[/b], estando agora a crescer no sector do [b]turismo de qualidade[/b], com um Hotel e empreendimento de 5 estrelas, e outros projectos que se avizinham, sempre com a qualidade como exigência principal.

[b] O Parque Urbano de Olhão [/b], no Brejo, que será o grande espaço verde da Cidade, tem o seu Plano de pormenor já em execução. Também a Zona Histórica de Olhão já tem apoio comunitário garantido, tal como os programas Algarve Central e Polis Litoral. Este ultimo, permitirá requalificar ambientalmente a Ria Formosa e melhorar o seu aproveitamento económico, intervindo na requalificação do espaço junto ao Grupo Naval, assim como em toda a Zona Poente da Cidade, que incluirá o Parque de Feiras e Exposições, e ainda na Zona Ribeirinha da Fuzeta e na Praia dos Cavacos.


Ao ler o manifesto lembrei-me do Tareq Aziz.

Anónimo disse...

Não faz mal o Castanheira não ser eleito, é que ele mesmo perdendo ganha sempre.

mateus disse...

Ter capacidade para lavar roupa suja e não estar interessado na construção e melhoria do concelho, torna-se ridiculo a partir de determinado momento.

mateus disse...

Há cerca de 1 ano, foi ventilado neste blog, uma lista de indepen-dentes, porém, acredito não ter havido interesse e ao mesmo tempo medo e dúvida acerca de alguns protagonistas...
Compreendo que alguns têm de salvaguardar os seus postos de trabalho, porque é daí que vem o pão.
Mas não compreendo a ansiedade dessas pessoas porque não vão para o terreno competir. O concelho de Olhão necessita urgentemente de pessoas honestas e crediveis.
Eu só conheço um eterno DEUS.

Anónimo disse...

A continuarmos assim teremos de aturar FL durante mais um mandato. Não pela acção mas mais pela inacção da oposição. Se olharmos ao programa do PS não passa de um rebuscar de alguma obra feita quase toda ela fora de prazo. Em termos de ordenamento levou pelo menos 12 anos para fazer alguma coisa quando o PDM era para 10 e nalguns casos violou-o e noutros ultrapassou-o. Exemplo concretos a variante norte à 125 ou o PP de UOP1.
Em termos urbanisticos não obrigou à criação de zonas verdes substituindo-as por compensações financeiras, pelo que se sente agora obrigado a criar o Parque Urbano da cidade e previsto há 14 anos.
Pela pesca não o vimos mexer uma palha e até deixou cair o projecto do Porto de Pesca da Fuseta quando o estudo de impacte ambiental estava aprovado.
Na agricultura tem permitido todo o tipo de violações à Reserva Agricola Nacional e ao licenciar as grandes superficies não as obrigou a cotas de produtos horto-fruticolas da zona.
As obras emblematicas são mais uma operação de marketing para a caça ao voto, feitas com fundos comunitarios e o apadrinhamento da CCDR e do governo central. De iniciativa sua népia.
No campo desportivo deu 900000 mil euros para o futebol prifissional mas esqueceu o campo de futebol na Fuseta previsto no PDM há 14 anos.
Há mais merito nisto do polvo socialista do que deste presidente que ainda´ tem tempo para ser o campeão da falta de transparencia à frente dos destinos de uma autarquia no Allgarve.
Quem não quer uma mudança? Os patos bravos e amigos!

L. Guia disse...

afinal de contas,quem faz as coisas no b.e.?
o unico que tem a coragem de confrontar e denunciar as situções que estão mal é o sergio candidato do b.e. á junta de freguesia de quelefes.e as outras freguesias.estão todas bem em moncarapacho não há irregularidades?parece que vivendas em zona protegida da rede natura 2000 é aos montes.
em pechão tá tudo bem? ou com a guerra ganha nas eleições das mesas de voto acabou a campanha do b.e. em pechão?
e em olhão o joão paulo não diz nada?
e o joão pereira candidato `cmo pensa que é só com bailaricos e impoerial que vai ganhar a CMO o leal já começou a campanha da distribuição de azulejos e tintas que dá mais votos que as imperiais.
e preciso denunciar a merda toda que eles andam a fazer e fizeram em mais de 30 anos de poder em olhão.
programa eleitoral do b.e. ou ainda não me chegou nada ou não existe,será possivél?ou o j. pereira é como o abundio que acredita que o pai natal lhe vai por a CMO no sapatinho.