quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ESCOLA DA CAVALINHA - OLHÃO, UMA VERGONHA!

Antes das eleições Francisco Leal mandou colocar cartazes sobre a educação. Parecia ser que era sua nova grande paixão. Passadas as eleições, o caldo tem-se entornado e são mais que muitas as denúncias do que se vai passando na comunidade escolar. Agora, chegou-nos ao conhecimento uma situação caricata na escola do Bairro da Cavalinha, que pertence ao agrupamento de escolas do inefável Camacho, socialista convicto e à espera que Francisco Leal saia ou caia ou que caia o Carlos Martins para ter um lugar na vereação da câmara e por essa razão não diz o que se passa nesta escola.
As educadora esforçam-se e merecem o aplauso dos pais, tanto quanto sabemos. Nas condições disponibilizadas para realizarem o seu trabalho, fazer melhor é muito difícil, segundo alguns pais.
Existem três salas, duas com vinte cinco (25) crianças e uma com vinte (20) crianças, em virtude da existência de uma crinaça autista. Neste momento só existe uma sala com educadora e auxiliar. Nas outras duas tal situação não acontece, inclusivé numa delas, tem-se assistido a um vai-vem de funcionárias que não permanecem. Durante a hora do almoço o problema agrava-se, período em que são servidas cerca de setenta (70) refeições e nesta hora só existe uma funcionária para distribuir e dar atenção às crianças.
De um modo geral, os pais queixam-se que os miúdos regrediram bastante no comportamento à mesa. Uma única funcionária não consegue fazer com que as crianças mantenham uma postura correcta, que depois se reflecte em casa.
Ao que parece, esta funcionária deveria exercer as funções de animadora durante o período de prolongamento, onde ficam cerca de cinquenta (50) crianças. É completamente impossível dar assistência e programar actividades, quando as animadoras estão a ser utilizadas noutros serviços. É ainda de referir que todos os pais estão a pagar este serviço.
Na sala onde está o miúdo com problemas de autismo, a funcionária que deveria estar a acompanhá-la faz todo o serviço, menos aquele para que foi contratada. Que mais dizer?
É esta a educação de Francisco Leal e da sua câmara...

32 comentários:

Zé do Mar disse...

Bem afinal do que é que voçês se queixam desta vêz?
Daqui a pouco estão dizendo que o leal é o responssàvel pelo sismo no Haiti.
Deixem-me contar-lhes uma História, nos anos 50, Eu fui intrudozido na escola do Bairro Marchal Carmona, a escola tinha só uma continua,para 4 salas de aula, era a D. Herminia a minha professora era a D. Armanda de que muitos se devem recordar com saudade, apesar da sua regua enorme, e do seu ponteiro agussado
a D. Armanda dava aulas a duas turmas simultaniamente,à da primeira classe, e à da treceira.
Era uma comunidade muito pobre,a maior parte dos alunos, andavam descalços, e a Fome era a montes, mas a D. Armanda equipou-os com uma arma muito valiosa para lutar na vida a educação e o conhecimento, e fizeram-se ali homens valiosos. Exemplos: O Armando da praça,o Raposo que tinha uma loja de calçado em Faro, o Custódio Boneco, o Beja. o José Daniel que tem uma loja de publicidade o Bandarra que foi Motorista de longo curso e muitos mais.
Agora as Senhoras professoras, querem, acessoras, querem auxiliares, professores extra curriculares, professores de educação física, e não sei que mais! e o que sai da escola, a maior parte são analfabetos, Chico-espertos e similares.
A D.Armanda fazia tudo sòzinha, e produzia, homens de Valor.

Olhanense Preocupado disse...

E há quantos meses estão as baias de protecção provisórias à porta da escola à espera de serem trocadas por umas definitivas?
Na última Assembleia Municipal esse problema foi levantado pelo PSD e o Leal disse que isso ia ser resolvido. Passou 1 mês e nada!

Sempre ao seu lado!

Atento disse...

A escola da Cavalinha está uma lástima fizeram obras que foram uma vergonha.
A porta de entrada ou de saida é demasiado estreitae dá directamente para a estrada. um dia que aconteça uma calamidade que os alunos tenham de ser evacuados de emergência vai ser um desastre pois a porta é demasiado estreita .será que não há normas que tem de ser cumpridas?
A electricidade está sempre a falhar,os alunos até já gozam com a situação dizendo que aquilo acontece pois a CMO não paga a conta à EDP.
se as obras foram recentes e se há uma garantia de todas as obras, em que os construtores são obrigados a darem será que a CMO não aciona essa garantia de moda a que a empresa que fez as obras seja obrigada a reparar aquilo que fez mal?
ou será a empresa de alguém amigo do regime rosa? o director do agrupamento é que essa escola faz parte é o Drº Camacho, membro da concelhia do P.S. local, e que concorreu para vereador(não sendo eleito),será que tem medo de denunciar essa situação? será a mordaça do Leal assim tão grande que os professores do P.S. tem medo de falar.

Anónimo disse...

A notícia vem no DN: o Governo português comprometeu-se a emprestar a Angola até 200 milhões de dólares. Para isso, apesar de a dívida externa do país ultrapassar já os 100% do PIB (e com as agências de "rating" a anunciar, em face disso, o aumento das taxas de juro da remuneração da dívida), o Governo irá contrair um (mais um) empréstimo.
-
A boa notícia é que o mais certo é que parte desses milhões, ao menos a das "comissões" e das "contrapartidas", acabe por voltar a penates, seja através das empresas e dos negócios do costume, seja em artigos de "griffe" como relógios de ouro Rolex e Patek Phillipe, pulseiras Dior e H. Stern, roupas Ermenegildo Zegna e até... casacos de peles, comprados nas lojas de luxo de Lisboa sem olhar a preços. De facto, as elites do regime angolano constituem hoje, segundo uma notícia publicada pelo "Expresso" em finais de 2009, 30% do mercado de luxo português. Que isso nos sirva de conforto, aos pelintras contribuintes portugueses, quando pagarmos a escandalosa factura dos 200 milhões. Porque, como diria o gondoleiro de "A morte em Veneza", haveremos de pagá-la.
e depois vem o ministro da economia anuciar que os portugueses tem de fazer sacrificios e que este ano não vai haver aumentos na função publica e que quem se quiser reformar antecipadamente vai sofrer uma penalização de 6%,ao ano mais 1,5 que actualmente.e
esta hem? vivemos mesmo num país de palhaços .

Anónimo disse...

O homem nao da conta do recado.
Preocupa-se mais com as retaliacoes aos partidos e pessoas do que com a governacào da camara, com a agravante do elenco ser fraco
para ele poder "coordenar" e ordenar a seu modo. Assim, mete àgua por todo o lado.
Falta de estratègia a mèdio e longo prazo. Tenho assistido a uma "governacào camarària", em funcào das criticas. Isto antes da existència do blog. Agora a pressào è muito maior, jà nào se consegue alinhavar.
O senhor Zè do Mar, nào quer que a escola de hje seja como no seu tempo, creioque nào partilha desta forma. Presentemente tambèm considero haver excessos, mas isso è outra questào.
JMateus

Anónimo disse...

Ó ze do Mar : como diz o povo ; "Isso era no tempo da outra senhora" tá ver ? as coisas evoluiram, e embora me pareca que seja desse tempo não quero crer que seja apologista dessas ideias ... ou é ?

marau

Zé do Mar disse...

Olhe João Mateus,Eu estou mais ou menos informado sobre a escola de hoje, pois tenho um filha ligada ao ensino, que me vai ponde a par do que por lá se passa, e é do coração que digo: "que saudades da
escola dos anos 50 e 60!" Eram muito mais proveitosos, aqueles 4 anos de então, do que 10 actuais.

e P`ró Marau, (que se calhar é a mesma pessoa), Digo-lhe que sou muito apologista da efeciência,do respeito,da sériedade e da modestia da D.ª Armanda, que aquecia o seu almoço trazido de casa , numa lamparina a alcool.

Anónimo disse...

pois ewu andei na escola da cavalinha e o professor dias era mais mau que as cobras,os alunos que não aprendiam eram colocados com orelhas de burro na janela .
e serva-se deles como escravos pois tinham de ir buscar a areia para os canarios desse professor que só mantinha o respeito à conta da pazada puxões de orelhas de fazer sangue e das reguadas que dava aos alunos até tinha uma régua com buracos que nós chamavamos a regua dos olhinhos.
ponteiradas com o ponteiro,era o forte dele,e os galos na cabeça abundavam.deve ser disso que o zé do mar tem saudades pois ele que volte para o salazar que eu dispenso.até o padre nós tinhamos de aturar.e o recreio estava separado com um muro ao meio para não vermos as moças.tenha vergonha zé do mar .agora se um professor levanta a voz a um aluno leva um processo disciplinar.mas bater como batiam até dava dó.

Anónimo disse...

então e na chasfa tá a porcaria aos montes os contentores metem agua que se fartam e as crianças em dias de chuvas estão proibidas de sairem desses contentores por causa da lama,aliás a escola da chasfa em tempo de chuva é uma autêntica vergonha mais parece uma escola do 3º mundo tal é o estado que ficam as salas de aulas e os acessos.
com tanto dinheiropara a educação e as escolas numa vergonha.

Anónimo disse...

entao e a Carla não é responsavel é só o camacho e o leal?
e o j. valério já levantou esse problema da sessão da cmo, ou só fala de coisas pessoais?

Zé do Mar disse...

ao anónimo das 00:26

Acho que o professor dias foi um pouco mole consigo! as orelhas de burro, não sortiram o efeito desejado. se tem dado mais ouvidos ao Padre, se calhar tinha aprendido melhor a respeitar os outros!

Anónimo disse...

então a camera diz que já nao tem entulho algue vá tirar fotos pois ainda lá está...

Anónimo disse...

Tudo o que aqui se diz não conresponde há verdade.O OL nÕ TEM PROVAS PARA FALAR SOBRE ESTA PSEUDA NOTÍCIA.

Anónimo disse...

Resposta ao senhor ZÈ DO MAR:
Por razòes urgentes, no dia de ontem tive de suspender o que estava a escrever.
È verdade que a escola de hoje nào comporta que os alunos andem descalcos, ou mostrem sinais visiveis de misèria. Esta a minha referència e chamada de atencào em relacào ao seu tempo de escola.
Porèm, quanto às matèrias e cursos que foram abolidos pòs 25 de Abril,
aqui està a "argolada", cometida por os sucessivos governos.
Acredito tambèm que, quando maior forem o nùmero de alfabetos, maior sào as probabilidades dos sucessivos politicos governarem mais facilmente. Quanto aos ignorantes è outra història, esses por vezes sào mais estùpidos que os
analfabetos.
Em termos comparativos e em proporcào ao que havia no passado,
o analfabetismo diminuiu, porèm em
relacào aos valores de cultura aì os valores sào de tristeza.
Acabaram com os cursos tècnicos, pena, pois tanta falta faziam e fazem.Coitadinhos dos meninos tinham de estudar muitas matèrias,e
com isso teriam esgotamentos.
Nào sào sò os governos, os pais tambèm.
Quanto à responsabilidade camarària
evidente que as criticas nào se podem atribuir-lhe culpas quanto aos valores de ensino pois isso nào è correcto.
Agora, em relacào à manutencào das escolas para seu uso e normal funcionamento, haverem falhas que aqui vèem referidas nào è desculpà-
vel, com tanto dinheiro que se diz gastar na educacào.
Ainda gostava de saber quanto foi gasto com a educacào pela càmara,e,
consultar essa facturacào da contabilidade.
Como è possivel,saber-se o montante das verbas respeitantes
aos gastos com a educacào no ano de 2007 e 2008.
Da discussào construtiva saem novas idèias que podem ser uteis.
JMateus

Anónimo disse...

Os filhos do presidente jà nào se encontram em idade escolar, motivo pelo qual,que esse senhor està nas "tintas", para esses problemas existentes nas escolas.
A atencào està virada e concentrada
para a distribuicào de cimento pelo concelho nosn pròximos 4 anos.
O resto sào cantigas, acreditem!
È pena mas è a realidade nua e crua.
JMateus

Anónimo disse...

felizmente o professor dias, não foi meu professor, tinha um professor bem mais humano e democrático que ensinava os alunos, sem o recurso a essas violências.
esse zé do mar deve ser masoquista,pois se gostava daquele tipo de castigos dá bem para ver a peça que é ,por acaso tem filhos ou netos devia gostar que um dos seu chegasse a casa, com a orelha em sangue por um puxão de orelhas,dado por esse prf, onde suspendia no ar um ente seu.
ó zé do mar, pense no que fala antes de escrever.

Zé do Mar disse...

Ó amigo anónimo das 20:51,

Voçê deve ter qualquer desfunção a nìvel intelectual! se calhar foi esse tal professor "democratico" que o negligenciou um pouco!
Onde é que o amigo viu aqui eu fazer qualquer apologia à violencia, ou maus tratos aos alunos? Eu nunca ouvi falar desse professor Dias, ou de outro qualquer que torturasse crianças.
A minha querida professora D.Armanda, dava por vezes umas reguadas, mas só sefossem merecidas, e eu cheguei a apanhar alguns desses correctivos, se não tem sido ela a corrigir-me, provàvelmente teria sido depois a sociedade, através da policia e da cadeia.

Zé do Mar disse...

Olhe J Mateus Já que falou nas escolas tecnicas, vou-lhe fazer mais uma confidência. quando acabei a quarta classe, os meus pais acharam que não me poderiam pôr na escola tecnica, porque as propinas, e o passe para o comboio, eram demasiado caro, para o seu bolso. Portanto fui trabalhar com dez anos de idade, e aos 14, matriculei-me na escola Tecnica em Faro,num curso noturno, e lá andei até aos 20,idade em que fui incorporado no exército. Foi para mim um previlègio, ter frequentado aquela escola, onde tive o prazer de conhecer vultos da
nossa história academica, como o saudoso Drº José Afonso, Drº. Furtado, Dr. Baptista Drº.Leonel Agostinho Drº. Carlos Mateus, Drº. Carlos Monteiro, e tantos outros a quem a minha memória já não alcansa.
Eramos um grupo enorme de Olhanenses, que iamos estudar de noite para Faro muitos de nós,incluindo eu iamos de bicicleta, para poupar o dinheiro do comboio; ainda me lembro de quase todos; O antónio Estevão, da firma Barranqueiro&Estevão, O Tolinhas da Armona,O Ivo Graça Mira, dos Seguros, O Fernando de Brito, O Parra o Beja, o descansado do Fernando Ferreira, o Francisco do Ó da Recreativa (bem esse não ia de bicicleta, porque era côxo),e muitos mais. tanto sacrificio que nós fizemos sempre com um sorriso no rosto, agora os putos tem tudo ao seu dispor, mas não têm a motivação.

Anónimo disse...

mom ó zé do mar e não foste para ciclista?

ol disse...

Ao comentário diz que não há provas, pois bem, foram alguns pais que relataram o caso...mas como é de esperar os afectos ao P"S" desmentirão sempre. Cada qual que fique com a sua verdade...

Anónimo disse...

Quer o OL queira ou não todas as notícias que aqui se escreveram e que incomodaram o leal foram sempre colocadas pelo BE na pessoa do j pereira.Nota-se agora que á falta de assunto e que este blog anda a arrastar~-se há já algum tempo,por isso tudo o que queira escrever para o desculpar são népias.com amor fernanda

L.Guia disse...

ó fernandinha... olha que não, olha que não.
o teu ex.querido é que anda a reboque dos blogs.

Anónimo disse...

Então e a escola João da Rosa ?os miudos agora até têm de levar papel higienico de casa! É uma vergonha!

Anónimo disse...

outra vez o papel? lá terão os pais indignados de aparecer outra vez ,não?
Pais Indigandos.

Anónimo disse...

A CMO goza com as pessoas.
Nào è admissivel que transpareca para o exterior a falta de papel ou a falta de outros servicos no tocante à escolaridade do concelho.
PURA VERGONHA, baixo cariz de gestào, desrespeito absoluto para com as criancas, que em nada tèm que ser "enroladas", nos "combates"
politicos.
TENHA UM POUCO DE BOM SENSO SNR PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE OLHÀO, RESPEITE AS CRIANCAS.
Se continuar a meter àgua e a cometer argoladas, DEMITA-SE !!!
Agora è boa altura para o fazer, vào comecar as dificuldades sèrias desse pais que puseram de "PANTANAS
È fàcil contraìr emprèstimos, nào lhes custa pagar. Pois è, quem acarreta com os pagamentos sào as pessoas, melhor dizendo o ZÈ POVINHO.
Desapareca seu incompetente, và trabalhar, o que nunca fez em sua vida, deixe de ser hipòcrita, seja honesto,seja VERDADEIRO.
Nào lhe assiste o direito, mesmo em
politica, destrocar a vida das pessoas que sempre trabalharam, fi-
zeram obra, criaram riqueza para o pais.
Nunca fui chulo de ninguèm, sempre trabalhei com honestidade.
Saì desse pais por causa de um incompetente que sò vè a direito, sò procurando os seus interesses,
nào medindo a responsabilidade. Pensa que a politica encobre todas
as irregularidades.
Esse concelho sò precisa de alguèm
que trabalhe em prol do concelho, que produza riqueza, nào esbange sò dinheiro.
JMateus

L.Rocha disse...

ó j. Mateus então não considera trabalho, andar a distribuir ovos de motorizada, como o chico leal andou,quando empregado da coooperativa de stªa catarina da fonte do bispo?

Anónimo disse...

Atè desse servico, o tiraram, por nào ser suficientemente eficaz.
Esta ninguèm sabia.
JMateus

Anónimo disse...

parece que ele "partia" mais ovos dos que vendia,ou então enganava-se nas contas como no aterro do marina vilage que disse que não sabia de nada,se calhar a matricula do camião é falsa.

Anónimo disse...

Resposta ao Zè do Mar:
Gostaria, e hà muito, que regressassem esses Cursos tècnicos, penso que essa corja de politicos jà fala nisso outra vez, pois, em meu entender seria um despiste, para alèm do mais, à dedicacào de uso de droga e à actividade criminosa. Isso sempre existirà, mas em menor escala.
Se bem que sào os politicos que actualmente dào esse exemplo.
Estou a pedir um curso tècnico, mas è um erro, pois se se critica que nào hà dinheiro para papel higiènico, como haveria para,por exemplo, para as aulas de trabalhos manuais e electricidade e mecànica?
Penso que seria uma boa retoma e um bom investimento na tào fraca educacào que paira nesse paìs.
A nào ser que tambèm se possa privatizar este tipo de educacào, para realizar dinheiro afim de pagar dìvidas do pais.
Evidentemente que existe todo o interesse por parte dos politicos,
em uma mà formacào, para se evidenciarem e destacarem no seio da ignorància.
Sendo certo que, neste blog, se assiste, por parte de alguns intervinientes, ao resultado de uma educacào defeciente e em alguns
casos mediocre.
O respeito a que o senhor alude, o qual era praticado nas escolas,dei-xou de existir. Alèm do mais muito se tem escrito sobre o ensino e em
nada se tem alterado. Haverà situacòes pontuais.
Evidentemente, que os excessos fisicos,repressivos de um regime, em nada sào abonatòrios e sào sensuràveis do meu ponto de vista.
Tanto o senhor como outros, terào tirado partido e proveito desse tipo de ensino, em nada lhe foi prejudicial.

Transmita o seu pensamento, escreva
sem preconceitos.
Saùde sào os votos de
JMateus

Anónimo disse...

Na minha opiniao nao e so o presidente que esta em causa!
Entao e o PS!? PS Olhao o que e que tem feito ?Para alem se so meter correlegionarios seus nos diversos departamentos!
Reparem bem nos nomes de familia dos empregados da CMO e dos candidatos do PS aos diversos orgaos autarquicos e chegarao a alguma conclusao! Ha alguns nomes que nao aparecem de uma maneira mas sao capaz de aparecer doutra Charroes e companhia etc..........

Anónimo disse...

é o polvo rosa a funcionar em pleno.

Anónimo disse...

E depois falam do anterior regime
Fazem a papel quimico na"democracia
rosa"
Pouca vergonha nào, desavergonhados
Gozem com quem os elegeu,eles merecem um pouco mais.
Ao que chegou a sociedade...que oportunismo inqualificàvel.
JMateus