segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Começou o abate de arvores da Escola Secundária em Olhão.

Como tínhamos previsto há menos de uma semana, começou o abate destas árvores , motivado pelas obras de demolição de parte da Escola Secundária de Olhão DrºFrancisco Fernandes Lopes.

No dia da Floresta a banda, saiu à rua e cerca de dez altas figuras da nossa praça desde o presidente da CMO mais o vereador Camacho a engª Clarrise masi a Carla Caramujo, Martins da junta de Quelfes para isso fizeram este tipo de propaganda no site da CMO.

"É já na próxima terça-feira, 23 de Novembro, que começamos a Plantar Portugal em Olhão. Em 12 escolas básicas do concelho serão cultivadas árvores variadas e os alunos incentivados a cuidar das mesmas e, assim, a proteger o Ambiente. Será uma oportunidade para sensibilizar para a importância da conservação da Natureza.

A Câmara Municipal de Olhão associou-se ao Movimento Plantar Portugal, que decorre entre 23 e 28 de Novembro e durante esta semana, nos dias 23, 25 e 28, as escolas do concelho serão o alvo privilegiado para a reflorestação, com cerca de três dezenas de árvores a serem distribuídas pelas instituições de ensino."

Depois da palhaçada e da defesa da floresta, no dia da floresta, em menos de uma semana começaram a abater os pinheiros mansos da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes.

O que só demonstra a preocupação que os nossos governantes, e os nossos autarcas, tem pela defesa da Floresta.

Já em Faro na escola Tomás Cabreira e no liceu,João de Deus, o abate vai continuar o que quer dizer que não olham a meios para atingir os fins. A Parque Escolar foi planeada para gastar o dinheiro que não há, para encher a barriga de quem fez os projectos( sem concurso publico), sem ir ao local e verificar se havia árvores, e como as preservar, em vez de as abater.

E depois falam os governantes e autarcas, na defesa do ambiente, e da Floresta. Porque não dizem uma vez por todas que não querem saber do ambiente e da floresta para nada, e o que é preciso, é dar obras sem concurso publico às empresas do regime, para encherem os bolsos de dinheiro a esses senhores, à conta do nosso endividamento.

34 comentários:

Anónimo disse...

tal como ja foi dito pelo Bloco de esquera como é possivel que passado tants anos apos o encerramento da conserveira belaolhao (nao a petfood) ainda circulem na net a possibilidade de compra de concervas distribuidas agora pela blue galleon

aki deixo links-- http://www.mothernature.com/p/Bela-Olhao-Sardines-In-Olive-Oil-12-Units-4-25-oz/126549.html

http://www.myvitanet.com/bela-olhao-sardines-in-lemon-sauce-12-units-4-25-oz-blue-galleon.html

http://www.stylefeeder.com/i/t3rw7wy7/Blue-Galleon-Bela-Olhao-Sardines-In-Olive-Oil-12-Units-4-25-Oz?sw=1

sera que isto revela k afinal nao houve um encerramento mas sim um desvio....

um vizinho da escola s disse...

Sim senhor o Olhão livre sempre em cima do acontecimento é que jogaram abaixo as árvores já de noite, para os estudantes não se revoltarem contra esse crime,pois abater árvores é crime mesmo que seja o estado a fazê-lo.
Se tiverem curiosidade vão ver que vão ser as árvores quase todas abatidas para implantarem os contentores,e o conselho directivo e a CMO nada dizem.

L.Rocha disse...

então e a almargem e a quercus e o somos olhão calam-se?
a almargem temm andado muito calada desde o caso da fabrica de moveis emloulé onde quemmvendeu o terreno foio sogro de um seu dirigente.a quercus vendeu-se com o minuto verde e o somos olhão há muito tempo, que pouco ou nada faz.
quetionem a CMO então deram a noticia no site da CMO que iam plantar 30 arvores e agora vão abater as arvores da escola secundária?
precurem só, mesmo que o chico leal não responda.
só para ele saber que há quem esteja atento ao abate das árvores.

Anónimo disse...

Entao o Hotel de 5 estrelas vai fechar umas semanas, pois nao tem ninguem, e so abre para o fim do ano se tiver alguem,pois com a comida que serve ninguem aparece la

Anónimo disse...

essa arvores ja deviam ter sido abatidas á muito pois nao sao originarias daqui e libertam grandes quantidades de poeiras alergicas (algodoes)

Anónimo disse...

alguém se importa que as arvores vão abaixo se calhar ainda alguém do concelho directivo da escola lhe joga a luva para levar prá lareira.

Anónimo disse...

O anonimo das 19:27 deve estar a cometer um erro. O facto de encontrar um site onde aparecem aquelas conservas à venda, não significa que seja de agora. Como sabe estas paginas ficam anos expostas, sendo possivel encontrar noticias ou outros há bastante tempo publicadas. Essas conservas estariam agora fora de prazo e portanto não podiam ser vendidas.

Anónimo disse...

Á costa ,mais mentiras,se não sabes não fales.As árvores que foram abatidas têm a doença do escaravelho, o que constitui perigo de saude pública,como tal há que peservar a saúde dos alunos.Cumprimentos do Luciano

Anónimo disse...

ao anónimo das 21.43 as arvores que jogaram abaixo eram pinheiros mansos,e não choupos como você que dizer,pois essas arvores já à muito que foram abaixo,por causa de pessoas que pensam como o senhor. se pagassem um imposto e se cada vez que respiram se lembrassem, que é, garças às árvores ,que o ar ainda tem alguma qualidade,os idiotas dos nossos governantes criminalizavam o abate de arvores. não abatiam as arvores.

Anónimo disse...

Isto faz lembrar o abate de 16 tílias na Praça da Republica em Loulé,bem depois do abate nem Quercus,nem Almargem sabiam de nada
Para que este atentado tivesse eco foi preciso que algumas pessoas sérias e de facto preocupadas com o ambiente entre eles destaque o EngºAgronomo Manuel da COSTA,fizessem a denuncia a varias entidades entre elas o Presidente da Republica.Curioso este episódio aconteceu precisamente no dia da Arvore 21 Março .Era bom lerem o Observatório do Algarve de 28.3.2010 e tirem conclusões.

DX

Anónimo disse...

Quando chegar o Verão,não há sombrinha pra ninguem,lanchem ao sol.

Xavier disse...

ao comentador Luciano que tem a mania de chamar mentiroso a quem simplesmente divulga factos.
o Luciano é que é um mentiroso de mão cheia porque a doença do escravelho embora já tenha chegado ao concelho de Olhão só afecta as Palmeiras e acredite o Luciano que vai dar agua pela barba à CMO e aos seus desmazelados autarcas,para informação do Luciano esse escravelho já afectou e matou várias palmeiras no concelho de Olhão.
As arvores abatidas hoje foram Pinheiros Mansos.e foram abatidas para colocar contentores para os alunos terem aulas,enquanto destroem a escola.
Se mora em Olhão pode ir ao local e confirmar pois foi o que eu fiz há 1 hora,e mesmo com frio fiz a minha caminhada e em vez de ir para o lado do mar fui verificar se o que relatava este blog era verdade,e é!
Não ofenda Luciano pois o que este blog está a fazer é um acto de cidadania a informar com verdades o que os responsáveis autárquicos, não gostam que as pessoas saibam.

Anónimo disse...

boa xavier esse lucianite deve ser um daqueles que está agarrado p+elos raios do polvo do ps.

Atento. disse...

não são só as árvores que vão abaixo, vão gastar uma fortuna a destruir umas instalações que embora tendo 30 anos estão em perfeitas condições.
mas a maior asneiras é que vão misturar cursos de alunos conflituosos e que não querem estudar,com alunos que estão em curesos onde tem de estudar para terem aproveitamento,para entrarem na universidade.
porque não fez o estado uma nova escola para esses cursos noutro local? ou a CMO só temterrenos para oferecer, para a construção de hoteis?
mas em tempo de crise o governo insiste em gastar o dinheiro que não tem.
quem é chefe de familia sabe que só se pode gastar o dinheiro que se tem mas quem nos desgoverna como não temmfamilia acham, que é gastar só por ngastar que portugal vai sair de uma crise , de onde a maioria da população portuguesa nunca saiu.
só em aluguer de contentores ,para os alunos terem aulas é uma fortuna pois são 1000 euros por cada mensalmente.

Anónimo disse...

as palvras do presidente da CMO para os alunos foram estas muito bonitas sim senhor,como se pode ler no site da CMO.

"O presidente, o vice-presidente e o vereador do Ambiente da Câmara de Olhão, que têm marcado presença nas várias escolas onde as plantações têm ocorrido, têm chamado a atenção para a importância do momento: “Assegurem que ninguém danifique as árvores. Para além destas, temos de plantar mais para termos um concelho mais arborizado”, disse o presidente da Câmara Municipal durante uma das acções de plantação.
Já o vice-presidente e o vereador do Ambiente, noutra escola, falaram das características das árvores a plantar – alfarrobeiras, ciprestes, pinheiros e chorões – e dos cuidados a ter com as mesmas. “Agora vamos cuidar destas árvores”, garantem os alunos das escolas básicas de Olhão."
já agora porque não foi essa comitiva ,dizer isso aos adultos que abateram os pinheiros da escola secundária de Olhão?
ou será que umas arvores fazem bem e outras fazem mal?

e não há quem lhes dê umatacada de ovo podre.

Emplastro dólhão disse...

vale a pena ir ao site da CMO e ver o que falam para as inocentes das criancinhas.
e depois vereficarem cokm os olhos as arvores abatidas pela OBRECOL empresa do regime do Socacrates.

Lima disse...

Mas o que é que se passa nesta terra de malucos?
Primeiro pensam em demolir uma escola que ainda à pouco foi construida, e que se encontrava em boas condições, como se o dinheiro não fosse problema,
agora vão e abatem àrvores que levam centenas de anos a crescer, que são necessárias à nossa vida, sem nenhuma contemplação,
Mas não há quem ponha esta gente na ordem? Eu acho que o nosso problema, é um problema de educação, durante muitos anos a educação falhou-nos e agora estamos a sofrer as consequencias, só o que temos, são: Analfabetos ignorantes, atrazados mentais, e chico espertos, (salvo as devidas excepções), o que vamos fazer com gente desta?

Anónimo disse...

“As árvores são importantes para o ambiente porque libertam oxigénio”, “as árvores são essenciais para termos melhor qualidade de vida”, “não as podemos pisar nem partir”… As opiniões dos alunos das escolas básicas do concelho de Olhão, ouvidas durante a iniciativa Plantar Portugal que está a decorrer esta semana no concelho de Olhão, são unânimes. As crianças estão sensibilizadas para a preservação do ambiente e isso mesmo tem sido testemunhado tanto pelo presidente da Autarquia, Francisco Leal, como pelo vice-presidente e vereador da Educação António Pina e pelo vereador do Ambiente, António Camacho.
isso é a propaganda do presidente da CMOlhão colocam as crianças a falar da necessidade das arvores para depois derrubarem as arvores.
o hitler fazia o ,mesmo tipo de propaganda dizia uma coisa e fazia outra parece que em vez de socialistas ,eles são é nacional socialistas como o Hitler.

Anónimo disse...

ó Lima vota P.S. e terás o que mereces!
eles destroem a escola porque o dinheiro das obras é roubado aos portugueses no impostos .
se o dinheiro fosse deles eles não esbanjavam o dinheiro dessa maneira.
mas o povo gosta disso assim e vemmpra rua festejar quando omPS ganha as eleições prometendo uma coisa e fazendo outra.

Anónimo disse...

em faro é uma vegonha o que estão a fazer às escolas os blogs falam falam mas as escolas e as arvores são destruídas na mesma.
a oposição não se importa com essas coisas de despesismo e de abate de arvores.

Anónimo disse...

quando acabarem as obras os alunos vão ficar sem espaço.
será que os alunos já não tem direito a terem espaço para conviverem no intervalo???

Anónimo disse...

Para já os " CEREBROS" camarários
enquanto comentem um crime ambiental e refiro-me ao abate de arvores algumas protegidas como pinheiros mansos existentes no circuito manutenção por detrás da casa do vereador que é PSD mas vota sempre Ps e agora estas das escolas.Ao mesmo tempo querem atirar areia aos olhos das pessoas com o Vamos Plantar o Concelho,vão pró ......aldrabões,mas não só voçês os culpados,tambêm quem vota nesta qualidade de gente.

Anónimo disse...

Arranjem outro assunto, que este das escolas esta terminado, isto é já cansa.Rony

Anónimo disse...

foi nessa casinha do alberto almeida do ps , ou do psd pois é a mesma coisa, que o j.valério fez uma garagem sem licença?
então ele fez as obras sem licença e queiram que ele reclamasse do abate dos pinheiros no circuito de manutençâo?

Lima disse...

ao anónimo das 11.10

Se a solução para o problema fosse deixar de votar no Ps, seria fàcil de resolver, mas o problema, é que se votarmos nos outros partidos acontece a mesma coisa, eles são todos farinha do mesmo saco; o que fazer então? se ao menos o Oliveira Salazar fosse vivo, para mandar toda esta cambada para Peniche!

Anónimo disse...

MÓ aSSOCIAÇÃO DE mUSICOS DE FARO
LEVARAM ORDEM DESPEJO DO TRIBUNAL.
AGORA AONDE VÃO ENSAIAR.

Anónimo disse...

lá vem esse lima com a sua cantilenga bolorenta e salazarista.ó lima ainda sou do tempo que a fome fazia valado na casa das maior parte das pessoas e a salvação era a sardinha amarela e os figos torrados.
e muitos em olhão forma parar às prisões sem saber porquê. só por dizerem que tinham fome e que eram exporados porindusriais sem escruplos.
a unica coisa que olima tem razão é que ospartidos que até aqui nos governaram e que estão na A.R. não prestammas isso não é razão para clamar pelo salzar quetinha os cofres cheios mas que no nseu tempo já o FMI tinha entrado em Portugal. dessa o lima não sabia não é?

Anónimo disse...

O salazar é que faz falta aqui neste país,logo viam se políticos, como o socrstes, e o leal, tinham assento nos tachos que tem.Rony

Lima disse...

Ao anónimo das 19.17

Meu caro senhor:

No tempo do Salazarismo, Até podiamos só ter sardinhas amarelas e figos torrados para comer, mas eram nossos, e agora andamos a comer o alheio.
Diz que nesse tempo não havia liberdade, pois eu sinto que tenho menos liberdade agora, Há lugares em Portugal, em que não ponho o pé com receio de ser assaltado.

Zé do Mar disse...

Mó má no tempo do Salazarismo,o FMI entrou em portugal? má p`ra quê? Só se foi para contar os vagons de ouro que o Ti Toine tinha lá, e que o Mario Soares mandou p`ra Suiça

Anónimo disse...

OLhe srº lima só não consome productos portuguese que não quer, faça como eu faço. ao sabado de manhã levanto-me cedo e vou comprar a fruta e as verduras prá semana aos nossos agricultores locais.conhece-os todos, e sei onde são as suas hortas.nada de producto espanhol, que já começa a invadir o mercado sem controlo dos fiscais.
o peixe compro-o também nas praças em olhão,e numca compro peixe espanhol pois também lá existe muito mas a maioria ainda é da nossa frota pesqueira e artesanal.
o pã compro nas padarias de Olhão e não nos modelos ou pingos doces.

Anónimo disse...

Ha pessoas que compram produtos estrangeiros ou porque não sabem, ou porque são mais barato e o orçamento familiar será muito reduzido...etc.
Eu penso que na altura do regime o mercado português era muito fechado.O que vinha de fora era estritamente pouco e raramente mais que o necessário.Na minha maneira de ver seria boa uma aproximação de produção nacional ao nivel "salazarista" mas com as portas do mercado externo abertas (mas com um maior controlo)de maneira a que não houvesse um abuso de proliferação de "mais do mesmo" (casa dos chineses, fruta e peixe espanhois....etc).Ao meu entender com um mercado português mais produtivo (menos "importativo") e internamente competitivo iria fortalecer mais a nossa economia fortalecendo as bases de produtividade o que iria segurar o emprego a muita familia (mesmo em época de crise)

E.A.

Anónimo disse...

Essa canalha devia de ser abatida.

Anónimo disse...

a cmo em vez de publicitar o ria shoping podia publicitar o que olhão tem de melhor os mercados de olhão e se o administrador fosse um pessoa competente (que não o é pois levou 3 lojas herdadas do pai à falencia),o mercado de olhão podia ser muito melhor.como por exemplo ter uma lota para o peixe dos pescadores ser lá vendido em vez de ser vendido `sucapa sem pagar impostos e ao preço que os comerciantes da praça querem pagar.
mas o marinhe dos trapes, faz que não sabe e todos os dias vai peixinho fresco pra casa.