sexta-feira, 11 de março de 2011

ALGARVE: VIA DO INFANTE E A GAR

A 1ª fase da Via do Infante, é bom não esquecer, foi inaugurada pelo então 1º ministro Aníbal Cavaco Silva. Com o evento do Euro 2004 houve a necessidade de conclui-la, pelo que foi construída a 2ª fase. Na primeira foi dado especial enfâse ao troço que ligava a Ponte Internacional do Guadiana até ao nó de ligação com o acesso a Lisboa. Quando a obra foi lançada foram analisados os custos/benefícios da intervenção, estimando-se que o crescimento economico gerado com a mobilidade internacional, justificavam o investimento a realizar.
Eis que passados tantos anos, vem agora o Poder central, cobrar mais uma factura para alem dos benefícios colhidos com o crescimento da actividade economica, particularmente do sector do Turismo, principal fonte de receitas externas e que agora vai ser reduzida.
A EN 125, que nem avenida já consegue ser, foi transformada numa rua urbana, pelos partidos do arco do Poder, porque foram eles que permitiram a criação de zonas industriais, comercias e habitacionais, sem impor uma faixa de protecção e nós de acesso, que permitissem o escoamento do transito. São pois os partidos do arco do Poder, os principais responsáveis pelo estado caótico da 125, e, curiosamente são os mesmos que agora nos impõem as portagens na Via do Infante.
No entanto os eleitos pela região e locais mais os (ir)responsáveis dirigentes regionais e locais, pronunciam-se contra a cobrança de portagens, num acto de suprema hipocrisia politica, dizendo-se que se trata de opção pessoal.
O centralismo imposto por Lisboa anula qualquer hipótese de uma atitude por parte das bases dos partidos, tal é a qualidade da democracia em que vivemos. Mas as bases e os dirigentes regionais e locais se estivessem efectivamente contra a cobrança das portagens, porque não ameaçam as direcções nacionais com a entrega do cartão de militante? Será por estarem agarrados ao exercicio do Poder e das mordomias e benesses adquiridas pela via politica?
No acto de apresentação ao eleitorado, os eleitos apresentam um contrato eleitoral com a forma de programa de acção, que deve vincular as partes e ser respeitado sob pena de destituição. Também é óbvio que sobre esta matéria não existe legislação, mas podem sempre fazê-lo por razões de dignidade e honestidade intelectual para com o seu eleitorado. Não o fazer, é entrar no campo da mentira, da desonestidade politica. O sistema politico e o seu marketing permitem-no. As falsas promessas eleitorais são remetidas para o "artigo cesto".
Não havendo um pingo de dignidade e de honestidade na acção politica,eis um bom motivo para apelar, àqueles que lutam contra a cobrança de portagens na Via do Infante, para se juntarem à Manifestação de amanhã dia 12 de Março, no Largo de S. Francisco em Faro, pelas 15 horas.
A tentativa de manobra de intimidação do nosso Kadafi através da comunicação social com a ameaça da vigilância da PSP e do SIS, é razão acrescida para uma grande mobilização de todos os democratas, contra os tiques de ditadura de um governo prestes a ser despedido.

13 comentários:

Anónimo disse...

há muito que o SIS da CMO segue este blog.
quem vai aqui ao vosso blog e que se identifica sofre pressões poderosas para deixar de o fazer.
eu prório fui aconselhado a não falar com alguns dos autores do Olhão Livre,pois poderia ter problemas.
claro que não liguei e continuo a falar com que sempre falei.
por isso não me admiro que agora venham com a conversa que o SIS vá vigiar quem vai à manifestação de amanhão eu cá or mim não tenho medo tenho medo é que continue a chover e as pessoas se sintam desmobilizadas.

Anónimo disse...

Mó o sis tambem vai a manisfestaçao da geraçao rasca?parece que o governo está enrascado com estes gajos.

Anónimo disse...

mom mã quem é o filhe dólhão que tem medo do SIS com um presidente como o leal que tudo controla?
até os computadores da CMO são contolados para ver quem anda a ver o olhão livre.não se pode ver o olhão livre, mas pode-se ir ao face book fazer amizades.até contrataram um informático ex,qualquer coisa de umactualissimo vereador para a informação, não sair do esquema habitual.
o maior sis está na CMOlhão.

Anónimo disse...

Cuidado :O olho do Big Brother é muito grande,está em causa a segurança interna do País.Temos liberdade qb.

Anónimo disse...

O o SIS for às manifestações para protecção dos que querem uma manifestação pacifica, num momento em que se fala de grupos extremistas na mesma, acho muito bem e dou o meu total apoio.Mas se a história dos grupos extremistas não passar de uma fantasia para controlar e vigiar aqueles que estão descontentes com o rumo da nossa governação,parece-me que Sócrates e companhia querem implementar um governo fascista (democrático?)e isso apenas irá, aumentar o descontentamento de todos nós e quiçá despertar uma maior revolta popular

É com muita tristeza que já não se percebe quando o Estado quer proteger o seu cidadão, ou vigia-lo de perto, tal como uma PIDE.

LC

Anónimo disse...

Requiem pela Cidadania:
Primeiro levaram os judeus,mas não falei por não ser judeu.

Depois perseguiram os comunistas,nada disse então por não ser comuna.

De seguida castigaram os sindicalistas,decidi não falar por não ser sindicalista.

Mais tarde foi a vez dos catolicos,tambêm me calei por ser protestante.

Então um dia vieram buscar-me,mas por essa altura,já não restava nenhuma voz,que em meu nome se fizesse ouvir !

Este poema é da autoria de anti-nazi/pastor protestante Martin Niemoller e constitui uma excelente introdução ao tema do post (SIS) e que eu sintetizaria da seguinte forma:O estado democrático chegou ao fim!
Com efeito o regime democratico e o estado de direito estabelecidos com o 25 DE Abril. E o que temos hoje é a instalação crescente que começou de forma larvar de um proto-fascismo,que lentamente liquida a democracia e a transformou numa mera fachada,cada vez mais decrépita.É absolutamente lamentavel haverá excepções concerteza, que ninguem dei conta que a justiça,de código em codigo,de reforma legislativa em reforma legislativa foi evoluindo de modo a liquidar a democracia,como é exemplo o Ministério Publico,incapaz de perseguir a verdade,apenas obsecado na afirmação e consolidação do seu próprio poder,com uma gritante incapacidade de travar com exito a luta.Será que ninguem repara no assasinato civico de Cidadãos incomodos?Muito haverá pordizer
Será que ninguem repara que no fim,a Justiça não está mais eficaz nem mais célere,mas está seguramente mais injusta.Esta destruição dos principios basilares do estado de direito democrático exige que os especialistas nesta área Advogados,cumprindo o seus mais elementares deveres deontologicos e mostrando dignos das togas que envergam enunciem este estado de coisas e partam em luta pela sua modificação,atraves da defesa e alteração imediata de soluções legais,bem como das práticas policiescas e seguritárias.

DX

Anónimo disse...

VIVA PORTUGAL!

Força, malta jovem, não temam!

Do estado actual em que se vive, até à MIÉRIA, poucos metros faltam!

JMateus

Anónimo disse...

Um lança a atoarda do SIS no post
outros comentam de forma a pareçer que não vivemos em democracia.?..
Se tal não vivessemos,não poderiam dizer e escrever estas provocações quisá duvidar do estado de direito em que no inserimos e lutamos.
Meuas caros compatriotas Comentadores/Autores dizei o que lhes vai na alma impura,politicos ressabiados,homens com os quais Portugal não pode contar,pessoas sem vontade e orgulho de serem Portugueses,Portugal não foi feito desta matéria insana,mentes poluidas,extremistas e outras coisas acabadas em (istas).Podeem crêr Portugal vai vencer as adversidades que lhes foram impostas pela conjuntura internacional,Portugal não é um barco ingovernavel,temos homens ao lema que nos levarão a bom porto.Convosco não contamos!.

Boa tarde

Assina : Cesar

a.terra disse...

Obrigado pelo discurso ó insane Cesar, mas tem cuidado porque se tens o azar de ser internado ali em Faro és capz de não gostar.

Anónimo disse...

a.terra - como sou licenciado em psiqiatria conte comigo para dar uma forcita no internamento do dito cujo: falta de assistência não terá.

Anónimo disse...

Porque falam do SIS?É escusado:esses senhores têm de saber tudo o que se passa em Portugal.Não sei como eles têm tanto estômago ao descobrirem tanto "mundo cão". Gente forte para tanto.

Anónimo disse...

DX - Completamente de acordo com o seu diagnóstico - apraz-me constactar a clarividência demonstrada.Julgo que conhece as forças que estão por detrás do cenário.

Anónimo disse...

O protesto de Novembro de 2004, cujo objectivo foi lutar contra a intenção do então governo do PSD de portajar a Via Infante, foi convocado pelo núcleo Não às Portagens, composto por autarcas, empresários algarvios e Região de Turismo, contando com o apoio das centrais sindicais CGTP e UGT e partidos políticos.

Alguns autarcas algarvios, nomeadamente Macário Correia (PSD), Manuel da Luz (PS) ou Desidério Silva (PSD), vão participar na marcha lenta marcada para arrancar as 15h, excepto em Vale Paraíso que esta agendade para iniciar às 15h30.

Sera que o teatro ja acabou?
Temos o palhaço do Mendes Bota que tambem votou a favor das portagens..,

Cambada de chulos| mas nao sao so os do PS ; nao nos devemos esquecer dos amigos do Cavaco no BPN e no BPP , nao pensem alguns que no PSD sao so laranjas