segunda-feira, 21 de março de 2011

BRONCA PARA O DIA MUNDIAL DA AGUA




Amanhã, 22 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Agua e certamente que as entidades publicas olhanenses não deverão celebrá-lo, tal o estado em que se encontram as nossas aguas.
As imagens acima, mostram por um lado o esgoto da doca de onde todo o dias saem quzntidads apreciaveis de materia organica humana, provenientes da estação elevatoria da Associação 11 de Março.
Pelos perigos para a saúde publica que representam as descargas de efluentes domesticos sem qualquer tratamento, foi pedido o acesso às monitorizações das aguas do porto de peca e não só. A esperteza tacanha dos responsaveis do IPTM tentam agora fazer crer que já tinham a resposta pronta, mas algum funcionario se terá esquecido de a mandar, o que originou uma queixa à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
Como resultado o IPTM vem agora informar que não procede à monitorização das aguas da doca, onde são feitas descargas ilegais de aguas residuais urbanas.
A qualidade da agua, seja ela qual for, tem de ter sempre em conta o fim a que se destina. Com bombas dentro ou fora da doca mas na sua area, a agua tem de obedecer a determinados parametros, para que não ponha em causa a saúde publica. E neste caso o risco é real, pois estão lavando o peixe com agua contaminada com coliformes fecais, passando-os assim para a cadeia alimentar.
Cabia ao IPTM a monitorização, que não fez,das aguas da doca. Ou erá que as fez e não as quer dar para não por em cheque Francisco Leal, presidente da Camara Municipal de Olhão? Mas se assim é, desengane-se que esta historia ainda agora começou. Tratando-se de risco para a saude publico, que tal a intervenção do delegado de saúde?
Ai Chiquinho, julgas que brincas com tudo e todo mas ainda te vais dar mal.

24 comentários:

Atente disse...

Falta dizer que na Nova Lota em Quarteira a ASAE proíbe os compradores de tocarem o peixe com as mão por causa da saúde publica. Então e usar a agua de uma doca que é servida por esgotos tóxicos não é perigoso para a saúde publica?
Será que as autoridades, estão todas compradas para deixarem passar este crime em branco???
Não não pode ser tem de haver o mínimo de decência nesta república das bananas.
Felizmente existe este blog que não dá descanso aos porcos dos nossos autarcas! Será que os autarcas de Olhão ainda não viram o mal que andam a fazer à cidade???
Ou pensam que as pessoas não sabem disso?
O Olhão livre é o 2º blog com mais visitas no Algarve e agora ao entrarem no face book e as suas mensagens circulam não por Olhão e pelo Algarve, mas por todo Portugal,e até estrangeiro.
Este blog é a verdadeira oposição pois o PSD em Olhão está comprado pelo Leal.

Anónimo disse...

Muito bem se de facto há risco para a saude publica a utilização da agua da doca na lavagem do peixe que a seguir está exposto no mercado,a entidade de saude publica e leia-se delegado de saude,terá de se pronunciar.Este jogo do fazer crer que alguem se esqueceu de mandar a carta,não satisfaz,com a saude dos pessoas não se brinca !

Anónimo disse...

Aonde é que já vi isto ?Só falta dizer que alguem teve conhecimento previo da carta !Então se não é o IPTM o responsavel pelas analises da agua da doca quem será ? O pai natal ainda vem longe.

Anónimo disse...

Parabens além de só denunciarem foram ao IPTM e exigiram aquilo que nunca ninguém fez! Claro que o IPTM não pode dar amostras de agua contaminada,teve de dizer que não as faz mas é ilegal na mesma.
Aliás esse IPTM gosta muito de ameaçar aS PESSOA COM A LEI, MAS É ELE IPTM, QUEM TAMBÉM NÃO CUMPRE A LEI E ESTA HEIM?

Zé do Mar disse...

Se o IPTM admitiu que não faz as analises, como devia, isso é caso para procedimento legal, e mais; o Pôvo deveria arranjar provas que essa água com que andam a lavar o peixe está contaminada, e meter os responsáveis na cadeia.
Que vergonha Sr engº o Sr. está à frente da Camara à 18 anos, e tem permitido que estas coisas aconteçam? com a saúde publica não se brinca! e esses gangsters da ASae, só andam atrás dos persuntos e chouriços caseiros?
Cumprimentos ao O.L. por esta iniciativa!

Anónimo disse...

Por esta é que o Leal e o autarcas, porcos e feios não esperavam passaram das palavras aos actos. como é que se vão safar desta?
querem um conselho? acabem com tudo o que são esgotos tóxicos na ria pois esses gajos não desistem.

Anónimo disse...

e outra a entrada de gelo no porto que e ilegal e o IPTM faz vista grossa ...

Anónimo disse...

esta vergonhosa só acontece porque as associações de armadores e de viveiristas estão compradas pelo Leal e ao longo de mais de 20 anos nunca denunciaram esta vergonhosa situação.
Os compradores de peixe também deviam de exigir uma qualidade de agua boa.
Mas não as autoridades em Olhão estão todas compradas pois várias vezes a GNR e o PNRF foram chamadas ao local e a situação tem-se mantido inalterada. a cmo deu~se ao luxo de fazer uma estação elevatória e usar a linha de agua que vai dar à doca para descarregar os esgotos na doca.
até quando????

Anónimo disse...

A fábrica da Bela Olhão não está construída em cima dessa linha de agua?
Como é possivel a CMO autorizar construções em cima de uma linha de agua e depois admiram-se aquilo que aconteceu na Madeira.
A CCDR do Algarve quando autorizou a construção daquela fábica não sabia que existia naquele local uma linha de agua?
Claro que a CMOlhão,nas palavras é uma grande defensora da Ria Formosa, para atrair investimento de especuladores imobiliários,mas na prática,é insensível ao ambiente e para poupar dinheiro aproveita essa linha de agua para descarregar os esgotos da estação elevatória situada no Bairro da Associação 11 de Março.
O presidente da CMOlhão desde há 20 anos que sabe disso e o novo vereador Carlos Martins sabe muito bem de existência desse esgoto pois ele Carlos Martins mais o Socio Antonio Pina, também vereador da CMO,tem uma embarcação situada mesmo ao pé desse esgoto.
Antes de irem para a vereação da CMOlhão falavam desse esgoto mas chegaram lá e esqueceram-se de corrigir esse e outros crimes que a CMOlhão faz ao despejar na Ria Formosa esgotos Tóxicos que envenenam a Ria .
Será que a ASAE que anda sempre em cima dos pequenos comerciantes ,por causa da saúde publica não vai agora actuar???E que na Lota de Quarteira não deixam os compradores tocar o peixe com as mãos invocando a saude publica.Qual é pior é mexer no peixe com as mãos, ou utilizar agua da doca cheia de esgotos para a descarga do peixe,que vamos consumir?
Parabéns pela vossa luta, autores do Olhão Livre, não desistam!

Garrau disse...

Lá estão vocês a inventar o que sai desse esgoto é que dá o sabor celebre ao peixe de Olhão.
Então certificam a sardinha de Olhão com sabor a merda, e agora querem acabar com esse sabor?
vocês querem é o mal de olhão em vez de se calarem vem estragar o negocio? até os franceses vem colocar as ostras na ria para ficarem com o célebre sabor a merda. quem deve de estar furioso com o vosso blog é o PIna Filho e o sócio vereador carlos martins pois assim descobriram o segredo do sabor das ostras,eles só mantinham esse e outros esgotos para dar o cheirinho e o sabor característico da merda que se faz na CMOLhão.

moçe da barreta disse...

móm o munde virou ó óvesse,até o zédomar já vem bater palmas.
já dizia o mê comandante zé novinhe, cónde o bárque tá a ir ó funde os rates saem todes lá de dentre!

Curre Curre disse...

Ministério considera “incontornáveis” demolições na Praia de Faro
22.03.2011
Lusa

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, admitiu hoje que as demolições na Praia de Faro são um processo “incontornável” mesmo não havendo verbas disponíveis de imediato para avançar com a remoção das construções em zona de risco.

Oitenta por cento das construções situadas na área concessionada à autarquia deverão ser demolidas, de acordo com o projecto de Plano de Pormenor (PP) da Praia de Faro, recentemente concluído.

Às 282 edificações agora sinalizadas para serem removidas da faixa central da praia juntam-se ainda as 249 dos extremos poente e nascente da praia, cuja demolição já estava prevista, o que significa que só restarão 85 das actuais construções.

Confrontado sobre a existência de verbas disponíveis para avançar com a demolição de mais de 500 construções, Humberto Rosa afirmou que existe a “sensação” de que o processo é “incontornável” mesmo sem dinheiro no imediato. “Ainda que não haja dinheiro de repente, estes planos também não são para ser feitos no imediato”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente, sublinhando que o processo “acabará por compensar a prazo”.

“O que seria uma Praia de Faro varrida constantemente no Inverno por temporais com um cordão dunar a rebentar”, questionou o governante, alertando para o impacto económico que as intempéries também têm na Ria Formosa. “A motivação do Ministério do Ambiente é fazer o devidamente planeamento baseado em estudos científicos que apontam o melhor caminho e disso não nos podemos desviar”, concluiu.

Humberto Rosa falava ontem durante a inauguração de um edifício de apoio administrativo da Algar, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão.

O projecto do Plano de Pormenor da Praia de Faro era para ter sido debatido numa reunião da comissão específica que acompanha aquele plano na semana passada, mas a mesma foi adiada para data a anunciar.
tirado do publico on line.
hoje a praia de Faro amanhã o Faro depois os Hangares Culatra e finalmente Armona em 2015

Anónimo disse...

Snrº A.Terra já foi respondido por escrito o que nos foi solicitado,nada mais há a acrescentar,este post não faz sentido absolutamente nenhum, a não ser servir outras pretenções descabidas em relação ao mesmo assunto.A prática usada neste post,pelo que acabei de consultar em jeito de report em relação a outros temas é a mesma coisa querer
espremer assuntos que já não têm sumo,alguns até mortos á nascença e por natureza.
Passe Bem

Francisco Neto

Zé do Mar disse...

Ao moce da Barreta!

Amigo eu bate palmas quando acho que devo bater, e critique quando acho que devo criticar! tenho openião própria, não penso pela cabeça de ningúém, mas também respeito a openião dos outros, embora muitas vezes não esteja de acordo com ela.
Quanto a este caso, é demasiado grave, para que só discutamos e não se faça nada, hoje mesmo já mandei um email A Alguem relacionado com o caso, a pedir a resolução deste problema, e você já fez alguma coisa?
Ou prefere comer as sardinhas assadas contaminadas com a bactéria que sai desse esgoto?
Quanto aos ratos que saltam do barco quando este se está a afundar, infelizmente esse principio nunca falha, mas aqui não se aplica, porque eu não embarque nesse barco!

DefesaDaRiaFormosa disse...

Foi Impressão minha ou o Zé do Mar já virou o Bico ao prego??? será porque o trocas está de (s)caída??? agora já acha que é "caso para procedimento legal", então e antes não era??? foi preciso ver as fotos para acreditar??? Acho muito Bem que se peçam responsabilidades quer ao IPTM quer á administração da Lota e Principalmente á CMO!!! e já agora onde andam as brigadas do ambiente e a asae??? tá tudo de férias ou estão ocupados a contar notas...

Anónimo disse...

como deixam chegar a este ponto estas descargas de esgotos?
já passou um década depois da entrada do seculo XXI,e Olhão continua a ter os mesmos esgotos para a ria que tinha em 1980.
como é que as entidades com responsabilidades tem fechado os olhos a esses esgotos directos na Ria quando a lei diz que não pode haver esgotos sem tratamentos para zonas protegias como é a Ria Formosa?
Só visto pois contado ninguém acredita.

Anónimo disse...

Boas,

Se tudo correr como previsto e como os deuses prevêem, a partir de amanhã começam as movimentações na CMO movimentações essas, que irão nos próximos 2/3 anos trazer enorme reboliço na política local…
Amanhã cai o governo, eleições nos próximos 2 ou 3 meses, Leal quer e tem prometido um lugar de deputado pelo Miguel Freitas e partir de aí está lançado o Pina Júnior o que quer dizer confusão bastante em tudo o que girar à volta da CMO…
Sueste

Anónimo disse...

NO LUDO IRÁ NASCER UM HOTEL DE VARIAS ESTRELAS E UM CAMPO DE GOLFO
O SITIO DESTE EMPREENDIMENTO É HOJE AONDE FUNCIONA UMA SINICULTURA
a CAMARA DE FARO JÁ DEU PARECER FAVORAVEL.

Anónimo disse...

Os porcos voadores estão de saida?
Ao que parece a merda acumulou-se ao nível do topo. O merda-mor, vendedor de banha da cobra, com sorriso amarelo, o mais recente quadro dramático, vê-se com as calças na mão, colorido de vermelho pelas mentiras que apregoa
Os cagões do templo, vão ficar sem "tacho", lamentávelmente, outros virão. Que fazer neste país de merda???
Terão tempo de se instalarem na nova empresa que recentemente foi constituida?
Aonde mora a vergonha?
A porcalhada, criadora de uma sociedade embelezada pela mundice
de sorrisos rasgados, empreendedores dos calotes, responsáveis de interesses obscuros
corruptos sem dó nem piedade.

JMateus

a.terra disse...

Ao sr. Francisco Neto:
Não me espanta o seu comentario uma vez que parece estar ligado ao IPTM.
O sr. está enganado pois este assunto ainda agora começou e fez muito bem em vir a terreiro defender a sua dama.
O post tem toda a razão de ser, já que o sr. não é capaz de desmentir o que nele é afirmado.
Sobre o facto do IPTM dizer ter a resposta em 21 de Janeiro e só ma fazer chegar dois meses depois, e mesmo assim só após oa CADA ter notificado o IPTM, nada diz nem lhe merece qualquer comentario. Pelos vistos será o procedimento habitual de uma instituição que pauta, tambem esta, por falta de transparencia.
Já agora diga lá como é feita a desinfecção das aguas que forneciam antes das bombas avariarem? É que não sei se sabe, os coliformes fecais são eliminados por ultra violetas ou hiplocorito de sodio, vulgo lexivia e os pescadores não aceitariam jogar lexivia por cima do peixe.
Mas deixe-me dizer-lhe que o tom caciqueiro utilizado no seu comentario traz-me à lembrança o de outros conhecidos caciques locais fora de prazo.
Quanto às intenções fique sabendo que é mesmo de acabar com esses e outros esgotos a descarregar directamente na Ria sem qualquer tratamento.
Para a proxima veja se não se esquece de responder dentro dos prazos e lembro-lhe que p "seu" IPTM está já em atrazo com outra resposta.
Passe bem!

Da B(r)anca disse...

Moss ió Chcico Neto olha no que te foste meter, esses gajos são terroristas.

Anónimo disse...

Esse senhor A.Terra só veio foi desencadear um assunto que pouca gente quer ouvir.
O IPTM é um organismo que tem negocios muitos estranhos com a CMO pois só assim se compreende que na Marina de Olhão o IPTM meta ao bolso as recitas e a CMO tenha pago a vigilância privada dessa Marina.
Assim sendo o IPTM não pode dizer que a agua está poluída.
Mas é o IPTM que tem obrigação de fazer as análises às aguas dos portos de pesca e portos de abrigo,se a lei assim o obriga qual o motivo que o IPTM não as faz? Qual o motivo que organismos como a Direcção Gearl de Saúde não obrigam o IPTM a fazer essas análises se a agua da doca serve para a descarga do peixe?
Mas o IPTM sabe é lampeiro,para aumentar as tachas de ocupação de terreno e assim que uma traineira mete a arte em terra,logo os fiscais do IPTM aparecem, para tirar medidas para cobrar a ocupação do espaço.
Mas o mesmo IPTM não faz a limpeza da doca pesca de Olhão e o lixo amontoa-se só sendo limpo quando vem algum ministro ou figura de proa do governo, fazer alguma inauguração à doca de Olhão.
A doca de Olhão mete nojo os espanhois que vem cá comprar e vender peixe dizem que a doca de Olhão é 3 vezes pior que qualquer porto de pesca marroquino e Marrocos dizem ser do 3º mundo enquanto Portugal é da União europeia embora não cumpra também no caso das docas as regras e leis da união europeia.
A doca de Olhão só tem uma casa de banho publica dentro da lota,no recinto todo da doca nem um W.C. existe sendo que os pescadores quando tem necessidades fisiológicas, desenrascam-se contra as pareces e por detrás de qualquer camion.
Por hoje fico por aqui só dizendo ao IPTM não compete só cobrar compete também limpar e manter os pavimentos do recinto da docapesca em ordem e dentro da doca parece que houve um bombardeamento tal o Nº de crateras existentes,que dão cabo dos camions e carros dos utentes daquela doca.
Será que a União europeia sabe em 1que estado se encontra a doca de Olhão,é caso para fazer chegar uma cartinha a perguntar se eles realmente sabem.
Infelizmente os presidentes das associações de armadores e de viveiristas dependem da CMOlhão e não reclamam,para que a torneira da CMOlhão não feche.
Hoje passei na doca e estão a limpar o lixo,mas é sol de pouca dura,até esse assunto ser esquecido,depois volta tudo ao mesmo.

Anónimo disse...

A independencia e transparencia de qualquer funcionalismo público traduz-se na honestidade das decisões, pontualidade de resposta
e eficácia dos serviços perante aqueles que lhes pagam(contribuinte

O critico é que a generalidade dos serviços públicos, servidos pelos seus funcionários, fazem o que querem e lhes apetece. Arrogantes prepotentes e de uma "vaidade" sem precedentes.

Será que o reinado da arrogancia e facilitismo está acabar?

Para quando a responsabilidade?

JMateus

Anónimo disse...

A independencia e transparencia de qualquer funcionalismo público traduz-se na honestidade das decisões, pontualidade de resposta
e eficácia dos serviços perante aqueles que lhes pagam(contribuinte

O critico é que a generalidade dos serviços públicos, servidos pelos seus funcionários, fazem o que querem e lhes apetece. Arrogantes prepotentes e de uma "vaidade" sem precedentes.

Será que o reinado da arrogancia e facilitismo está acabar?

Para quando a responsabilidade?

JMateus