quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Mundial da Água - 19/3 no Auditório da Praceta Agadir em Olhão às 16h

Copiado do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão"

“Água na Cidade/Ria Formosa extensão urbana de Olhão” .

"À semelhança do ano passado o Somos Olhão!volta a assinalar o Dia Mundial da Água com um evento público no próximo dia 19 no Auditório da Praceta Agadir em Olhão.

Da importância da água para a vida todos estão de acordo, quanto ao modo como é tratada já não é assim, queremos chamar a atenção e sensibilizar os cidadãos a que exijam às autoridades com poder na sua gestão que tomem medidas que a perseverem em qualidade e quantidade para as gerações futuras começando pelas de hoje.

O tema deste ano será “Água na Cidade/Ria Formosa extensão urbana de Olhão” . Por ano o sistema abastecedor de água ao concelho recebe milhões de litros que é distribuída para ser utilizada pela população que depois é lançada na Ria Formosa.

A água é recebida à entrada em condições para consumo humano, depois da desperdiçada a usada, nos mais diversos fins que o crescimento urbano trás e a que é usada para o fim a que originariamente se destina, o consumo humano é despejada pelas enormes cloacas, que são as actuais Etars e esgotos directos, numa qualidade que a não ser invertida poderá provocar desastre ambiental na Ria Formosa, onde algumas consequências já são visíveis, a diminuição acelerada da variedade biológica de espécies, com consequências a nível económico e social.

Esta água tem um preço, e não é barato em Olhão aos consumidores que pagam, mas também não pode ficar a custo comprometedor para o futuro.

Neste evento, para além das denúncias com imagens que não costumam aparecer nos postais ilustrados de propaganda mas que são uma outra face da realidade que nos rodeia em Olhão, contará com a intervenção de dois investigadores da Universidade do Algarve, a Dr.ª Margarida Reis com trabalhos na investigação da microbiologia nas águas da Ria Formosa e o Dr. Tibor Stigter nos recursos hídricos na bacia Ria Formosa e das possíveis origens de contaminação da água subterrânea, seguindo-se debate com o público presente.

É livre o acesso e tem espaço destinado às intervenções do público.

Ligações:

Biografias:

Dr.ª Margarida Reis: Professora na Universidade do Algarve, integra o CIMA-Centro de Investigação Marinha e Ambiental, com largo trabalho na investigação na área da microbiologia na Ria Formosa.

Dr. Tibor Stigter, ver

Localização do local do Evento, ver

Site da UN Water, ver

Nota: o Dia Mundial da Água é a 22 de Março, por razões de calendário o SO! assiná-la-o a 19"

"

33 comentários:

Anónimo disse...

Vejam lá se falam no aumento escandaloso que a CMO está a fazer nas tarifas da água.Andam a roubar aos moradores para depois darem 1 milhão de euros ao futebol profissional do sco.

DefesaDaRiaFormosa disse...

Esta é uma temática de relevo!! E penso que nesta sessão deverão ser abordados os maus tratos que a CMO dá ás suas àguas, bem como as taxas que cobra indevidamente por "supostamente" tratar a àgua...

Anónimo disse...

já vocês começam a chateAR OUTRA VEZ POR CAUSA DA AGUA,JÁ ACMO GASTOU UMA FORTUNA A ARRANJAR OS PATINHOS POR VOSSA CAUSA E AGORA O QUE É QUE QUEREM? SÓ SABEM ENGONHAR?
C.M.

Garrau disse...

força não liguem ao leale companhia continuem estão a fazer um bom trabalho.
estão a fazer aquilo que a oposição em olhão devia fazer aliás vocês é que são a oposição!

Anónimo disse...

a CMOlhão aumentou só a água eles aumentaram foi tudo até os resíduos sólidos aumentaram para o dobro.
e dizia o leal que estava sempre ao nosso lado? nota-se.

Anónimo disse...

Queiram a água de borla não?????Queriam sujar a Ria e não pagar nada?Queriam fazer lixo e nada pagar? Pois tirem o cavalinho da chuva pois agora tem todos de pagar.
A.P.

POLVO DO ALGARVE disse...

Ó A.P., o que me dizes a isto que vem no:
http://polvodoalgarve.blogapot.com
É para isto que pagamos mais?

Anónimo disse...

Cada vez mais o Olhão Livre faz falta e tem razão os seus alertas ! mas chega de graxa !A Classe política gosta muito da opacidade,as obras publicas muitas vezes são feitas não porque sejam precisas,mas apenas para justificar
as derrapagens,isto é corrupção "
A falta de controlo sobre os dinheiros publicos e a não responsabilização dos culpados por desvios de milhões,nas obras do Estado revelam uma perigosas caracteristicas da nossa classe politica,gostam muito da opacidade não previligiando a transparência nos seus actos e isso favorece obviamente a corrupcção ".
Maria José Morgado ao CM 17.03.2011

E aqui em Olhão o corrupto sou eu?
E aqui em Olhão não temos obras publicas/privadas ?
E aqui em Olhão porque escondem documentos de obras e vão parar a tribunal ?
E aqui em Olhão quando alguem luta pela transparência dizem-nos " Querem é chatiar "?
E aqui em Olhão cadê do niquel do museu da conserva ?
"Tomei Nota gosto muito da opacidade "

DX

Anónimo disse...

Um acontecimento a nivél mundial e a CMO não o divulga???fui ao site da CMO e não está lá nada porquê?

Anónimo disse...

Para quem diz que a CMO não diz nada sobre a Ria ora aqui está a resposta.
Ria Formosa eleita a melhor Zona Marinha de Portugal

2010-9-14

A Ria Formosa é uma das Maravilhas Naturais de Portugal. O anúncio foi feito nos Açores, e enche de orgulho os algarvios. Foi com alegria que o presidente da Câmara de Olhão ouviu, naquele arquipélago, que a Ria Formosa, que os olhanenses tanto acarinham, foi eleita a melhor Zona Marinha de Portugal.

A presidente do Polis Ria Formosa, Valentina Calixto, e o padrinho da candidatura, o ex-ministro Nunes Correia, subiram ao palco para receberem o galardão e enfatizarem as maravilhas naturais da Ria que banha os concelhos de Olhão, Faro, Tavira, Vila Real de Santo António e Loulé. Valentina Calixto agradeceu a votação dos portugueses e prometeu que vamos continuar a proteger e a valorizar a nossa Ria.

O Parque Natural da Ria Formosa estende-se por uma área de 20 mil hectares e 60 quilómetros de extensão, no Sotavento algarvio. Venceu na categoria de Zonas Marinhas, tendo ultrapassado o outro adversário directo: o Arquipélago das Berlengas.
Durante cerca de seis meses procederam-se às votações, que ascenderam às 650 mil. Entre todos os candidatos – chegaram a ser 49 só do Algarve, inicialmente – venceu a Ria Formosa, numa das categorias, o que mostra a importância que este ecossistema tem para todos os que o conhecem ou que passaram a admirar depois da importante divulgação de que foi alvo.

A Ria, classificada como Parque Natural desde 1987 e como zona húmida de interesse internacional pela Convenção de Ramsar devido à importância do habitat de aves aquáticas que alberga, está também integrada na Rede Natura 2000 e consiste num sistema lagunar complexo, com duas penínsulas e várias ilhas-barreira, que servem de protecção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes. Toda esta composição é de extrema importância e constitui uma defesa natural das populações ribeirinhas dos municípios que banha.

Ria Formosa Maravilha de Portugal

Agora, com o Programa Polis Litoral da Ria Formosa, que está em curso, tem o objectivo de prevenir o risco de erosão costeira, preservação do património ambiental e paisagístico (requalificar e revitalizar as frentes de ria, através de novos equipamentos e da criação de espaços públicos de qualidade) e valorizar os recursos como factor de competitividade.

O edil de Olhão, Francisco Leal, defensor acérrimo da Ria Formosa, mostrou-se bastante satisfeito com o prémio alcançado e lança o repto, a todos os olhanenses e não só, para que “continuem a preservar a Ria Formosa”, garantindo que “esta Beleza Natural de Portugal continuará a ter, por parte da Autarquia, todo o apoio possível, assim como os pescadores e mariscadores que têm na Ria o seu modo de subsistência”.
A.P.

Anónimo disse...

Acontecimento mundial?acontecimento mundial é o que se passa na erta e o nuno aires não quer largar o tacho que não é dele.

Floripes disse...

Na Arrábida começaram a ser Julgados.Quando serão julgados quem na Ria Formosa deixa construir dentro do Domínio Publico Maritimo?
Na Fuzeta a CMO autorizou por despacho construções a menos de 15 metros do preia-mar,todas as autoridades fecharamos olhos. quando é que serão julgados?

D.Quixote de la pina disse...

O drº Pina já não vai ao protesto contra as portagens da Via do Infante para ir ver a vossa conferência sobre a agua. o engº Leal parece que também adiou tudo para ir ao auditório.
Poisos dois estão proibidos de estarem em protestos contra o Socrates,e aprecerem dpois na fotos.não vá o diabo tecê-las.na vossa conferência como não vai ninguém não ai haver esse problema.

Anónimo disse...

Mas o que sera que o Leal quer do Pina que amigo que esta dele agora, sera para o Pina o salvar, porque o Pina nao se esquece do que ele fez ao filho a anos atras, e que e capaz de fazer a qualquer hora, iisto ate da do de ver, mas com o que vai sair o Leal ja esta a tremer

Anónimo disse...

Se tivéssemos autarcas,em olhao que se preocupasem com a agua, iam lá a essa conferência, e eplicavam às pessoas porque tanto aumentaram a agua.

Anónimo disse...

Alguem na praça comentava, que nao a dinheiro na Camara para nada, e que a Camara anda a chumbar projectos a torto e a direito e a perseguir pessoas, entao a falta de dinheiro e nao querem receber dinheiro das novas obras mas o que se esta a passar nesta Camara, eu nao sei mas vou informar me aqui a rato ou ratazana?

Anónimo disse...

Quem tem um buraco no fim das costas,tem medo e na camara têm buracos agora medo ?

Anónimo disse...

Olhão é cada vez mais uma cidade porca suja e cheia de buracos mas os autarcas são cegos? agora colocarm um fiscal para guardar 2 muleres de limpeza mas é assim que se limpa porque não pega o fiscal na vassoura e ajuda a limpar?

Presidente da Académica condenado. disse...

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, foi hoje condenado a quatro anos e sete meses, em cúmulo jurídico, por um crime continuado de corrupção para acto ilícito e um crime de abuso de poder. A pena de prisão fica suspensa.

O Tribunal de Coimbra decidiu ainda que a Académica terá de pagar ao Estado duzentos mil euros e Jose Eduardo Simões terá ainda de dar trinta mil euros, no prazo de um ano, a duas Instituições Particulares de Solidariedade Social: a Acreditar e a Sorriso.

Segundo a acusação, José Eduardo Simões, que foi Director Municipal de Administração do Território da Câmara de Coimbra, terá favorecido empresários do ramo do imobiliário em troca de donativos para a Académica.

Anónimo disse...

Mosses precurem precurem o que o Leal tem mais e ratazanas, e por isso que ele quer bater a asa depressa da camara que a ratazana e tanta, e agora quer tar bem com o A.Pina,e e o melhor amigo do homem ahahah

Anónimo disse...

Amigo Ap :

O que está colocado no site da CMO relativamente a ria formosa é copy/ paste da descriçao da ria formosa no site do pnrf ... Nada de novo ! a cmo foi a reboque da votação que se fez para a divulgação das sete maravilhas naturais de portugal o ano passado. colou-se e aproveitou a onda , porque nada dessa divulgação revela um esforço , preocupação por olhão e pela ria .
Eu quase dou salttos na cadeira quando leio aqui comentários que fazem referência ao esforço da CMO neste sentido , e o impulso que olhão levou nos últimos anos , etc e tal ... Mas não me consegue entrar na cabeça o seguinte ;
Como é possivel ainda existir um esgoto a descarregar cagalhões , sim leram bem cagalhões ! no acesso para as ilhas em plena época balnear ! é isto o esforço da camara , e mais as colunazinhas no correio da manha do franscisco leal pela ria formosa e mais o olhanense na primeira divisão e o hotel e o mente capo do ramires de papo inchado engalanado na tribuna presidencial em hotrario nobre na tv a assistir ao jogo do olhanense e mais os pininhas a distribuir masacadas e sorissos e os cagalhões em directo no T para inglês ver ! ? A merda já faz barbulito e estaes gajos sempre a pender para o mesmo lado !? há e tal não é da nossa competência não passa por nós ...

Para o anonimo das 14:35 , o que o leal quer do dr Pina é uma sucessão calma e tranquila amigo .

a renuncia do leal aí um ano antes do final do mandato a favor do pininha para dar tempo a este para aquecer e mostrar serviço á população. Meia campanha eleitoral feita. o filho salta a bordo da chata, o leal agradece e de saida cumprimenta o papá e diz-lhe ao ouvido ; porreiro pá ! vê la se safas aí a canita e me puxas o brilho no nucleo duro do ps !

Mais do mesmo ... e nós ?
Não fazemos nada em relação a isto ?....

M

Camaradas Pá.é hora.da Luta. disse...

rua com esses xuxas da treta que se fartam de gozar com o povo pá!
O povo já não aguenta ver tanto cagalhão a sair do T pá!Pois o povo pá come as amêijoas e as ostras que ainda resitem na ria Pá.
Se esses xuxas de merda Pá gostam de comer ostras e amêijoas com sabor a merda Pá temos de correr com eles Pá. Se esses xuxas dão dinheiro aos chulos do futebol e cortam nas escolas Pá, temos de correr com eles pois eles querem os nossos filhos burros Pá.
Já chega Pá de encobrir esses chulos da politica Pá pois se não fosse o ps andavam atrás do balcão das lojas do Pai andavam a recibo verde a dar aulas e a vender ovos de motorizada Pá.
è tempo de desmascar esses vira casacas da politica que mudamram de partidos para vir pró ps arranjar tacho Pá. o pina pai era do mdp Pá, passou pró ps e foi sempre a subir Pá.o carlos Martins era do CDS passou pró ps e pra socio do pininha e foi sempre a subir Pá.O Camacho era da cdu passou pro ps, foi logo vereador Pá, quando não dava conta do Bulling na sua escola pá.O Alberto das moças do PSD pá tá comprado pelo leal pà é uma vergonha Pá ser do PSD e votar sempre a favor do PS Pá. aumentam a agua o lixo e o saneamento pró dobro Pá ,para eles terem agua à borla e desperdiçarem a agua que querem Pá.é uma vergonha as ruas de Olhão cheias de lixo Pá e uma maquina todos dias a limpar a cercanias do Hotel Pá.é uma vergonha camaradas, as ruas e estradas de olhão cheias de buracos e a ruas do hotel atésão envernizadas Pá.Camaradas Pá, chegou a horas de enfrentar essa gente sem vergonha Pá que dá cabo da nossa terra Pá.os cagalhões são tantos que até saem pelas sanitas em pechão Pá, mais de metade das casas em Moncarapacho não tem saneamento, Pá, e a merda vai para os furos ,e a agua dos poços e noras está toda inquinada Pá. na fuzeta os pescadores não saem ao mar por não terem barra Pá eo leal e a valentina já gastaram 4 milhões em obras de merda Pá,So para protegerem os prédiso do Leal Pá.
isso é uma vergonha camaradas, vamos todos à manifestação da via do infante, mostrar Pá que esses gajos não podem por portagens nessa estrada Pá. ou então vamso ver o que é que esses précurões doSemos Olhão,falam da agua Pá pois está prometido muita merda Pá para ser revelada Pá.
camaradas Pá quando o mentiroso do socrates cairPá, cai também em desgraça o mentiroso do Leal Pá e temos de preparar para correr com os xuxas que estão no poder em Olhão Há 30 anos já parece o Kadafi Pá.Não vai a bem vao a mal Pá.saimos pra rua e desejamos a merda e as casaca das amêijoas em frente à CMO Pá.pra ver se é metira Pá que as amêijoas nâo korrem Pá por causa da Merda Pá.

Anónimo disse...

Na senhor, e que o Sr.Dr.A.Pina pode ajudar o Leal a ir para as aguas e tem que ser depressa que ja a mais candidatos na fila e por este caminho o Leal fica outra vez de fora, que os PSD ja estao na fila e por isso que o Leal ja esta ao lado do Pina, e tambem que a Camara ja ta no fundo quem ficar la que tome conta do que ele deixou.

Anónimo disse...

2 PM, Março 16, 2011
Anónimo Anónimo disse..roubado aos comentários do blog defesa de faro

Vamos lá rememorar os acontecimentos:
1º Estava o Pina a exercer o seu cargo de Governador Civil, em troca do apoio ao Miguel Freitas, quando foi chamado por este para a RTA (porquê, mistério). Diga.se, em abono da verdade, que o homem já estava reformado ao tempo, antecipadamente, embora tenha comprado tempo de serviço como tantos outros... (será que não havia mais ninguém para o cargo dentro do PS, dado que é um cargo político?)

2º Em pleno desempenho veio de lá a CGA que disse que o exercício do cargo era incompatível com a situação de reformado, pois acumulava dois vencimentos. E o Pina foi embora, porquê? Se prescinde agora do vencimento, por que não o fez na altura? Mais um mistério..

3º Volta agora depois de ter sido mandatário de Fernando Nobre, quando o candidato oficial do partido era Manuel Alegre (para o melhor e para o pior). A quem fez Pina o frete? O que lhe prometeu? Vamos esperar para ver as cenas do próximo capítulo.

4º No meio disto tudo fica fragilizado o PS e alguns dos seus militantes que se sentem embaraçados com tanta falta de decoro, de respeito e de vergonha. Começando no Freitas e acabando no Aires, passando pelo Pina (pai e filho) é tudo farinha do mesmo saco. Entretanto, o PSD capitaliza com estas tristes cenas e até lhes dá honras de imprensa."
Esse comentário dá para entender a guerra do Pina o o Aires.

Anónimo disse...

Há bocadinho, passeava em frente aos mercados, junto à ria com a maré cheia.
Turistas com fartura, já descobrindo o belo sol, já quente.
Coincidênçia, que me fez rir, um pequeno bote, baptisado " Espuma branca", quando a água cristalina do mar, estava infestada de espuma amarela e o lixo,não se fala,
Como, é possível isto acontecer, nesta bela Ria, tão bela e que ninguém salva?
Que Camara é esta e quem a comanda, que nada vê e faz.para quando uma varridela, para estes incompetentes, vendedores de falsas promessas

Anónimo disse...

O cara dura diz que não vai á manifestação porque as portagens na A-22 são um facto consumado.
Cadê a requalificação da 125 ? sÓ espero que o alcatrão da 125 não se desvie quando o volvo passar.

Anónimo disse...

mosse camarada pá,parece que não vives em olhão.Mal dos olhanenses se vocês mandassem em olhão,estavamos bem f.....s.R.R.

Antonio Silva disse...

Afinal de contas a comunicação social também passa as noticias de quem só sabe chatear mas que quer discutir a questão importantíssima da Agua,em Olhão e na Ria Formosa.

Garrau disse...

Mó ió RR mais fod...ainda do que estamos??????deve sewr dificil a não ser que tu faças parte do Polvo do PS pois esses são os que nos tem fod... em Olhão e em Portugal. deves ser daqueles BOYS, que tem mamado do sistem,e que adoram jogar golfe,com o IVA a 6% e comprar a gasolina mais cara da europa.
mó faz café e deta-te pô já nâ enganas ninguém.

Lima disse...

Que bem é que nos faz ter uma zona ribeirinha premiada, e galoarda, se o público quase lhe não tem acesso? rodearam quase toda com clube Naval, estaleiros navais,Docas obsuletas, e mal cheirosas, zonas industriais, depositos de gás, salinas obsuletas, acampamentos de ciganos,e arame, muito arame.A nossa Idealidade,tem sabido muito mal aproveitar os nossos recursos naturais; Que é feito da praia do Pedro Zé, que alguns de nós ainda têm na memória?

Garrau disse...

Ó Lima essa gente que está na CMO não gosta de Olhão pois se gostassem, não despejavam cagalhões camisas de vénus e outors produtos tóxicos para a Ria como acontece no T um dos sitios mais visitados pelos turistas,que vão para as ilhas,acontecendo o mesmo na Docapesca onde utilizam essa agua para a descarga do peixe e para lavar os barcos e artes de pesca.
A praia do Pedro Zé mas onde é que fica isso a CMO diz que olhão só tem ilhas!
Esses boys agora aprenderam a gostar é do nosso(deles)5 estrelas.como ele se referem ao Hotel Real Marina,esquecem é que mesmo em frente ao Hotel deles há esgotos que correm para dentro da Marina,e as ratazanas fazem valado nas pedras,há ratazana daquelas que até já sabe mergulhar tal é o tamanho delas.
o resto que o Lima diz eles negam tudo dizem que Olhão é uma cidade limpa e de 5 estrelas,que eu saiba em Olhão temos é o 7 Estrelas..

Atento disse...

http://www.facebook.com/pages/UN-Water-World-Water-Day/370578007108?sk=walllhão livre publica no face bokk de uma organizaçã omundial sobre a agua.
gostei de ver olhão na boca do mundo.

Lima disse...

Muito obrigado ao Garrau por nos lembrar o 7 estrelas um dos poucos "Icons" em Olhão que se mantem tal qual eram as tabernas do antigamente; bem haja ao casal Reina por manter essa preciosidade a funcionar nos moldes como foi no tempo do Patrão Joaquim Lopes, do poeta João Lucio, e da Ferreira e da Muda.