domingo, 13 de março de 2011

E AGORA "GERAÇÃO À RASCA"?

As manifestações de ontem foram um sucesso. Reuniu milhares e milhares de pessoas que não se reveem nas políticas seguidas pelo País. Mostrou que há mais coisas que unem os portugueses do que aquilo que os possa dividir, mostrou que os partidos são a maior fonte de divisão dos portugueses. Os partidos fazem falta à democracia, é certo, mas também é preciso que os partidos sintam os anseios do Povo e que procurem políticas que sirvam os interesses do Povo e não os interesses de uma cambada de oportunistas que mais não fazem do que se servirem a si próprios.
É importante que o movimento "Geração à Rasca" não pare, que apresente um caderno reinvindicativo ao governo e a todos os partidos, Mais ou menos todos nós temos noção que há muita coisa a mudar, começando pela própria classe política repensando a sua actuação.
Hoje temos uma geração de políticos que nunca souberam fazer outra coisa que "trabalho político" como forma de conseguirem um lugarzinho. Não tem a mínima noção do que é o mercado de trabalho, não sabem o que é a precariedade porque nunca a tiveram, não sabem o que é o dsemprego porque nunca estiveram desempregados, não sabem o que é viver com 500€ porque sempre viveram com mais, não sabem o que é a angústia de terem que alimentar a família porque tem tudo o que precisam.
Institucionalizar o referendo vinculativo para aprovação das Leis de Base para a Eduacação, para a Saúde e para a Justiça e condicionar os Regulamentos Gerais à aprovação por, no mínimo, dois terços do parlamento.  Acabar com institutos que não servem para nada. A redução de autarquias, sejam Juntas ou, até mesmo, Câmaras. Alterar o sistema eleitoral, procurando que o método de Hondt não favoreça os maiores partidos e que permita a representatividade dos pequenos partidos. Acabar com as subvenções do Estado aos partidos, seja para os grupos parlamentares seja para eleições, redução do número de deputados. Acabar com as reformas vitalícias dos políticos antes da idade da reforma do cidadão comum, acabar com as reformas superiores ao vencimento do presidente da república, indexar os vencimentos dos gestores públicos ao vencimento do presidente da república, etc...Nunca mais acabaria o rol de alterações que podem e devem ser propostas.
No 25 de Abril o lugar comum são os discursos balofos do presidente da república e dos líderes dos partidos. Normalmente uns fazem as suas lamúrias acerca da situação e outros tecem loas. Seria o dia ideal para lhes apresentar o caderno reinvindicativo até pelo simbolismo, à falta do 26 de Abril a um dia que permitisse uma mobilização ainda maior que a de ontem...

23 comentários:

FARENSE ATENTO disse...

Exactamente...

Muito sábio este post! É preciso fazer exactamente isso, apresentar um caderno reivindicativo de modo a impor uma agenda politica.

Sem isso... isto fica em aguas de bacalhau, foi só um conjunto de gente junta.

Até porque se fosse preciso partir a loiça toda, tenho duvidas se o povo alinhava, o povo português é "manso". Berra, berra, berra, mas na hora do cornos do touro acagaça-se.

Vamos la pessoal, discutir o que queremos para o pais, depois de sabermos o que queremos... é facil! O problema é que as pessoas reclamam, reclamam disto e daquilo mas não sabem o que querem, só sabem que tem direitos, deveres não, nem os de cidadania.

Estou seriamente preocupado... Não sei que é pior... se o desnorte e desgoverno actual, se um novo regime que não sabe o que quer nem para onde vai.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

P.A.G.R. Faro disse...

Aos "ILUMINADOS" de PORTUGAL:
Quero que fique BEM CLARO que esta OPINIÃO É PESSOAL e NÃO EM NOME da CAUSA da "GERAÇÃO À RASCA". Tenho 46 anos de idade e SOU UM dos que DEU A CARA em FARO no 12 de MARÇO de 2011 pelo MOVIMENTO da GERAÇÃO À RASCA. SINTO-ME HONRADO por ter SIDO UM dos ORGANIZADORES do que FICARÁ na HISTORIA DE PORTUGAL derivado a:
1º Foi a PRIMEIRA VEZ que o POVO SAIU á RUA em PROTESTO SEM SER MANIPULADO por ORGANIZAÇÕES POLITICO/PARTIDÁRIAS ou SINDICAIS !!!!
2º Foi a PRIMEIRA VEZ que REALMENTE FAMÍLIAS INTEIRAS VIERAM para a RUA em LIBERDADE sem MEDOS/RECEIOS por ACREDITAREM que é POSSÍVEL DEMONSTRAR DESCONTENTAMENTOS de FORMA PACIFICA e em ALEGRIA !!!!
3º VALEU A PENA!!! VIVA PORTUGAL
OBRIGADO A TODOS
Para os que CRITICARAM e CRITICAM também o meu OBRIGADO pois é GRAÇAS á VOSSA EXISTÊNCIA que VALE A PENA e vou BUSCAR FORÇAS para NÃO PARAR e LUTAR REALMENTE POR UM PORTUGAL MELHOR. Quem PENSAVA que no dia 12 existia um "botão de reset" para MUDAR PORTUGAL só posso pensar que é ASNO. Desde o 25 de Abril de 74 que temos assistido ao DILAPIDAR por parte de quem nos tem (DES)GOVERNADO. Assim como EU ADERI e DEFENDO uma MUDANÇA no SEU TODO PACIFICAMENTE e se QUEREM uma REVOLUÇÃO organizem-se como NÓS nos ORGANIZAMOS. Como eu ACREDITO que é esta NOVA GERAÇÃO que TEM de COMEÇAR a MUDAR:
MENTALIDADES, SISTEMAS POLÍTICOS/GOVERNATIVOS em TUDO. VAI LEVAR MUITOS ANOS, QUEM DISSER AO CONTRARIO ou PENSAR que é uma REVOLUÇÃO que MUDA PORTUGAL está a SER HIPÓCRITA e DEMAGOGO !!!! SOMOS TODOS CULPADOS de PORTUGAL ter CHEGADO AO PONTO DE HOJE !!!!!
Ontem dia 12 de Março de 2011 ACREDITO que se INICIOU a MUDANÇA REALMENTE PARA UM PORTUGAL DIGNO E MELHOR.
E AGORA ?
Agora vamos continuar a TRABALHAR em CONJUNTO, LIVRES de IDEOLOGIAS POLITICO/PARTIDÁRIAS CRIANDO GRUPOS de TRABALHO constituídas por PESSOAS de TODAS as ÁREAS da NOSSA SOCIEDADE que QUEIRAM REALMENTE UM PORTUGAL COM FUTURO para as GERAÇÕES FUTURAS.
É O QUE EU ACREDITO E FAREI. É UTÓPICO ? NÃO........
Dá "TRABALHO" !
PORTANTO CHEGA DE CONVERSAS "FÚTEIS" e VAMOS "ARREGAÇAR AS MANGAS" e VAMOS TRABALHAR !!!!!!
VIVA PORTUGAL
Paulo Ribeiro

costa disse...

Ao P.A.G.R. Faro.
Pela ousadia e pela coragem os meus parabéns.
Eu estive lá com toda a minha família.
Gostei de ver, que não houve bandeiras de partidos que são os maiores responsáveis pelo que se passa em Portugal,pois vão passando os cargos de pais para filhos,parecendo este pais cada vez mais uma monarquia,e não uma república.

Antunes disse...

Europa dos Á Rasca e vamos lentamente caminhando para a razão pelo menos os factos apontam para isso,aonde está a Europa social ?Será que já não morreu?Embora ainda estejam a projectar o cerimonial do enterro,todos os euro-politicos já se aperceberam que a Europa está moribunda,já não tem projecto,já não tem razão de ser,e que já não consegue definir quaisquer objectivos num caldo de dezenas de paises,o que temos é uma EUROPA Á RASCA,com poucos ou nenhuns traços em comum,se houvesse referendo Euporeu neste momento duvido que algum cidadão da europa acredite no projeto europeo,nem dela espera coisa importante para a sua vida ou seu futuro.
O Requiem da Europa e dos seus valores foi chão que deu uvas,deu-se á dias na Irlanda.

Anónimo disse...

Tudo isto é muito bonito,o povo a dar largas á sua insatisfação e com razão,tambêm participei e gostei !Este post do Olhão-Livre coloca não o dedo na ferida,mas a mão toda,e Agora ??O que fazer á democracia participativa/representativa?Responsabiliza-los!É isto !Era bom que comeceçamos a pensar nestes temas!Ficamos Á Rasca se depois deste enorme sucesso de arrigementação popular nada daqui surgisse,com o perigo destas manifestações não passarem para os cepticos "de mais uns corsos carnavalescos"A sugestão do post é na minha opinão uma excelente ideia,é de agarrar !


DX

Antonio Silva disse...

eu também quero mundança ,mas sem os partidos do costume.
é tempo das pessoas se organizarem em tornos de movimentos de cidadania activa e exgir os seus representantes no poder.

P.A.G.R. Faro disse...

Mudar MENTALIDADES--Vai levar anos e TEMOS que ter essa CORAGEM de COMEÇAR JÁ !!!!! REESTRUTURAR TODO O SISTEMA POLITICO/GOVERNATIVO--Vai levar anos e TEMOS que ter essa CORAGEM de COMEÇAR JÁ !!!!!Fazer uma analise a Tudo o que envolve dinheiros PÚBLICOS--Leva menos tempo e TEMOS de COLABORAR TODOS nessa FISCALIDADE e EXIGIR com URGÊNCIA que COMECE JÁ!!! TODOS NÓS TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA QUE PORTUGAL BATEU NO FUNDO, se é que existe fundo....APURAR RESPONSABILIDADES JÁ..Só assim é que estaremos a CONTRIBUIR para um PORTUGAL DIGNO.
A TODOS AMIGOS/DESCONHECIDOS
Contribuam com OPINIÕES/INICIATIVAS/IDEIAS CONSTRUTIVAS para um PORTUGAL MELHOR
VIVA PORTUGAL

http://www.facebook.com/forum.das.geracoes?sk=wall

Anónimo disse...

mOSS Ó tOINE sILVA explica lá isso da mudança sem partidos,moss sem partidos não á democracia,a na ser que o isidoro do olhanense vá pra
1º menistro o franco do grupo naval para a outra pasta faz café e deta-te

Atente disse...

jovens que não vi nessa manifestação.antonio pina carlos martins camacho vereadores da CMO,e todos os seus seguidores que vestem fatos guci e armani enquanto os outros andam à babuja desses senhores para ver se arranjam tacho.
Hã também não vi o provedor do estudante drº Antonio Pina pai do vereador Antonio Pina,este é só um exemplo como os cargos passam de pais para filhos,nesta monarquia do ps.

Anónimo disse...

com movimentos de cidadania activa percebes,ó queres que faça um esquema?
os partidos estão falidos e podres.

josé disse...

Boa tarde...existem várias hipóteses de se elegerem cidadãos sem partidos.

A islandia é um exemplo dos últimos meses....
Questionem, procurem saber...pois a comunicação social tem sido calada em relação a este país e suas reformas, os poderes instalados não têm interesse que se saiba da revolução politica que acabaram de fazer.
Não falo apenas dos poderes instalados em portugal, mas por toda a europa.

Existe tb a democracia directa, mas para isso, é necessário mudar mentalidades, estamos (povo português) demasiado politizados, e muitos pensam que tudo só é possível fazer algo, com partidos por trás...o que ficou provado que não.

Este movimento não cedeu e lutou até ao dia de hoje....

Foi atacado por todos os lados com a tentativa de ser descredibilizado e desmobilizado.

Foi conotado com:
direita
esquerda
monarcas
anarcas
extrema esquerda
extrema direita


Só faltou dizerem que éramos espanhóis a tentarem apoderarem-se do poder....foi no minimo ridiculo a tentativa que fizeram.

Sim, houve uma tentativa de "assalto" politico ao protesto, com a tentativa de o controlar. felizmente....não foi bem sucedida....

Bem haja.

Antonio Silva disse...

porque não fazer igual em Potugal?
os politicos da treta,os mandantes dos partidos abou c, é que começam a ficar assustados pois assim os cargos que passam de pais para filhos vão acabar.
a ver vamos o que isso vai dar assim é que não pode ficar.

Anónimo disse...

Para o «Atente» Esses não fazem manifestações porque não estão Á Rasca.

Anónimo disse...

Ao P.A.G.R.Faro - Parabéns a si e a todos os que de uma forma ou outra tiveram coragem para mostrar indignação ao estado a que este estado chegou, querendo mudar.MUDAR! mas mudar alguma coisa neste período de aperto, para mais tarde voltar tudo ao mesmo?Mudar,conhecendo primeiro as raízes escondidas do mal que, de tão disfarçadas, passam despercebidas à maioria dos portugueses?Mudar excluindo primeiro o que se não quer e depois encontrar formas de concretizar o que se quer?
Agora sim! estão reunidas muitas condições para se realizar uma mudança pacífica, racional,inteligente para Portugal; Abril de 1974 foi um aborto complicadissímo provocado por um grupo sinistro que pacientemente esperou a ocasião para se apoderar da criança e desenvolver os seus desígnios que, no que interessa aos portugueses, é mera coincidência.P.A.G.R. atenção, muita atenção ao "allien" : sobrevive sempre, sem que alguém se aperceba, na nave de fuga - a revolução ou a mudança.Quando incomodado é capaz de tudo.Coragem!POR UM PORTUGAL MELHOR PARA TODOS.

Anónimo disse...

Pois não,esses menines, são os que nos deixam à rasca,aumentando a agua o imi deitando esgotos tóxicos para a ria, e se desenrascam fazendo negocios à conta da sua posição na CMOlhão,chegando à pouca vergonha de fazerem conferência de impressa num hotel falando no hotel de 5 estrelas como se fosse deles.basta ir ao face bok deles e ver a vergonha que escrevm.

Amêijoa ndo Tejo chegam a Olhão. disse...

O tejo produz amêijoas que não se podem comer mas que chegam a olhão e até já os ciganos comercializam essa amêijoas pelas ruas.
o que diz a isso augusto da paz o presidente da CMO a psp a asae o ipimar e todos os organismos responsaveis pela saude publica???
a venda é na rua,e toda a gente vê. também nos modelos se vê as amêijoas já mortas dentros dos sacos e a asae nada faz. depois a arh quer que os viveiristas paguem por uma agua poluida? vão mas é ver se chove.

esgotos no Tejo e em Olhão. disse...

Já parece Olhão, esses esgotos a correr com cheiro a merda, por isso os governantes da treta nada fazem ou se fazem é a pensar no Turismo,pois vão gastr 30 milhões em construir uma nova etar em Portimão mas as ETARs assasinas de Olhão poente e Faro Nascente continuam a poluir a Ria Formosa.

RRH e IPIMAR monotorizam o Tejo,e a Ria ??? disse...

Porque não faz o IPIMAR e a ARH o mesmo na Ria Formosa,que faz no tejo? se da ria formosa dependem mais de 10 000 pessoas?

Anónimo disse...

Concordo com o José! A Islandia está a desenvolver uma mudança radical e pacífica.Muito do que lá está a mudar tem interesse para os portugueses.Porque não é divulgada em Portugal? Que forças manifestamente não querem essa divulgação aberta? Intrigante no minímo. Quanto aos partidos nesta arquitectura democrática: ide à origem - as forças secretas que pariram os fundamentos ideológicos da revolução francesa.Somos quase todos uns tenrrinhos manipulados por profissionais "iluminados".

Anónimo disse...

Democracia sem partidos ?Quando e aonde? Neste seculo XXI esqueçam.Isto foi uma onda de entusiasmo,hoje já passou é para esquecer.JoãodeOlhão.

Anónimo disse...

agora vamos correr com o socrates ou ele se demite ou vai corrido.

Anónimo disse...

tás muito enganadinhe ó jp.

vams baixar combustiveis disse...

vamos baixar combustiveis

http://www.facebook.com/#!/pages/Vamos-baixar-os-combustiveis/133500990051980