sábado, 5 de março de 2011

EM DEFESA DA RIA FORMOSA

A Ria Formosa corre o risco de desaparecer, se não for feita uma intervenção que a proteja da erosão marítima.
O cordão dunar das penínsulas e ilhas barreira, em vindo a perder altura, acompanhado do seu estreitamento e alongamento. Com a subida do nível médio das aguas do mar e da conjugação de marés vivas com vendaval, as zonas criticas de galgamento oceânico têm vindo a aumentar, constatando-se como de potencia galgamento a Praia de Faro e a Ilha do Farol.
O recurso a intervenções pesadas como os molhes de Vilamoura, os esporões de Quarteira, a Barra de Faro-Olhão e da Barra de Tavira, têm a principal quota de culpa na situação de precaridade das ilhas barreira. É do conhecimento publico que a movimentação predominante das areias se faz no sentido Oeste-Este, pelo que aquelas estruturas impedem a passagem das areias, acumulando-se no lado poente, mas deficitando no lado nascente.
À imagem do que aconteceu em Cacela, os galgamentos oceânicos empurram as areias do cordão dunar para dentro da Ria Formosa, espraiando-as. Para alem da perda de biodiversidade como as pradarias marinhas, o desaparecimento do cordão dunar, determinará o fim da Ria.
Nos dias de hoje, com a evolução do conhecimento, é possível inverter a situação com custos relativamente baixos. Em muitas zonas do globo, foram criados recifes artificiais, com mangas de areia submersas que alteram a energia das ondas, obrigando-as a uma rebentação precoce. A onda destruidora, converte-se, então, numa onda protectora, visto que lugar de roubar areia, a devolve, fazendo aumentar a mancha de areal.
A intervenção nas Praias de Loulé, decisão politica que não técnica, mostra bem do desperdício dos dinheiros públicos, tendo desaparecido já, metade da areia injectada, quando tecnicamente e com os mesmos custos teriam coberto o triplo da linha de costa, o que evitava o risco para pessoas, bens e Ria na Praia de Faro.
Outras vantagens ainda, podem ser avançadas, já que as mangas contribuindo para o aumento da biodiversidade, poderiam constituir uma segunda ria, potenciando a actividade piscatória e obviamente económica.
Para evitar a destruição anunciada de vastas zonas da Ria Formosa, José Sabina, avança com uma petição publica em defesa da Ria, com o objectivo de levar o Ministério do Ambiente a proceder a uma intervenção tão urgente quanto útil, em toda a zona costeira da Ria Formosa, a começar pelas de risco eminente.
PETIÇÃO em:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N7397

19 comentários:

FL disse...

Meus Caros, Urge tomar medidas para salvar este nobre e unico ecossistema! vamos aderir! eu já assinei!!A solução defendida na petição é a mais ecologica e a mais econonomica, quando comparada com a solução pesada que passa pela construção de pontões e esporões! alem de que quando comparada com o simples recolocamento de areia solta, os geotexteis têm a vantagem de servirem de barreiras naturais que evitam a dispersam das areias!!

Zé do Mar disse...

A Ria não desaparece, o que pode desaparecer são as ilhas se esses montes de areia a que chamam ilhas se espraiarem, em consequência das extracções que foram feitas num passado proximo, é claro que o mar se estenderá livremente até aos muros de retenção onde já se encontra. É dificil prever o que acontecerá então tudo depende da forma como a areia das ilhas ficar!

Anónimo disse...

Mais uma vez a solução ridícula do reforço com areia para defender a praia de Faro, considerada de alto risco.Pior que na Fuzeta;Para colocarem a barreira de areia, numa assentada,demoliriam centenas de casas deixando mais ou menos oitenta em condomínio arábico. De "OLHÃÃOOO" este clube POLIS.Se por azar o mar não destrói, encontra-se a solução esperta para a destruição.

FL disse...

Meu caro Zé do Mar, se não sabe o que é uma ria, não comente!Uma ria é composta por Ilhas Barreira, mais as suas barras, mais os sapais e outros factos geograficos!! se as Ilhas Barreira desaparecerem, está Bom de ver que a Ria deixa de existir!!! Por isso se chamam as ilhas de BArreira!!! as dragagens foram, um factor contributivo, mas houve mais factores, que estão devidamente enumerados no artigo e BEM!! O que se pretende é uma solução AMbientaL e muito mais económica!!!
Aprender não custa! custa é saber aprender....

JOSE SABINO disse...

ESSE TAL DE JOSE DO MAR REPRESENTA EM TODO O SEU EXPLENDOR O QUANTO A IGNORANCIA SE PODE MANIFESTAR.ATIRA TE AO MAR ZE DO MAR

Anónimo disse...

Moss ió Zé do Cano "T" percebes alguma coisa da ria formosa,acho que percebes é do cerro da cabeça.

FL disse...

Ao Anónimo de 5 de Março de 2011 às14:57, em 1º lugar o autor e promotor da petição, bem como quem com ele comunga da ideia não pertecem a nenhum clube Polis e muito menos são de olhão(adjectivo prejurativo), o que provavelmente desconhece o anónimo em causa, é que estes trabalhos não colidem com as construções existentes!! mais, o que se faz são trabalhos de inclusão e não de implementação!! mas se tiver duvidas, agarra na sua vontade de escrever barbaridades e pesquisa no goole... a palvra chave é Geotexteis... assim verá que o que acabou de escrever não passa de mais uma boa oportunidade para ter ficado "calado"!!!!

Zé do Mar disse...

Aos Grandes vultos da inteligencia nacional, FL & José Sabino(a)!

Meus Srs. se não fosse incomodar muito, gostaria de saber qual o vosso grau académico, para ver se realmente estão habilitados a passar-me esse atestado.

A Ria é uma corrente marítima que se move com as marés, não é composta por sapais ou ilhas, mas sim pelas sua margens as ilhas num todo não são parte integrante da ria tal como os sapais.
Saber aprender não custa,
o que custa é não saber!

Anónimo disse...

Moss ió Zé da Treta átão dezeres que a Ria ser composta pelas margens e na percebes que as ilhas serem as margens oceanicas a Ria. Ma cal é a tua, ó meu?
E por saberes tanto, sempr me disserem que de Ria só ter o nome, mas ser uma laguna se é assim que se dezer. Sa as ilhas desaparecerem que é fêto da laguna, ou Ria?
E já agora o tei ato heroico deve ser imortalizado, ma para isso devias dezer como é que te chamas, ió Zé da Treta. É quê na percebe porqu na dizeres quem és. Assim tás á frente do FL e do Sabino. Pareceres cá um sabão nestas coisas quê já te conte.
Na vás ao mar, Zé do Mar. Faz café e deta-te.

a.terra disse...

Vejam estes videos de recifes multifuncionais
.http://www.google.pt/search?q=recifes+multifuncionais&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a#q=recifes+multifuncionais&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=q5U&rls=org.mozilla:pt-PT:official&prmd=iv&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=do4CTdbUK4j5sgaJ1ZGLCg&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CFQQqwQwBg&fp=60d5bc35dd1cf265

a.terra disse...

Aqui pode-se aprender alguma coisa:
http://www.marcosgandor.blogspot.com/

Anónimo disse...

FL!!:Parece que o meu caro/a não estava sóbrio quando leu o comentário do anónimo das 14:57, a saber; onde se infere que o digno autor e promotor da benvinda petição "EM DEFESA DA RIA PORMOSA" bem como os que comungam da mesma ideia, pertencem ao tetro clube POLIS??"De OLHÂÂOOO" não tem nada a ver com Olhão cidade, muito menos com os olhanenses,credores do maior respeito.Quer significar esperteza/manha, no contexto das "barbaridades" que o POLIS tem feito ou pensa fazer. Não misture alhos com bugalhos,e muito muito menos seja censor.Com a devida consideração, passe bem

FL disse...

Aos Grande Buraco negro da Inteligência Zé do Mar, Meu caro, o Grau Académico não importa para a temática! Até, porque, já vi muito Doutor BUrro... O que nunca vi foi um burro doutor.... Se não gosta que lhe digam que não percebe o que está em discussão, até porque é notória a sua falta de conhecimento, no que é que consiste uma Ria e as Suas Ilhas Barreiras.... Mas como eu Sou uma pessoa com leves traços de benemérito deixo-lhe aqui a composição e explicação cientifica da Ria Formosa...
O sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa é actualmente constituído por
Cinco ilhas e duas penínsulas (de ocidente para Oriente: Ancão, Barrita ou Deserta, Culatra,
Carmona, Tavira, Cabanas e Cacela), separadas por 6 barras (do Ancão ou de São Luís, de Faro -
Olhão, da Armona ou Grande, da Fuzeta, de Tavira e de Cacela ou do Lacém). No sistema é relativamente frequente algumas ilhas e barras terem diferentes designações, o que reflecte, por um lado, denominações diversificadas atribuídas por diferentes utilizadores (pescadores, turistas, etc.) e, por outro, a grande dinâmica que o caracteriza, com modificações na forma e extensão das ilhas, e migração e/ou abertura de Novas barras e colmatação de outras. Das barras aludidas, a de Faro - Olhão e a de Tavira são artificiais, estando fixadas com molhes. As ilhas e penínsulas referidas são arenosas e definem um corpo lagunar importante constituído por sapais, rasos de maré, canais de maré e pequenas ilhas de carácter lodoso ou arenoso.
As ilhas e penínsulas referidas são arenosas e definem um corpo lagunar importante Constituído por sapais, rasos de maré, canais de maré e pequenas ilhas de carácter lodoso ou arenoso.
Os sistemas de ilhas-barreira são assim designados por possuírem um rosário de ilhas que define, entre estas e o continente emerso, um corpo lagunar. Consequentemente, as ilhas aludidas constituem uma barreira entre a laguna e o oceano. São sistemas caracterizados por uma dinâmica muito intensa, verificando-se que são típicos dois tipos de migração: a) migração longitudinal das barras (e consequentemente, a Acumulação de areias na extremidade de uma das ilhas e erosão da extremidade da ilha seguinte); b) migração transversal do sistema em direcção ao continente (nomeadamente como "resposta" a pequenas variações do nível do mar).

Ora como O exmo Sr Professor doutor Zé da mula ruça diz que a Ria não é composta pelas Ilhas e pelos saais.... acho que a comunidade cientifica devia aprender com este vulto, pois andamos todos enganados e a engar os alunos..... Digo eu que não sou professor....

E Sabe Sr. Zé atir-se ao Mar, a sua sorte é que ignorancia não paga imposto... se não você pagava o deficit deste país!!!

FL disse...

Ao Anónimo do dia 6 de Março de 2011 13:37, meu caro Publicamente lhe apresento as minhas desculpas!! Foi um erro meu de interpretação do sentido da sua ideia.Pelo facto peço desculpa! Só lhe peço é que não me acuse de sensor, pois repudio toda e qualquer especie de sensura!detesto os lápis vermelho e azul, por isso é que escrevo sempre a preto (caneta) e cinza (lápis). E já agora e em atalho de foice... se o estimado pudesse divulgar a petição, agradeciamos. Pois só todos unidos é que conseguiremos fazer ver a esta cambada de gastadores que o cidadão comun tambem consegue encontrar soluções quando tem a oportunidade de poder expo-las... e mais uma vez, queira desculpar a minha errada intepretação das suas palavras.

Anónimo disse...

RESP. do Anónimo das 14:57 a FL;
Meu caro concidadão-todo o meu respeito pela sua digna atitude.E se deixarmos as desculpas para quando prestarmos contas ao Criador?.A referência ao censor está no contexto da argumentação -não passa daí, está morto,ponto final.Estou consigo e com todos os que de forma sincera queiram defender a Ria Formosa e as gentes que nela sempre tiveram e têm o seu berço, o seu ganha pão ou o seu paraíso.Defendo outro POLIS, que não seja feito a régua e esquadro por políticos que não conhecem a Ria, a história das suas gentes e os seus reais problemas;políticos que têm manifestamente objectivos sibilinos. Sem dúvida que farei eco da petição.O meu cumprimento cordial para vós.

Zé do Mar disse...

Ao FL:

o amigo é mais parvo que uma carrada de lenha! Não adianta estar para aqui a palrar coisas que leu, e compreendeu mal, por vezes é preciso uma compreenção um pouco a cima da sua, para compreeder coisas que estão escritas; a fazer fé no que aqui escreve, a Ria de Aveiro não seria uma ria, pois não se lhe conhecem quaisquer ilhas barreira? ou será que existem e eu não sei embora tenha lá residido?

FL disse...

Ao vulto da alta inteligencia e compreensão Zé do Mar, 1º A ria formosa é UNICA no mundo, quer pela sua Forma (triângulo escaleno) quer pela sua Morfologia!! logo é completamente diferente da ria de Aveiro! provavelmente não sabe como se formam as rias... Em 2º lugar, e para terminar com a sua postura de defensor do indefensavel... Lembro-lhe só que ao contrário de outros eu não apoiei nem elegi e muito menos defendo Um vereador sem plouro e sem partido!! e um conselho... cuide de ler mais sobre as rias,sobre sistemas lagunares e dunares e talvez eu volte a tentar lhe explicar que este é o sistema mais ambiental existente... Passe Bem e continue com as suas devesas de moinhos de vento... quiçá acabará por perceber porque é que as suas lutas não vão mais além...

Zé do Mar disse...

ao FL:
Meu amigo foi voçê quem disse entre outras asneiras, que uma ria era formada pelos sapais e pelas suas ilhas barreira; Portanto partindo desse principio, a RIA de Aveiro como não tem ilhas barreira não pode ser uma Ria... Bem, os aveirenses têm esta mania de chamar nomes errados às coisa!

FL disse...

Ao Zé do Do Mar, vocÊ deve tar um bocado equivocado nas palvras que usa... e tambem deve andar com problemas na intrepertação e assimilação do Português (7ª lingua mais falada no mundo)... senão vejamos, eu não lhe disse que TODAS as rias eram compostas por ilhas e sapais! o que eu lhe disse e apresentei a definição, foi que A RIA FORMOSA ERA COMPOSTA DESTA FORMA!!! que não saiba português é uma coisa, agora querer deturpar as palvras é outra.. mas de deturpação de palavras e ocultação de factos, acho que já deve ter ganho o Prémio nobel umas 20 vezes, no minimo... Ou já deixou de ser defensor e acerrimo seguidor dum vereador sem plouro e partido da nossa praça... passe bem e mais uma vez lhe digo... CUIDE DE APRENDER O QUE SÃO RIAS, COMO SE FORMAM E COMO SE MANTÊM... e talvez eu volte a perder tempo com um iletrado como você nesta matéria...