terça-feira, 8 de março de 2011

GERAÇÃO À RASCA EM OLHÃO, NO ALGARVE, LISBOA, PORTO, POR TODO O PAÍS

No próximo sábado, dia 12, vai realizar-se em Faro, no Largo de S. Francisco, pelas 15 horas, o protesto da "Geração à Rasca". Alguns políticos, alguns sectores da comunicação social, e sectores ligados, principalmente, aos partidos que tem sido alternância de Poder, tem procurado denegrir o protesto. Cabe ao cidadão comum pensar por si próprio e ver quem conduziu o País ao descalabro em que este se encontra.
A nós, não nos pedem, impõem-nos os sacrifícios. Aos boy's alcandorados nas administrações das empresas públicas, participadas e nas parcerias público-privadas pagam-se principescamente. 20 (vinte) gestores públicos ganham mensalmente o mesmo que 55.000 funcionários públicos com ordenados médios na ordem dos 908 euros ou dava para pagar a 100.000 desempregados. Entretanto, a TAP, empresa pública, não ficou sujeita aos cortes que o restante sector do Estado teve que se submeter. Como se não bastasse, aumentou em 76% os subsídios às chefias. Como é que é? Por um lado roubam-nos descaradamente para pagar a quem já ganha principescamente.
A Educação está num caos. Não se vislumbram medidas pedagógicas. Apenas uma estratégia economicista e vai daí prevê-se que fechem, no mínimo, 600 escolas. Não é só os professores que estão em casa, são os próprios alunos. Poderão dizer que são escolas primárias e é verdade. Mas imaginem uma criança que viva, por exemplo, em Cachopo. A quantos quilómetros fica da sede do concelho ou da escola mais próxima? Imaginem só os sacrifícios que são pedidos a essas crianças. Em lugar de se promover a solidariedade com o interior aposta-se na sua desertificação.
Na Justiça só se assiste a vergonhas. Por um lado o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e presidente do Conselho Superior de Magistratura pressionando o Juis Carlos Alexandre no caso "Face Oculta". Por outro lado, o Procurador Geral da República nomeando um ex-companheiro de governo de José Sócrates para o processo "Freeport". Poderá o Procurador Geral dizer que é por sorteio. Neste País quem é que ainda acredita neste Procurador e neste Presidente do Supremo Tribunal de Justiça? Só, talvez, gentes ligadas ao P"S", PSD e CDS.
Na Saúde pagamos para nos matarem mais depressa. Não por vontade dos médicos mas por vontade política. Cada vez pagamos mais e cada vez temos menos assistência medico-medicamentosa.
Cortam-se os subsídios de desemprego, os abonos de família mas paga-se mais às chefias da Segurança Social. As bolsas ao estudantes são cada vez mais cortadas, retirando a possibilidade às famílias mais carenciadas de proporcionar uma formação superior, ainda que os seus filhos tenham todas as capacidades. Nos empregos paga-se o ordenado mínimo mesmo a quem tenha formação superior que até chega a ter que abdicar de apresentar as suas verdadeiras habilitações se quiser um emprego na "caixa" de qualquer superfície comercial.
O protesto de sábado não vai resolver problema algum, é verdade, mas pode ser uma primeira manifestação do desagrado que todos sentimos. É preciso que as pessoas saiam à rua, que mostrem a sua indignação, que comecem a exigir transparência por parte dos nossos governantes, é preciso que se acabe com "cartão" do partido como forma de arranjar emprego, é preciso que as corporações percam o "peso" que detêm e que nos "amarram" às mais descaradas descriminações na saúde e na justiça, é preciso acabar com os salários milionários e as reformas douradas, é preciso restaurar a democracia.
Restaurar a democracia fazendo uma nova revolução, apeando toda a sorte de oportunistas e salafrários que à pala do partido nos tem roubado...
Participa este sábado no protesto em Faro

18 comentários:

Miguel Pereira disse...

E por haver falta de formação e informação, protestos como estes conseguem vingar! Vergonhosa actuação! Não têm dinheiro para o básico segundo dizem, mas a manifestação é organizada na internet, ou seja têm dinheiro, não só para o computador (por sinal topos de gama) mas também para a internet. Bom afinal em que ficamos? Afinal o que é essencial? Afinal sabem o que é estar à rasca?? Não me parece. Parece-me falta de vontade de trabalhar. Eu trabalhei, paguei para trabalhar e agora trabalho por conta própria! Não gostam da educação?? Não a tenham é essa a Vossa opção, trabalhar. Pois podem faltar empregos, trabalho não falta. O interior está deserto, tem rendas mais baratas e falta de mão de obra.
Gozam com quem trabalha, com quem paga as Vossas mordomias. Ainda não começaram a trabalhar e já estão a pensar na reforma! Vergonha na cara era o que deviam ter, isso e vontade de trabalhar, de sujar as mãos. Enfim... de ser português e de lutar!

Anónimo disse...

aprendeu com a mãezinha.
Por Felícia Cabrita
A empresa da mãe do primeiro-ministro, que está a ser investigada no âmbito do Freeport, surge envolvida num processo de corrupção na Câmara da Amadora, o qual abarca outras figuras relevantes do PS
A equipa que está a investigar o caso Freeport suspeita que José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, primo do primeiro-ministro, possa ser o parente que o arguido Charles Smith acusa de ter sido o receptor das ‘luvas’ alegadamente entregues a Sócrates para conseguir o licenciamento do projecto de Alcochete.
José Paulo Bernardo está também referenciado num outro processo, que desde 2001 corre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), onde se investigam indícios de tráfico de influências, corrupção, financiamento a partidos e branqueamento de capitais, e que tem como figura principal o actual presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo.

20070725174348978657.jpg
Raposo é um dos vários suspeitos deste vasto processo, cuja investigação se tem arrastado apesar de já terem sido constituídos oito arguidos. Em causa, soube o SOL, estão os actos ilícitos praticados por uma rede de pessoas ligadas à Câmara da Amadora e a empresas de construção civil, e que envolve também elementos da Direcção Regional de Ambiente e Ordenamento do Território, a que presidiu Fernanda Vara.

Esta arquitecta – uma das arguidas no processo da Amadora – integrou a comissão que deu parecer favorável ao Estudo de Impacto Ambiental que permitiu o licenciamento do projecto Freeport, em Alcochete.
Nas buscas desencadeadas pela Polícia Judiciária, em 2004, às empresas suspeitas neste processo e a vários serviços da Câmara da Amadora, o computador do presidente, Joaquim Raposo, foi um dos que mais provas deu aos investigadores. Foi aqui, soube o SOL, que surgiu a referência à Mecaso – uma das empresas de Maria Adelaide Carvalho Monteiro, mãe de José Sócrates, e José Paulo Bernardo, o primo de quem agora se suspeita. (ver site) Notícia extraida do semanário o sol

ol disse...

Como era natural teria que aparecer um labrego a defender o indefensável. Computadores topo de gama? Só se é o teu! Não trabalham? Provavelmente tenho muito mais anos de trabalho que tu e, se calhar, em determinadas alturas, bem mais duro que o teu. Agora, pelos princípios que defendes, não quereria ter por patrão um patrão como tu que pensa que é com 500 euros que se faz frente ao custo de vida. Trabalha tu à borla, meu calaceiro e não mandes os outros trabalharem. Tu é que és o malandreco que queres viver à custa de ordenados baixos. Se tens tanta pena do interior, vai tu para lá. Em tempos idos tive oportunidade de conhecer as populações da serra algarvia e sei o quanto custa viver em certos sítios. Vergonha devias ter tu por defenderes princípios bolorentos e salazarentos. Passa bem

Anónimo disse...

ó Miguel Pereira sabe que o socrates ofereceu esses computadores,com o dinheiro que nos rouba?
não é uma geração só que está à rasca são várias gerações à rasca por causa de politicos incopetentes qye como o 1º ministro tem 12 motoristas e vários carros topso de gama pago pelos otários que ainda conseguemtrabalhar .
quem icentivou e continua a incentivar desertificação de Portugal,fechando tudo o que é escolas no interior do País?fui eu não?
quem goza com quem trabalha é o socrates e todos os que nos tem desgovernado e se tem governado a eles e aos amigos do regime.com a banca,os seguros, e os patos bravos do imobiliáriocomo o jorje coelho que sugam o dinheiro do estado como estão agora a fazer onde destroem escolas em boas condições,como a secundária de olhão, para alimentar as empresas do regime.
Sabado vou estar em Faro,não só eu mas , a minha familia toda

Anónimo disse...

Viva "Olhão Livre"; Uma voz de indignação faz história em Olhão para a situação em que Portugal se encontra - um exemplo a seguir para aqueles que não se acomodam a um regime dominado por vilanagem.

Ana Benavente disse...

Jovens de todas as idades:
Cada tempo tem os seus modos de expressão e às vezes a comunicação não é imediata.
No fundamental, estou convosco. O país conquistou muito até hoje mas torna-se urgente construir novos caminhos.
E essa luta terá de ser todos nós.
Ver os jovens mobilizados, os precários "inflexíveis", os "erasmus", os novos viajantes e emigrantes, os heterodoxos, os rebeldes, os criativos, os que recusam um mundo que se agarra ao passado, às desigualdaes, a interesses dos mais ricos, um mundo que não que nos quer levar de roldão em nome de "Mercados" que tudo justificam, deixa-me muito feliz. Acredito na renovação e reconstrução da democracia. E será essa, também, uma das tarefas dos mais novos. Questionar os modos de vida e as normas vigentes, reinventá-las.
Força, há sempre ruídos quando os silêncios se rompem.
Vocês fazem muita falta na luta por um país e um mundo melhores.E mais feliz.
Ana Benavente

L.Rocha disse...

vou à manif de sabado por issoe por muitas outrras merdas que o presidnete da CMOlhão e os seus muxachos fazem.
Em Olhão o presidente da CMO há 18 anos no poder violou o PDM que previa a construção da Variante à 125 em Olhão e deixou construir vivendas em cima do traçado previsto no PDM de Olhão.
Hoje quer desviar esse traçado e destruir uma propriedade Agricola em plena Laboração,e em terrenos da Reserva Agricola Nacional .
A lei protege esses autarcas que cometem os crimes de violação do PDM,por parte dos presidentes das camaras, e vão deixar destruir o ganha pão de uma família e vários empregados.É o Portugal que temos destrói-se hortas para passar estradas que estavam previstas para outro lugar.
Portugal é cada vez mais uma República da Bananas.

Anónimo disse...

só quero ver a cara dels no sabado quando Portugal viver outro dia maravilhoso.
vai haver menine a virar a casaca como aconteceu no 25 de abril.
conheço um do ps que era chefe de terço da mocidade(organização fascista do regime de salazar), e passou de armas e bagagens para o ps chegando a presidente da junat de freguesia e deixando o lugar para a mulher.
também o actual presidente homenageou um pide ewm olhão com uma medalha de ouro dizem até que o actual presidente tinha relações muito intimas com o antigo regime.
mas mudou tudo no 25 de abril como agora se o regime cair vai haver vira casacas aos montes.
pode ser que ainda se sentem na cadeirinha do srº pina.

Anónimo disse...

até a Ana Benavente já comenta neste blog? isto está mesmo a subir de nivél.

ol disse...

Sejamos realistas. O protesto, do meu ponto de vista, é apenas o começo. De momento não vai resolver coisa alguma. Vai, isso sim, permitir mobilizar as pessoas para demonstrarem a sua indignação e num futuro próximo reagirem ao que está p+ara vir ainda. Devemos estar preparados para o dia 19, dia da manifestação contra as portagens na via do Infante e também dia do Conselho Europeu que vai aprovar a passagem da idade de reforma para os 67 anos. Ainda é cedo, as coisas tem que amadurecer mais um bocado. Vamos ver se chegamos ao verão e nos pagam o subsídio de férias ou se nos dão títulos de dívida...

Anónimo disse...

Sem dúvida OL que é um principio, mas é importante que esse principio aconteça.É importante que haja um despertar, um movimento de cidadania sem conotações partidárias. Acima de tudo um despertar para o estado em que nos encontramos; conhecermos as causas profundas e procurarmos alternativas sérias pelo exemplo, pela competência, que dêm esperança.Há gente capaz e esses têm de ter oportunidade de o mostrar - com este modelo de democracia clientelar,nem a sombra.

Anónimo disse...

A juventude tem de saber que a maioria dos que armadilharam este país são os mesmos que há 40/50 anos se rebelaram por um Portugal mais justo para todos; que se manifestavam, e bem, contra um conjunto de injustiças da ditadura.A democracia foi-lhes dada numa bandeja;que fizeram? Está à vista.Em vários aspectos pior que os salazaristas - hipotecaram o futuro dos filhos e dos netos por via da falta de seriedade,de ética;tudo valer ou vender para chegar e manter o poder.
Juventude ide à luta pela vossa vida mas não cometeis os erros destes governantes; sede sérios e competentes;O futuro de Portugal sois vós - ACORDEM.

DX disse...

Ao Senhor Miguel Pereira (Será)?...
Ao apelidar de "vergonhosa actuação" a manifestação agendada para o dia 12,fez-me lembrar tempos idos os tais do lapis azul da censura salazarista!mas recorde-lhe que os tempos são outros e a manifestação tambêm foi um direito conquistado com o 25 de Abril.De nada lhe vale ao se pôr de bicos pés e a gritar que" trabalhou muito"etc.O estado social desta republica das bananas mudou !e tem responsaveis !E o povo sabe quem são !não venha com manobras de diversão ao atirar as culpas aos jovens deste país,cujo governo actual lhes hipoteca o futuro todos os dias.A sua hipocrísia bate bem fundo quando salienta os computadores topo de gama dos nossos jovens e até a utilização da internet,será que é contra o desenvolvimento e conhecimento das pessoas?EStranho no minimo não fazer referencia aos carros topo de gama do governo esses sim é são pagos com o dinheiro dos portugueses.Pergunte-lhe; se está preocupado com o interior do país porque não vai para lá trabalhar?Segundo diz é só facilidades,até tem as rendas mais baratas.Eu acho é que está de cabeça perdida,para fazer afirmações bizarras,terceiro mundistas dignas de um ditador qualquer do Magrebe !

DX

Anónimo disse...

Quanto a mim o comentario do Miguel Pereira é contraditorio.
Começa por se atirar aos jovens po terem computadores, mas acaba a falar, creio contra os boys, que ainda não trabalharam e já pensam na reforma.
Sr. Miguel Pereira:
Em primeiro lugar devo dizer-lhe que o ensino está virado para as estatisticas porque enquanto estudam não contam para o desemprego, enquanto adquirem conhecimento estão ocupados e não levantam ondas, enquanto lhes acenam com uma habilitação que depois não tem saida profissional, vão criando jobs para os boys.
Tudo passa pelo cartão do partido.
Não se quantificam as necessidades do País nas mais diversas areas do conhecimento e depois arranjam-se excedentes com o objectivo de baixar os vencimentos mas criam-se dificuldades noutras para manter o status quo de algumas profissões.
A utilização dada aos emigrantes, não lhes proporcionando as mesmas condições que aos naturais, visa tambem fazer baixar os salarios deos nativos e alimentar a ganancia de empresarios pouco escrupulosos. Onde pára a fiscalização? Antes de chegar ao local, já o empresario sabe da visita e compõe o ramalhete.
A dignificação do trabalho, um salario justo e por justo entende-se que seja capaz de fazer face à satisfação das necessidades basicas. Trabalho sim, escravatura não. O acesso na administração publica sem ter de pedir favores é um direito a que os partidos do arco do poder fazem tabua morta. Transparencia na gestão dos bens publicos. Direito à Justiça, à Saude, à Protecção Social, à Educação, à Habitação, não como figura de retorica, mas como pratica diaria que deve estar na mente de quem governa os destinos do País.
Quando os partidos do poder, governam para a satisfação do interior do partido sem ter em conta o resto da população; quando se pensa apenas em economia e não nas pessoas, o País não se desenvolve. Outros paises mais desenvolvidos utilizam, com frequencia os referendos, como forma de participação das populações nas decisões que lhes dizem respeito.

jose disse...

Boa tarde, vejo aqui muitos comentários, opiniões diferentes.
Cada um tem direito à sua, felizmente ainda vivemos numa democracia.

Ao senhor Miguel Pereira, com todo o respeito.....

Muitos jovens têm o seu computador, porque hoje em dia é uma ferramenta de trabalho, sendo estes também pagos a crédito e com o suor do trabalho que eles tinham pós laboral.
Telemovel, hoje em dia também é um mal necessário e as empresas têm necessidade que os seus trabalhadores o tenham.

A internet ou é paga pelos pais, partilhada por um vizinho, ou utilizada num centro que disponha desse serviço por 0,50 cts.

Criticar é fácil, mas antes devemos de nos informar melhor para não fazer a critica fácil.


A todos os restantes...o protesto geração à rasca, não se trata apenas dos jovens.

A geração à rasca é a destes jovens, a minha, a dos pais e avôs deste país, pois todos estão à rasca de uma forma ou outra.

Não ficaram esquecidos os reformados, pensionistas, comerciantes, pequenas e médias empresas.

Desempregados, e não falo apenas dos licenciados.

Gente que quer trabalhar e não pode, empresas que estão sendo asfixiadas pelos altos impostos, não podendo gerar postos de trabalho mas sim criando mais desempregados, pois se arriscam a fechar.

Um bem haja a todos.

Dia 12 estamos na rua.

Anónimo disse...

Vou ignorar que quem fala de trabalho com a facilidade como quem
escreve ignora o esforço e o penar
de quem trabalha.
Terá complexos de quem consegue algo na vida,por uma melhor situação.
É patente a acomodação de certas pessoas no actual momento desta so-ciedade denegrida e atormentada no adormecimento dos vendedores de banha da cobra que governam este país.
Que tipo de instrução e formação a maioria dos trabalhadores, os mais vulgares trabalhos,estes empregadores têm dado e feito e prol da sua formação?
A maioria tem como objectivo tirar a mais valia dos empregados sem se interessar pelas mais elementares regras de segurança.
Quando maior fôr o nivel de ignorância dos que trabalham mais, maior será rendimento,que se traduz em lucro.
Que formação terá aquele que se intitulando "gestor" atribui a ignorância aquem foi limitado por a instrução o ter passado ao lado.
A miséria mental vem ao encontro daqueles que com alguma sorte se limitaram no tempo das privações e
ocultando as fraquezas pavónicas se intitulam de salvadores da pátria.
As mordomias são as aquelas que os politicos esbanjam. Porém estas não sao susceptiveis de criticas.
Cultive-se!
Até ao dia 12, em Faro.
Força juventude!

JMateus

José Faustino disse...

Sou Olhanense, e não me conformo com o que esta democracia nos tem dado. É necessário que todos se unem em pról de um unico ideal"Portugal Democrático" Não sou ligado a nenhum partido defendo igualdade de direitos e oportunidades, aceito o capitalismo como um mal necessário, não me incomoda eles andarem de Porche, Roll Royce, e outros, que comam caviar e bebam D. Perignon, que vistam só Pierre Cardam, incomoda-me sim é a população não ganhar o minimo para viver com dignidade, não é admissivel verificar quem passa fome por não conseguir um trabalho, e termos conhecimento de quem possui trê e quatro empregos. É inadmissível que se deixe funcionários publicos se reformarem e virem trabalhar, retirando a possibilidade de um desempregado ter um trabalho, ele passa a ter duas fontes de subsistencia e o outro nenhuma, temos que lutar contra isto, os partidos que temos não servem de de perto nem de longe as necessidades do Povo, servem-se a eles próprios, é necessário arranjar partidos que os substituem, trabalhar oito anos e reformarem, é um atentado aos trabalhadores, que trabalham 50 anos e mais para auferir uma miséria. Vamos todos escrever, falar, aa nossa voz a tua tua aa voz de todos unidas fazem a força.

José Faustino disse...

Agora já não é só para aqueles que estão à rasca! É para todos aqueles que a cada dia estão mais pobres, mais precários, sem condições de sustentarem a suas familias com a minima dignidade que todo o ser humano tem direito. Devemos todos nos levantarmos juntarmo-nos e lutar contra estas desigualdades que esta democracia nos está a impôr. Não sou partidário, nem sequer me revevo nalgum partido existente, sou sim um Olhanense que tem que criar dois filhos e a corda apertando-se como está a acontecer nem eu consigo, nem você consegue, nem ninguém consegue. Conseguem sim os politicos, seus familiares, os militares, seus familiares, os gestores de Empresas Publicas, os Directores de Serviços, e outros, a eles a crise passa-lhe ao lado, auferem belissimas remunerações, possuem dois e três empregos, muitos deles já reformados de uma e duas empresas publicas, e voltam ao mercado de trabalho retirando a possibilidade dos pobres dos que não possuem padrinhos, dos desempregados, a arranjar um trabalho para poderem sustentar a familia, e somos diáriamente absorvidos, entregamos os C.Vitae, mas os empregos já estão pré-destinados, muitos deles já estão a trabalhar, quando são lançados os concursos. Os partidos que nos representam na Assembleia da Republica não servem a população, servem-se a eles e onde prestam assistência juristica, ou outra ás empresas que sabem que deles precisas para aprovar leis na assembleia. É altura de nos unirmos em pról de uma causa justa, "O direito a viver com dignidade", quando alcançarmos este direito, podem eles andar de Roll Roice, de Porche, ter grandes iates, é nos indiferente pois a nós só precisamos do necessário para sustentar a nossas familias com dignidade e respeito.