segunda-feira, 7 de março de 2011

Ilha do Farol na Ria Formosa em perigo!

A Ilha do Farol corre vários riscos, devido ao abandono por parte do I.N.A.G. e de todas as autoridades com responsabilidades na matéria e que devem dar uma resposta urgente.

Estas fotografias foram enviadas por Jorge Janot, um habitante da Ilha do Farol, ao Olhão Livre com um pedido de publicação.

Um dos riscos que corre é ficar sem praia. Conforme se pode ver, no verão do passado a praia do Molhe Leste já não tinha areal, e era uma praia concessionada e com Bandeira Azul. Nas fotos tiradas ontem, pode-se ver que a praia já não existe e o mar já destruiu as duas praias, a duna primária, e está preste a destruir a duna secundária onde estavam os postes de arame farpado da zona da Marinha.

Outro risco é o mar destruir a rede de esgotos, de águas e electricidade onde o estado português gastou uma fortuna há meia dúzia de anos, e a Ilha do Farol ficar desprovida dessas obras básicas para as pessoas que habitam a ilha e para os turistas que a visitam.

O próprio Farol do Cabo de Stª Maria pode correr risco, se acontecer um galgamento oceânico, e para isso basta haver a conjugação de um vendaval como o do ano passado com a preia-mar.

E o que fez ou faz o INAG em relação à Ilha do Farol?

O INAG no ano passado gastou uma fortuna no assoreamento de várias praias desde Loulé Velho até ao Ancão para proteger várias casas particulares que se encontravam em risco (conforme se pode ver aqui). De salientar que mais de metade das areias repostas o ano passado, já foram levadas pelo mar. Foi dinheiro jogado ao mar, como aconteceu com a Ilha da Fuzeta, no entanto o INAG vai avançar com o assoreamento de várias praias em Albufeira e fazer as mesmas obras sabendo-se que não dão resultados pois o mar volta a levar as areias.

O ano passado Valentina Calixto e Francisco Leal, respectivamente presidente da ARH e da Sociedade Polis Ria Formosa e vice-presidente dessa sociedade, decidiram sem estudos, fechar a barra que o mar abriu na Ilha da Fuzeta, alegando a segurança dos banhistas e a necessidade de criar condições para os concessionários da praia da Ilha da Fuzeta.

Perante estas fotografias é caso para questionar Valentina Calixto e Francisco Leal qual vai ser a intervenção do Polis na Ilha do Farol, pois o que está em perigo já não é só perder a praia de Bandeira Azul, mas também a rede de saneamento básico e a ligação eléctrica e num futuro próximo o próprio Farol.

Em relação Ilha do Farol do Cabo de Stª Maria está neste momento a correr na Internet, uma petição de defesa da Ria Formosa, onde vários cidadãos apresentam soluções novas em Portugal, para a consolidação do cordão dunar e que já deram resultados em várias partes do mundo (conforme se pode ver aqui). Por tudo o que já foi apontado as pessoas devem assinar a petição que está a correr na Internet e em suporte papel e exigir responsabilidades e a resposta de todos os políticos.

24 comentários:

a.terra disse...

A Praia de Faro está nas mesmas condições e todos, residentes ou não, simples utentes da praia ou amantes destas paragens, avôs, netos, tios e sobrinhos, pais e filhos, vizinhos e cidadãos da comunidade europeia podem e devem subscrever esta petição, se querem que as praias da Ria Formosa, não desapareçam.

Anónimo disse...

De facto continuar a encher o cordão dunar com toneladas de areia que depois é destruido pela força das ondas,é jogar toneladas de dinheiro ao mar,puro e simplesmente não resolve como adia o problema.Basta olharmos para a intervenção na Fuseta na tentativa de segurar uma barra só com areia.É para admirar com tantos hipoteticos estudos tecnicos e pareceres continuar nesta senda cujo resultado está vista.Será que as entidades responsaveis são autistas?Ou serão de fazer birras tecnicas em não ouvir outras opções cujo resultados estão provados como esta demonstrada no video-post?Não sendo especialista nestas questões,nem pouco mais ou menos,chego a questionar se a competência destes tecnicos e organismos não serão iguais ao meu.

DX

Anónimo disse...

pois é agora é que vão ser elas, se os esgotos forem à vida sempre quero ver o que vai fazer o leal e a valentina.
o farol já não faz falta pois os barcos já tem GPS.agora os esgotos a agua e a electrecidade é que fazem falta

Anónimo disse...

bom artigo,
pelo que sei a rede de esgotos e aguas,pode mesmo ser destruída,é uma questão de tempo,se as autoridades não fizerem obras urgentemente

Anónimo disse...

ó DX os negócios,feitos à presa,e sem concurso publico, dão direito a muitos envelopes,pelo Natal ou pascoa conforme a época festiva em que estejamos.
Se já se viu que recargar as praias com areia é uma solução provisória porque é que continuam a gastar dinherio e não enveredam as autoridades com poder na matéria, por outras soluções?
é assim que nasce a corrupção ou não é ?já dizia o outro: pataca a mim pataca a ti.

Homens da Luta disse...

Os homens da Luta em directo na SIC,palavras que indicam que algo se está para passar em breve em Portugal.vale a pena ver e ouvir

Peixe Frito disse...

Então os donos das casas no Farol andam a alugar as casas a 1500€ a quinzena, e são os contribuintes deste paíz que devem pôr o dinheiro para a reconstrução da ilha? vão se coçar mamões!

Anónimo disse...

ó peixe frito em vilamoura vale do lobo e ancãoe outros aldeamnetos de luxo no algarve, alugam casas por esse preço (1500 Eurospor dia) e ninguém paga imposto.e o estado gasta dinheiro em repor a areia.
em vale do lobo até se dão ao luxo de proteger uma piscina e um buraco de golfe sem que ninguém more lá.
em albufeira estão a proteger a praia da coelha que é a unica praia com elevador em poortugal.
e vem o peixe frito todo escandalizado de alugarem casas no farol por 15oo euros e na Fuzeta aqueles prédios dentro de agua quanto é que alugam,e o hotel do leal,em olhão, quanto é que pagam para cheirar a merda da etar?

Anónimo disse...

DX! os competentes e sérios têm que calar e cumprir porque está em causa o sustento das suas famílias e a progressão na carreira - viu-se na barra da Fuzeta.O problema está nos políticos e seus agentes.O problema está numa cultura política que mais parece máfia legalizada com o aval do nosso voto.Um desperdício de milhões para poderem disfarçadamente alimentar clientelas.Não é por acaso que Portugal está anémico.

FL disse...

Meus caros, esta petição visa tão somente fazer ver a quem decide politicamente, que existem soluções mais baratas e acima de tudo muito mais ambientais!! o que a petição pretende na sua essencia é obrigar a que os politicos ouçam as populações afectadas pelo polis! por isso, peço que todos divulguemos a petição e como diz o A.Terra, que todos assim... Avós, pais, filhos, tios.. todo o nosso circulo familiar e amigos deve assinar!! é imperativo demonstrar a força do povo que sairá drasticamente afectado se os nossos politicos continuarem a conduzir este processo de uma forma cega e autruista!! porque no dia em que deixarem de existir ilhas barreira.... deixa de existir A 7ª maravilha portuguesa!!
E quanto ao Sr peixe frito, quando a falta de argumentos existe, arranja-se a desculpa que deu... contudo esquece-se é que em todas as ilhas existem Pessoas que vivem 365 dias ano nas mesmas!! se as ilhas desaparecerem as pessoas vão para onde??? pensar um bocadinho antes das babozeiras não custa muito... o que custa é saber pensar!!

Anónimo disse...

Completamente de acordo !

DX

Anónimo disse...

ó pexe frito será que são todas as pessoas que alugam as casa nas ilhas? e em olhão e arredores quantas alugam?mom ias bem eras com uma favinhas, até a espinha te comia.

Anónimo disse...

mom ió F.L. pensas que o peixe frito se deixa enganar,ele sabe bem quem aluga casas na ilha do farol.deve ser da junta o moço.
se calhar ele tem é inveja mas há muito menine que alguga sem ter falta de alugar.querem é pilim,e depois vem-se armar em defensores da ilha,e acusar os outros de estarem em edifícios do IPTM.
deviam era de ir pagar a agua.
A.P.

Candinho disse...

http://www.youtube.com/watch?v=2Igjki34ASE&feature=mfu_in_order&list=UL

Anónimo disse...

O MACÁRIO, DEVIA ERA MANDAR OS FISCAIS AO FAROL, VÊR QUEM É QUE ANDA A ROUBAR ÁGUA DA REDE.lUIS DO FAROL

Anónimo disse...

fALAM DO FAROL,MAS NINGUEM DIZ DO QUE SE PASSA LÁ COM A CASA DO DELFIM,QUE OS ESPANHOIS E OS MARROQUINOS SÓ ALUGAM NO INVERNO,POR QUE SERÁ?BATEIRA

Anónimo disse...

tá a inveja mais junta cáreia,da casa do srº pina ninguém fala nem ele assina a petição,nem o carlos martins que também tem lá casa assim como o prfº alberto que tem casa ilegal mas até contador da luz tem.
os VIPS estão mais calados que uns ratos de esgoto.

Anónimo disse...

Como voces dizem a inveja esta em monte, e assim nada se faz pelo farol, vao roubando a luz, vao roubando a agua, e a praia vai desaparecendo como outras praias, e o dinheiro do POLIS ninguem sabe onde para, e toda a gente se preocupa com outras merdas, o mais importante que e a praia passa ao lado que e o que a Valentina Calixto quer, e os partidos estao todos calados, pois os boys querem e o deles eo fim do mes.

Anónimo disse...

Atao porque que Olhao Livre nao manda para Bruxelas o que se esta a passar com as prais que estao a desaparecer, e dizerem que nada esta a ser feito com o dinheiro do Polis

Anónimo disse...

Seria bom pensar que a manutenção das ilhas são a manutenção da orla costeira que evita que a água do oceano invada as cidades, as vilas que podem vir a ficar submersas. Se há gente que aluga casas ou não, que rouba ou não que é oportunista ou não, isso não é importante, o que é grave é que se não se fizer nada para evitar o avanço das águas daqui a poucos anos todas as cidades costeiras vão ficar submersas.Isso é que é MUITO GRAVE.

Jorge Rico disse...

Tentei fazer um comentário ao mesmo post mas não consegui. se quizeres fazer o favor de o reproduzir em meu nome eu agradeço. Aqui vai: Eu só gostaria de fazer uma pequena correcção ao trabalho extraordinário que esta página tem feito em prol da gravidade da situação dos areais do cordão dunar.
Tem sido referida a necessidade de reforço da duna primária que estaria em risco de desaparecer. Mas, meu amigos, para aqueles que sofrem com tudo aquilo que o mar tem feito às nossas praias, haverá que referir que esta duna que se encontra em perigo já nem é a secundária. Essa, já em Março de 2001, tinha sido desfeita pelo temporal. Aquela que está em risco será, na melhor das hipóteses a terciária, e em casos extremos como no Farol, jé nem sei que classificação lhe posso atribuir. Tenho acompanhado semanalmente, e sempre que os vendavais ameaçam, a gritante debilidade das praias do Farol. Tenho fotografado e mostrado o estado deprimente em que têm ficado as nossas belas praias. Não haverá dúvidas, e eu tenho provas, de que fomos votados ao abandono. "O mar fará e dará razão" aqueles que pretendem erradicar os indígenas que, naturalmente, têm uma relação umbical com estas paragens. Estivessemos nós junto a Lisboa ou outros centros de interesse económico e já, seguramente, este problema teria tido solução. Assim, e para nos tornar ainda a vida mais complicada,numa autêntica atitude de terrorismo de estado,nos inventaram um instrumento de "ordenamento do território", um forma subtil de exonerar o estado e os poderes locais de responsabilidades directas: POLIS - O bota`abaixo.
Enquanto dependermos do poder central, onde os estudos de gabinente fazem orelhas moucas a quem realmente é conhecedor das realidades locais e onde o interesse será sorver os montantes que anualmente estão disponíveis para o efeito, nós os indígenas, não passaremos de meros figurantes num filme que já vem montado da capital.
E que apontar aos políticos locais? que teriam sido eleitos para defender os nossos interesses? Dos que jogam no mesmo clube da capital... nem um pio; dos que são de côr diferente, naturalmente, sente-se-lhes uma atitude moderada de desagrado. Mas posição firme de apoio à causa local é coisa que por estas bandas não abunda. Espero que em conjunto possamos, nós os indígenas, marcar a nossa posiçao, senão...

Anónimo disse...

....Eles tão mas é a ver se acontece como na fuzeta, deixar o mar destruir as nossas casas....fika mais barato aos bolsos do POC.....

Anónimo disse...

o pai já vai...

sim senhora, realmente aquele paraiso deve ser protegido, preservado e conservado, mas o mais importante era requalifica-lo, ou seja, correr com a borguesia á beira mar instalada, e faze-los carregar devolta os tijolos com que ergueram os seus palacios ilegais.
o que se passa no farol, armona e praia de faro, só é possivel num pais 3º mundista e corrompido como o nosso, onde em vez de se criar condições para fomentar o turismo (que tanto precisamos), gastamos dinheiro para dar agua, luz e esgotos a quem ocupou o que é publico.

o que poderia ser uma das melhores praias do algarve, bastava dar aquele paraiso estruturas para receber o turismo, não passa de um bairro em pleno atlantico...

Anónimo disse...

Então não sabem quem arrenda as casas??
Basta ver onde elas estão

http://ilhadofarol.olx.pt/casa-praia-para-alugar-iid-90791307

http://ilhadofarol.olx.pt/v3-com-hipotese-de-v4-na-ilha-do-farol-iid-284259303

Na zona ilegal a casa da Marilia de noite parece uma central electrica.
Diz-me lá de onde vem a electricidade.
Os camones que lá estão é só inchar $$$$