terça-feira, 29 de março de 2011

Proibida a captura e a comercialização de Bivalves em toda a Ria Formosa

Está interdita a partir de hoje, a captura e a comercialização dos bivalves na costa, desde Vila Real de Stº António até Vilamoura, abrangido toda a zona lagunar da Ria Formosa.

A apanha e comercialização de bivalves, interdita em mais de 30 quilómetros da costa algarvia desde sábado último devido a uma toxina, foi hoje alargada a toda a Ria Formosa, entre Vila Real de Santo António e Vilamoura,.depois de ter começado em Espanha há cerca de 15 dias.


A proibição da apanha e comercialização de todo o tipo de bivalves abrange agora as áreas de jurisdição da Autoridade Marítima de Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Em Olhão essa situação, vem juntar-se à mortandade das amêijoas, devido à poluição causada pelos esgotos tóxicos que desaguam na Ria Formosa sem qualquer tratamento, e pelo péssimo funcionamento das E.T.A.Rs Poente de Olhão, e Nascente de Faro que envenenam a Ria em vez de tratar os esgotos. Os viveiristas estão também confrontados com o pagamento de tachas atrasadas, por incúria do estado, que durante anos não as cobrou, querendo agora a ARH quer agora cobrar, e com aumentos brutais.

No mar os armadores e pescadores da pesca da ganchora tem feito paragens forçadas, por causa do mau tempo, surge agora esse contratempo da paragem, sem que o estado tome medidas compensatórias, de apoio, por mais esta paragem.

Esperemos que agora não se comercialize bivalves desta zona, com o selo das depuradoras de Alvor, pois o que está em risco é a saúde publica.

16 comentários:

DefesaDaRiaFormosa disse...

Então, mas não era nesta faixa costeira de 30 Km que era para aplicar o forword??? então não é nesta mesma faixa que está a 7 maravilha natural Portuguesa?? então não é nesta faixa que os srs (des)governantes e a Sra do polis querem classificar os bivalves como os melhores do mundo?? e ainda... não é nesta faixa que as águas estão fora dos parametros poluidores estipulados por lei?? 1º as ostras dos vereadores, agora isto??? não adoptem soluções imediatas para acabar com as etar's e os esgotos para a ria que não é preciso!! Cambada de incompetentes e caciques estes (des)governantes!!!

Anónimo disse...

Moss aonde tá a novidade,isto já deu no telejornal e vem dos jornais.

Anónimo disse...

Os destruidores da ria,deram cabo da Fuseta e contaminam a ria com esgotos.

Anónimo disse...

vamos ver se os ciganos amanhã não estão á porta dos supermercados a vender amêijoa contaminada do Tejo.com a benevolência da asae e da policia.passam olham pro lado.

Anónimo disse...

os viveiristas deviam era de exigir que lhe pagassem em vez de serem eles a pagar pois há esgotos tóxicos na ria e as etars poluem a ria formosa sem que a ARH não faça nada.

Anónimo disse...

Os ciganos têm de sobreviver, são uma raça em vias de extinção e como tal, protegida.A lei para os ciganos tem outra interpretação - só compra quem quer.

Anónimo disse...

Será que esta paragem só tem que ver com a questão biologica dos bivalves ? Não terá com a intervenção ao longo da costa Algarvia?Desculpem a ignorancia!

Anónimo disse...

olhão se não for a ria morre à fome e mesmo assim os vereadores e o presidente não acabam com os esgotos para a ria,mas cobram-nos agora uma fortuna junto com a factura da agua,pelo falso tratamento dos esgotos.tá mal alguém vai ter de fazer alguma coisa.
não acham?

Anónimo disse...

Mosse ,isto começou em espanha.chegou a olhão,e vocês agora dizem que o leal é o culpado.Cambada de ignorantes é o que vocês são.C.Martins

Anónimo disse...

São uma raça em vias de extinçao?sera por isso que não trabalham e ainda recebem subsidio.

Anónimo disse...

Então Leal que é presidente da CMOLhão há 18 anos não tem culpas de haver esgotos tóxicos sem qualquer tipo de tratamento a despejar para a Doca para o T para a marina para a horta da CMOlhão?
Então quem tem culpa disso o Verissimo Não?
Ser presidente de uma Câmara devia ser zelar pelos interesses de uma das maiores comunidades de cidadãos como são os mariscadores pescadores e viveiristas,e fazer com que na parte de Ria que Olhão faz parte não houvessem esses esgotos assasinos e ETARS que nós pagamos para tratarem os esgotos e em vez disso envenenam a ria com esgotos mal tratados.
Leal não faz nada disso só promove a especulação imobiliária favorecendo os patos bravos que querem construir em cima da ria,contra a lei como aconteceuna zona ribeirinha da Fuzeta,onde construíram prédios de 4 andares a 15 metros do preia mar.

Anónimo disse...

voçes não gozem com as recomendações das instituições ontem comi conquilhas que me disseram que estavam depuradas e estou com uma diarreia que nem imaginam.

Anónimo disse...

Mosse,nem os ciganos estão com vocemesses

o chico diz que olhao está mais rico(já não há fome) disse...

o chico diz que olhao está mais rico(já não há fome)

Olhão está mais rico!
O concelho de Olhão está mais rico desde que no passado sábado a família do ilustre olhanense Vitoriano Rosa doou ao Município de Olhão o seu espólio bibliográfico.

0h30
Nº de votos (1) Comentários (0) Por:Francisco Leal, presidente da Câmara de Olhão






Foi um homem de cultura, ligado sobretudo ao jornalismo – foi um dos fundadores do diário Correio da Manhã – e ao cinema que deu muito ao nosso País. Vitoriano Rosa, que faleceu em 2008, durante vários anos manifestou a intenção de oferecer o seu espólio à terra que o viu nascer. A família concretizou agora, junto da Autarquia, essa vontade.

E, claro, Olhão ficou mais rico e sente-se honrado com os muitos livros, sobretudo sobre cinema e política, revistas e catálogos de cinema e CD áudio agora entregues ao Município, que ficam à guarda da nossa Biblioteca Municipal. Agradecemos a oferta, que se reveste de muito simbolismo para todos nós, e prometemos disponibilizá-la ao público logo que tal seja possível, para que todos os interessados possam consultar tão rico legado.

Anónimo disse...

Parece mentira, a um mês da paragem biologica que acontece todos os anos no periodo de 1 de Maio a 15 de Junho, paragem esta obrigatoria e sem remuneração para os pescadores, já basta o mau tempo que tem feito neste Inverno que não nos tem deixado ir todos os dias ao mar, agora esta interdição, se for como das outras vezes que tem havido casos semelhantes e depois vamos a praia e estão centenas de pessoas que vêem de ferias para o Algarve a apanhar as ditas conquilhas e outros bivalves interditos por via de estarem contaminados, e nós que ganhamos a vida com os ditos bivalves não podemos capturar, é a merda de país em que vivemos e a merda de autoridades maritimas que temos, isto parece que esta a precisar de uma revolução como esta a decorrer na Líbia.

Anónimo disse...

O Chico devia era ser internado na psiquiatria,diz ele que estamos mais ricos em Olhão ? Pois estamos com o preço da agua que ele aumentou e dos residuos solidos,ele que tome o mesmo caminho do amigo Socrates já é tempo de dar frosques,sera que ainda não percebeu que os Olhanenses estão fartos deles.

Neusa-Olhão