sexta-feira, 4 de março de 2011

QUAL MUSEU DO MAR?

Na Assembleia Municipal de Olhão, da ultima 2ª feira, dia 28/02/2011, foi rejeitada a proposta da CDU, para a criação do Museu do Mar, pelos partidos que têm detido os destinos do município ao longo dos anos, o PS e PS-D.
Esta é uma velha aspiração dos olhanenses e já foi num passado não muito distante, bandeira dos partidos que agora a rejeitaram.
A verdade é que a Câmara Municipal de Olhão submeteu ao Tribunal de Contas, e este emitiu o visto em 20/06/02, no Processo 1378/02 CGD Empréstimo Capitais Próprios Obras Diversas/Cais+Museu do Mar/CGD/BE 2.000.000,00.
Tanto quanto sabemos o dinheiro já se foi e do museu nem a sombra se descortina e o espolio para ele doado, continua abandonado e maltratado nas instalações do antigo Matadouro Municipal, e algumas peças, verdadeiras relíquias despejadas das instalações que ocupavam, para dar lugar à horrível Valentina e Sociedade Polis, estão agora ao sol e à chuva num processo de continua degradação.
Para as gentes de Olhão seria bem mais importante a exibição cuidada e organizada dos espólios da pesca e da industria conserveira, mas infelizmente os criminosos autarcas que temos, não têm sensibilidade para aferir dos sentimentos das pessoas simples da terra.
Para a próxima Assembleia Municipal, bem pode a CDU, questionar sobre o paradeiro deste dinheiro, e aguardar a resposta do Tomei Nota e do vereador da Cultura, que eu com esta gente a tratar dos dinheiros públicos desta forma vou já esconder a minha carteira.
É por causa dos actos e da gestão pouco transparente de quem nos tem governado que vou participar na Manifestação do dia 12 de Março, no Largo de S. Francisco em Faro. Comparece e dá força à voz do descontentamento.

17 comentários:

L.GUIA disse...

onde para o dinheiro do museu?
2 milhões é muita massa para dar o sumiço.
se calhar foi usado no ninho das cegonhas pois só aí dizem que gastaram 200 000 euros.

Anónimo disse...

onde para espólio que a CMO tinha da fabrica Ramirez???
se calhar está a enfeitar algumas casa de senhores do regime.ou foi para a sucata.
esses senhores deviam de prestar contas ao povo pois a aquisição da fabrica Ramirez foi feita a um preço simbólico e era para fazer o Museu da conserva.
Quem agradece por a CMOnão ter feito o museu da industria conserveira é Portimão pois eles levaram em frente esse museu e hoje é um dos museus mais visitados de Portugal tendo ganho vários prémios internacionais.
Claro que se assim as comissões do auditório, não entravam nos envelopes do pai natal.
é fartar vilanagem,roubem enquanto a vaca der leite,pois a mama está-se a acabar.

Anónimo disse...

Vê lá como falas aterra,podes esconder a tua carteira onde quiseres,mas nunca deves ofender quem trabalha para o engradecimento de olhãoOlh
ão está farto de filhos como tu e os teus amigos,que só fazem é falar mal de nós vereadores e presidente,que nos gastamos ao lopngo do ano a tentar resolver problemas que tu e os teus amigos nos arranjam.Um vereador chateado com voc
ês

Anónimo disse...

essas mentes bafiosas querem cá saber da história de Olhão?
O presidente é montanheiro e de tavira o Carlos Martins tem vergonha das origens,pois veio de uma familia de pescadores e operárias conserveira e devia ter mais cultura para lembrar o nome dos seus antepassados,mas ele está interresado é em subir na vida nem que tenha de passar por cima de tudo e todos.
o vereador da cultura, a cultura dele é cortar na verba das escolas e não dar o dinheiro qye a CMOlhão já devia ter entregue às escola do básico.por isso a maior parte das escolas não foram ao desfile do carnaval,quem lá estava eram infanytários e as professoras que foram pressionadas para ir ou ficar sem colocação no próximo ano.
é assim que funciona a máfia das influências.

Anónimo disse...

mom pra uqê que olhão quer um museu do mar e da conserva?
só se for para lembra tempos tridstes em que os miudos andavem descalçes e de ranhe à bica.
olhão hoje é uma terra rica em monte e à é que falar das 7 maravilhas naturais pois isso é que dá guita.
deixem essa coisa de museu da conserva para Portimão pois eles lá sabem o que é que fazem,e em menos de 3 anos já visitaram esse museu mais de 500 000 pessoas,e já ganahram vários prémios internacionais.
se fizessem aqui ummuseu desses qual era o calhau que ia pra frente do museu o vitor lopes tá gordo e anfado e tem a fesnima o marinhe dos trapes não consegue receber as rendas das praças,só se fosse o calvinho mas esse comeu já muito.
é por isso que o museu não foi construído pois nnão percebem nada de museus nem de nada.
só sabem é criar tachos para os bois do ps.

Anónimo disse...

pra quê que olhão quer museus o futuro de olhão conforme diz o pininha é sol e praia.cambada de retrogados que não percebm nada desta merda só querem é negocios.
a cultura é um dos principais atrativos do turismo de qualidade,agora fizeram um elefante branco que é o auditório e em vez de do museu da industria conserveira.
agora nem bilhetes podem cobrar sem ser em dinheiro vivo.
pagam uma fortuna aos artistas de lisboa mmas as receitas nem dão para metade do caché desses mamões.
em vez de criarem uma escola de artes e teatro só fazem é alimentar um tipo de cultura,que só serve alguns mafiosos do sistem-

Anónimo disse...

desapareceram 2 milhões e não existe museu nenhum?
só em Olhão deve ter sido algum truque de magia se calhar o Luis de Matos fez desaparecer o museu.

Anónimo disse...

essa do museu tá boa então oss 2 milhões onde foram gaastos?

Anónimo disse...

concordo em pleno com o sr comentador que fala no investimento em uma infra-estrutura com a finalidade de ser uma escola de artes.benéfico para o Algarve (quer fosse a nível de formação profissional quer em ensino superior) uma vez que conservatórios e escolas superiores na área são muito limitadas a nível de expansão de matéria leccionada, ou então não são para todos os bolsos...

mas continuamos assim, onde os actores e músicos Lisboetas ou estrangeiros (madeira conta?) são preteridos aos filhos da terra que contam com grandes valores na arte performativa amadora

Anónimo disse...

Para aonde foi a massa ? 2 milhões de euros ? Bué de massa e nada de museu !?????????????

documento tribunal contas ver pagina 105 disse...

para que querer ver os documentos do tribunal de contas onde mensiona os 2milhoes vejam este
documento

na pagina 105 diz
cmo
processo 1378/02 banco CGD Empréstimo Capitais Próprios Obras Diversas/Cais+Museu Mar/CGD/BE
2 000 000,00 €€ Visado TC 20/06/2002

olhao nas paginas 36,67,71,75 e 105

http://www.tcontas.pt/pt/actos/deliberacoes/2004/dlb001-2004-audit-1s_anexos.pdf

Anónimo disse...

Boa pergunta para se fazer ao tribunal de contas,se a verba descrita foi para esta infra-estrutura e ela não existe,alguem tem de prestar contas,nós não somos de certeza absoluta.Se esta verba foi aplicada no cais,qual ?e o dinheiro que sobrou ?aonde foi aplicado ?muita coisa está por explicar sobre este tema,mais um mistério do tomei nota.

Atente disse...

1378/02 CGD Empréstimo Capitais Próprios Obras Diversas/Cais+Museu Mar/CGD/BE 2 000 000,00 Visado TC 20/06/2002
Sim senhor é verdade existe um empréstimo da CGD de 2 milhões de euros à CMOlhão em 20/ de junho de 2002 para o museu do mar.
Onde está o museu ou onde está a massa.
2 milhões é muito dinheiro.

Anónimo disse...

Em 2002 ? eu já não sou responsavel, tomei nota do assunto.

Anónimo disse...

Ó moss, atão nem dinheiro nem museu. Onde foi parar o pilim? Ca grande vendaval que aí vai. Agora percebe porque chamem todos nomes ao home. Descobre-lhes a careca. E já agora, uma pulga disse-me ao ouvido que o Pina pai já está confirmado dessa coisa do turismo, falta só o comunicado do patrão.
Grandas golpadas, grandas golpistas. Tal pai, tal filho. Garda a cartêra moss ca ainda te desaperece come o museu.

Anónimo disse...

Este dinheiro foi destinado a um fim especifico e como tal não pode ser utilizado para outras situações.
Leal nunca pensou vor a ser descoberto e por isso tem agora de explicar muito bem como são estas contas, pouco publicas.

Anónimo disse...

por causa de desvios de verbas o comandante da protecção civil foi destituido,será que o leal não fez o mesmo e não deverá ser condenado por isso?
é que aqui desapareceram 2 milhões.e do museu não existe nada