quarta-feira, 30 de março de 2011

Ria Formosa excluida da Interdição da apanha de bivalves.



Apanha de ameijoas
A Autoridade Marítima informou hoje que a Ria Formosa está excluída da interdição da apanha de bivalves, continuando a apanha a ser proibida na área litoral algarvia, entre Vilamoura e Vila Real S. António.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, explicou que “atendendo à presença de fitoplânton produtor de biotoxinas DSP está interdita a apanha e comercialização de todos os bivalves da zona litoral compreendida entre Vilamoura e Vila Real de S. António”.

A faixa costeira estende-se por cerca de 60 quilómetros e corresponde à área da Ria Formosa, contudo este sistema lagunar não está afetado pela interdição, disse Marques Ferreira.

Os pescadores e apanhadores devidamente licenciados cuja atividade esteja a ser condicionada pela interdição de trabalhar podem recorrer ao fundo de compensação salarial, garantiu hoje à Lusa fonte do Ministério da Agricultura, Do desenvolvimento Rural e das Pescas.

“O fundo de compensação salarial dos profissionais da pesca “têm por objetivo prestar apoio aos profissionais da pesca por razões que se prendem com condicionantes, especificamente da sua atividade e que fique temporariamente sem rendimento, nomeadamente em situações de interdição de pesca por motivos de Saúde Pública”, explica o Ministério.

A candidatura é apresentada junto da Direção Geral das Pescas ou através da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, estando os formulários disponíveis na Internet.

A interdição temporária, que inibe a apanha e comercialização de todo o tipo de bivalves, foi inicialmente implementada no sábado pelas autoridades que tutelam os recursos biológicos.
(Lusa)
Noticia retirada do Região Sul on line.

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu não dizia,falam do leal,mas quem consegue ajudar os pescadores é ele com os conhecimentos que tem,enquanto os sabichoes do somos olhão só servem para arranjar confusoes , prejudicando os pescadores. R.R.

Anónimo disse...

moss ó cebola o qué cus gajos sabichões do somos olhão tem aver com as toxinas que se te meteram na caixa cabeluda

DefesaDaRiaFormosa disse...

Olha a valentina e o leal em aperto!! Saibam mais em:
http://defesadariaformosa.blogspot.com/2011/03/suspencao-do-pooc-vilamoura-vila-real.html

Anónimo disse...

Então e os pescadores da Fuseta que não podem ir ao mar tambêm deviam ter direito ao fundo de compensação salarial?Ou estes são diferentes dos outros.Uns não governam vida por causa das toxinas,e os da Fuseta não podem ir ao mar porque lhes destruiram a barra.

Pimpão-Fuseta

Anónimo disse...

Moss se não fosse o nosso Presidente estes pescadores não recebiam nenhum subsidio.Temos um grande homem á frente dos destinos da nossa camara,e isto é mais uma prova das injustiças linguisticas que o Engº Leal é alvo.Voçês falam mas ele tem obra feita em favor do desenvolvimento da nossa terra.Quitério

Anónimo disse...

Leal é o maior senão fosse ele a coooperativa formosa não tinha o que tem.essa cooperativa todos os anos faz o festival da ameijoa assada dá o lucro em monte e é tudo pra distribuir pelos pobrezinhes do asile dos pobres.

J.Bernardino disse...

mom ió rr a comunicação para a impresa é que foi mal feita pelo ipimar.hoje toda a gente veio emendar desde televisões a jornais.
mas resta esperar e ver se essas biotoxinas não entram na ria formosa pois o augusto da paz e o leal são capazes de ter alguma rede especial para evitar isso.o leal se aspirar as biotoxinas com aquela penca ainda é capaz de aspirar muito o augusto.só vai lá com a boina.

RR sabes muito,mã andas a pé disse...

ao rr e aos outros rrs

Anónimo disse...

as toxinas dsp nao emtram na ria no meu tempo essa toxina era PSD mas hoje ta tudo mudado pois tb ha quem chame aids á sida mas a coisa é a mesma
não entra na ria porque até essa toxina morre com a merda que cá ha a a agua da ria até serve para limpar canos... pois nao vem como o esgoto do t e da doca corre e não entope.....

Anónimo disse...

Será que é a boina do outro que esta a tapar a entrada da barra, para a toxina não entrar, isto deve ser para rir, para variar toxinas só na costa, até mete nojo, sempre do mesmo.