quarta-feira, 9 de março de 2011

RIA FORMOSA: QUE PRAIA DE FARO?


O video acima diz respeito a um recife artificial multifuncional, onde são visiveis alguns dos beneficios da utilização dos mesmos.
Valentina Calixto, a malfadada presidente da Sociedade Polis da Ria Formosa, veio anunciar publicamente, a demolição da grande maioria das construções existentes na Praia de Faro, incluindo até as que estão na area desafectada a favor do municipio farense.
Em tempos manifestáramos a nossa convicção de que o objectivo final seria o de correr com os nativos da Ria Formosa, residentes ou não nas ilhas barreira, para mais tarde entregar os espaços para a exploração privada daquilo que foi apresentado como de fruicção publica.
As intervenções anunciadas não têm qualquer fundamento tecnico ou ambiental, sendo reflexo pura e simplesmente de decisões politicas. E é de tal forma, que, como vem sendo habitual, nem fazem a necessaria Avaliação de Impacto Ambiental.
Tendo em conta a fragilidade e a urgencia de uma intervenção na Praia de Faro, arriscamos a propor dois tipos de intervenção, combinada, e que poderão assegurar um futuro descansado a quem ali reside.
A primeira consiste no enchimento de sacos geotexteis com areia, espalhados ao longo do areal e tambem eles cobertos com areia, formando dunas artificiais, posteriormente consolidadas com vegetação. A segunda acção é semelhante, consistindo no enchimento de mangas de areia, formando recifes multifuncionais, que alteram a energia das ondas, e que, naturalmente, farão crescer a mancha de areal.
Para alem do baixo custo, quando comparadas com intervenções mais pesadas ou de dinheiros publicos desperdiçados, este tipo de intervenção nãp colide com os valores ambientais em presença, contribuem mesmo para o aumento da biodiversidade marinha, o que poderá traduzir-se num beneficio economico.
O tipo de intervenção aqui defendido, já foi utilizada noutros paises como podeis ver em http://www.marcosgandor.blogspot.com/.
Por essas razões está em curso uma petição para Protecção da Ria Formosa, que podeis seguir em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N7397.
No proximo dia 17, e antecedendo a discussão do assunto no auditorio do Parque Natural da Ria Formosa agendada para dia 19, Macario Correia, presidente da Camara Municipal de Faro, discutirá com os seus parceiros da Polis. Ora,seria muito mais correcto se essa reunião fosse precedida de uma sessão de camara extraordinaria e publica onde os interessados pudessem manifestar e defender as suas pretensões. É isso que uma autarquia democratica faria; ouvir os seus municipes sobre materia que lhes diz directamente respeito. Depois e de acordo com o mandato então recebido, defenderia os interesses dos seus municipes.
Porque em materia de procedimentos, a administração publica deixa muito a desejar e não dá ouvidos nem voz, às populações, vou participar na manifestação no proximo dia 12, no Largo de S. Francisco em Faro.

26 comentários:

Anónimo disse...

Essa gaja faz gato sapato da malta,devemos ir todos á manisfestaçao sabado,eu vou e tu a.terra?

a.terra disse...

Nas primeiras imagens do video, pode ver-se como era a praia antes e depois da criação dos recifes multifuncionais. Pode ver-se tambem a biodiversidade criada com os recifes. Se tudo aquilo não representa uma riqueza apreciavel, então que tipo de riqueza querem os nossos eleitos?
Actividades como a pesca artesanal, o mergulho e o potencial turistico que se pode desenvolver a partir daí. É certo que quem (se) nos governa está mais apostado em destruir do que em construir, como forma de dar provimento a projectos duvidosos, mas todos nós temos o direito e o dever de tomarmos uma atitude, de participar na construção de um País mais prospero e justo. É inaceitavel que o Povo não seja ouvido, ou melhor dizendo, não seja tido em consideração as propostas e sujestões que as pessoas têm para apresentar.
O processo sumariamente descrito, é bem menos oneroso que as soluções precarias das entidades oficais. Só se compreende essa atitude pela possibilidade de negocios pouco claros e transparentes.
Os predios que vão ficar na praia de Faro serão substancialmente valorizados, apesar do impacto negativo que, esses sim, têm. A quem pertencem?

j.luis disse...

ó anónimo da oo.o2 então não leste o artigo até ao fim onde o aotor desse artigo diz que esse é um dos motivos que vai à manifestação de sabado??
eu também vou mas é por a CMO não acabar com os esgotos tóxicos para a riae eu não poder ganhar a vida e essa gaja da arh querer uma fortuna pela agua poluida que me mata as amêijoas. vou á manifestaçaõ,e vou levar um cartaz bem grande a dizer isso a todo o Portugal.

Jorge Rico disse...

Tentei fazer um comentário ao mesmo post mas não consegui. se quizeres fazer o favor de o reproduzir em meu nome eu agradeço. Aqui vai: Eu só gostaria de fazer uma pequena correcção ao trabalho extraordinário que esta página tem feito em prol da gravidade da situação dos areais do cordão dunar.
Tem sido referida a necessidade de reforço da duna primária que estaria em risco de desaparecer. Mas, meu amigos, para aqueles que sofrem com tudo aquilo que o mar tem feito às nossas praias, haverá que referir que esta duna que se encontra em perigo já nem é a secundária. Essa, já em Março de 2001, tinha sido desfeita pelo temporal. Aquela que está em risco será, na melhor das hipóteses a terciária, e em casos extremos como no Farol, jé nem sei que classificação lhe posso atribuir. Tenho acompanhado semanalmente, e sempre que os vendavais ameaçam, a gritante debilidade das praias do Farol. Tenho fotografado e mostrado o estado deprimente em que têm ficado as nossas belas praias. Não haverá dúvidas, e eu tenho provas, de que fomos votados ao abandono. "O mar fará e dará razão" aqueles que pretendem erradicar os indígenas que, naturalmente, têm uma relação umbical com estas paragens. Estivessemos nós junto a Lisboa ou outros centros de interesse económico e já, seguramente, este problema teria tido solução. Assim, e para nos tornar ainda a vida mais complicada,numa autêntica atitude de terrorismo de estado,nos inventaram um instrumento de "ordenamento do território", um forma subtil de exonerar o estado e os poderes locais de responsabilidades directas: POLIS - O bota`abaixo.
Enquanto dependermos do poder central, onde os estudos de gabinente fazem orelhas moucas a quem realmente é conhecedor das realidades locais e onde o interesse será sorver os montantes que anualmente estão disponíveis para o efeito, nós os indígenas, não passaremos de meros figurantes num filme que já vem montado da capital.
E que apontar aos políticos locais? que teriam sido eleitos para defender os nossos interesses? Dos que jogam no mesmo clube da capital... nem um pio; dos que são de côr diferente, naturalmente, sente-se-lhes uma atitude moderada de desagrado. Mas posição firme de apoio à causa local é coisa que por estas bandas não abunda. Espero que em conjunto possamos, nós os indígenas, marcar a nossa posiçao, senão...

a.terra disse...

Dia 19 de Março está prevista uma reunião da Sociedade Polis, no auditorio do Parque Natural da Ria Formosa, sobre este assunto.
Macario Correia tambem já anunciou uma reunião para dia 17 com os parceiros da Polis sobre o assunto.
Há reuniões para todos os gostos, menos com a parte mais interessada que são os utentes da Praia de Faro. Não seria legitimo pensar-se numa reunião da autarquia com os seus municipes e ouvir das suas pretensões? Para que queremos este tipo de democracia se as pessoas não são ouvidas?
Tambem se pergunta porque Valentina Calixto marca a reunião na sede do Parque e não num auditorio em Faro? Objectivamente pretende desmobilizar as pessoas
marcando para bem longe delas. Mas já não se compreende que a autarquia farense não disponibilize os meios necessarios a essa reunião. E os seus representantes devem estar presentes. Afinal qual é a posição deles em relação a esta materia.
A questão do realojamento, se a isso houver lugar tambem coloca algumas questões previas. É que para alem dos locais apontados, os residentes nas ilhas passam de senhorios a inquilinos, isto é, passam a pagar uma renda, que não se sabe de quanto será. Com um pouco de bom senso e tendo em conta a solução aqui apresentada, era possivel aumentar a mancha de areal para fruição publica, sem ter necessidade de demolir uma só construção.
As pessoas devem mostrar toda a sua indignação e lutar para derrotar Valentina e o seu Polis, começando desde logo por participar na manifestação da Geração à Rasca, dia 12 no Largo de S. Francisco.
Devem encostar a Camara Municipal de Faro à parede, e exigir uma tomada de posição publica por parte da edilidade, sobre o assunto. Devem participar de forma organizada na reunuião do dia 19 no Parque.
Devem ainda ponderar uma Acção Popular contra o Polis, e obrigar a sociedade, no processo de decisão a ouvir as vossas pretensões.

a.terra disse...

Ao Jorge Rico e a todos os nossos comentadores, creio não ser demais chamar-lhes a atenção para o facto de o País estar à beira da bancarrota e o Estado português andar entretido a fundá-lo ainda mais com "investimentos" desta natureza.
Por um lado exigem sacrificioa ao Povo e por outro comportam-se como se nada se passase, criando mais divida publica para estas aberrações do Polis.
Porque não se limitam estes crapulas a salvar as praias e muito especialmente a Ria Formosa?
Foram estas politicas obscuras que levaram o País à falencia e persiste-se no erro. Os eleitos locais têm tambem responsabilidades, quanto mais não seja pela proximidade com as populações e devem ser eles os primeiros a salvaguardar os interesses dos seus eleitores. Se tal não acontecer devem ser sancionados.

Anónimo disse...

ó a. terra o socrates a valentina e o leal.e essa corja toda, só querem obras de fachada onde fazem a adjudicação de obras sem concursos para mamarem os milhões em comissões.
eles querem lá saber dsa ria formosa eles querem é vender a ria formosa e para isso é preciso correr com quem tem lá casa seja legal ou ditas ilegais.
vejam o que está a acontecer na praia de faro.

L.Rocha disse...

ao amigo Jorge Rico.
o Farol nºao tem uma comissão ou associação? qual ém o papel deles? será que já se manifestaram contra o que está a acontecer na ilha do Farol? ou como estão em partidos do poder, estão calados,por ordens superiores? pergunto isso porque vejo as associações da Praia de Faro refilarem vejo a Associação da culatra e dos Hangares refilar mas nunca vi a associação do Farol dizer nada ou será que estou enganado?
O Jorge Rico pode dizer algo sobre isso?

a.terra disse...

Há uns meses atraz tomei a inciativa de promover uma petição para a suspensão imediara e revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, plano esse que dá o suporte às intervenções do Polis. Os POOC são planos de nivel superior e por isso têm a capacidade de revogar o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa e muitas das medidas gravosas para as populações indigenas, com criterios de fundamentalismo ambiental.
Das Comissões de Moradores das Ilhas, apesar de inicialmente terem declarado concordar, vieram depois dar o dito por não dito e desligaram-se do assunto sem terem dado conhecimento aos interessados, exceptuando-se a Comissão dos Hangares.
A Comissão de Moradores do Farol, conotada com o partido dito socialista, depois de hesitações, acabou por se distanciar com o argumento de se tratar de uma acção politica.
Na petição agora em curso, vejo alguns dos dirigentes daquela Comissão a subscrevê-la, mas pergunto, porque não são eles proprios a recolher assinaturas, se é que realmente defendem os interesses da Ilha do Farol?
Trata-se de oportunismo puro movido apenas por interesses pessoais ou de um grupo que não do todo ou da maioria. Outros que fossem dirigentes responsaveis já se teriam chegado à frente e propagandeavam a petição, como o faço, apesar de não ter interesse directo no assunto. Com gente desta é dificil avançar e de tal forma que já deviam ter manifestado a solidariedade com os moradores da Praia de Faro. Devem igualmente participar na reunião que a Valentina promove no Parque. O tipo de obras que se pretende na Praia de Faro é o mesmo que para a Ilha do Farol.

Anónimo disse...

Porque motivo está a comissão de moradores da ilha do Farol calada com o que está a acontecer na Praia de Faro? Estão à espera que calados não lhes aconteça nada?Não entendem que depois de Faro, serão os Hangares e o Farol? Não foi essa a decisão política?Depois, quando o camartelo chegar à vossa porta, gritem por solidariedade.

Anónimo disse...

Em Faro já existe censura dos admistradores do blog defesa de Faro quando é citado o nome de algum amigo cuja casa é inexplicávelmente poupada.Ameaçam quem põe nome ás casas chamando difamação,há que manter a ignorância.Temos que acabar com esta espuma e tem que ser antes que acabe a água,que estas figuras estão a secar o país.Levantemos os braços,é a hora.
Farense de Olhão.

cima - ualg disse...

http://www.youtube.com/watch?v=OZYX1Gh8Xwo

estudo de impacto de derrame de oleo na ria

Anónimo disse...

será que a associação da ilha do Farol está manejada pelo PS e PSD de olhão para estarem calados?
não acredito mas o silêncio por vezes é indicador de alguma coisa.

Peixe Frito disse...

Mó má este Jorge Rico não é um ferrenho socialista, ex assistente do causadíaco que defende o Leal?

Quanto aos proprietários das casas que se encontram em cima das ilhas barreira, empurrando-as para o fundo, devem ser eles mesmo a fazer as obras de recuperação das Ilhas, ou "só estão aí" para receber 100 € por dia pelo aluguer de uma barraca?

Anónimo disse...

00:02 Que a senhora faz gato sapato está mais que visto - quem a protege? quais as motivações? quais os objectivos? milita nalguma organização? tente obter respostas verdadeiras e muito ficará esclarecido.

Anónimo disse...

Falam contra a comissão do farol,mas eles trabalham sem dar muito nas vidstas,e ainda bem que esses pseudos defensores do farol não petencem a associaçao,senão nada tinham feito a não ser tirar fotografias.

Anónimo disse...

ó pexe frite pareces meme um toine então agora uma pessoas não pode trabalhar?????
ó tu és filhe dalugum mélionário que nã trababucas nem manducas?
mom fáz café e dêta-te.
antes cálguém te esqueça de ti nã fregedêra e passas a pexe toriscáde.

Anónimo disse...

Acabei de eliminar um comentário, referente a uma pessoa,que aluga a sua casa na ilha do Farol.
como já disse várias vezes este blog,não é um meio de divulgação de bufaria,desde que essas acções,não sejam feitas por pessoas que exerçam cargos publicos,e que não prejudiquem o interesse comunitário.
Alugar casas não prejudica a comunidade,pois casas aluga-se em todo o Lado sem pagar impostos a ninguém a maior parte das casas de luxo no Algarve são alugadas por fortunas e ninguém paga nada.
O próprio presidente da república na sua casa da praia da coelha fez batota,e fugiuao fiscoe mesmo assim foi eleito, a mãe do Sócrates com um rendiemto de 250 mensais comprou uma casa a uma offshore numa zona rica de lisboa e o socrates continua a ser 1º ministro.
se querem acabar com a fuga aos impostos e ao fisco que comecem pelo presidente da república e pelo mãe do 1º ministro

a.terra disse...

Ao comoentador das 15:17
Se alguem falou da comissão do Farol fui eu e mantenho tudo o que disse. Ou o que se passou com petição para a suspensão do POOC não foi um acto vergonhoso que cometeram. Porque a iniciativa era de alguem que tem tecido criticas contundentes à gestão socialista, optaram por omitir a petição e não a deram a conhecer aos associados, com argumentos de ressabiamento politico. Afinal a grande maioria dos seus elementos diz-se socialista. Mas como o comentador(a) faz questão de elogiar o grande trabalho da Comissão será capaz de enunciar cinco acções que mereçam destaque junto dos associados dessa comissão. Não será de puro oportunismo só terem alguma iniciativa quando os vossos interesses se sentem atingidos? Pensam que o sol é um exclusivo vosso. É assim que o País caminha a passos largos para a falencia.
Veremos como isto acaba. Vá lá que desta vez não sou eu o promotor da petição.

Anónimo disse...

Ma na veem que a menino a dançar o bailhe mandado para todo o lado e Leal e Pina e Izidoro e Farol dança para todo o lado o moço na para assim fica canssado

Anónimo disse...

A.Terra tem toda a razao, mas alguns da comissao do farol so querem aparecer para a fotografia, que nem escrever alguns sabem, e querem e mostrar-se, e e assim que o pais anda querem e trazer beneficios para eles

FL disse...

Ora de facto existe muita gente cega!! de facto existe muita gente que defende o indefensavel!!! O peixe fritado da cabeça, não diz uma para a caixa, agora deveriam ser as pessoas que tem casa em cima da ilha a pagar as obras porque as casas põe a ilha para o fundo?!?!.. coitado... ainda não consegui descorir no meio dos 3 ou 4 post colocados aqui no Blog que o problema é a erosão costeira ou seja o cavamento por parte do mar das dunas!! e não o afundamento da ilha!!! depois veio um anónimo (são sempre!) defender a associação da Ilha do Farol... pois é meu caro... sabia que no dia 4 de março foi enviada mensagem electrónica a essa associação a divulgar a petição e até hoje nem tão pouco mandaram os promotores da petição ir dar banho ao cão?? e para os Dois, digo-vos que sei do que falo e TENHO PROVAS! pois eu sou um dos promotores da petição e não tenho nem sequer 1 grão de areia em cima da ilha que seja meu!! quanto ao post, é mais uma demonstração de que se as pessoas (população) for consultada, conseguem ter alternativas mais economicas e duradouras do que as defendidas pelos Polistas bota abaixistas!! Meus caros, isto é muito simples.. ou as populações afectadas se movem e organizão de modo a defender os seus interesses e a salvagurda deste Nobre e unico ecossistema ou então de futuro (e não serão precisos muitos anos) ninguem se lembrará que alguma vez existiram ilhas barreira e ria formosa!!!! Ao A.Terra e aos fundadores do Blog, deixo aqui o meu agradecimento pela constante divulgação e colaboração com ideias nos posts!! Um Bem hajam!!

Anónimo disse...

Eleminas um comentario que não te interessa que saibam quem são os gulosos,mas a seguir falas mal do cavaco e da mae do socrates,afinal onde está a democracia?

Anónimo disse...

é que o cavaco e o socrates são os responsáveis pela merda que se passa em portugal,e mãe do socrates fugiu ao fisco e o socrates enganou o fisco.
quem arrenda casa no farol eu não tenho nada com isso pois na quinta do lago e vale do lobo o preço de uma casa por dia, é o preço de um mês no farol e nada pagam.

Anónimo disse...

A Associaçao da Ilha do farol, tem um elemento com uma vasta experiencia o Sr.Bonança, ele sabe se mexer porque nao o faz em conjunto com o Presidente da Associaçao,porque nao recorrem para todos os meios para acudir o que esta a acontecer a praia do farol, voces tem que tentar todas as portas a praia nao pode estar assim sem nada fazerem

a.terra disse...

A união faz a força, diz um velho proverbio. A luta da Ilha do Farol é igual´à da Praia de Faro e ambas pertencem ao concelho de Faro. Se não for feita uma intervenção decente nas duas mais dia menos dia acabam-se as praias. As intervenções necessarias ém nada impedem a manutenção das construções.
O que verdadeiramente está em causa é a Ria Formosa e todo o seu ecosistema, e isso é razão mais que suficiente para a intervenção pedida.
~Enquanto a Polis olhar para a Ria Formosa como um negocio e não ver a importancia ambiental do ecosistema, não terá a atitude mais correcta. E quando falamos na defesa do ambiente não é do fundamentalismo parcialmente conveniente evidenciado pelo ICNB. É preciso ter em conta o equilibrio entre o desenvolvimento economico, social e tambem ambiental. O extremismo das autoridades é pouco recomendavel.