quarta-feira, 30 de março de 2011

RIA FORMOSA: SUSPENSÃO DO POOC

Nas conclusões do relatório que a deputada do PSD, Antonieta Guerreiro, apresentou na segunda-feira passada, era pedida a suspensão do POOC.
O primeiro reparo que tenho a fazer, é a diferente postura politica de Antonieta Guerreira dos nossos autarcas do mesmo partido em Olhão, que mais parecem ser a equipa de reservas dos xuxas capitaneados por Francisco leal.
O segundo vai para as comissões de moradores que inicialmente concordaram com o conteúdo da Petição Pela Suspensão e Revisão do POOC, mas que depois de ingerências politicas se afastaram dela.
O sucesso da petição ficou desde logo comprometido, na medida em que só faz sentido uma acção destas se feita em prol da comunidade em geral e não desta ou daquela pessoa.
Mostra isto que as pessoas unidas em torno de um objectivo comum, se serio e justo podem alcançar grandes conquistas. Ao invés se continuarem puxando cada uma por si, ou se se deixarem influenciar por ideias contrarias aos bons princípios, só poderão sofrer derrotas atraz de derrotas.
Neste momento decorre uma petição em defesa da Ria Formosa, que pretende que seja efectuada uma intervenção faseada em toda a sua extensão, para protecção e defesa contra a erosão costeira, com a criação de recifes multi funcionais e dunas, tudo em material geotextil. Intervenções, cuja relação custo-beneficio, é muito vantajosa quer do ponto de vista económico, social e ambiental.
Eu já assinei, e tu?

7 comentários:

costa disse...

o Pedido da suspensão do POOC na ria formosa tem toda a razão de ser.pois interdita que os pescadores mariscadores andem de barco a motor, em zonas de trabalho, e nada diz sobre a poluição mais que provada com origem nas ETARs e esgotos não tratados,em zonas importantíssimas,para a biodiversidade,na ria formosa.
esse é só um mau exemplo do que o POCC fez.mas há muitos mais como o de não se poder navegar entre a Armona e a Fuzeta e o POOC prever uma praia e um ancoradouro nos Cavacos!como é que as pessoas vão para esse ancoradouro de helicóptero???

Anónimo disse...

Não deixando de ser importante a mensagem do blog apelando á assinatura pela suspensão das portagens na via do infante,não seria melhor neste momento substituir a mensagem pela"Assine o pedido da suspensão do POOC".?

Pimpão

Anónimo disse...

Essa petição é a do Sabino,mas na verdade essa petição não é mais do que outra das loucuras que estamos habituados a v^er.Quem conhece as ilhas barreiras como eu, sabe que tudo isso não passa de ilusão,ou não será assim A.Terra.R:R:

Anónimo disse...

Petição pela suspenção do POOC ?
Atenção que eu já me comprometi com os patos bravos na venda dos terrenos ribeirinhos,com vistas para as praias lindas e sem barracas.O que dirão os turistas de várias estrelas ao contemplarem o mar e verem barracas nas ilhas?Mais outra, poluição são os pequenos barcos dos pescadores,que tiram a beleza aos iates milionários que nos visitam,bom sería acabar com estes barquinhos dos pescadores não acham?Alguma coisa já está a ser feito,proibição da circulação destas embarcações,e já agora não quer ninguem a andar nos cabeços da ria,porque estão mal vestidos e de baldes enfiados nos braços e cheios de lama,quero uma ria de 5 estrelas.sem cagalhões a boiar,não vá algum turista de binoculos os avistar a partir do terraço do Marina Hotel.Tinha pensado aterrar algumas zonas humidas para parques de estacionamento e ainda consegui fazer alguma obra nesse sentido e esse merito ninguem me pode tirar,mas apareceu o verissimo a chatear e mandei retirar parte do entulho,disse-lhe a ele que já não fazia mais.Como sabem todo o ser precisa de alimento até bivalves,tenho essa preocupação mantenho canos esgotos a desauguar para a ria para as especies não morrerem de fome,digam lá se não sou um gajo porreiro e sensivel ?E mais estou sempre ao vosso lado,embora por vezes tenha de pôr o preço da agua canalizada ao preço da cerveja,mas não liguem não fui eu.Outra coisa que me orgulho e não podia ser só Silves a fazer,O festival tematico em areia,sim são esculturas feitas em areia este ano o tema foi hollyood,mas tambêm já temos um festival de areia é na Fuseta este ano o tema é "As dunas do deserto Saara " .
Estamos e vamos estar mais ricos,vamos fazer um filme com a Lusomundo "Desembarque dos Aliados na Normandia " Vai ser rodado na Fuseta,a maquinaria já lá está,só falta a aviação.

Boa Note !(humor tambêm faz falta)

POOC disse...

Declarações e Antonieta Guereiro ao Algarve Expres,vale a pena ler

garrau. disse...

o povo pá quer é festa e festarlas agora vem a expomar nem se lembra da merda que a CMolhão manda diariamente pra a ria.
no dia da inauguração,deviam era de ir todos lá e fazer bronca como despejar a merda que sai dos esgotos aos pés do leal e dos comparsas.
só assim é que eles aprendiam.

DefesaDaRiaFormosa disse...

Ao comentador RR.. Meu caro antes de comentar convem reler com atenção o que se vai comentar!!! Acha que uma petição que ainda corre termos, já estava na AR para ser debatida??? a petição que o artigo refere foi a promovida o ano passado em agosto pelo A.Terra! A do Sabino ainda está em curso! e caso não saiba o que são geotexteis, uma simples pesquisa no google dá para ficar a perceber!! mas se acha que é loucura a ideia, então os Australianos (3 recifes), os neo-zelandezes (2 recifes) os Ingleses (1 recife) e os franceses em martinica (4 recifes) são loucos!! ah... e em leirosa (reforço do cordão dunar com esta técnica), as empresas selbi e soporcel e o estado português estão mesmo loucos! e só para terminar... O impossivel é o Farol da Ilha continuar de pé por mais de 20 anos se não se tomarem medidas como as que propomos...