quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Portugal condenado por não tratar esgotos!.Na Ria Formosa as autoridades continuam a ignorar a Poluição.

Portugal condenado por falhas no tratamento de águas
08.09.2011
Lusa

O Tribunal de Justiça da União Europeia condenou hoje Portugal ao “pagamento nas despesas” de um processo pelo não cumprimento de obrigações no tratamento e descargas de águas residuais urbanas e industriais em vários pontos do país.

“O Tribunal de Justiça declara que Portugal não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força da Directiva 9/271”, lê-se no acórdão hoje proferido no Luxemburgo e no qual “a República Portuguesa é condenada nas despesas”.

O processo C-220 10 diz respeito a várias situações de incumprimento da directiva 9/271, como a de “identificar como zonas menos sensíveis todas as águas costeiras da ilha da Madeira e da ilha de Porto Santo”. Ainda na região autónoma, Portugal não cumpriu a legislação europeia “ao sujeitar a um tratamento menos rigoroso que o tratamento secundário as águas residuais urbanas provenientes de aglomerações com um equivalente de população superior a 10.000, como as aglomerações do Funchal e de Câmara de Lobos, e descarregadas nas águas costeiras da ilha da Madeira”.

Outra situação identificada pela Comissão Europeia e que deu origem ao processo judicial é a de não ter sido garantida, “relativamente à aglomeração de Quinta do Conde [Sesimbra], a existência de sistemas colectores das águas residuais urbanas”.

A falta de um tratamento das águas residuais “mais rigoroso” do que o secundário foi apontada em “aglomerações de Albufeira, de Armação de Pêra, de Beja, de Chaves, de Viseu, de Barreiro/Moita, de Corroios/Quinta da Bomba, de Quinta do Conde e de Seixal”.

Noticia retirado da Ecofera do Publico on Line como pode ver aqui.

Nota do Olhão Livre: a Ria Formosa é uma Zona de Protecção Esepecial e empresa publica, Aguas do Algarve descarregam escorrências mal tratadas para essa ZPE. Nós temos denunciado esses crimes e continuaremos a denunciar .

É tempo do Governo abrir os olhos e obrigar as Aguas do Algarve a tratar os esgotos como mandam as normas comunitárias, pois é para isso que as leis existem, e nós pagamos na factura da água.

Também a CMOlhão insiste em mandar diariamente para a ZPE da Ria Formosa, esgotos Tóxicos não tratados, como se podem ver no T cais de embarque para as ilhas da Culatra Armona e Farol na Marina de Olhão e na Horta da CMOlhão.

Também o IPTM descarrega diariamente esgotos Tóxicos não tratados para dentro da Doca de pesca sendo mais grave ainda pois essa agua serve para a lavagem das embarcações de pesca do porto de pesca de Olhão, e para a descarga do peixe das traineiras.

Perante estes crimes todos vão continuar a fechar os olhos à espera que a União Europeia multe outra vez Portugal? Será que é preferível o Estado pagar as multas do que cumprir a lei?

Que estado de direito é esse,que não cumpre e depois exige que o cidadãos cumpram as leis?

24 comentários:

Anónimo disse...

"Agua dura em pedra mole tanto dá até que fura".
Força vocês são os únicos a denunciar essa vergonha.

Atente disse...

mais dia menos dia Portugal vai ser condenado pela poluição na Ria Formosa

Anónimo disse...

Portugal precisa de CHEFES(mulheres e homens cumpridores e que façam cumprir).Actualmente só temos chefinhos(como não cumprem não são capazes de exigir que se cumpra).Mas os "portugueses" gostam è destes porque os outros são ditadores.Numa sociedade onde cada um faz o que quer e como quer,sem penalizações rápidamente se instala a anarquia.Quando me dizem que o exemplo vem de cima eu não estou de acordo.Os bons exemplos tem que começar de baixo e quando estes chegam lá em cima,sabem cumprir e exigem que se cumpra.O problema è que a EDUCAÇÃO deficiente por parte de pais e professores conduz as novas gerações pelo caminho errado.Não são respeitadores(são malcriados);não são trabalhadores(são malandros);não são empreendedores(são comodistas).São abituados de crianças até adultos a darem-lhes o comer á boca e a lavarem-lhes o cú.Resumindo,não estão preparados para a vida.È a sociedade que temos.J.C.S.

Anónimo disse...

100% de acordo com a análise J.C.S
A geração do Maio de 68 a tal do "é proibido proibir" está numa das origens do mal.A própria dinãmica "desta" democracia, em que qualquer melindre pode condicionar o voto, acelerou o processo de degradação.
Sabemos que existem forças fomentadoras, com interesses muito sinistros - é só reparar na atitude que tomam quando alguém tenta com ponderação mudar algo reconhecidamente menos correcto.
Que disciplina, quem a exerce, onde é exercida????
É a sociedade que temos uma fatalidade imutável? ou é a sociedade que queremos ter??? Quem pode mudar pela positiva?

Anónimo disse...

Mas qual é o problema do Estado pagar multas????O dinheiro sai do bolso de quem??? ....siga a marinha!!!
Tudo mudava se a chefia dos órgãos responsáveis pelos atropelos fosse "martelada" a doer - de certeza que até tinham pesadelos de porcaria...
Os chineses cortam a cabeça; aqui bastava uns tempos a varrer as ruas.

zé da bispa disse...

vejam este site.

Anónimo disse...

moss jcs em que água de lavas?
Deves andar cheio de varicela.

Anónimo disse...

"Quem pode mudar pela positiva?".Meu amigo,o Srºpergunta quem pode mudar pela positiva?Eu respondo:AS MULHERES E OS HOMENS DE BOA VONTADE,a sociedade não è só porcaria.Temos gente com valor,a razão è como o azeite(vem sempre para cima)e gente capaz de criar sinergias para modificar o estado actual da sociedade.Não se pode ficar numa posição de observadores,è preciso intervir na sociedade,contrariando sistemáticamente todo o negativismo existente.Apelo a essas mulheres e homens,que não continuem de braços caídos.A união faz a força.J.C.S.

Anónimo disse...

Alguém deste blog diz:"vejam este site"Não è só ver o site,è preciso intervir,è preciso debater idéias,não deixar que aqueles que só falam mal,dominem o blog.Apoiar sempre dentro da razão.Se assim for, acredito que a credebilidade do blog ganhe adeptos.J.C.S.

Anónimo disse...

Ò JCS, então agora tambem queres alterar o blog? Faz café e deita-te!

Anónimo disse...

O papel químico para além da sua função é e torna-se repetitivo devido aos decalques que lhe são imprimidos. Sobre a gordura ou cebo
nada se fixa, sendo por este um meio que se deprime com pareceres megalomanos incipientes.
Tivessem -se dedicado ao trabalho produtivo e de não fácil lucro a miséria estaria longe.
Moralidades de homens e mulheres de bom coração e senso para dar rumo diferente aquem se intalou como saguessuga durante muitos e desorganizados anos.
Que venha o diabo e escolha!

JMateus

Anónimo disse...

Ao snr a.terra

Até que enfim que se manifesta um bom aleado, salvador do meio, com parecensas de bombeiro voluntário.

Arrasador de idéias e conclusões tardias. Programador sem definição,
pára-quedista de moral detriorada, sábio de valores inimagináveis uteis à virtualidade deste blog.

Sim,sim, vamos p'rá guerra meus
"irmãos", moralizador de massas e tropas sem dar a cara.

É destes que PORTUGAL necessita!
São mais 37 anos de sufoco!

JMateus

Anónimo disse...

O café já está feito,è servido?Não, eu não quero alterar o blog,se a Administração do mesmo diz que não há censura,pode eventualmente por erro dos utilizadores algum comentário não ser publicado e eu aceito que pode acontecer,porque razão quereria eu alterar o blog?Nem posso,não è meu.Quero è,com o meu contributo,manifestar as minhas opiniões no sentido que o mesmo fique mais equilibrado.Estamos de acordo?J.C.S.

Bonito serviço disse...

Tá lindo tá ...

Anónimo disse...

16:23.Mas alguém consegue entender o que este espanhol fala?O homem está maluco?Mas em que escola è que ele andou?De certeza que não andou na escola da Marreca.Agora acredito o que o outro diz.Tem cabeça de martelo mal acabado.

Anónimo disse...

l6:07 Há incompetentes normais!

JMateus

Anónimo disse...

Agora que a verdade vem ao de cima já me ameaçam e tudo,tem muito pouco vergonha,já que não se consegue defender pois não tem maneiras ,já vai por outos meios.
Como dizia no outro tópico antes que me trancaram,não sei por quê ´,é que todo país deve saber da verdade ,não esconde-la e enterra-la para fazer ignorantes os olhanenses.
Pois J.Pereira vereador da camara municipal olhão não é mais que um vigarista que engana meio mundo e depois lava o cerebro dizendo que não é assim.
Mas os factos e provas todos tenho eu em meu poder .Mais uma vez digo vou desmascarar esse homem ,pois a verdade é só uma ficou-me a dever a mim e a muitos em espanha .
Diga ele o que quiser e os amigos dele,que a mim a boca não me vai calar.

Anónimo disse...

Qualquer dia o João Pereira mete o somos olhão em tribunal,por premitir tantas calunas contra ele.O homem até è bom rapaz.Eu estava desesperada e ele levou-me à acase para ir buscar comida.

Anónimo disse...

O JPereira è um artista,
Nascido na Vila da Fuzeta,
È um grande vigarista,
E um aldrabão da treta.

Portugueses e Espanhóis,
Aldrabados por esta pessa,
Está deitado em maus lençóis,
Está maluco da cabeça.

O Leal e o Ferreira,
Mudaram a fralda ao fedelho,
Ficou todo borrado,
Com o Terramoto e o Coelho.

Os dias passam a fugir,
Vão abrir os tribunais,
João Pereira a fugir,
È a noticia dos jornais.

Como se isto fosse pouco,
Fugiu em cima de patins,
Corria como um louco,
Atrás ia o Carlos Martins.

Logo a seguir ia o Pina,
com um cacete na mão,
Parou o Pereira na esquina,
E segiu em contramão.

Tenham pena do infeliz,
Está ficando escalfado,
Deu cabo do nariz,
E está todo cagado.

J.C.S.

Anónimo disse...

Então agora consta-se que vai aparecer mais uma taxa no recibo da àgua, para os bombeiros?

Anónimo disse...

16:07

Devia ter sido um exemplar aluno em português!!!

JMateus

Anónimo disse...

È preciso ser muito burro,para aguentar a albarda que tem em cima.Zurra aí ò fuzetense.CM

Anónimo disse...

Espectacular jcs,manda mais quadras.È preciso animar a malta.

Anónimo disse...

O cara dura anda furioso SO! quem o vê em olhão
Já não sabe o que fazer
será por causa da Ambiolhão?

O cara dura infeliz nada já o anima
Já não sabe o que fazer
será por causa da Fesnima?

O cara dura sportinguista que cara de leão
Já não sabe o que fazer
Será por causa dos Mercados de Olhão?


Luis de Camões