quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Protesto contra as Portagens da Via do Infante! Participa.

Protesto de "luto pelo Algarve" desce à rua seis horas antes do início da cobrança

Por Agência Lusa, publicado em 7 Dez 2011 - 09:02 | Actualizado há 50 minutos 48 segundos

O Movimento Anti-Portagens convocou para hoje uma ação de "luto pela morte do Algarve", à entrada de Faro, que começará às 18:00, seis horas antes da entrada em vigor da cobrança de portagens na Via do Infante (A22).

"Se as portagens vingarem, então isso significará a morte do Algarve", disse à Lusa João Vasconcelos, da Comissão de Utentes da Via do Infante (autoestrada 22), que apela aos algarvios para se concentrarem a partir das 18:00 em frente ao centro comercial Fórum Algarve, vestidos de negro e com velas, para o "enterro simbólico do Algarve."

Com esta concentração a organização - constituída pela Comissão de Utentes da Via do Infante, os movimentos Não às Portagens na A22 e Com Faro no Coração e o Motoclube de Faro - pretende "simbolizar o enterro do desenvolvimento económico e social da região" que, no seu entender, a introdução das portagens vai implicar.

Num comunicado enviado na terça-feira à comunicação social, o movimento afirma que já se encontra em contactos com "os vizinhos espanhóis da Andaluzia" para a realização de novas ações conjuntas anti-portagens.

Depois de ter acionado uma providência cautelar contra a introdução de portagens na região algarvia, o Movimento Anti-Portagens diz que vai radicalizar as suas formas de luta até à suspensão dos pagamentos na A22.

Com uma extensão aproximada de 130 quilómetros e 18 nós ou pontos de acesso, a autoestrada do Algarve liga Lagos a Castro Marim/Vila Real de Santo António. Percorrer toda esta via, que até agora não tinha portagens vai custar 11,60 euros a um veículo de classe 1.

A partir de quinta-feira, esta e outras três autoestradas SCUT (sem custos para o utilizador) vão passar a ser pagas: a A23 (entre Torres Novas/Abrantes e a Guarda), a A24 (entre Vila Verde/Chaves e Arcas-Estrada Nacional 2) e a A25 (entre Aveiro e Vila Formoso).

Noticia retirada do I on Line.

Notado Olhão Livre:Que raio de governo é esse que nem as promessas nem a lei cumpre, pois como as variantes não estão feitas, e muitas delas nem começadas( como é o caso da variante de Olhão que nem sequer se sabe o traçado definitivo dela), as portagens vão começar a ser cobradas ilegalmente.

2 comentários:

rui disse...

já era tempo das empresas de transporte mostrarem que sao elas que mandam no mundo pois o mundo sem avioes tem bacos sem barcos tem avioes agora sem camioes não tem nada... lembran-se da ultima greve de camioes em que ate a comida ja escassiava nos hipermercados... pois com um bloqueio nos nós da via durante uma semana e ai viamos se o governo recua ou nao . pois nao é com buzinoes e essas tretas que lá vamos pois mais impacto tem um casamento ou uma caravana de carrocas de ciganos que essas manifestacoes na 125. camionistas abram os olhos vós sois os donos do mundo.....

Anónimo disse...

O MACÁRIO DA PORTA NOVA,SÓ PIOU ENQUANTO O PARTIDO DELE ESTEVE NA OPOSIÇÃO.DEPOIS,TOCA A BEIJAR O CU AO PASSOS.