sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

URBANISMO DE OLHÃO?





As imagens que encimam este texto foram tiradas a partir da Rua 18 de Junho e têm como pano de fundo o ex-libris de Francisco Leal e seus muchachos.
Ao inicio das ruas Diogo Cristina, Nova da Cruz, Capitão Nobre e Caminhos de Ferro, pode ver-se a Grande Muralha de Olhão, com que os nossos estimados autarcas e urbanistas, cercaram a cidade, entaipando a vista panoramica da paisagem natural que é a Ria Formosa. Toda a zona a este e norte daquele empreendimento era predominantemente constituida por habitações com o maximo de três pisos, parte substancial integrando a Zona Historica da cidade, a tal onde querem colocar as "mumias" de 150.000 euros, desvalorizando os celebres mirantes que muito nome deram à cidade e à sua arquitectura.
Para alem destas construções outras foram programadas pela escumalha que pontifica na gestão camararia, fazendo loteamentos em terrenos que não eram a edilidade, para fugir aos indices de construção previstos no Plano Director Municipal.
Por outro lado a propria cor utilizada e violadora do Regulamento Municipal da Edificação e Urbanização, nada tem a ver com a cor caracteristica da terra, onde predominava o branco.
Aos poucos e perante o silencio da população olhanense este "estrangeiro" que preside à autarquia, tem conduzido a sua politica de "desenvolvimento" contra as regras estabelecidas sejam elas a dos planos de ordenam,ento ou da arquitectura, contando com o apoio de gente para quem só o dinheiro conta, sem a preocupação do bem estar e da qualidade de vida da população de Olhão.
Já está na hora dos olhanense se levantarem contra estes bonecos de corda, que se envolveram na politica para proveito proprio, de amigos e "socios" do mesmo clube rosa.
A maioria dos olhanenses estão fartos de ser prejudicados em nome de interesses ocultos de terceiros a começar pelos apostolos de Francisco Leal, candidatos à sua sucessão, que não são capazes nem lhes interessa demarcar-se da gestão politica prosseguida, apostando na continuidade, com todos os indicios de corrupção e ou dos crimes conexos.
Olhão precisa de mudanças profundas e uma das exigencias é a da participação no processo de decisão que mexe na qualidade e condições de vida da sua população.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Proposito de urbanismo; era bom que o olhão livre postasse aqui alguma coisa sobre a vergonha que são os licenciamentos dos restaurantes e bares em olhão e o que diz a respectiva lei do ruido. O que se esta a passar na quinta joão de ourém e na quinta do brejo é um abuso uma autentica vergonha onde licenciaram estabelecimentos com licenças até as duas da manha dentro de zonas residênciaís...

Anónimo disse...

Proposta do PCP... ? !
Do PCP ou será para os apanhados?
Esquisito, isto! Até o BE aprovou J
Os Magistrados, vulgo juizes, jubilados, vulgo, reformados, não estão sujeitos aos cortes de pensões extensivos a todos os outros reformados ou pensionistas.
Sabendo todos que as reformas dos magistrados são das mais altas do país, alguém é capaz explicar o que levou os deputados, por unanimidade, a aprovar esta proposta do PCP?

Por alguma razão, em Portugal, não há nenhum político preso por corrupção (em Espanha há mais de 300), embora as provas do enriquecimento estejam à vista de todos.

O Isaltino já foi preso? Bem podem esperar sentados!