domingo, 20 de novembro de 2016

Petição Internacional contra a destruição da Zona Histórica de Olhão deixa o Presidente camaleão em pânico!

A discussão sobre a Zona Histórica de Olhão que o ainda presidente da CMOlhão António Pina, pretendia  transformar numa simples discussão publica anunciada para 20 dias conforme a lei obriga,  numa simples correspondência de envio de opiniões via email, que ele Pina,  depois ele responderia ou não, e as meteria na gaveta, transformou-se numa gigantesca discussão publica a sério a partir da Sessão Publica na Sala da Recreativa Progresso Olhanense com sala cheia perto de 200 pessoas.
Perante tal sucesso de participação  publica activa e a sério em defesa da Zona Histórica de Olhão, entre muita aberrações a que mais revolta motivou,, foi contra a construção da Torre de 21 metros de altura nas proximidades do 1º Edficio de Olhao,  o templo religioso de Olhão conhecido por Igreja da Soledade, que foi o 1º edificio de Olhão a ser construído de pedra e cal e que deu origem que a partir sua construção,que em redor desse templo, nascessem as primeiras habitações dos olhanenses, que assim  em redor dessa igreja, foram substituindo as suas simples e primitivas cabanas de junco por edifícios de pedra e cal.
Para construir essa Torre de betão já conhecida  pelos populares, como o Pináculo do Pina, era intenção da CMOlhão demolir um seu edifício  do século XVII na entrada da Rua da Ferrarias e transformar a Rua das Ferrarias no Largo das Ferrarias.
Perante tal indignação popular,  depressa surgiu na Internet uma petição em defesa da Zona Histórica de Olhão que já tem 1500 peticionários a maior parte deles estrangeiros, que assim responderam rapidamente ao apelo da petição para  defesa da Zona Histórica de Olhão e cerca de  600 peticionários elogiaram a beleza de Olhão e a importância da defesa activa da Zona Histórica de Olhão com um arquitectura única no mundo.
Perante tal aderência activa por parte das pessoas, o presidente foi obrigado a transformar a reunião que pretendia ser mais ou menos privada, com o arquitecto de Lisboa( contratado  pela CMOlhão em 2010 para fazer essa aberração de Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão), na sala da Biblioteca Municipal de Olhão,  que pouco mais leva que 100 pessoas.
 Se o presidente da CMOlhão pretendia uma ampla discussão publica a sério que envolvesse a maior parte das pessoas interessadas teria convocado a Sessão Publica e anunciado em todos os locais visíveis e não só na página da CMOlhão, pois uma boa parte da população olhanense cerca de 40% vive do rendimento mínimo (RSI), ou então  são pescadores e mariscadores e não tem  nem acesso a computadores, nem conhecimentos para tal. Tal  Sessão Publica devia ser no Auditório de Olhão que leva cerca de 400 pessoas sentadas e onde se realizou a sessão contra a demolição das casas da Ilha do Farol e dos Hangares.

Se pregoam tanta democracia, e que querem tanto a participação publica a sério, porque não convocaram essa sessão Publica sobre a Zona Histórica no Auditório?
Será que não será o mais correcto a fazer? Expondo TODOS os documentos nas paredes do Auditório de modo a que TODAS as pessoas possam ver a aberração e a destruição, que dizem ser mentira querer fazer na Barreta e no Levante, pois só quem quem tem computador tem acesso aos documentos. 
Ou estará à espera que só apareçam 100 pessoas a essa reunião mais  ou menos privada transformada miraculosamente em sessão publica aberta a todos, como pode a sessão  ser aberta a Todos, se a sala só leva 100 pessoas?

Se tiver um pingo de vergonha, o presidente da CMOlhão, ainda vai a tempo de  mudar de local dessa agora  anunciada sessão publica e convocar a sessão publica para o Auditório onde deve expor todos os documentos para as pessoas verem quem fala VERDADE e a destruição,  que querem fazer recorrendo ao dinheiro dos contribuintes da Portugueses e da União Europeia.
Entretanto devemos apelar a que cada vez mais pessoas assinem a Petição  de modo a forçar que se para para pensar e que o Plano Mude completamente e se faça uma auscultação Popular sobre o Futuro da Zona Histórica de Olhão.
Contra a destruição da Zona Histórica de Olhão Unica no Mundo assina a Petição!
Em defesa da Cidadania Activa  contra a destruição da Zona Histórica de Olhão,  aparece e obriga o Pina  a mudar o local de discussão para o Auditório Municipal de Olhão!


Sem comentários: