terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Continua o gamaço e as ilegalidades, na factura da agua em Olhão!

Na sessão publica do passado mês de Novembro, apenas tendo sido publicada a acta da dita cuja, passado dois meses, na tentativa de iludir a vigilância dos munícipes presentes nessa sessão  publica de 30 de Novembro de 2016.





Na imagem  de cima reproduzimos uma página do relambório com que a empresa Municipal Ambiolhão justifica  a alteração dos tarifários da factura da água  para 2017, e das quais ressaltam desde logo duas ilegalidades.
Assim as tarifas variáveis  crescem 7,4% (6%+1,4%) e as fixas 6%, do que resulta um aumento dez vezes superior ao permitido por lei.
Diz o  Nº2, do artigo 23º, do Decreto Lei 194/2009 que:
"Para efeitos de actualização prevista no numero anterior, o calculo da variação do tarifário deve ser realizado com base num índice de preços de Laspeyres, em que o as quantidades utilizadas são apuradas no período completo de 12 meses findo no mês de Junho do ano procedente ao exercício  no qual é aplicado o novo tarifário"
Sendo assim teríamos de recuar a Junho de 2016, quando o índice de Laspeyres registava a taxa de o,6%.

A taxa de aumento de 1.4% com que nos brindam a Ambiolhão e a CMOlhão é a prevista na inflação para 2017, contrariando assim o que estipula a lei.
A situação é tanto mais grave, quando nós  e a CMOlhão tínhamos conhecimento que estava a decorrer um processo em Tribunal Administrativo, que nem assim inibiu os administradores/autarcas efectivos de aprovarem tal aumento.
Mas ainda tem mais:O  IVA que é um imposto dedutível, não representando por isso qualquer encargo para a empresa, pelo que a justificação apresentada só terá aceitação para aqueles que são alheios a este tipo de assunto.
Curiosa é também a prestação do vereador da CDU ex.chefe das Finanças em Olhão aposentado, que em lugar de esclarecer o modo de funcionamento do IVA, resolve servir de muleta à Geringonça de Olhão(PS/PSD), abstendo-se no acto da aprovação desse brutal e ilegal aumento da factura da água.
No Concelho de Administração da empresa Municipal Ambiolhão pontificam, os vereadores Carlos Martins do eleito pelo PS  o Drº Sumol também conhecido por Eduardo Cruz eleito pelo PSD,  para além do próprio presidente camaleão, António Miguel Ventura Pina, por esse motivo não podiam votar o brutal e ilegal aumento da água.; De realçar que os últimos  tem por hábito enaltecer os seus altos dotes gestionários, quando se trata do assalto à carteira dos munícipes.
Bem pode o presidente camaleão,  por os seus imbecis acólitos a manifestarem-se nas redes sociais, contra os  opositores do regime socialista de Olhão e contra a Geringonça de Olhão(PS/PSD), saída das eleições autárquicas de 2013.
Quando o fim das ilegalidades na factura da agua em Olhão levados à prática pelo PS e pelo PSD?

7 comentários:

Anónimo disse...

Então não querem que o vereador da CDU se abstenha?
Ele não faz parte da Geringonça?
Nunca se viu um vereador da CDU a alinhar tanto com esses aumento como nesta vereação.
E os aumentos na Habitação Social não acontece o mesmo?

Anónimo disse...

Bem entao quem devia votar para os aumentos ou qualquer alteracao era quem ? o vereador da CDU e vosso bufo o verdeador do bloco de esquerda o que segundo consta nem pensa pela sua cabeça so serve para tirar as informações e votar como o olhao livre quer. É verdade quem diria que iria que o BE iria um dia fazer o papel de bufo associado a PIDE ate parece um contra senso.

Anónimo disse...

Cada vez pago mais agua em Moncarapacho, e sempre acima da taxa de inflação será por isso que é ilegal?
Nãopercebo porque razão Manel Careca dono da junta porque se cala?será por o pina lhe ter dar tudo o que ele pede para o futebol do Moncarapachense?
Eu quero cá saber da Bola estou é farto de pagar a agua cada vez mais cara e não tenho piscina nenhuma nem uma única rotura na canalização?

Quero é Papel disse...

mom ió lambe cus das 13.04, não leste que a informação que o Olhão Livre se baseia, é tirada da acta da sessão publica da CMOLhão de 30 de Novembro,e que foi publica mas que saiu com 3 meses de atraso.
Mas há alguma coisa analisada nas sessões da CMOlhão que sejam privadas o que discute não é publico?
O que tu e muitos querem é que não se saiba quem aprova o aumento da agua e fica sabendo ó lambe cus, que os vereadores que são administradors das empresas municipais por lei não podem votar no que toca a decisões das empresas municipais das quais fazem parte.
Vens acusar ou vens defender os que promoveram esse brutal e ilegal aumento da agua?
Ou fazes parte daquele pequeno grupo que nem paga agua?

Anónimo disse...

Mas vocês tão a queixar do que da água só ir subir a inflação tomara que fosse tudo assim, que o gás e a luz as rendas e o supermercado também só isso. Um aumento de 20 ou 30 cêntimos é alguma coisa na factura. Arranjam motivo a sério para falar e não de aumentos de valor destes. Já agora olhem para o lado para ver o que são aumentos. E o blog ainda defende que não deviam aumentar para as empresas deve ser para os munícipes pagarem mais de certeza.

Quero é Papel disse...

Ve-se logo que o comentador das 19.08 é dos que ganha bem acima do salário Mínimo nacional.que não recebe RSI nem pensões de miséria, pois para esses todos os cêntimos contam.
Além disso deve ser ignorante pois a luz e o supermercado e as rendas nada tema ver com a gestão da CMOLhão, enquanto o roubo da factura da agua além de ilegal desde 2015 é também ilegal este ano pois é bem acima da taxa de inflação de 2015.
Com tanto jurista que a CMOlhão tem avençados e não sabem o que é legal ou não?
Será que o famoso escritório de advogados de Faro que o deputado municipal,mais conhecido por rasga papeis, faz parte vive da fama e não se dá ao trabalho de ver o que é ilegal ou não?
A empresa municipal para dar menos prejuízo devia era acabar com as roturas da agua pois mais de 40% da agua perde-se sem chegar ao consumidor.mas para arranjar dinheiro para tornar a ambiOlhão viável ér mais fácil aumentar a agua mesmo que seja ilegal que acabar com as centenas de roturas de agua na velha rede de abastecimento de aguas no Concelho de OLhão.

Anónimo disse...

vejam la a trapalhice deste POLISé mesmo so para gastar dinheiro, ja o ano passado andou a draga do brasinho a tirar areia na armona e levar para o farol era mais o combustivel gasto na delocacao que o resultado eu no final nao foi nenhum ficou tudo na mesma entao agora dizem retirar areia das barras da fuzeta e da armona e vao levar para perto e bom caminho ou seja para reforcar a ilha de tavira entao nao era melhor e mais barato retirar a areia da armona e reforcar a ilha da culatra haja dinheiro para desperdiçar
http://www.postal.pt/2017/02/obras-avancam-tavira-dinheiro-da-polis/