sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Demolições na Ria Formosa: Está em causa o Estado de Direito, e as pessoas tem o direito à contestação!

A Associação de Moradores dos Hangares marcou presença ontem, 9 de fevereiro, numa reunião conjunta com as restantes associações efetuada na Capitania do Porto de Olhão convocada pela autoridade marítima.

O Comandante da Zona
Marítima do Sul e Capitão do Porto de Faro, Capitão-de-mar-e-guerra, Cortes Lopes e o Capitão do Porto de Olhão, Capitão-de-fragata, Nunes Ferreira apelaram ao civismo da população e à colaboração das associações de moradores nas datas previstas para a tomada de posse administrativa de habitações nos núcleos do Farol e dos Hangares por parte da POLIS.extrato da noticia retirada da página da Associação de Moradores dos Hangares

 Foto de Filipe da Palma.

 Como podem as pessoas ser cívicas e colaboracionistas,  quando vêem que em Monte Gordo há um Hotel chamado Dunamar, construído em cima das dunas, e que lá vai continuar.

Como podem apelar às pessoas para nada fazerem, e para não reagirem,  quando o governo do PS aprovou uma lei para autorizar a construção no Litoral Alentejano?Pode ler carregando aqui.
Como poder haver uma lei do Domínio Publico Marítimo, que só se aplica aos pés descalços, e deixa as mansões dos poderosos construídas em Domínio Publico Marítimo de pé? 
 


Como podem as pessoas não reagir se na Fuzeta se dão ao luxo de numa das maiores marés que marcariam a linha do Preia Mar, os poderosos donos dessas mansões de luxo aprovadasem DPM;  pela CMOlhão, tiveram o desplante de fazer um aterro para a agua não subir, assim fazer recuar uns metros o limite do Preia mar.


 A quem interessa que essas casas de gente poderosa não vá abaixo?
Será que é assim que  Portugal  é  um estado de direito onde TODOS os cidadãos temo direito de ser tratados da mesma forma???
Será que as pessoas da Ilha dos Hangares,  não tem o direito à indignação por essa diferença de tratamento por parte do Governo PS que aprovou o POOC e o Programa Polis Ria Formosa?

Será que as pessoas não tem o direito de defender as casas que construíram à vista de todas as autoridades e muito antes de ser criado o Parque Natural da Ria Formosa?
Porque será que as casas das pessoas na Ilha dos Hangares que estão a 50 metros do Preia Mar,  tem de ser demolidas alegando o Ministro do Ambiente do Governo PS, a segurança das pessoas, e  o presidente da CMOlhão que faz parte da Administração do Polis Ria Formosa,  autorizou o mês passadoem sessão da CMOlhão,  que acabasse o embargo decretado pela CMOLhão em 2009, de uma obra ilegal dentro de agua da Ria Formosa na Fuzeta?
 
Tal obra foi embargada por não respeitar o projecto  e as respectivas condicionantes será que agora essa obra está legal?
E que diz o Ministro do Ambiente do governo PS desta construção dos condomínio fechado e de Luxo Delmar Village na Fuzeta ,de cerca de 90 apartamentos,  vendidos entre 800000€ e 1 milhão de € e autorizada pela CMOlhão onde era vice presidente António MIguel Ventura Pina, e construída em 2009  já com o programa Polis Ria Formosa implementado?
 
Nessa obra na Fuzeta em DPM,  os construtores deram-se ao luxo de usar o entulho da construção das obras do  empreendimento para fazer aterro para alterar as quotas dos terrenos pertencentes à Rede Natura 2000,e assim ficar com a piscina ao nível do praia mar.
Será que a segurança dos compradores abastados,  desses apartamentos de luxo não correm perigo ou  o Ministro do Ambiente do PS só se preocupa com a segurança dos pés descalços, que não tem dinheiro suficiente para ter casa nas margens da sua  Ria Formosa?
Será que as pessoas vão ficar impávido e serenas ou  resistir, e exigir o direito de igualdade?
Tanta revolta quando o governo era do PSD e agora que o governo é PS tanta submissão?
Será ordens de um certo camaleão  na administração do Polis Ria Formosa, António Miguel Ventura Pina que vomitou para a comunicação social as seguintes declarações:

"António Pina admitiu ser necessário realizar acções de renaturalização nas ilhas, mas avisa que "é tão radical" a posição de querer "deitar tudo abaixo", como a de defender "que nada deve ir abaixo.
Para o autarca, o PCP e o BE "não se podem acantonar numa decisão radical de que nada pode ir abaixo" Será que opresidente da CMOlhão e da Administração do POlis Ria Formosa, fala assim porque vê a casa do Pai  ex governador civil de Faro, fica de pé?

Perante essa posição ao DN, de António Miguel Ventura Pina,  percebe-se porque razão quando as visitas dos ministros do governo PS ao Algarve nunca mais houve manifestações a contestar as demolições!  
Como diz o ditado popular o Povo não perdoa a traidores, e esses aos poucos e poucos vão mostrando o rosto. 



VERSÃO BRASILEIRA DO POEMA DE MAIAKOVSKY
 
 
NA PRIMEIRA NOITE, ELES NOS DERAM UM TAMBOR E BATUCAMOS ATÉ AMANHECER.
 
NA MANHÃ SEGUINTE, ELES NOS DERAM UMA BOLA E JOGAMOS ATÉ ANOITECER.
 
ENTÃO, ELES NOS DERAM UM TERÇO E REZAMOS ATÉ ANOITECER.
 
DEPOIS, ELES NOS DERAM UMA TV E ASSISTIMOS BBB ATÉ AMANHECER.
 
ENTÃO, ELES LEVARAM NOSSOS CÉREBROS E LHES AGRADECEMOS, PORQUE ERAM MUITO PESADOS PARA CARREGAR.
 
Será que é isso que vai acontecer?




 

7 comentários:

Anónimo disse...

ESTADO DE DIREITO OU SUBVERSÃO DA DEMOCRACIA?A democracia assenta no princípio de que a lei é igual para todos. Somos confrontados com um sistema em que uns são mais iguais que outros, sistema montado por uma classe política cujos actores do arco da governação têm mostrado estar totalmente reféns de grupos económicos e organizações de origem, transparência e fins obscuros para a generalidade do comum cidadão.Actores políticos, quer estejam no poder quer estejam na oposição, em vez de defenderem o bem comum do povo nação, governam-se a si próprios e àqueles de quem estão reféns, a quem devem favores de todo o tipo para conquistarem o poder. Quando os pareceres não coincidem face à flagrante desigualdade de tratamento e são propostas soluções alternativas,então fica tudo esquinado e a democracia evapora-se. Injustiça trágica até quando?

Anónimo disse...

Demolições versus eliminação da plebe versus pega de touros. Uma face da MAFIA manda pegar de frente, a outra face de cernelha - versão bruta, versão cínica. Para não ficarem mal no filme, os cães de fila versus pegadores suplicam, pedem ao animal que tenha calma, que seja manso, que se convença que o seu abate cedo ou tarde constitui uma inevitabilidade. Face à morte certa vamos ver a bravura do bicho.

Quero é Papel disse...

Como é que as pessoas se podem resignar se estão a ver que só as casas dos pés descalços na Ilha dos Hangares e do Farol vão abaixo?
Será que os outros não estão a ver que as casas que ficam são as da gente do poder e as que estão em seu redor para não dar muito nas vistas?
Será que não perceberam que foram manipuladas e agora que as casas dessa gente está de fora dessa lista,houve ordens superiores para que acabasse a contestação?
Será que fizeram uso das pessoas para sempre que os ministros do PSD/CDS vinham ao Algarve se manifestarem e agora dão ordens para tudo ficar em silêncio?
A realidade vai mostrar que se forem agora essas casas abaixo sem resistência logo outro numero de casas irá aparecer para ser demolidas?

Anónimo disse...

Ao não permitir a reconstrução noutro local que não está em pseudo-perigo, tal como as outras que não vão abaixo, a decisão de demolição configura-se estulta, cínica, cobarde, traiçoeira. Dividir,amolecer, matar por etapas. Hoje um argumento amanhã outro, quando não há cria-se ou inventa-se. As técnicas assassinas de controlo e abate das massas são sobejamente conhecidas e há muito palerma a servir de escadote.

Anónimo disse...

Venham as políticas que vierem
E alguns dos ambientalistas que já alguma escrita política deixaram aqui neste blog,sabem ser verdade!
O facto é que devido aos assassínios climatéricos cometidos a nível planetário+ tarde ou mais cedo e à cadência a que os degelos glaciares e o nivel do mar tem subido estas ilhas vão sumir
Resta saber portanto e por muito que ao povo doía se estas medidas desajustadas de futuro salvem o povo ilhéu deixando esse lugar para os barões que ironicamente os agora espoliam

Anónimo disse...

Quanto à sentença de morte decretada em 1995 pelos socialistas, fazer agora alguma cousa soft (60, uma banalidade, simples banalidade no universo a matar) mas ficando tudo na mesma quanto à pena capital na oportunidade ajustada à calendarização do supremo interesse. A rapaziada socialista é fixe, sempre foi fixe,simpática, dialogante.Os outros é que são carrascos fascistas ao executarem as leis em vigor. Pessoal, sentido cívico manso, porque a democracia exige e a MAFIA agradece.

Anónimo disse...

" Não às demolições, Sim à requalificação" dos núcleos das ilhas barreira. Moção ( mais uma) aprovada na CMF com os votos a favor (FAVOR) da CDU e da Coligação Juntos por Faro, com os votos contra (CONTRA) do ps, o tal vilão que põe as pedras da calçada a chorar pela defesa da "Igualdade, Fraternidade, Justiça". O que são os políticos no poder e na oposição. Moce, afasta-te que vou vomitar, mó.