domingo, 25 de junho de 2017

FUZETA: AS FALSAS PROMESSAS DO COSTUME NA CAMPANHA PRÉ ELEITORAL!

Sem o anuncio prévio de uma acção do governo ou de pré campanha eleitoral, ontem apresentaram-se na Fuzeta os trastes do Apolinário e do Pina, acompanhados de uma comitiva maior do que o numero de presentes, e entre os quais se contava o representante da Autoridade Marítima. 
E o que foram fazer estes trastes? Mais uma vez tentar enganar os pescadores da Fuzeta com promessas antigas incumpridas. Desta é que é! Dizem eles.
Mais uma vez, o Apolinário vem anunciar uma intervenção na Barra da Fuzeta, prevista para Setembro do ano passado mas adiada desta vez para o final da época balnear, Setembro, "coincidindo" com o calendário eleitoral.
Os poucos pescadores presentes riram-se na cara deles, gozando o tema e promessa. Mas a questão merece uma reflexão mais profunda. Não há assim tantos anos, andava o Pina a chuchar no biberão, a frota de Marrocos era maioritariamente da Fuzeta e isso dava-lhe um peso político muito grande. Convém desde logo esclarecer que por razões de falta de navegabilidade, as embarcações com maior calado tinha de aportar em Olhão, que por via disso, chegou a ser a lota numero um a nível nacional, em termos de vendas. Nessa altura, Mário Soares prometia a construção de uma barra ( talvez de sabão azul e branco).
Nos tempos que correm, com a fobia de um certa forma de turismo, tudo fica condicionado ao uso balnear, subvalorizando todas as outras actividades, com especial ênfase para aqueles que têm o meio marinho como base. 
Assim. não espanta que as prometidas dragagens se realizem no final da época balnear, em contradição com o enchimento da Praia dos Cavacos, a realizar o mais breve possível, ou as dragagens junto à Armona-Olhão. Porque carga de agua, aqui se pode dragar em qualquer altura e na Fuzeta tem de ficar à espera de melhoramentos naquele "cemitério" chamado barra?
Os trastes foram logo dizendo que não se podem fazer molhes nem utilizar pedra para fixar a barra, mas esquecem-se que é possível fixar a barra, depois de estudos sérios quanto à sua localização, com recurso a mangas de geo-têxteis, enchidas com as areias dragadas no local, uma operação simples e económica. Ao fazê-lo, a configuração da barra deverá apresentar a forma de um funil de tal forma que a corrente de vazante, arraste as areias para fora, impedindo o seu assoreamento.
Como o Pina é um ilustre desconhecido do Povo da Fuzeta, tal o trabalho que ali tem desenvolvido, ao questionar um pescador sobre a sua identidade, este respondeu-lhe de igual modo porque também não sabia com quem estava a dizer tanta asneira.
Do que o Pina não falou, omitiu premeditadamente, foi que pretende deslocalizar o Parque de Campismo, destruir a mata, os bares e casas dos apetrechos de pesca que estão juntos, para no seu lugar construir um eco-resort. Porquê? tem medo de perder as eleições? No entanto prometeu arranjar um parque de estacionamento para os pescadores, como se ele fosse abrir mão do estacionamento para fins turísticos. E mais uma vez enganou os pescadores com uma promessa de algo que não pretende executar.
No dia 1 de Outubro saberemos realmente se conseguiu os seus intentos.
ABAIXO O PINA!
REVOLTEM-SE, PORRA! 

4 comentários:

Anónimo disse...

Apolinário, Pina e Luís Coelho estão a fazer a cama aos habitantes da Fuzeta só s deixa enganar quem quer, nos tempos de hoje é fácil saber o que esta mantilha está preparada.
Vejam lá se o Coelho não fez as moradias sem qualquer problema enquanto outras casas foram abaixo.
Eles andam por aí!!!!!!!

Anónimo disse...

Vamos ver se mais uma vez o ilusionismo da MAFIA engana o Zé.

Anónimo disse...

O problema permanente das fossas e fornecimento de electricidade às ilhas barreira, para canto. Baldear areia de um lado para outro é lucro garantido,permanente, rápido, sem chatice.

Anónimo disse...

Os fuzetenses já estão mais que habituados a essas "balelas" politicas. Era assim no tempo da ditadura quando o Tenreiro lá ía e continua na democracia em que dizem "É 0 povo quem mais ordena" Está provado: O povo não manda nada. A força da Natureza mostra que os pescadores sem diplomas académicos sabem muito bem o que é necessário e como deve ser feito.Eles já o disseram. Os políticos só ouvem o que lhes traz lucro.
Se é através do voto que o povo se pode fazer ouvir, porque valida as falsas promessas dos políticos? há muita forma de votar.........em última instância ou até não indo lá.