quarta-feira, 21 de junho de 2017

OLHÃO: CAMPANHA ELEITORAL COM DINHEIROS PÚBLICOS?

A imagem acima reporta um painel com cerca de 200 metros quadrados de área, localizado no gaveto da Avenida D. João VI com a 18 de Junho, onde se pretende apresentar a requalificação da Avenida 5 de Outubro, e os Jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense.
Durante a apresentação dos planos de intervenção, o Pina fê-lo de forma dispersa para que as pessoas não tivessem noção do que se preparava e prepara na baixa de Olhão, mas eis que chegou a hora, não de apresentar a obra feita, mas a obra a realizar, se for reeleito, do que duvidamos.
Como sempre haverá defensores e oposicionistas do projecto porque nunca se procurou fazer uma intervenção consensual envolvendo as pessoas, quando na verdade, poderiam surgir projectos mais, talvez mais dispendiosos, mas que representassem uma solução de futuro, tornando a 5 de Outubro quase exclusivamente pedonal.
Nada temos contra os comerciantes naquela artéria, antes pelo contrário, mas não podemos deixar de frisar que os passeios foram criados para os peões, embora se possa dar-lhes uma aplicação mista, que permita as esplanadas no respeito pelos peões, não só naquela rua, mas em todas do concelho.
Falta ainda a apresentação do projecto de construção da área comercial do Porto de Recreio, 2500 metros quadrados, que pode alterar por completo a dinâmica comercial da 5 de Outubro, pormenor a que os comerciantes devem prestar a máxima atenção.
Ainda assim, os Jardins estão dentro da Zona de Proteção dos Mercados, requerendo por isso o parecer prévio da Direcção Regional de Cultura. Vir, o Pina, apresentar alterações à configuração e estrutura dos jardins sem estar munido do parecer prévio, só é possível por estarmos em período pré eleitoral, tanto mais que o projecto ainda pode vir a ser alterado por força da Direcção Regional de Cultura.
Tal como aconteceu com a proposta de deslocalização das embarcações da pequena pesca artesanal, com a ministra do mar a dar com os pés, pode também desta vez levar mais uma biqueirada.
Aqueles que têm acompanhado a actividade político-partidária, sabem bem que a contratualização deste tipo de publicidade, despropositada, pode esconder permutas com os dinheiros públicos a pagar por antecipação a colocação de outdoors para a campanha do partido que exerce o Poder.
Aquilo de que ninguém quer falar, é das consequências de um certo tipo de políticas, autárquicas, que visam a promoção de negócios e negociatas, sem terem o mínimo de preocupação pelas população residente. População essa que vive, na maioria dos casos, abaixo do limar de pobreza, uma miséria envergonhada e que se vê ser escorraçada da Zona Ribeirinha de Olhão por não ter condições económicas para suportar os preços praticados ali.
No fundo, o que estão a fazer é, utilizar dinheiros públicos, de todos nós, para construir uma cidade para os visitantes, enquanto os olhanenses são relegados para os guetos da periferia. Os olhanenses também o direito de usufruir da sua Zona Ribeirinha e é neles que os nossos autarcas devem e têm de pensar. Como não o fazem, devem ser corridos pela força do voto popular, enquanto não houver condições para os despejar de outra forma, nas próximas eleições autárquicas.
REVOLTEM-SE, PORRA!

6 comentários:

Anónimo disse...

A CMOLhão não paga o que deve e o presidente caga milhões ainda tem a ousadia de gastar uma pequena fortuna para fazer publicidade de obras que não fez?
O que diz a CDU sobre isto visto que nada diz? só fazem figura de pategos para aparecer nas fotos com o pina como fez o sebastião coelho e o josué, no dia de olhão.
e o cagaão não tem nada para dizer?

Anónimo disse...

O pirulito cagao perdeu o pito há muito.e o resto dos mamoes estão feitos uns com os outros. E o pininha aglutinador têm mais de cem anos de fado.

Anónimo disse...

Há pessoas que fazem e calam-se, há pessoas que fazem e contam e depois há os que não fazem, mas fazem que fazem e contam o que ainda não fizeram.

Atento disse...

70 000€ em cartazes publicitários não é muita fruta para uma autarquia mais que endividada como é a CMOlhão?

Anónimo disse...

entao o pina anda a se promover com obras que nada tem a ver com ela, entao diz que vai dragar as barrar- obras do polis
vai meter areia na praia cavacos- polis e beneficio do futuro aldeamento turistico
vai requalificar a baixa- obra em parte paga pela falsa eleicao do orcamento participativo.
arranjar a rampa da doca , -obra docapesca
requalificar a amrina e areas de apoio- obra da concessionaria.
ou seja fala fala mas na realidade nao faz nada mas apregoa como sendo dele os projectos que a serem feitos seriam na mesma com ele ou outro no poder pois sao projectos de terceiros e nao da CMO. porque nao fala ele dos esgotos que disse ir acabar e cada dia estao piores?
porque nao fala ele que antes a ria éra classeB depois passou uma zona a C e agora ja estao 2 zonas a C para quem nao sabe C significa que o marisco so serve para farinhas de animais tal é o nivel de Merda que tem .
porque nao explica ele porque o jardim conhecido como jardim dos patinhos , ira ficar sem lago deve ser unico municipio que é tao incopetente que nao sabe como manter um lago com patos ,deve ser uma coisa de outro mundo .os eng da CMO so sabem assinar papeis mas projectar um lago nao.
porque nao fala ele das fossas da armona que fazem que a zona dos viveiros fique fechadas periodicamente.
porque nao fala ele que a rede de aguas é mais a aqua desperdicada em fugas que a consumida.
havia muito mais a falar
sabem o que digo
Luciano vai para la que pior que esta garanto que nao fica

mateus disse...

Se a gestao politica fosse responsavel de certo que andariamos melhor.
Porque e que choras, povo, se ninguem de bate?

JMateus