quinta-feira, 15 de junho de 2017

OLHÃO: A CENTRAL DE NEGÓCIOS, ATACA NOVAMENTE?

Nos ultimos tempos, temos sido inundados com uma campanha de intoxicação da opinião publica, utilizando os dinheiros e os meios da autarquia para promover a campanha eleitoral do ainda presidente Pina. E de tal forma assim é que, na Avenida, foram colocados um conjunto de doze paineis da autoria da Arquivo Municipal sobre o tema do Projecto à Obra.
Dirão alguns que a iniciativa é do Arquivo que não da Câmara, como se aquela não dependesse desta. Mas mais, antes disso, tivemos uma sessão publica aberta sobre a arquitectura de Olhão onde não se podia discutir o problema da Zona Histórica. Ora, estes eventos não são mais do que tentar polir a imagem e marcas deixadas pela discussão do Plano de Pormenor da Zona Histórica.
Curiosamente a iniciativa do Projecto à Obra, dá a conhecer os projectos de alguns edifícios situados na Avenida, mas omite propositadamente o da chamada Recreativa Rica, que apresentamos na imagem acima.
Sabemos que a proprietária apresentou um projecto de intervenção no edifício, onde a unica alteração, se é que assim se pode chamar, a destoar daquilo que ora se vê, é o regresso à cor original do edifício, recuperando para já o torreão do lado esquerdo por estar devoluto, e só não recuperando  do lado esquerdo por ter inquilinos. A traça do edifício é para manter, segundo a proprietária.
É natural que a dona queira recuperar o dinheiro que vai gastar, instalando um restaurante onde até há pouco era o café "A Velha", e no edifico central e esplanada, destinar um espaço para a cultura e outro para um hostel. 
Apesar de se manter toda a traça original do edifício, a verdade é que o processo emperrou na Câmara, sendo utilizados toda a espécie de argumentos, sem qualquer substancia, mal se percebendo o chumbo por parte da autarquia. A não ser que...
A área ocupada pelo conjunto edificado é de tal forma grande e tão central que é susceptivel de alimentar o desejo e ganancia dos senhores do costume, para quem o betão é mais importante que a história e identidade de uma cidade, mesmo que isso implique a destruição de uma parte do nosso património. Só assim se compreende, que a autarquia, negue à proprietária a intervenção que pretende fazer, para dar algum pato-bravo a oportunidade de encher os bolsos.
Ver os cartazes do Projecto à Obra, mesmo junto ao edifício em causa, onde se procura preservar o património, omitindo este edifício, é em si um indicio de que a autarquia está mais uma vez a funcionar como uma central de negócios.
O Povo de Olhão precisa de pensar se deve manter esta gentinha à frente dos destinos da autarquia ou se pelo contrário, vai devolvê-los à procedência por incapacidade de gerir o que é de todos nós.
BASTA!
REVOLTEM-SE, PORRA! 

7 comentários:

Anónimo disse...

É triste o que se passa com a recreativa mas o poder local instalado e os interesses em que gravita apenas abre ao mercado a possibilidade de especular com os solos, demitindo-se de uma intervenção programada na defesa do património histórico e cultural.
Os edifícios recuperados até agora não resultam de preocupações camarárias de raiz mas sim da iniciativa de mercados informados, na maioria estrangeiros, que respeitam as identidades dos locais para onde decidem investir, valorizando uma postura de intercâmbio cultural. Os painéis que a Câmara coloca são simplesmente instrumentos de propaganda para quem anda distraído - não se trata de edifícios a recuperar como o título à partida sugere "Do projecto à obra"; trata-se da simples criação de um roteiro por edifícios com significado, na grande maioria com problemas de reabilitação, deixados à sua sorte, apenas contendo cópia do projeto original de construção, breve descrição de características arquitectónicas e tradução em inglês... Como diz o povo "areia para os olhos"! E areia fina, pois envolve custos evitáveis necessários para outras prioridades (defesa ambiental da ria; luta contra a pobreza e desigualdades). "Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas"

Anónimo disse...

Andam coelhos raça lobo interessados nesse edifico.para demolir e fazer gailoas de betão.

Anónimo disse...

Coelhos e que Coelhos o pior é que são Coelhos xuxas, com os mafiosos de Braga à espreita, e a afiar o dente.

Anónimo disse...

A igreja continua com aquela primeira de mão de cal horrível e amadora. Até os poucos baixos relevos levaram cal por cima! Feio e até as beatas já comentam o feito!O que dirão os turistas e estrangeiros?

Anónimo disse...

Somos "Pinados todos os dias".

Anónimo disse...

Os Olhanense só comem o que querem, se continuam com o arruaceiro é porque gostam dele.
A isto chama-se Democracia!!!!!!

Anónimo disse...

Democracia foi o acto de terem votado livremente a primeira vez no "arruaceiro" depois de fazer promessas que não cumpriu, espero que não o façam uma segunda, por tudo o que o olhão livre nos mostra todos os dias e acredito que muito mais para desmascarar.