segunda-feira, 29 de outubro de 2018

OLHÃO: ONDE MORA A TRANSPARÊNCIA?

Há uns tempos atrás, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, fazia alarde da subida do município no ranking da transparência municipal e por isso, e não só, fomos consultar a publicação obrigatória de documentos como as actas das sessões de câmara.
Qual não foi o nosso espanto (?) quando verificámos que a ultima publicação tem a data de 13 de Junho, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/municipio/documentos/category/102-atas.
À generalidade das pessoas, a ausência deste tipo de publicações não diz rigorosamente nada, esquecendo que por detrás delas se esconde muita coisa. A falta de transparência na gestão autárquica pode ser um indicio da prática de crimes de corrupção ou de outros que lhe são conexos, pelo que deve merecer da nossa parte uma vigilância constante.
A corrupção é um autêntico cancro que corrói a sociedade, seja aqui ou em qualquer outra parte do mundo e que vai consequências para as pessoas, particularmente para os mais desfavorecidos. Veja-se o caso do Brasil.
O partido, até ontem maioritário naquele País, deixou-se enredar na teia da corrupção, nunca se tendo demarcado das práticas criminosas dos seus membros, o que levou ao completo descrédito por parte do Povo brasileiro, de nada servindo tudo que entretanto lhe deu. O partido maioritário e não só.
E de tal forma assim foi, que abriu as portas para que a extrema direita chegasse ao Poder, com discursos que fariam corar de vergonha qualquer ditador.
E por cá, como seriam as coisas se...?
Com a divida soberana a crescer continuamente, está escancarada a porta para que os abutres das instituições financeiras internacionais, decretem a necessidade de um novo resgate; se tal acontecesse, dado que o actual governo conta com o apoio de outros partidos de esquerda, estaria dado o mote para o surgimento de um qualquer Bolsonaro português. E isto sem esquecer que há de facto uma tendência em toda a Europa para o crescimento da direita.
A ascensão da direita representa a retirada de direitos fundamentais, ampliando os que já foram retirados.
Por tudo isso, o Povo de Olhão deve, cada vez mais, estar atento e fiscalizar as acções da autarquia e na medida do possível denunciar todos os indícios de corrupção ou de crimes conexos. Digo em Olhão, como poderia dizer em todas as cidades do País. Percam o medo e denunciem as práticas criminosas de certos actores políticos.  

7 comentários:

paulinoluz disse...

É por demais evidente que o, ainda, presidente da Câmara Municipal de Olhão é um corrupto, na medida em que se encontra envolvido na compra de viveiros de ameijoas, a fim continuar a "plantar" o veneno que constitui para a nossa Ria Formosa a exploração de ostras provindas de França.
Para o efeito efetuou o pagamento de um viveiro por uma testa de ferro, uma dita brasileira, supostamente, sua companheira.
Em nome da transparência devia ser investigado, e quiçá, indiciado, julgado e condenado.

Anónimo disse...

Para que é que serve o Ministério Público; a Polícia Judiciária; o Tribunal de Contas; a Comunicação Social; os partidos da oposição e as comissões parlamentares? O Sistema está podre e isto nem vai lá com eleições, nem com revoluções, nem com manifestações, nem com greves. Uma minoria sempre manipulou a maioria. Futebol, novelas, casas dos segredos. Uns subsídios e salários de caca. Empréstimos para tudo e alguma coisa. Feriados, festas e pontes. iPads e iPods, Facebook e redes sociais para a malta descarregar o stress e a frustração. Operação Marquês; Monte Branco; BES; Tancos; submarinos; Porto e Benfica; sacos azuis; Pedrógão,etc. Uma coisa é opinar, outra coisa é investigar, descobrir e julgar.

Anónimo disse...

Em democracia, travessa da luz, nº certo, andar honesto-frente.

Anónimo disse...

1. Pensava que os viveiros não podiam ser comprados! O processo em princípio passa por um projeto e um concessão; 2. Em Faro, há um organismo que se chama IFADAP.

Anónimo disse...

A voar às voltas do aeroporto Portugal mas, com tanto nevoeiro opaco, nem com a melhor ajuda consegue pousar.

Anónimo disse...

será que o baton de alumínio que vem de França equipado com um motor de 150 cavalos, vem em nome do pina ou em nome da brasileira que anda a comprar viveiros prós lados farol? e eu a pensar que a brasileira era empregada numa loja de trapos afinal de contas qualquer dia é a maior empresária da ria.

Anónimo disse...

Para a MAFIA tudo, para os outros as leis. Há uns quantos incorruptíveis moicanos que dando o seu melhor conseguem levantar a cortina e mostrar alguns bandidos, mas depois da tempestade no copo, tudo fica na calma do nada de nada. Investigue-se, investigue-se,..., brada um irrequieto papagaio, tentando fechar a boca de espanto da galera. É o sistema que a MAFIA quer que o Zé acredite e defenda como democracia, moss.