segunda-feira, 22 de outubro de 2018

OLHÃO: QUE RAIO DE URBANISMO É ESTE?

Entalado entre as ruas Dr. Manuel Eusébio Ramires e a de Sant`Ana está a nascer mais uma construção que nos deixa sérias duvidas.
Se pelo lado da Rua Dr. Manuel Eusébio Ramires não hipótese de estacionar porque tem de haver maneira de as pessoas que têm garagens no prédio ao lado, como é documentado pela imagem seguinte
 pelo lado da Rua de Sant`Ana também não é possível estacionar, como o comprova a imagem que se segue
Daquilo que nos foi dado perceber, a nova construção não vai ter cave, sendo o estacionamento assegurado parcialmente em garagens individuais, estando fazendo fé nas imagens da maqueta.
Mandam os Regulamentos que sejam criados lugares de estacionamento por cada 120 metros quadrados de construção, repartidos por estacionamento publico e privado. Nestas condições, não se cria um único lugar de estacionamento publico, nem as ruas o comportam. Passam a áreas de compensação? E em que base são calculadas essas áreas ou taxas se o Regulamento é omisso?
Por outro lado, a largura das ruas confinantes são de tal forma que quem for viver nestes fogos e também os que já habitam os prédios vizinhos perdem toda a privacidade porque ao abrir as persianas permite o visionamento por parte dos vizinhos. É pois um empreendimento sem o mínimo de qualidade, só admissível pela ganância de quem o promove.
Mais, a pouca largura das ruas e a elevada cércea do edifício vai também tapar o sol e as vistas aos prédios confinantes, algo que os serviços técnicos da autarquia deveriam ter em conta.
O promotor, uma empresa do ramo imobiliário de Lisboa, é amigo chegado a um conhecido apoiante do actual presidente da câmara e um facilitador de negócios (comissionista), com ligações à câmara pelo que não espanta esta aprovação.
Mas não devemos deixar de dizer que pior que a ganância do promotor, é a falta de bom senso pelos serviços técnicos da autarquia na analise deste processo, omitindo que o estacionamento naquela zona já difícil. passará ainda a ser pior, não conferindo qualquer valor à nova construção e podendo afectar ainda o negocio dos apartamentos construidos no antigo Grémio.
Com facilidades destas quem não faria negocio? Sempre é bom ter amigos do Poder! Olhão está na moda e pelos vistos a moda de construir sem estacionamento está pegando. Qual vai ser o futuro de Olhão se continuarmos assim?

3 comentários:

Anónimo disse...

parece que as verdades ditas pelo terramoto estao a incomodar o emigrante lambe cús agora a sua pagina alem de ser uma autentica pagina em defesa do pina é tambem para denegrir o terramoto tem graça que a centenas de quilometros julga saber a realidade da terra. quer é taxo .
era irmos todos na pagina desse lambe cus e junto do botão partilhar reportarmos a pagina desse para fecharem aquela miséria.

Anónimo disse...

Ruas estreitas, passeios estreitos, poucos lugares para estacionar, casas em ruínas, terrenos abandonados com entulho, fábricas abandonadas, escassa iluminação à noite, contentores e passeios sujos,...é a baixa escondida de Olhão a poucos metros da tão propagandeada e publicitada cidade da moda que vai finalmente rivalizar com as cidades vizinhas!

Anónimo disse...

Antigamente usava-se uma placa nas obras com a descrição da obra em construção e o respetivo licenciamento, agora mais parece que até isso deixou de ser usado mas é só para alguns certos amigos da corte...tenho visto algumas obras de construção civil que estão sendo feitas em Olhão, que não possuem qualquer placa relativa ao licenciamento da obra, há várias, não é uma nem duas, mas parece que ninguém vê ou que não querem ver, daí creio que sejam bons amigos da corte...

A empresa Habigilão entre outras que estão construindo em Olhão, não possuí nas obras qualquer placa relativa a licenciamento, apenas tem um placard publicitario com os dados da empresa...sera isto Legal?
Será que anda alguém a receber luvas para estar cego surdo e mudo?