quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Marinha Portuguesa "ataca" à bomba Zona Húmida do Parque Natural da Ria Formosa que faz parte da Conveção de Ramsar!



 A Corveta da Marinha Portuguesa Jacinto Cândido, começou ontem a fazer exercícios militares com recurso a explosões que são audíveis e sentidas pelas pessoas que nos alertaram para o facto,  em plena ZPE(Zona de Protecção Especial) do Parque Natural da Ria Formosa,  exercícios esses que estão previstos, até ao dia 15 de Outubro,  cerca de uma milha da Costa entre a Ilha da Culatra e a Ilha do Farol.
Será que a Marinha Portuguesa e o seu Ministro da Defesa não sabem que a Zona das explosões que a Marinha começou ontem a efectuar fazem parte do Parque Natural da Ria Formosa que é um sitio da Rede Natura 2000 que faz parte da Convenção de Ramsar e da Convecção de Berna, que esse mesmo Parque é a Zona Húmida mais importante do Sul de Portugal?
Será que a Marinha Portuguesa, não sabe o que é uma Zona Húmida?
Deixamos aqui uma passagem do que para  o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza), sobre as zonas húmidas.
"Zonas Húmidas” podem incluir zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a seis metros em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmidas."
Será que a Marinha deu conhecimento ao Parque Natural da Ria Formosa e à Agência Portuguesa do Ambiente,e às populações das Ilhas da Culatra Hangares e Farol,  dos exercícios militares com recurso a explosões na Zona Húmida do Parque Natural da Ria Formosa?

Será que a  mesma Marinha que persegue os pescadores amadores e profissionais, em nome da pesca ilegal e da apanha de espécies com tamanho inferior às medida e diz defender a  preservação das espécies como o cavalo-marinho, não sabe que as explosões afectam a fauna e a flora nessa area onde a Marinha faz explodir os seus explosivos?
Saberá o Ministro da Defesa a quantidade de fauna marinha morre depois desses rebentamentos subaquáticos?
Será que a Marinha não sabe que as aves protegidas são afectadas por essas explosões?
Será que a Marinha não sabe que deve respeitar as pessoas  comunidades  piscatórias da Ilha da Culatra e dos  Hangares e os moradores da Ilha do Faro, que sentem  as casas a tremer e os vidros a estilhaçar?
Será que a Marinha imagina o que dirão e sentirão os turistas, que estão nas praias de visita ao Parque Natural da Ria Formosa, entre as Ilhas da Culatra Hangares e Farol sentirão ao ouvir o estrondo e a terra a tremer?

Ou será que esses exercícios militares da Marinha não serão mais uma prova de intimidação, às pessoas que se revoltam  sempre que se anunciam novas demolições nas Ilhas da Ria Formosa?
O que dizem a estes exercícios da Marinha, as associações ditas Associações de defesa do ambiente e os defensores do Camaleão?
Calados que nem ratos não é? Mais uma vez não convêm ofender o amigo Ministro do Ambiente, que  mais uma vez pactua com agressões e crimes ambientais na Ria Formosa, como são são as descargas diárias de veneno para as aguas super protegida da ZPE do Parque Natural da Ria Formosa, como é o caso das descargas de esgotos no Cais T em Olhão(situado a menos de 100 metros da Capitania do Porto de Olhão),   descargas essas que a Marinha Portuguesa tem fechado os olhos. Fechar os olhos estas descargas de esgotos sem tratamento por parte da C.M.Olhão, não é ser conivente com esse crime ambiental de poluição das aguas super protegidas, desde a criação do Parque Natural da Ria Formosa!


Resultado de imagem para Esgotos no Cais De OLhão
 E na Marina em Olhão
.
 Resultado de imagem para Esgotos no Cais De OLhão


Até quando é que vale tudo no que toca a crimes ambientais levados a cabo diariamente  pela CMOlhão e de vez enquanto pela Marinha Portuguesa  no Parque Natural da Ria Formosa ?

2 comentários:

Abel Silva disse...

Evidentemente que não concordo com qualquer acção que afecte o frágil ecossistema da Ria Formosa, sejam explosões, exploração dos recursos haliêuticos, construções sobre as dunas, actividades maritimo-turísticas e outras. Mas esta publicação foi-me muito útil pois fiquei a saber da quantidade de ilhas barreira que existem na Ria Formosa, Quando eu pensava que havia uma Ilha da Culatra com três núcleos habitacionais, Farol, Culatra e Hangares, fui elucidado que Farol, Culatra e Hangares são ilhas "independentes", tanto que os exercícios são entre as "Ilhas" da Culatra e do Farol...

Anónimo disse...

Pois é Ilhas existem 5 são Deserta/Barreta, Culatra, Armona, Tavira, e Cabanas e a península de Da praia de Faro.Só quando é para Baralhar existem muitas Ilhas e muitos residentes..