quinta-feira, 1 de novembro de 2018

OLHÃO: MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA!

Com data de ontem, vem a Câmara Municipal de Olhão dar a noticia da sua empresa Ambiolhão ter assinado o contrato para as obras de saneamento na zona nascente de Olhão, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2555-sistema-nascente-de-coletores-domesticos-de-olhao-alvo-de-melhorias.
De facto é uma obra importante que só peca por tardia mas que esconde alguns crimes contra o ambiente praticados durante muitos anos. Quando a Câmara, e nessa altura ainda não tinha esta empresa, decidiu levar a agua a determinadas zonas do concelho, deveria ao mesmo tempo ter levado a rede de esgotos. 
Com a chegada da agua canalizada, os poços deixaram de cumprir a sua principal função, o fornecimento de agua, mas nalguns casos passaram a ter outra. É que a limpeza das fossas ficava cara e bastava jogar os esgotos domésticos nos poços, inquinando os lençóis freáticos.
É certo que houve muita falta de civismo por parte de quem assim procedeu mas também houve falta de prevenção e preocupação por parte de quem tinha a responsabilidade de prevenir que acontecesse.
De qualquer das formas, o anuncio das melhorias no sistema nascente de coletores pode induzir em erro quem não ler a noticia completa, já que pensarão na cidade e não no concelho, quando a obra beneficiará de facto a zona nascente do concelho, abrangendo essencialmente as freguesias de Quelfes e a agregação de Moncarapacho/Fuzeta.
No entanto, e talvez por duvidarmos das sempre "boas intenções" dos eleitos, e porque há obras de urbanização a decorrer nesta zona, fica-nos a duvida de se elas não estarão a beneficiar directamente algum promotor imobiliario, com os quais os eleitos têm relações privilegiadas, pondo o dinheiro publico a pagar obras que seriam da responsabilidade de particulares. É que às vezes dá um certo jeitinho fazer uns "favores".
Em lugar de se vir gabar da obra, que não é mais do que sua obrigação, os exibicionistas que posaram para a fotografia, vir humildemente reconhecer as culpas do município por décadas de falta de intervenção com consequência na falta de qualidade da agua dos nossos furos e poços. Basta perguntar aos produtores agrícolas da zona. 
  Ainda assim, mais vale tarde do que nunca!

1 comentário:

Atento disse...

alguém acredita nas boas intenções dessa cambada? Se querem tirar duvidas vão à Aldeia de Marim e vejam a quem as obras vão servir pois toda essa zona em pleno século XXI é servida por fossas.
Já agora podem questionar o que foi o presidente da CMOlhão mais o assessor cara ratada fazer à feira do imobiliário a Paris senão gastar dinheiro publico a promover negociatas privadas, como é o caso da Aldeia de Marim 2 e o amiguinho de braga que construiu comautorizÃO DA cmoLHÃO,em Dominio Publico Marítimo na antiga cerca do Rezinde na Fuzeta.