segunda-feira, 12 de novembro de 2018

OLHÃO:COMEÇARAM, HOJE, AS OBRAS DA 5 DE OUTUBRO

As obras de "Requalificação da Avenida 5 de Outubro" começaram hoje sem se saber qual a data do seu termo e era importante que houvesse uma data limite para tal.
A intervenção por enquanto não envolve os espaços verdes, que ficarão para uma segunda fase, marcada para daqui a um ano.
Desde o inicio deste processo que se levantaram muitas vozes criticas, desde logo nós, pelas consequências que as obras terão no futuro da baixa da cidade.
Não nos parece que a intervenção esteja de acordo com o projecto apresentado à população, mas pode ser algum mal entendido da nossa parte. De qualquer das formas, destacamos a supressão do estacionamento no lado norte da Avenida, o que vai ter impacto na actividade económica da zona.
Quer se queira ou não, os Mercados terão de ser equiparados a uma grande superfície, que como é do conhecimento publico. estão dotadas de parque de estacionamento para quem precisa de a elas aceder. Nos Mercados não se verifica isso! E este facto não pode ou não deve ser banalizado, porque quem precisar de fazer compras mais avultadas não terá como fazê-las chegar até aos carros.
Os Mercados são a grande âncora de todo o comercio da baixa e aquilo que se prepara pode vir a ter implicações muito graves para todo o comercio da zona.
É certo que o presidente da câmara sempre defendeu que existe o Parque do Levante que tem uma taxa de ocupação muito baixa e que pode ser utilizado para esse fim. Mas quem tiver de carregar as compras dos Mercados até ao Parque do Levante, certamente preferirá entrar na grande superfície ali colada, o que pode determinar a médio prazo, o definhamento da actividade económica dos Mercados.
A solução apresentada para os operadores do Mercado do Peixe, ainda que parcial, é aceitável, mas não salvaguarda o acesso dos utilizadores, que cada vez têm de deixar o carro mais longe.
Quanto às esplanadas, embora vejam as suas áreas aumentar por força do alargamento do passeio no lado norte, também poderão vir a ter razões de queixa, porque o comodismo das pessoas, leva-as a estacionar tão perto quanto possível do ponto de destino e neste caso, vai ficar cada vez mais longe.
Entretanto, a circulação automóvel é condicionada com todos os transtornos inerentes.
De qualquer das formas, há um problema grave que fica por resolver, já que, teimosamente, se persiste em manter os esgotos directos, sem qualquer tratamento a descarregar para a Ria, quando podia ser enquadrado na intervenção. Ou seja, varre-se o lixo para debaixo do tapete!

2 comentários:

Unknown disse...

toda a baia deveria se fechada ao transito do lado dos restaurantes ne carrinhos com bebe ne déficientes podem passar teem que ir para a estrada

Anónimo disse...

Fiquei sem perceber, as obras são onde, na estrada? Para quê?
Obg