terça-feira, 6 de janeiro de 2009

AS NOSSAS VOTAÇÕES...

Quando foi lançada a votação no blog estava-se testando o funcionamento do programa. Quis o acaso que, ao procurar ver o efeito, já estivesse registado um voto, um voto no PSD. Foi entendido como correcto manter a votação, apesar de não se fazer menção a que tipo de eleições se referia e a partidos que normalmente mantem uma certa votação, nem à possibilidade do aparecimento de um movimento indepente concorrente às eleições. Não houve a intenção de excluir ninguém, tratava-se de uma experiência apenas. Mas, teve resultados curiosos. O Bloco de Esquerda nunca teve qualquer expressão em Olhão e não se lhe reconhecem responsáveis, mas mesmo assim obteve 47% dos votos. Sejamos realistas. Embora o descontentamento seja generalizado, esta votação só expressa o sentimento daqueles que frequentam o blog, não sendo representativo do sentir da população de Olhão nem devem ser interpretados como sendo votos efectivos no BE. Por outro lado, os votos no BE reflectem o desejo de mudança de pessoas e de politicas.



Para o PSD vão-se lançando nomes, mas será que algum corresponde à realidade? Pode até ser que Gonçalo Amaral seja o candidato. E daí? Se não assumir um compromisso sério de mudança de políticas, se não se comprometer em afastar a podridão que tem grassado no interior do partido, em Olhão, também não terá o voto dos olhanenses. Mas também pode ser uma forma que os "comprometidos" do PSD tenham arranjado com o intuito de nos silenciar e, se foi esse o objectivo, desiludam-se porque vão ter-nos à perna na mesma.



De qualquer forma a idéia que as pessoas vão formando acerca da classe política foi muito bem expressa, ontem, por Medina Carreira, ex-ministro das finanças do PS, no programa "Nós por Cá", da SIC, uma cambada de medíocres que nos tem governado sendo o PS e o PSD os predadores da democracia portuguesa, seja a nível central ou a nível autárquico. E também foi curioso saber que, em 14 escolas do sul, centro e norte do país, só tinham sido distribuídos 6 (seis) "magalhães". Medina Carreira acerca deste assunto teve uma posição demolidora: "Não estão preocupados em que os miudos saibam ler e escrever português, não estão preocupados que os miudos saibam a tabuada, querem é que os miudos sejam ignorantes para que os filhos dos pobres sejam os pobres de amanhã".

Depois foi a vez da entrevista de Sócrates. Agora já nem tudo vai bem. Já admite que estamos em crise, que vem aí a recessão. E, no fundo, faz um apelo: "dêem-me a maioria absoluta". Isto, mais não é que nos pedir que aceitemos que continue a sugar o dinheiro dos nossos impostos para dá-lo à banca e às grandes empresas. Não está minimamente preocupado com a recuperação do nosso poder de compra, com o nosso bem estar.
Será que ainda vamos cair no conto do vigário que Sócrates nos quer impingir?

9 comentários:

Anónimo disse...

muito bom este post.Esta votação reflete em minha opinião um descontetamento dos eleitores ao bloco central.Aliás as sondagens dão uma subida fulgurante do bloco esquerda em diversas sondagens a ultima das quais á volta dos 14%.E julgo que terá uma tendencia de subida á medida que os problemas forem se agudizando.O descontetamento é muito grande e eu ou muito me engano voltamos a falar depois das eleições o PS vai levar a maior lição de todos os tempos dos portugueses.Podem dizer o que quiserem mas os portugueses não são parvos nem tolinhos.E qualquer grupo de cidadãos que tenham a coragem de se apresentarem a escrutinio arrisca-se a ter uma boa surpresa nas autárquicas,não tenham a menor dúvida.Daqui lanço um desafio.Ponham ai nova votação e incluam um movimeno de cidadãos.Mas acima de tudo peçam uma sondagem em olhão a uma entidade idónea onde conste tambêm um movimento de cidadania que os resultados lhes darão motivo de coragem para avançarem.

Anónimo disse...

sábias conclusões para um teste de funcionamento da sondagem

Anónimo disse...

GOSTARIA DE VER ESSE MALANDO DO LEAL, DO PERES, DA ANA LEAL DO MARINHO DA LOJA FORA DO POLEIRO! COM QUEM DIZ FORA DA CAMARA.
RUA COM ESSES MALANDROS.

Anónimo disse...

pode ser que o gonçalo amaral os prenda a todos e seja eleito presidente da CMO.
pois está confirmado que ele vai ser candidato á CMO.
cuidade leal ou arranjas um terreno junto ao mar para o home~m se calar econstruir uma mansão de luxo, ou tás feito.

Anónimo disse...

se o gonçalo amaral for um investigador sério e honesto manda prender os autarcas quase todos e depois fica com o caminho aberto para a sua eleição.agora se ele seguir os conselhos do prof.aslberto e companhia .então vai ter de ter os ombros largos para levar muita porradinha aqui dos blogs de olhão.pois nem com um livro se safa desta.

tóino disse...

agora é que vamos ter polícia na câmara à perna do Leal.
tóino

Anónimo disse...

boa ,boa .gonçalinho ou prendes o xico ou juntas-te a ele.pois o parque dos bragas está em olhão.assim como o soares bernardino.
tá o papel em monte para ganhar.

Anónimo disse...

Eheheheh, com o Gonçalo Amaral a candidato é que vão ser elas. è que a Oligarquia reinante em Olhão, essa malta do PS que concebe Olhão como uma coutada que gerem a seu bel prazer, com este não vai fazer farinha. Seja porque é um policia a sério ou porque é bandido á séria, seja como for, do Leal aos Pinas, passando por aquela Senhora que herdou a junta do marido (e fala a malta da Madeira...), Olhão tem agora um candidato sem medo do PSD. Seja lá o que for que isto vai dar, pelo menos vamos rir comó catano...

Anónimo disse...

será?
ou o profº alberto controla
o que dirá a isso o sebastião que guia?
já começaram a fechar imobiliárias em olhão ,será da crise ou do medo de se mexerem em merdas do passado. ´
bernardinho cuida-te ,louca descabelada cuidade ,mistura d finanças com imobiliário atenção o goñçalinho se for honesto vai dar volta ámerda para ver onde cheira mal. lagarcinhas ,casalinhops bernardinos façam as mals e ponham-se a mexer ou então perguntem ao gonçalo o preço dele. econtinuem como se nada fosse pois foi issso que aconteceu em olhão nos ultimos 30 anos.
o pior são os cibernautas pois parece que a moda pegou e o que dantes se fazia em silêncio, hoje de um dia para o outro passa para a ópinião publica .
há pessoas ligadas a um passado menos claro em olhão,que deram em comprar coisas para divulgarem as suas idéias.
só lhes digo uma coisa cuidade pois o leal já descobriu.e essa coisa já J.F.O.pois o pininha ja descobriu,e avisou o leal.