sábado, 10 de janeiro de 2009

CMO/BERNARDINO GOMES:QUE NEGÓCIOS?

A Quinta João de Ourém ocupa uma área de 650000m2 e é atravessada pela estrada nacional 2-6 que liga Olhão a Pechão. Nesse sentido, e no lado direito da estrada, conforme planta de ordenamento-síntese do Plano Director Municipal (PDM) é abrangida por várias categorias de espaço, a saber: espaço urbanizável de expansão, espaço agrícola indiscriminado, espaço a agrícolas condicionados I e II e parte substancial está abrangido pela planta da Reserva Agrícola Nacional (RAN). Do lado esquerdo a área abrange espaços agrícolas condicionados IeII e na sua maior parte pela planta da RAN. A área de expansão urbana, a fazer fé na planta de síntese é delimitada a norte pela rua que nasce na rotunda da estrada e segue direito nascente. A partir daí começa o espaço agrícola indiscriminado. Ora os artigos 38,39 e 40 do PDM determinam que a edificabilidade nesses espaços só é permitida ao abrigo do nº 3 do art.24 que diz: Fora dos espaços urbanos e urbanizáveis não são permitidas novas edificações que provoquem ou aumentem a construção dispersa. Assim os 124 apartamentos ali construídos só o poderiam se violando o PDM.
Do lado esquerdo da estrada, a área é também abrangida pela planta de condicionamentos especiais, onde se registam dois furos de captação de agua. Diz o art. 14 do PDM:
1-As zonas sujeitas a condicionamentos especiais devidamente delimitadas na planta de condicionamentos especiais são as seguintes:
c)Zonas na vizinhança de captações públicas de agua
O artigo 17 do mesmo Regulamento sobre a protecção daquelas captações diz:
3-Zona próxima
a) Interdita a construção
c)Interdita ocupações ou actividades que possam provocar poluição dos aquíferos....
4 e 5-Zonas afastada e remota: qualquer uso ou construção deverá ser precedido de parecer favorável da direcção regional do ambiente
Ainda assim a autarquia construiu um estádio municipal e um pavilhão polidesportivo por se enquadrar no estabelecido no art. 40 .
Durante quase três décadas a autarquia manteve na sua posse (não confundir com propriedade) este espaço e pelos investimentos feitos presumia-se ser sua intenção obter a propriedade, até porque os condicionamentos desmobilizariam qualquer investidor. É neste contexto que surge o Grupo Bernardino Gomes e a autarquia abdica da posse para permitir o negócio. É óbvio que o objectivo era a promoção imobiliária que só a nossa denuncia travou. Agora para sair do impasse chamam ao barulho o Sporting Clube Olhanense, que estaria interessado na construção de um novo estádio como o afirmou ao Correio da Manhã de 3 do corrente, o próprio presidente do clube. Aparece na mediação o Presidente da Câmara Municipal de Olhão para quê? Ajudar o clube ou o Grupo Bernardino Gomes a sair airosamente desta embrulhada? É que o valor dos terrenos do Estádio José Arcanjo é muito superior e com os condicionamentos apresentados muito dificilmente o clube construiria ali o estádio, pelo que ficaria prejudicado e o único beneficiado seria aquele Grupo Empresarial , pelos vistos habituado a estes esquemas.

QUE NEGOCIATAS SNR PRESIDENTE?

19 comentários:

Anónimo disse...

boa a í está uma boa pista para o gonçalo amaral investigar os abusos de poder desta autarquia.
e ele como até aqui ainda não está compremetido com o sistema do xico bem pode pôr um travão a esses negócios escuros.

Anónimo disse...

cuidade socialistas desta vez com essas trapalhadas todas cometidas pelo chico zé tão tramados .o gonçalo amaral vai pôr todos na ordem ,ou será que se vai converter?e alinhar no sistema ? o pior disto são os blogs que de dia para dia aparecem mais em olhão.como é que se vão ver livres deles? o forum olhão em menos de 2 meses já teve 50000 visitas.
neste momento é o melhor meio d divulgação de qualquer ideia em olhão até o moju ,já se quer aproveitar ,e ganhar dinheiro á conta do pessoal dos grfittis.
havia de ser bonito os betinhos do moju aproveitarem.se do pessoal da pesada.

Anónimo disse...

Está a decorrer um grande incêndio no Bairro de Fundo de Fomento em Olhão

Anónimo disse...

Continua o incendio a onde para os presidentes da camara e junta de freguesia

Anónimo disse...

A onde estão a assistentes sociais da camara municipal de olhão a gente desalujada do primeiro andar que está arder que precisa de ajuda.

Anónimo disse...

Agora não está aqui ninguem

Anónimo disse...

só vão aparecer quando chegarem as televisões.
e depois vão fazer promessas com quando houve as cheias.

Anónimo disse...

prometem mas não cumprem, pois os moradores do sitio dos murtais, ainda estão à espera das ajudas que o leal prometeu.por causa das cheias de setembro.

tóino disse...

o Olhão livre devia fazer como o Ao Sabor da Maré pôs os colaboradores-comentadores floripes e menino dos olhos grandes a colaborar num inquérito.
tóino

Anónimo disse...

inquérito no olhao livre devia devia era ser assim :acreditam mesmo que o leal não dorme descansado por causa dos blogs précurões?
acreditam que o leal ponha os blogs précurões em tribunal?
acreditam que o leal acabe com a poluição na ria formosa?
acredita mesmo que o leal perca o mandato,por causa do abuso de poder que tem exercido no exercicio de presidemte da CMO?
acredita que o ps vai continuar a apostar no leal como candidato á CMO?

Anónimo disse...

já agora deviam de fazer um inquérito para ver se o xico com um nariz daqueles não cheira o cheiro da etar de poente?
e se não tem olhos pra ver a merda que todos os dias sai do esgoto do T da marina e da horta da Camara?
ou se gosta dos prédios tipo WC que estão a construir onde dantes era a estrumeira da camara?

Anónimo disse...

o gonçalo amaral vai tratar dessa gente toda a não ser que também ele caia na rede.
havemos de ver o xico a meter atestado de maluquice e os vereadores da óposição psd a dizer que não sabiam de nada.
quem afinal de contas assinou esas negociatas todas foi ,só o xico? não me parece.
e o espigadinho o bufo querosiano não sabia e o
acomadado tachista atum ramirez ,o que faz lá é só para manter o tacho da mulher que enquanto deputada só interviu 3 vezes para pedir explicações?
grande deputada tem olhão no parlamento,deve ter tomado algu~ma pastilha para se tornar invisivél ,é que ninguém dá por ela.tacho é o que ela quer.

Anónimo disse...

TUDO OQUE SE DIS SOBRE A NOVA ROTUNDA ATE TEM MATERIA PARA SE DISCUTIR MAS SE EPARA DISCUTIR SOBRE FAVORES EM MATERIA DE OBRAS EM OLHAO PORQUE NAO FALAM NAQUELA URBANIZACAO QUE TEM UM PREDIO REDONDO JUNTO AO JOAO DE OUREM EM QUE ASOESSOAS QUE VEVEM NAS VIVENDAS NAO PODEM ABRIR AS JANELAS SERA PORQUE FOI O CHARRAO QUE APROVOU TUDO ISSO PARA O LUIS FILIPE VIEIRA E QUE PARECE QUE ESSE DEPUTADO MUNICIPAL TEM MUITA INFLUIACIASNA CAMARA E APROVA TUDO OQUE QUER NAO E MANOS TERREMOTE E COELHO DIGAM LA O QUE SABEM

Anónimo disse...

E pena o policia ja nao ser candidato!
Pois pelo que vejo tinha muito para investigar

Anónimo disse...

atenção muita atenção o policia é candidato doa a quem doer ,vai o povo ter quem quer . vamos ver se na hora quem se corta não é o povo do blog

Anónimo disse...

quem é a descabelada , é a arquiteta ditza reis ,a tal que é chefe do urbanismo e tem um ateler em faro com 2 socios funcionarios da CCDR ,a tal que aprova os seus proprios projetos , a que o leal autoriza a permanecer ,toda a corja do ps viu e calou ,até tu PINA .tão culpado é o leal que protege como quem faz que não vê

Anónimo disse...

é uma maravilha afinal andava tudo cego ,porque é que os processos não andavam ,a DITZA estava a trabalhar para os seu clientes,e não seria de borla . sera que o LEAL é socio

Anónimo disse...

não creio que o dr. pina tenha conhecimento desse facto

Anónimo disse...

da DITZA ser socia de um atelier em faro .e fazer projetos que depois aprova . ou que o LEAL autoriza a pouca vergonha. não basta falar a seriedade pratica-se