terça-feira, 13 de janeiro de 2009

SOBRE O AUDITÓRIO...

De uma nossa leitora recebemos o seguinte texto que publicamos na íntegra e que, por ser elucidativo quanto baste, nos abstemos de comentar:


(Boa noite,
posso dizer que não sou leitora assídua do vosso blog, mas cada vez que passo por ele "perco" um bom tempo a ler o estado revoltante do concelho. Por isso e porque achei relevante fiz um comentário a uma das obras públicas recentes, o Auditório Municipal.)

"AUDITÓRIO MUNICIPAL DE OLHÃO EM FASE DE ACABAMENTOS2008-5-5 Está praticamente concluído o Auditório Municipal, localizado junto à Docapesca de Olhão. Numa altura em que decorre o apetrechamento com equipamento cénico e material de iluminação, a Câmara Municipal de Olhão abriu já concurso para os arranjos dos espaços envolventes.Faltam poucos meses para que Olhão dê um salto significativo em termos de oferta cultural. A abertura do Auditório Municipal, um espaço moderno e arrojado, vai permitir a realização de um vasto leque de eventos e espectáculos que abrangem a projecção, representação, interpretação musical, grandes conferências e debates.Com o amplo edifício já construído, a obra entrou agora na fase de apetrechamento cénico. Material de iluminação, mecânica de cena e adereços são os equipamentos que se seguem, depois da aquisição de mobiliário para a zona de espectadores, gabinetes, camarins, cabines de tradução simultânea e régie. Em simultâneo, a autarquia de Olhão abriu concurso público para a execução dos arranjos dos espaços envolventes e zonas verdes. A preservação da emblemática chaminé da antiga fábrica Ramires, que serve de ninho a uma família de cegonhas, foi uma das prioridades da autarquia e será, certamente uma das atracções quando o Auditório for inaugurado."
O texto precedente datado de 5 de Maio de 2008 dá conta do "belo" Auditório Municipal que segundo parece desde há quase um ano (o tempo passa depressa e não tarda faz mesmo um ano) está em fase de acabamentos. Até aqui tudo bem. Agora surgem as dúvidas, estão à espera do próximo dia da cidade para a inauguração deste espaço que se pretende cultural? Não deveria a cultura ser uma das prioridades, a par da educação e saúde ou logo depois destas? É certo que se disponibilizaram a gastar dinheiro "à bruta" num espectáculo de celebração da meia-noite mais admirada do mundo (demonstrando a falta de vontade de aplicar esse dinheiro directamente para ajudar quem mais precisa) mas bem que o poderiam ter aplicado num acto de "cultura" menos efémero. Falando de educação e cultura, é impossível esquecer o "caso biblioteca" e, muito sinceramente, acredito, com muita pena, que este auditório surgiu como remodelação do ninho da família de cegonhas tão querida da nossa autarquia que habita a preservada e "emblemática chaminé da antiga fábrica Ramires" e que à semelhança da biblioteca vai continuar sem cumprir a sua missão, por tempo indeterminado, mesmo depois da sua inauguração.

(Para que não fiquem dúvidas, estas palavras não são de todo um ataque à arquitectura do auditório (que me abstenho de comentar) e muito menos à família de cegonhas que lá habita.)

Murasaki

21 comentários:

Anónimo disse...

como diz e muito bem a cultura devia ser vista peloa olhos dos nossos autarcas,de uma forma diferente.a cultura enriquece as pessoas,ao contrário dos fogos de pirotecnia,que a unica coisa que serviu foi uma propaganda eleitoralista paga com o dinheiro de todos nós.
como essa nossa conterânea referiu,o que se passa com a nossa autarquia é que fazem obras ,onde se gasta desmezuradamente o dinheiro dos contribuintes e depois não servem para nada.
e deu muito bem com exemplo a biblioteca de olhão.onde se gastou uma fortuna na recuperação de um edificio ,que devia servir a comunidade de pescadores dos quais os seus antepassados ,foram os que contribuirampara que tal edificio fosse edificado para se construir um hospital ,para servir a comunidade de pescadores e população olhanense.
não seria muito mais lógico ter restaurado aquele edificio e ter feito dele um lar de terceira idade ,e centro de dia,para os pescadores e suas familias.pois não tinham tido necessidade d gastar tanto dinheiro em construões de anfi-teatro eoutra áreas que foram construida naquele edificio para o uso de biblioteca.
não deviam os nossos autarcas terem construido um edificio de raiz e próprio para biblioteca? se calhar com o dinheiro da recuperação que fizeram tinham feito as 2 obras.
mas deixando o que já está feito ,e passados 7 meses da ultima inauguração da biblioteca (pois eu assisti a outra inauguração em 2007)oque balançio podemos fazer do aproveitamento das instalações da biblioteca?
continua a abrir só da parte da tarde,ou seja é uma biblioteca em parte time,(como era a velhinha biblioteca ) mas ainda mais grve do que só abrir em parte time, é que a biblioteca continua sem livros.havendo colecções particulares em olhão com mais livros que a biblioteca municipal. continua sem nome.não seria boa ideia dar um nome á biblioteca?
continua sem iniciativa e alguns projectos,e iniciativas que já foram sugeridos ,tem levado logo um corte por parte do actual presidente da CMO,simplesmente porque que têm tido as ideias, não concorda que vá apensado o nome do presidente.
no meio de tudo isto afinal o que pensa a CMO fazer da biblioteca ? continuar sem livros ,continuar em parte time?continuar sem iniciativas de actividade cultural naquelas instalações?tirando as 4 ou 5 que já se realizaram lá.
se formos á agenda cultural da cidades do algarve, olhão é das cidades onde há menos actividades culturais. e as poucas que há, são quase sempre propocionadas por associações que partilham das ideias do presidente, e logo por isso subsidiadas para tal.
no que respeita ao auditório estamos cá para ver,oque vai acontecer,não nos esquecendo que não é por falta de espaços nomeadamente auditórios ,que em olhão não há mais actividade cultural.
não há mais actividade cultural porque quem pensar de maneira diferente do presidente ,encontra as portas todas fechadas. e se alguém abrir uma porta,para que essas actividades surjam, ele logo se encarregará pessoalmente ou através de algum cão de fila de essa porta se fechar. ameaçando o corte do subsidio camarário. neste momento no concelho a maior parte das associações culturais e clubes são sibsidiodependentes e ou fazem o que o presidente quer ,e falam bem dele caso contrário se o presidente sabe que à algum presidente de associação cultural ou clube ,lhe faz alguma critica,logo corta o respectivo subsidio.
vive-se assim na cultura e no desporto em olhão e se mais não se sabe,é que os directores tem medo de pôr a boca no trombone.
por exemplo o que se passa com os Olhanenses?
não haverá ali algo no minimo de muito estranho?
como é que sai um técnico de desporto bastante credenciado e profissional,e entra para o seu lugar o presidente dos olhanenses.
qual a formação desse dirigente na área do desporto,pelo que sei vendia grades de sumol,e tinha uma concessão sem concurso da venda de bebidas não alcólicas no festival do marisco.
realiza-se todos os anos um torneio internacional de andebol que não se sabe a quem serve? quantos atletas das calsses jovens tem os olhanenses?quanto recebe ao longo do ano?
em que estado está a antiga sede dos olhaneses da av da républica?
quem pagou as obras do pavilhão, está o dito pavilhão com dividas ou não?
muita coisa se passa nesse clube que s sócios não sabem.há contas em dia?aprovadas por quem?

Anónimo disse...

moss ó leal então esse edificio não tinha sido adquirido ao preço da uva mijona para se construir lá um museu da industria conserveira?
onde para as máquinas que est´lá e que iriam servir para esse museue venderam para sucata?
restauração da chaminé da fábrica é essa a atração do auditório?olha essa chaminé vai ser a primeira coisa a ir abaixo pois a restauração dela foi uma merda! querem saber com se restaura e perserva chaminés de antigas fábricas de conserva? vão dar um passeio até portimão que por sinal até é uma autarquia socialista.mas que há mais de 15 anos que tem impedido que destruam as chaminés das antigas fábricas d conserva.
aqui em olhão deramuma limpeza a uma chaminé,e quantas já deixaram demolir ? e quantas mais irão deixar demolir ? todas fica só a do auditório? não seria tempo de considerarem as chaminés,das antigas fábricas de conservas que restam ,de património industrial olhanense,e impedirem de destruir as poucas que restam?
para finalizar onde pensa a autarquia construir o museu da industria conserveira e onde para as máquinas para esse museu?
e para o tão falado museu do mar,será que vão caber os dois no matadouro com se fala?
qual o espólio que tem para esse museu? ou fazem o museu e ficam anos á espera de ter espólio para o abrirem como estão a fazer com a biblioteca?

Anónimo disse...

quem fez aquele projecto?
pela quantidade de cubos que tem em cima do telhado,ou será açoteia,
é de alguém que muito deve ter feito para a manutençao do cubismo na nossa cidade!
mas o projecto inicial era alguma coisa parecido com este?

Anónimo disse...

quanto mais falarem mal do leal mais nós gostamos dele.a prova está nas votações que o olhao livre está a fazer.

Anónimo disse...

Caro Sr. Vereador, em relação ás votações vou-lhe ensinar um truquezito simples que tenho a certeza que os "manos" que votam no PS andam a fazer, basta votar, sair da pagina, ligar mais tarde e pimba, votar outra vez, quer entrar num joguinho de quem consegue fazer mais cliques, ou vamos deixar a votação ser um espelho daquilo que os olhanenses realmente querem.

Ass: Um anonimo (porque o anonimato impede que "me façam a folha")

Anónimo disse...

por acaso não é assim pois eu já tentei esse truque e não dá resultado.pois na minha casa somos várias pessoas e mesmo assimnão conseguimos votar todos. a sondagem é credivél e não é compativél com essas manhas.mas que o ps tá a dar uma grande abada ás más linguas lá isso está.

Anónimo disse...

essa de fazer a folha são ameaças do pencas?
vá lá explique lá isso.

Anónimo disse...

Acabei de viciar a sondagem, pois acreditei, desculpem-me a ingenuidade, no Sr. Vereador e para reafirmar a veracidade da afirmação "votei" novamente. Duvido ser coincidência a contabilização de mais um "voto" no mesmo sentido do meu no mesmo instante. No entanto caso o objectivo seja a deturpação da sondagem o acesso a diferentes computadores permite que a mesma pessoa duplique o seu voto.

Anónimo disse...

A questão não está em falar mal de quem quer que seja. A questão é saber se o que é dito é verdade ou mentira e até hoje não foi desmentido. Os processos na Procuradoria avolumam-se. E se é daqueles que pensam que ele não vai responder desengane-se pois estamos a tratar disso e pode ter a certeza de que vai ser obrigado a responder mais cedo do que você pensa ó Vereador de trazer por casa.

Anónimo disse...

O Chico se trabalha aos domingos é para estudar como se safar das asneiras que tem feito e não são poucas. Ainda vai ter umesgotamento.

Anónimo disse...

mas olhem que o movimento de cidadania enesistente está a dar luta.e ainda estão na clandestinidade.pois não se mostram.

Anónimo disse...

como é que fazem isso pois o meu computador não aceita,mais que um voto?

Anónimo disse...

mas eu não queria viciar as sondagens só queria que o resto do meu agregado familiar se expresá-se

Anónimo disse...

mom o xico leal éo melhor presedente dCMO inda nas ultimas eleiços me doas latas dtintapapintar acasasóesper que nessa eleçosmede masduas latas.pos e vote sempre nele

Anónimo disse...

Caso a sondagem como normalmente acontece esteja associada ao IP (Internet Protocol) de cada computador,a cada IP so é permitido um "voto", o mesmo computador pode permitir mais "votos" caso esteja numa rede ou grupo de trabalho em que o IP não seja fixo, alterando-se o mesmo após um reinício, permitindo assim a multiplicidade de votos.

Anónimo disse...

cuidade ps o movimento de cidadpoes clandestinos está quase a apanha-vos .
e depois qui~eixem-se que eles tomam embalagem e passam ao ataque.
vota ps.

Anónimo disse...

a memsma pessoa pode votar de computadores diferentes , se se quiser dar ao trabalho de viciar as sondagens que acredito que os amigos do ps o façam , o mesmo ip nao é aceite duas vezes na sondagem mas de computadores diferentes pode votar varias vezes, sabia sr vereador ? pode assinar com o nome verdadeiro ja todos sbemos quem é ...
ja agora tambem receberam e enviaram devidamente preenchida a lista que o ministro das obras publicas mandou para as empresas e autarquias a fim de saber as inagurações que ai veem ?... deviam ... a julgar pelo que se vê no concelho voces esperam fazer o pleno ...

MARAU

Anónimo disse...

nem com o polícia Amaral o PSD consegue ter votos

Anónimo disse...

Caro Senhor visto que o "truque" nao ficou bem explicito eu passo a explicar, todos os ISP (Internet Service Provider) Netcabo e afins não disponibilizam IP fixo a privados, por isso cada vez que o modem é desligado, ao liga-lo de novo é atribuido outro IP ao cliente, permitindo assim votar outra vez. Mas se tem duvidas informaticas podem sempre perguntar ao tecnico da Universidade do Algarve a quem pediram anteriormente para por este blog fora de serviço que ele explica. E sim impedir de me fazerem a folha, pois já se sabe, o pequenino dá a cara e depois fica sem ela (figurativamente falando claro)

Anónimo disse...

ó informático podes muito bem agradecer aos blogs précurões o tacho que o xico pencas te arranjou.

Anónimo disse...

as pessoas em vez de se preocuparem com as sondagens deviam era comentar ,a denuncia que esta olhanense faz.pois ninguém sabe o dinheiro que que a CMO tem gasto em obras de fachada, com tanta coisa que faz falta em olhão.como é o caso dos esgotos ,pois se a ria continuar a ser poluida ,os ameijoeiros os mariscadores e os pescadores vão ter a sua sobrevivência em risco.esse sim é o grande problema de olhão .
e f.leal nada faz para que a situação se altere.
preocupem-se com os reais problemas de olhão e dêm ópinião sobre eles ,como é o caso do auditório que juntamente como parque do levante, e da "biblioteca" sem livros ,que nos ultimos anos levaram a grande fatia do orçamento da CMO.
onde está o quartel dos bombeiros?
onde está a resoluçao da bela olhão?
onde está um plano para o desporto?
onde param as obras nas escolas do ensino básico, que o presidente há uma série de anos anda a prometer, e que agora volta a prometer?
para quando o arranjo das ruas de olhão que estão uma lástima.
para quando um recinto próprio e digno da feira de olhão ( e de outros eventos )que todos os
anos anda a mudar de sitio?
essas sim são questões que se deviam discutir no olhão livre.