sexta-feira, 1 de maio de 2009

Viva O 1º de Maio Dia Internacional do Trabalhador!

Os tempos mudam, mas este será sempre o dia dos trabalhadores de todo o mundo!
Mas convêm estar atento, pois este dia no antigo regime, era dia de luta dos trabalhadores, e de repressão da parte do antigo regime.
Estejamos atentos, para que não se volte ao passado, e façamos deste dia um dia de critica acesa ao regime actual, que a cada dia que passa está mais parecido com o regime de Salazar e Caetano!
E nós em Olhão bem vamos constatando estes factos!

6 comentários:

rc disse...

Comemora-se, hoje, efectivamente o dia do Trabalhador, mas num tempo e num lugar onde cada vez mais os trabalhadores não tem dia de trabalho.
rc

J.P. disse...

tá certo!cada vez existem mais trabalhadores sem emprego.
mas em olhão o ria shoping vai dar emprego a 1200 trabalhadores ,segundo afirmações do nosso presidente.
vejam lá se o homem não se preocupa com o futuro de olhão.

Anónimo disse...

O movimento sindical tem muitas culpas no cartorio no que diz respeito à situação dos trabalhadores portugueses. Os nossos governantes apostam na ideia de um mercado sem regulação, excepto o mercado de trabalho. Se a teoria é deixar que os mercados se auto-regulem porque não deixar espaço à livre negociação da contratação colectiva? Estamos num regime fascista travestido de democrata. O que fazem os nossos sindicalistas, não direi todos mas quase, senão sentar-se à mesa com este poder e negociar com o estado patrão e dos patrões a força do trabalho, ou seja vender os trabalhadores como carne para canhão? Que resposta dar ao Código de Trabalho, senão impôr a livre negociação, aliás uma das conquistas de Abril?

Horacio disse...

mudam-se os tempos mudam as vontades. esse dia esteve como origem uma luta para se exigir o trabalho diário de 8 horas.
hoje enquanto o governo e o sistem falido do capitalismo diz que para se sair da crise os trabalhadores tem de trabalhar mais,os trabalhadores deviam reenvidicar a redução do horário de trabalho,no sentido de diminuir o desemprego ,e de criar condições que os pais e as mães possam ter tempo de educar e ensinar os seus filhos.

Anónimo disse...

A livre negociação da venda do preço do trabalho permitia uma melhor distribuição da riquesa. A teoria dominante, neo-liberal, pretende o nivelamento dos salarios dos trabalhadores por baixo como forma de ganhar competitividade; o aumento das cargas horarias é outra forma de exploração dos trabalhadores argumentando-se com produtividade; a hipócrisia é tanta que todo o mundo capitalista importa bens de paises onde é praticado trabalho escravo e depois vêm falar em direitos humanos como é o caso da já super-potência economica social-fascista chinesa. Mas a crise financeira mundial e a inevitavel crise de super-produção também se encarregarão de jogar abaixo o gigante amarelo. O que os nossos lideres não querem ouvir falar é no protecionismo mas esquecem que sem isso perdemos todo o nosso aparelho produtivo.

oxora disse...

o grande problema reendivicativo dos trabalhadores portugueses,está precisamente nos sindicatos,a maior parte dos dirigentes sindicais estão há anos sem laborarem e a grande parte deles não conhece os problemas reais da classe.
veja-se o recente caso da luta dos professores onde 1º os sindicatos acordaram com o governo e depois de verem que os professores estavam contra o acordo cozinhado entre sindicatos e governo deram a volta e tentaram mostrar que estavam contra.
fizeram-se greves com um numéro numca alcançado fizeram.se manifestações das maiores do país e o que aconteceu ?nada pura e simplesmente porque os sindicatos ,tem medo de inovar formas de luta diferente como o das greves ás avaliações ou a greve ás provas de avaliação ou mesmo greve aos exames.
fazer só mais um dia de greve não irá levar a aldo nenhum,e o governo só lucra com isso,fazer outra manifestação vai ser um fracasso pois os professores estão a ver que os sindicatos não atam nem desatam .
ainda não se viu ninguém exigir a queda do governo e é isso que tem de ser feito pois este governo só serve os interreses dos capitalistas para nacionalizar os bancos em falências para os entregar de mão beijada assim que começarem a dar lucro aliás esse filme já aconteceu.
o sistema capitalista faliu e agora devemos enterrá-lo enquanto que o governo de socrates tenta salvar deseperadamente, o grande capital.