sábado, 29 de agosto de 2009

Eduardo Abúndio, o mal acompanhado

Há dias dizia eu, que de Eduardo Abúndio, sobre as eleições autárquicas, só era conhecida a entrevista que tinha dado ao Brisas do Sul, onde se justificava em não dizer mais do que pretende fazer com a desculpa que a antecipação seria má conselheira, entretanto já avançou mais.
Declara em tom solene, em jeito de compromisso, de honra, para que o futuro dos nossos filhos seja melhor que o nosso presente vai dar um rotundo não ao tráfico de influências e à política do clientelismo, o compadrio é que ainda vai continuar a ser premiado, só que menos que a competência.
É o que lemos, no site do PSD.
De qualquer modo, como é que irá explicar o envolvimento neste projecto do prof. Alberto Almeida, em 2º lugar na lista para a Câmara.

18 comentários:

Unknown disse...

A propósito do site do PSD é interessante olhar para todos os sites das candidaturas, nomeadamente: BE (http://blocoolhao.blogspot.com/),
CDU (http://www.cduporolhao.org/), PS (http://www.ps-olhao.org/)e
PSD (http://www.psd-algarve.com/olhao/).
Se repararem o site do PS não tem qualquer conteúdo, a não ser o seu caricato pedido de dinheiro, o que faz lembrar a Igreja Universal de Deus!
O site do PSD tem a declaração de Eduardo Abúndio mas não tem qualquer informação nem de programa nem de candidatos, provavelmente porque não lhes interessa que os olhanenses saibam quem são os outros candidatos...
A CDU e o BE tem uma coisa curiosa que os distinguem dos outros: é que não têm uma fotografia em grande relevância, do primeiro candidato à Câmara, enquanto o PS e PSD têm sempre uma enorme fotografia dos seus primeiros candidatos.
A CDU apesar de tudo tem fotografias de todos os seus primeiros candidatos a todos os órgãos (mais ninguém dá esta informação) e tem ainda a virtude de ter mais sites nomeadamente o blogue do seu primeiro candidato José Castanheira (http://vaiaolhaovai.blogs.sapo.pt/) que é aliás, até ao momento, o único candidato que tem um blogue pessoal.
Visitem estes sites e comprovem o que eu estou a dizer.

Anónimo disse...

Os blogs do BE e da CDU não tem fotografia dos respectivos cabeças se calhar porque tem vergonha que sejam conhecidos

Anónimo disse...

Curiosamente já visitei os blogs da CDU e do seu cabeça de lista; e do que li não gostei, senão vejamos:
Informação às populações vêm dizer que vão fazer o que deveriam ter feito nos 30 anos anteriores
Contas- falam em fazer uma auditoria às contas quando têm de fazer a toda a gestão camararia dos ultimos 10 anos
Obras- Não responsabilizam os quadros tecnicos que têm levado uma vida a cometer irregularidades para não dizer algo mais
Transparencia- Tudo o que diz fazer está consignado por lei e não traz nada de novo
Participação da população- deve ser igual à da aprovação do Polis
Lançamento da agenda 21- É para lhe dar o mesmo destino da anterior; era caso para perguntar qual o grau de execução e qual a postura das organizações subscritoras. Tanto quanto sei foi tudo dado como ultrapassado
Ria Formosa- Não exige das Aguas do Algarve o fim das Etar que temos
Actividades economicas- Até parece que têm um grande grau de aceitação por parte dos patrões; andarão de mãos dadas?
Agricultura- Parece desconhecer que a RAN vai passar para as autarquias e que os terrenos de cultivo poderão ser transformados em florestas e ou destinar-se ao Turismo
Subsidios- O Regulamento já existe, os criterios de atribuição é que deixariam de estar ao serviço do Leal e passariam para o JC
Veiculos- Pega nos carros da vereação mas não fala dos outros carros de serviço com que alguns funcionarios vão às compras a Espanha. Complexos?
PDM- Não faz referencia às constantes violações do PDM.Como não diz porque não sabe no que acabaria a falada revisão uma vez que todo o ordenamento está já comprometido.

De facto usar um blog partidario para dizer tanta asneira em periodo eleitoral é ridiculo. Bem fazem os outros que estão calados

Anónimo disse...

Este último anónimo parece ser jogador apenas para marcar a CDU em campo. O Eng. Leal não teria melhor ajudas...

Anónimo disse...

Tenha lá paciência Srº Anónimo das 17.27 eu sei que não gosta da critica, talvez só goste de criticar os outros, o que é mau.
Só com a critíca é que a c.d.u aprende e rectifica erros cometidos a não SER que seja igual ao PS que leva há mais de 30 anos de critica e não melhora.

Anónimo disse...

A c.d.u.e o seu cabeça de lista é de todos os partidos concorrentes ás eleições o mais activo na blogsfera olhanense, o homem faz publicidade ás listas dele, critica as listas dos outros ele faz conjecturas e desarma o arranjo das listas dos outros partidos, enfim um autêntico frenesim.
Será que não tem mais que fazer, que se preocupar com as listas dos outros, eu não vejo nos outros partidos essa preocupação.
Será medo, insegurança enfim a seu tempo se saberá, isto é depois das votações.

P.S. disse...

Senhor comentador P.B., o seus comentários sobre o cartaz e o site do PARTIDO SOCIALISTA, devem deixa-lhe saudades.
O PARTIDO SOCIALISTA, não precisa de grandes publicidades, Os Olhanenses sabem nestes 30 anos a obra que o PS fez em Olhão.
Quem de facto precisa desses acessórios é o partido o qual,(creio) o Senhor é mandatário.
Garanto-lhe, mesmo que a opsosição que temos em olhão fizessem cartazes com os antepassados todos o PARTIDO SOCIALISTA,vençeria as eleições.
UM SOCIALISTA,( NÃO DESERTOR )

Unknown disse...

Relativamente ao epíteto de "desertor" que o último anónimo P.S me lançou, (porque ele sabe que fui do PS durante 25 anos) segue um meu artigo que publiquei no Brisas do Sul, salvoerro em Maio,intitulado " O que é o micro-fascismo?" . Leia-o quem quiser saber o que eu entendo pelo socialismo actual deste PS Olhão:

O que é o micro-fascismo?
Com a recente passagem dos 35 anos do 25 de Abril e do primeiro 1º de Maio surge a oportunidade de falar de uma nova palavra que designa uma realidade bem presente, e ao nosso lado – o micro-fascismo.
O fascismo poderá ter várias designações e eu proporia para esta crónica designá-lo simplesmente como a prepotência ou abuso do poder político e administrativo.
Antes do 25 de Abril havia de facto uma situação de prepotência ou abuso de poder político e administrativo ao nível de todo o Estado Português, e isso, é o que actualmente se designa por macro-fascismo no sentido em que esse abuso trespassava todas as actividades do Estado, sendo o Poder político de toda a Nação concentrado num pequeno grupo de homens, ou mesmo, num só homem.
Este macro-fascismo é também aquilo que mais simplesmente e habitualmente se designa por fascismo e que, efectivamente, acabou com o 25 de Abril. E aquilo que hoje nos salva de regressar ao passado é o facto de termos criado um sistema em que o Poder político foi repartido por vários grupos com alguma independência, sendo difícil o abuso a nível nacional, que era corrente no passado.
Mas a prepotência ou abuso de poder político e administrativo continua a existir, só que não com uma abrangência nacional, mas antes em contextos mais localizados onde tem sido possível a sua concentração: é a prepotência dos autarcas quando facilitam os negócios de uns amigos, pelas piores razões, e arruínam outros que poderiam prestar um melhor serviço à população; é a prepotência que cria o medo de falar para não perder o subsídio, o trabalho, o alvará, etc.
E esta prepotência ou abuso de poder, infelizmente, está bem presente em Olhão, e concretamente na nossa autarquia através da sua postura de silenciamento sistemático da sociedade civil, onde os olhanenses são vistos de forma utilitária, ou para baterem palmas, ou para serem silenciados como perigosos cidadãos que se atrevem a pensar pela própria cabeça e, pasme-se, terem ideias e darem contributos que o sr. Presidente não teve ou não deu em tempo útil!
Esta postura, designa-se como micro-fascista por ter a ver com abuso num contexto localizado, causando-me alguma perplexidade que um partido socialista que se fundou em 1973 contra o fascismo de então, se tenha convertido hoje, passados 35 anos de poder político ininterrupto em Olhão, o abrigo da prepotência e do abuso.
Se em 1973, ser-se socialista era ser-se anti-macrofascista, hoje ser-se socialista é ser-se anti-microfascista, ou seja, paradoxalmente, é ser-se contra o abuso criado em Olhão por este Partido Socialista!
Chamo a atenção que não faço considerações relativamente ao PS regional ou nacional, nem quero aqui dizer que todos os militantes do PS local são micro-fascistas. Estou certo que muitos deles, tal como eu em tempos (porque já fui militante do PS…), terão vergonha do que se passa na autarquia...
No entanto, com vergonha ou sem ela, parece-me evidente que hoje em Olhão ser-se anti-fascista, não é ser-se contra o que se passou há mais de 35 anos, mas é ser-se contra a prepotência que se passa aqui e agora.
As próximas eleições autárquicas serão uma oportunidade para os olhanenses optarem por dar a força aos mais honestos e enfraquecerem quem abusa do poder político autárquico, independentemente da “tribo” partidária a que pertencerem. A escolha é de cada um de nós…
2 de Maio de 2009

ol disse...

Senhor comentador P.S.:
O P"S" não precisa de publicidade? A cidade está infestada de outdoors com uma cara medonha. Nunca, em tempo algum, ao longo destes 30 anos se viu tanta propaganda de um só candidato. Estão a ficar aflitos, é? O resultado das europeias assustou-os? Quanto já gastaram e quanto mais vão gastar para tentar não perder a maioria absoluta na câmara? Falemos claro. Digam quem são a vossas fontes de financiamento. Os mecenas a quem foram concedidas as razões "po(n)doresas? O circulo de amizades que tem ganho vantagem?
Obra? Que obra? A casa 176 da Ilha da Armona? O prédio a menos de 50 metros da linha do preia-mar? O Ria Shopping com os "seus 1200" postos de trabalho e a cobetura da "china town" cá do burgo? As etar's da cacalima? A "Quinta João de Ourém"? O Marina Village? Ou são as negociatas que estão por trás destas "coisitas"?

Anónimo disse...

Castanheira tal como o Abundio estás mal acompanhado com este mandatário, o homem anda a dizer asneiras que se farta, manda-o para um curso de quadros do PC de formação acelerada, tipo novas oportunidades, para ver se reformata o raciocínio.
Substitui-o pelo Josué que este pelo menos não se mete a dizer calinadas político-filosóficas.

PS disse...

Sr.Drº António P.B.
Mas que grande chorrilho, de calinadas que escreveu, repare bem! nem que o fascismo possa ser avaliado em macro ou micro, isso é na economia,não há grandes nem pequenos fascistas, os fascistas são todos iguais.
Repare militou então 25 ANOS NUM PARTIDO FASCISTA?então durante esse pequeno tempo como se considerou?
No PS encontrou liberdade,está provado através da história, e não lhe preciso recordar, aonde lhe encontro neste momento,não lhe preciso recordar a história tem 34 anos, não me venha falar em liberdade, porque neste momento não lhe reconhece autoridade moral para isso.

PS (não desertor)

ditador disse...

Cá para mim para o bem ou para o mal, pensso que sejam lá quais forem as caras, olhão precisava defenitvamente de mudar a cor pulitica, ou até mesmo se for alguem independente, está na mão dos eleitores decidirem com inteligencia e não com a ignorancia que tem votado até hoje.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 17:27:`
Serve isto para lhe dizer que não vejo no cabeça de lista da CDU competencia,transparencia, ideias, ou sei lá que mais que o distingam do Leal; o combate politico local não deve servir apenas para tirar um e pôr lá outro, igual ou pior o que é dificil. A mudança deve ser feitam mas com gente capaz; pelo actuação negativa que tem tido como oposição, o silencio cumplice de toda a sacanagem e que continua a tentar encobrir como se infere do panfleto das 20 asneiras era melhor não ir sequer a votos

ol disse...

Snr comentador P.S.:
Não alinho nas opções políticas de PB mas pela forma como você coloca a questão só o posso comparar a Sócrates e Leal e estes a Marcelo Caetano e Salazar. Pode até ser um democrata mas quando retira o direito moral a PB você está a dizer que só a gente do P"S" é que é detentora de verdade, que vocês são os únicos políticos sérios. Não acha que é arrogância e petulância a mais? Pois bem, penso o contrário. Nunca tivemos um governo central tão amigo do grande capital como este governo de Sócrates, nunca tivemos um governo que retirasse tantos direitos a quem trabalha, nunca tivemos um governo que tivesse retirado direitos na assistência médica e medicamentosa, nunca tivémos um governo que impedisse o acesso à "justiça" como este, nunca tivemos um governo que diminuísse a capacidade financeira das famílias em relação à educação.
A democracia é para vocês, P"S", a "cunha", o falsear os resultados dos concursos para admissão de pessoal, é comprar carros sabe-se lá como, é permitir obras sem licenciamento, etc, etc.
Cada vez há mais medo das pesoas se pronunciarem, especialmente no aparelho de estado. A vossa democracia está em pôr a Pide (SIS) a fiscalizar a função pública a pretexto de combate à corrupção. A grande corrupção dá-se ao mais alto nível como se tem visto pelos casos Freeport, BPN, BCP. Ao nível das chefias intermédias até pode acontecer mas não justifica que haja uma secreta a fiscalizar o pessoal como vocês querem fazer.
Não é com eleições que se resolvem os problemas do país. As eleições são uma fraude, são uma forma de enganar o Povo, representam tão sómente a idéia de que o Povo vive em democracia. Há enormes desiguldades no conceito de democracia. Para vocês, P"S", democracia é ter cada vez mais o grande capital a contribuir para as vossas campanhas. Porque será? É usar e abusar das inaugurações para aparecer nas televisões e ter muito mais tempo de antena que os outros partidos. É, isto, democracia?
Este país precisava que o aparelho de estado fosse completamente desmantelado, acabar com a teia de interesses que constata a nível local e a nível nacional, acabar com o "polvo" que P"S, P"S"D e CDS criaram.
A democracia tem regras e temos que viver com elas mas quando as regras só se aplicam a um dos lados há que lutar pelo derrube do "sistema" que impõe a aplicação das regras só para aquele lado...

Anónimo disse...

Este Ol é cá um radical que deve ser membro do Partido Radical da Cicciolina Portuguesa, como "Não é com eleições que se resolvem os problemas do país. As eleições são uma fraude, são uma forma de enganar o Povo" quer que "o aparelho de estado fosse completamente desmantelado" e defende "há que lutar pelo derrube do "sistema"".
Não é para brincar, há que arrasar tudo, que isto está tudo ppdre e não tem cura, há grande anarca radical.

ol disse...

Já era suposto que viesse alguém apelidar de anarca. Quando se fala de desmantelar o aparelho de estado, subentende-se que há que criar algo novo, algo de onde seja possível irradicar do clientelismo político, das cunhas, dos compadrios, da corrupção, etc, etc. Algo, onde não fosse possível, por exemplo, o ex-governador civil estar a receber o ordenado e a reforma em simultâneo.porque ninguém acredita na ingenuidade do mesmo, do desconhecimento do mesmo em relação ao que está estabelecido.
Mas, caro anónimo, é curioso como você não aborda a questão da propaganda do P"S" e do P"S"D e das fontes de financiamento desses dois partidos, não aborda a questão dos concursos para admissão do pessoal, não aborda as obras indevidamente licenciadas, não aborda a questão dos carros, não aborda a questão dos alvarás falsos e por aí fora. Mas, presumo que esteja bem servido, bem acomodado e que estas coisas não o afectem. É natural. É próprio dos oportunistas, dos carreiristas, dos arrivistas.
Uma oposição séria no próximo executivo deve exigir auditorias a tudo, às contas, aos concursos públicos, ao licenciamento das obras, à fiscalização das mesmas, deve igualmente exigir referendos, refrendos sobre todas as matérias que atinjam a maior parte da população e dou-lhe um exemplo concreto: a aplicação do POOC. Aí, sim, iremos ter discussão pública. Não é como a prática corrente que os assuntos incómodos são marcados para o final das sessões da assembleia municipal, jogando com o cansaço dos cidadãos. É essa a vossa democracia mas não é essa democracia que eu quero, não é essa a democracia que muito boa gente quer ou será caso que ainda não ouviu, ainda não se apercebeu que grande parte da população já está cansada dos oportunistas que se metem na política apenas para ascender a um "tacho"? Ainda não ouviu, ainda não se apercebeu que uma boa parte da população está farta destes partidos que tudo prometem e nada cumprem?

só sei que nada sei disse...

os mecenas do cara dura,são os mesmos do futebol.e mais alguns tubarões lá de cima.
que compram a tuta e meia ,para vender ao preço do ouro com o compadrio do cara dura e quejandos.
por isso não interresa que o cara dura não seja eleito com maioria,caso contrário pode acontecer um incêndio na CMO

Anónimo disse...

Bem, nasci em Olhão há 33 anos, de vila passou a cidade entretanto, nesses anos vivi em várias cidades, voltei sempre a Olhão, há quem diga que os habitantes deste municipio em 30 anos viram o que o PS fez, bem eu cá acho que as pessoas são cegas. A cidade hoje em dia é mais dormitório que nunca, as infra estruturas sociais são praticamente as mesmas de há 20 anos atrás ou talvez menos, bom, talvez Olhão seja recordista do hipermercado e da oficina. O resto são situações ridículas, como gentes do PSD tornarem-se independentes para ganhar um tacho na câmara. Enfim é o país que temos não é só problema desta câmara, o resto é a cegueira global de um páis que vota nos partidos como se de um clube de futebol se tratasse. Voto em Olhão, uma coisa é certa este ano nem PS que considero em Olhão uma corja de corruptos sociais nem PSD que acho que são uns sabujões, procurando satisfazer os seus interesses pessoais.