terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Julieta Lima apresenta o seu livro" Porta sim/ Porta não"

Leitura

Evento

-Lançamento do Livro

Descrição

Julieta Lima nasceu em Olhão, em 1949. No Orvalho das Horas (1989) foi o seu livro de estreia na poesia. Publica agora Porta Sim, Porta Não, no qual estão reunidos contos sobre a sua terra natal.

Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão

Julieta Lima nasceu em Olhão em 1949.

Fez o curso geral dos Liceus em Faro.

Começou a sua vida profissional no Banco Espírito Santo

Em Faro, onde chefiou durante quase vinte anos o Departamento de Estrangeiros.

Simultaneamente for agente da Companhia de Seguros Tranquilidade.

Julieta frequentou a escola da Cavalinha, em Olhão, onde fez a Primária e aí onde começou a descobrir o encanto das palavras para lá dos seus significados reais. Aprendeu a enamorar-se delas, muitas vezes mais pelos seus sons do que pelo que significavam.

Publica em 1989 um pequeno livro de poesia – esgotado – No Orvalho das Horas, prefaciado por David Mourão Ferreira.

Adoece em 1991 e reforma-se do Banco. Continua a escrever, convive com Natália Correia nas célebres tertúlias do Botequim e ao longo de uma vida cheia de muita vida (doença, contratempos, divórcios) não deixa nunca de escrever pelo que tem uma extensa obra inédita, que está agora (timidamente) a sair do cárcere de quem vive só, escreve só, mas de repente se rebela contra o anonimato e decide dizer:

«Olhão, estou aqui. Chamaram-me poeta da ria! Serei a poeta da ria, a poeta de todos vós, a pregoeira das vossas orações, das vossas dores, das vossas proezas, das vossas pragas.

Ajudem-me a ser a sucessora do poeta João Lúcio! Não tenho palácio nem bens, sou apenas uma das cinco filhas do Sr. Joaquim Amador com quem aprendi o apego a esta terra, a esta ria, e o prazer inexplicável de fazer dançar as palavras na minha prosa e nos meus versos que vos dedico.»

2 comentários:

Anónimo disse...

cheguei a pensar que era a julieta mas a da porta sim a "autoira" deste livro ... porta sim porta não ... sim senhor ...

Floripes. disse...

Salão da biblioteca quase cheio numa excelente apresentação do Livro Porta Sim Porta Não, de uma mulher de letras filha de Olhão.
Parabéns à Julieta Lima,que me autografou o seu livro que vou guardar com muito carinho.