domingo, 22 de janeiro de 2012

Descarga de Esgotos na Ria Formosa em Faro,Leva à interdição da apanha de bivalves.

Apanha de bivalves proibida perto de Faro devido a descarga de esgotos.


(Foto: Vasco Célio (arquivo))
A apanha de bivalves na Ria Formosa junto à cidade de Faro está proibida pelo menos até quarta-feira, devido a uma descarga de esgotos domésticos junto à doca da cidade, disse à Lusa fonte da Capitania de Faro.


A descarga para a Ria Formosa, detectada na passada sexta-feira 200 metros a oeste do cais de embarque do Clube Naval da cidade, deveu-se a um entupimento, que impediu as águas residuais de chegarem à estação de tratamento e causou um refluxo para a ria.

De acordo com o comandante Marques Ferreira, assim que teve conhecimento da descarga, sexta-feira, a Capitania elaborou um edital a proibir a apanha de marisco num raio de 500 metros do local de descarga, que entrou em vigor já ao fim daquele dia.

O problema do entupimento foi entretanto resolvido pela empresa municipal responsável pelos esgotos da cidade, a Fagar, e segunda-feira serão recolhidas amostras no local para verificar a qualidade da água.

Os resultados das análises, a levar a cabo pelo Ipimar-Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, serão conhecidos na próxima quarta-feira, altura em que a autoridade marítima poderá levantar a interdição, acrescentou Marques Ferreira, admitindo que, caso as análises sejam negativas, só sexta-feira seja reposta a permissão da apanha de bivalves.
Noticia retirada do Publico on line.
Nota do Olhão Livre: Há anos que andamos a alertar para as entidade competentes para essas descargas de esgotos,e para o PERIGO DA SAÚDE PUBLICA. Até hoje quase nenhum organismo ligou a este perigo, perante isso visto que o veneno lançado na Ria é cada vez maior, algumas autoridades começam a tomar posições, que há muito deviam ter tomado.
Em Olhão há muito, que alertamos, e acusamos, a CMOlhão de ter esgotos Tóxicos a envenar as aguas da Ria Formosa. que matam não só as amêijoas, mas todas a Biodiversidade,existente na Ria Formosa, até hoje Francisco Leal, o ainda presidente da CMOlhão,em exercício do poder há 18 anos, não fez nada, e os esgotos continuam a envenenar a Ria Formosa.Pensávamos que algo iria mudar, pois o actual vice-presidnete da CMOlhão Antonio Pina e Carlos Martins,vereador do ambiente são socios de um viveiro de ostras na Ria Formosa,mas embora sabendo da mortalidade das amêijoas e das ostras até hoje nada fizeram para acabar com a Poluição com que a CMolhão envenena a Ria Formosa, diariamente com a emissão de esgotos Tóxicos não tratados, para dentro da Doca pesca para dentro do porto de abrigo ao pé do T (cais de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol)Para dentro da Marina, e o esgoto da oficinas da CMOlhã situadas na Horta da CMOlhão,que descarrega veneno puro para cima de zona de viveiros,e da ZPE ( Zona de Protecção Especial)da Ria Formosa.
Também a presidente da ARH,Valentina Calixto, diz que desconhece que existam esgotos Tóxicos a despejar directos para a Ria Formosa, embora já tenha sido alertada inúmeras vezes, para esse crime, por uma comissão de viveiristas de Olhão, que constantemente chama a Policia Maritima para verificar o esgoto Tóxico a correr para a Doca Pesca em Olhão,e da doca para a Ria.
Recentemente O IPTM,por causa da abertura de duas novas unidades industrias a abrir no Porto de pesca de Olhão, admitiu ter esgotos Tóxicos sem tratamento a despejar para dentro do Porto de Pesca de Olhão.
O IPIMAR, que proibiu a apanha de marisco em Faro, tem sede em Olhão a menos de 50 metros do Esgoto Tóxico do T, não se percebe porque motivo quem manda no IPIMAR ,tenha permitido durante décadas, e continua a permitir a emissão de descargas Tóxicas desse esgoto situado mesmo nas suas barbas. qunado em frente a esse esgoto,e a todos os outros por nós denunciados, existem viveiros de amêijoas em laboração.
Também as ETARs das Aguas do Algarve de Olhão Poente e Faro Nascente ,não cumprem as normas de descargas para as aguas conquiculas e piscicolas que são a Ria Formosa,e todos os dias essas ETARs descarregam escorrências venenosas para aguas tão sensíveis que nem as embarcações a , motor podem nelas circular.não podem os barcos a motor circular mas podem essas ETARs envenenar esses locais com viveiros em Laboração, como é o caso dos viveiros da Ilha da Lebre a menos de 50 metros da ETAR poente de Olhão.
A lei existe, e diz que não pode haver emissão de esgotos, em toda a área do Parque Natural da Ria Formosa.Porque razão os organismo responsáveis, não são multados como são o comum dos cidadão quando apanhado a prevaricar? Porque razão as entidades oficiais como a CCDR e o ICNB, não Proibe a sério, a Poluição na Ria Formosa?
É toda uma comunidade de 10 000 pessoas, que vive da Ria Formosa que está em perigo, além de toda a Biodiversidade que cada vez é mais ameaçada, perante o calar de boca de todos os cientistas sabem do problemas mas que são obrigados a calarem a Boca, para não faltar o apoio, das respectivas autarquias e entidades oficiais.
Até quando perguntamos nós???? Responda quem souber.
O comandante da Capitania de Faro, teve o bom senso de alertar o IPIMAR, Para a descarga, o que está à espera o Comandante da Capitania de Olhão, para fazer o mesmo visto que a sede do IPMAR , fica a 20 metros da Capitania do Porto de Olhão?

Sem comentários: