quarta-feira, 18 de abril de 2012

OLHÃO: CÂMARA ESCURA

A falta de transparencia na Câmara Municipal de Olhão é tanta que até sonega os editais a que está obrigada por força de lei a publicitar. Vejam o site da CMO em http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_em_rede/editais_avisos/cmunicipal/Editais+de+2012/ e constarão a ausência dos editais nº 13, 14 e 15 do ano em curso. Desde há muito que vimos alertando os olhanenses para as trafulhices de um presidente que já devia estar preso se a justiça funcionasse mas que conta com a cumplicidade do resto da vereação onde se destaca o sei vice e candidato a sucessor António Pina.
Nem uma só acta das sessões camarárias está publicada e a falta de publicitação dos editais, é mais do que sintomático das aldrabices desta câmara, avessa à transparencia e preocupada em manter na ignorância a população de Olhão quanto aos actos de gestão.
Num dos editais publicados pode ver-se que o edil mor foi condenado ao pagamento de 150 euros que reverteram a favor dos bombeiros municipais, só que o Ministério Publico, nada interessado ou quem sabe por orientações vindas da hierarquia, não obriga à reversão a favor do município do pagamento daquela quantia.
Em principio, as instituições não mandam cometer os atropelos e abusos de poder desta cambada de políticos rasca, que ao tomarem as atitudes que tomam deviam ser obrigados à reversão toda a vez que o município é condenado.
No essencial, o que move o corrupto é a obtenção de um dinheiro fácil, bastando-lhe para isso, a pratica de um acto administrativo para autorizar uma ilegalidade. Como o que faz é por dinheiro, também devia ser penalizado sacando-lhe o dinheiro que pode ganhar de forma pouco clara e transparente e um dos meios é precisamente o da reversão.
Mas no meio de tanta cegada, encontrámos um edital deveras curioso, porque dá a conhecer vários protocolos celebrados entre a autarquia e a Ambiolhão no valor total de 2.250.000 euros. Nós enquanto munícipes, somos assaltados todos os meses com facturas de agua, saneamento básico e resíduos sólidos, originando um fluxo de dinheiro demasiado grande para que de uma só assentada, a CMO dê de mão beijada mais de dois milhões a uma das suas empresas. O rego não vai direito e soa a mais uma golpada.
Para que não fiquem margem para duvidas vejam aqui http://www.cm-olhao.pt/NR/rdonlyres/9D1E3FF9-00CB-4B37-9DA5-E2A1D6A83C95/0/EDITALCM092012.pdf. Se a autarquia está falida, com enormes dividas a fornecedores entre os quais a Águas do Algarve, onde foram agora arranjar tanto dinheiro? E se o tinham porque não pagaram a quem deviam?
Os olhanenses sentem-se enganados por esta corja de parasitas alojados na Câmara Municipal de Olhão e na rede de empresas criadas para assegurar os tachos de cada um que sai da vereação, num regime de rotatividade em que são sempre os mesmos a beneficiar. E agora digam lá que não é bom pertencer ao partido do Poder?
António Pina ainda está a dar os primeiros passos na carreira de politico profissional e já evidencia os mesmos sintomas do velho cheche em presidente. Vão os olhanenses dar-lhe o beneficio da duvida, ou correr de vez com esta cambada?
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

Anónimo disse...

«É um fenómeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado,come,bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto.
Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos socialmente uma colectividade pacífica de revoltados»
Miguel Torga

Anónimo disse...

Ao Sr. " a terra "
estou de acordo com o que diz acerca do Presidente e todas as histórias em que ele é o principal ator pela negativa.
Mas não posso estar e até um pouco ofendido, quando se diz acerca da sua idade, que é um cheche velho o que é também o meu caso 65, pelos novos somos tratados por velhos com um certo desdem e infelizmente falta de respeito desde que tenhamos o cabelo branco.
A realidade lá fora é bem diferente, já que as pessoas um pouco idosas são respeitadas e escutadas, pelos mais novos , pelo saber e experiênçia de vida.
PS. o sr. terra que idade tem, penso que não seja um jovem,que a única coisa que aprendem na escola é a falta de respeito e educação

a.terra disse...

Caro comentador das 17:09
Quando chamo velho cheche ao presidente apenas utilizo a mesma expressão que o mesmo utilizou em relação a uma pessoa mais idosa do que ele, procurando diminui-la, quando a vida dessa outra pessoa era muito mais clara e transparente que a dele.
Não se trata pois de generalizar a expressão, até porque tenho por habito respeitar aqueles que navegam numa idade mais avançada.
Mas que o presidente está a ficar senil, lá isso está!