domingo, 29 de abril de 2012

RIA FORMOSA E PESCA NO FORUM DO IDP


Teve ontem, inicio o Fórum IDP-Algarve e uma das mesas reportou a situação na Ria Formosa e o futuro da pesca nesta região. A escassez de tempo não permitiu o aprofundamento do tema mas ainda assim conseguiu-se passar a mensagem do que se passa por estas bandas.
O vídeo que damos à estampa, remonta a 1/7/009 e se o panorama na Ria Formosa não era o melhor, decorridos três anos a situação detiora-se a cada dia que passa, com a extinção da ameijoa macha, a falta de berbigão, o défice de lingueirão, a morte da ameijoa boa, a degradação total da fauna e flora, com origem na poluição da Ria  promovida pelas entidades publicas.
Os aldrabões, nomeados politicamente, com responsabilidades em matéria ambiental de entre os quais se destacam Valentina Calixto e este João Alves, fazem o jogo do "politicamente correcto" tentando branquear as situações. Os técnicos, regra geral, executam um excelente trabalho mas são condicionados pelas chefias na emissão de pareceres, evitando admitir os crimes ambientais, sociais e económicos, preferindo dizer que existem outras situações piores e que por isso a Ria Formosa está menos mal, o que contraria quem nela trabalha e dela vive.
Por outro lado, a falta de uma politica de justiça célere que ponha fim a este tipo de crimes em tempo útil, é também outro dos graves problemas que afectam a Ria Formosa. Membro do Movimento Somos Olhão apresentou queixa no Ministério Publico contra estes crimes, mas o tempo da justiça não é propriamente o tempo do cidadão pelo que o problema só será resolvido quando formos dar de comida aos bichos.
As limitações de tempo também condicionaram a discussão em torno das pescas, mas ainda assim foi possível apontar a ausência de uma politica de pescas, baseada no Código de Boas Praticas para uma Pesca Sustentável da FAO e adoptada pela comissão Europeia mas na pratica quase ignorada em Portugal.
É ponto assente que enquanto na agricultura se é obrigado a cumprir com o ciclo de vida das plantas, também na pesca há que respeitar o ciclo de vida das espécies, não capturando os juvenis, porque sem eles não há adultos, e impondo também quotas de captura que permitam garantir, no presente e futuro, a sustentabilidade da pesca, optando por capturar menos unidades mas com mais peso e mais qualidade, usando artes selectivas e menos predadoras. A tentação do facilitismo, a caça ao voto, fazem com que as autoridades nacionais considerem como vitoria o aumento das quotas de pesca quando na realidade estão a hipotecar o futuro.  A utilização intensiva dos recursos naturais, e é disso que se trata, levam em regra à sua extinção.
Hoje, prossegue o Forum do IDP, aberto a todos os que nele queiram participar e desde já, deixamos aqui o convite para que compareçam, no Hotel Porto Bay, Olhos de Agua-Albufeira.

2 comentários:

David Calado disse...

Foi uma boa apresentação, a do Terramoto

marceanovasconcelos@hotmail.com disse...

Olá Olhão Livre!
O não se querer envolver porque não se participa económicamente em tais temas profundos, está mal, fica mal social, democráticamente. Fica mal à gente.. Posso e devo indicar dois sites que subscrevo: a Anopcerco e a Pong Pescas. A 1ª porque o trilho das cercadoras sempre se entupiu..., 50 anos de empecilhos para todos nós, a 2ª porque a política soviética se intrometeu... A 3ª.. será minha: o tacho e a incompetência prevaleceu.. e Olhão está morrendo..! Mas porque nada me acusa, antes pelo contrário, gosto e quero intervir porque o romance..nunca acabou, continuando e porque este Algarve e o País está em polvorosa, entretanto ficando o drama, coisa que sabemos da nossa geração.
Nesses temas acima, sendo eu um ppd antigo, ficar-me-ia mal ser arrazador.. mas nascido e criado em Olhão e na Formosa, que hoje dói, amigo e com carinho guardo TODAS as memórias e que sigo fielmente o que se faz ou não por aqui, a nossa "aldeia" bonita, sim há demasiadas razões que ultrapassam tais noções democráticas, ditas. Nunca pensei diferente e quero guardar as amizades antigas:; basta de justificar! Pois, muitos seguem o blog Olhão Livre, uns pela política, um vício..outros porque são daqui .. e sofrem na degadração. A grande maíoria porque conhecendo o Mundo lhes aperta a alma, tal como a mim. Mais policiamentos nos mariscadores de pata descalça como antigamente e que recordamos.. menos cuidados com a Formosa, mariscos, canais de escoamento e esgotos assassinos. Que devagar, devagarinho vão matando a vida biológica da Ria. Eu fiz a minha "guerra" de 73 a 83 e, deixei.. pois, ainda bem porque vivi, os nossos amigos já se foram todos.. em honra a eles e a Olhão faço uma sentida Homenagem, aos pescadores e aos Amigos que vamos..por enquanto, vivendo..)) Abrz. )))