sábado, 4 de agosto de 2012

OLHÃO: A ESCRAVATURA JÁ COMEÇOU!

Uma loja de chineses, situada na principal artéria da cidade de Olhão, à semelhança do que fazem no país de origem, obriga os seus trabalhadores, neste caso portugueses, a cargas horárias que vão muito para alem do que está consignado no contrato colectivo de trabalho dos trabalhadores do comercio e serviços, cumprindo 57 horas semanais, pelo preço das 40, isto é pago com 500 euros mensais, quando afinal trabalham mais 40% do que deviam.
Das autoridades para as condições de trabalho, nem vê-las, o que não admira posto que o objectivo é ainda mais amplo que aquele, faltando reduzir o salário nominal, porque os trabalhadores ocupados não têm tempo para gastar e assim ajudam à recuperação da economia.
Dos sindicalistas nem vê-los ou ouvi-los; é que se há trabalhadores que ainda não compreendem a necessidade de estar organizados nas suas organizações representativas, também é verdade que os dirigentes sindicais não têm a melhor atitude, apenas defendendo os seus associados, pratica que não convida à sindicalização. É pelo trabalho que desenvolvem junto dos trabalhadores, pela ligação aos trabalhadores e na defesa dos seus interesses e direitos que poderão mobilizar a massa trabalhadora para as lutas que se desenham. Abandonar os trabalhadores, apenas porque não pagam quotas, não é serio nem honesto por parte daqueles que se dizem representar e defender os trabalhadores. A não ser que queiram que os trabalhadores sejam reduzidos à condição de arma de arremesso da luta politica e façam numero nas manifestações. 
Assim sem a fiscalização das autoridades em matéria de condições de trabalho e sem o envolvimento dos sindicatos, os trabalhadores começam a ser escravizados, sujeitos a intensas cargas horárias, a salários de miséria, a trabalhos duros, tudo em nome da  salvação da economia.
Os trabalhadores deste País têm de se levantar e opor às medidas do governo dos patrões sob pena de serem esmagados pelo rolo compressor de um capitalismo selvagem, mesmo à revelia das organizações sindicais, caso estas não queiram avançar para a luta. Nos dias de hoje é possível a convocatoria de concentrações e manifestações via SMS ou através das redes sociais. Não lutar é aceitar a escravidão que estão impondo ao Povo e a procissão ainda vai no adro.
As medidas de austeridade vão agravar-se e degradar ainda mais as condições de vida de todos os trabalhadores. Que ninguém duvide do falhanço das medidas da troika, que aliás, em relação à Grécia, já admitiu há uns tempos atrás haverem erros. Se as medidas aplicadas em Portugal são iguais e à semelhança da Grécia, falharam como podem resultar no nosso País?
O caminho é de luta árdua e dura, mas os Trabalhadores Vencerão! Só os trabalhadores podem vencer a crise!
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

A China começou a guerra mundial já
lá vão quarenta anos.isto é quando
não permitiram a subida louca da inflacção ao contrário do que aconte-
ceu no ocidente. Agora vejam:A dívida
pública AMERICANA está nas maos dos
chineses além de outras grandes divi
das publicas de grandes países que
também estão nas mãos dos chineses-
e agora o que esperam para dizer toda
a verdade aos PORTUGUESES?