quarta-feira, 15 de agosto de 2012

REJEIÇÃO DE ESGOTOS TOXICOS PARA A RIA FORMOSA



Os vídeos agora apresentados revelam aquilo que todos os olhanenses sabem e que consiste na rejeição directa de efluentes tóxicos para a Ria Formosa, crime cometido pela Câmara Municipal de Olhão perante a cumplicidade das autoridades regionais, que nada fazem para acabar com estes actos, legitimando-os dizendo tratarem-se de descargas pontuais.
E porque a fome é mais que muita neste concelho, alguém se lembrou de, à saída do colector que deveria ser única e exclusivamente de águas pluviais, colocar uma rede de emalhar, atraindo o peixe com o engodo da caca que dali sai, sem se dar conta do perigo que aquilo representa.
Este colector está junto ao cais de embarque para as ilhas e a menos de 50 metros da Policia Marítima, que anda tão ocupada a perseguir e multar os pescadores, que mesmo ali debaixo dos olhos não enxerga esta pescaria ilegal e perigosa para a saúde.
Ainda recentemente foram, e em vésperas da ultima interdição, recolhidas amostras junto ao cais de embarque durante a maré vazante, sendo de lamentar que o IPIMAR não divulgue os resultados das suas monitorizações, não só por serem do interesse da população mas também por se tratar de documentos públicos de livre acesso.
É a excelência da cidade 5* de Francisco Leal, a 7ª Maravilha Natural, um cartaz turístico maravilhoso.
Mensalmente, a Ambiolhão assalta-nos a carteira, rouba-nos o pouco dinheiro, na cobrança de um tratamento de aguas residuais que afinal não faz e ainda por cima polui a Ria Formosa, contribuindo para o desaparecimento da sua fauna e flora.
A CMO e a Ambiolhão desculpam-se com prováveis ligações clandestinas à rede de águas pluviais durante a realização de obras por si licenciadas, que era da sua obrigação fiscalizar, tal como era sua obrigação fazer a ligação da caixa de entrada do prédio para a rede de saneamento básico. Significa isto que a fiscalização das obras da CMO esteve ausente, ficando a cidade abandonada e à habilidade de cada um para se desenrascar, se é que algo mais grave e criminoso não se tenha passado.
A lentidão da justiça joga a favor deste bando criminoso que comete toda a espécie de crimes contra o ambiente, o ordenamento e urbanismo, uma vez que já faz algum tempo que deu entrada nos serviços do Ministério Publico, queixa por crime ambiental. O tempo dirá.
Entretanto os bivalves da Ria Formosa vão morrendo e a actividade económica tradicional da Ria Formosa vai-se ressentindo. Até quando os pescadores e mariscadores vão suportar isto sem dar um grito de revolta?
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: