segunda-feira, 1 de julho de 2013

ALGARVE COM AR DE POUCA QUALIDADE?

Neste, comemora-se o Ano Internacional do Ar de tal forma que a Agência Portuguesa do Ambiente/Poluição fez publicitar em carteiras de açúcar o evento.
O que a Agência Portuguesa do mau Ambiente não diz, é que a qualidade do ar está consagrada em Directivas Comunitárias a 2008/50/CE e ainda a 2004/107/CE ambas do Parlamento e do Conselho, as quais foram transpostas para o Direito Interno pelo Decreto-Lei nº 102/2010.
Apesar disso continua-se sem monitorizações à qualidade do ar, mesmo sabendo do reflexo que eles têm na saúde publica, o que muito provavelmente originará mais uma queixa à Comissão Europeia, uma vez que no Algarve, particularmente em Portimão e Faro/Olhão, onde estão previstas aquelas monitorizações , não existirem dados.
Não é por acaso que tal acontece, uma vez que nessas zonas existem ETAR a céu aberto que expelem para o ar matérias que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Não fazer monitorizações, é uma forma de esconder a gravidade da situação, o que vai sendo habitual nesta republica de bananas à beira-mar plantada.
O cidadão anónimo tem o direito de reclamar quando se sente ameaçado e deve reagir com vigor. Afinal ele cumpriu, cumpre as suas obrigações e reclama apenas o exercício de um direito.
Ainda recentemente, a Sociedade Polis, no Resumo Não Técnico da Avaliação de Impacto Ambiental do Plano de Valorização Hidrodinamica e Mitigação de Riscos da Ria Formosa, dizia que a qualidade do ar era boa, atribuindo culpas a focos de poluição aos motores marítimos mas sem que tivesse apresentado quaisquer valores, porque não existem, mas quer serve ao mesmo tempo para branquear a situação na Ria.
Obviamente que todos nós aspiramos a mais qualidade em tudo o que nos rodeia, particularmente o ar e a agua, elementos vitais e essenciais à vida e não é silenciando os atentados ambientais que contribuímos para a tal qualidade desejada, ainda que momentaneamente surjam criticas para os denunciantes por não estarem a fazer a melhor publicitação/divulgação do virtuosismo da região.
A excelência do meio natural é o melhor cartaz que se pode apresentar. Mentir sobre tal matéria, pode comprometer o futuro e a nossa qualidade de vida.
Lutem contra isso!
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: