Agência do Ambiente desaconselha banhos nas praias da Torre e de Carcavelos
Não foi ainda possível “comprovar inequivocamente" que a água do mar é de qualidade.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em comunicado
divulgado na noite desta sexta-feira, “desaconselha a prática de
banhos” nas praias da Torre e de Carcavelos, na linha do Estoril, nos
arredores de Lisboa.A APA afirma que têm estado a ser feitas análises a amostras das águas das duas praias, mas não foi ainda possível “comprovar inequivocamente a existência de uma relação entre os efeitos descritos [pelos banhistas] de ardor e comichão na pele e o parâmetro fitoplâncton”.
Neste sentido, “até ser reposta a normalidade e ao abrigo do princípio da precaução, continua a ser desaconselhada a prática de banhos naquelas praias, especialmente por parte de crianças e pessoas com maior sensibilidade”.
A agência afirma que recebeu “queixas” dos “banhistas após contacto com a água do mar” e que nesse sentido têm estado a ser feitas análises diariamente às águas pela APA e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No mesmo comunicado a APA recomenda, nas praias da região de Lisboa, “a consulta aos nadadores-salvadores, em particular para comunicação de eventuais novas ocorrências”.
A praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, está interditada desde quarta-feira à tarde, depois de vários banhistas terem apresentado “queixas de prurido” após saírem do mar.
Também desde quarta-feira, a vizinha praia da Torre, no concelho de Oeiras, começou a ser monitorizada pelas autoridades marítimas.
Noticia retirada do Publico on line
Nota do OLhão livre: Que raio de Agência de Ambiente é essa, que não consegue dar uma resposta rápida e plausivél, de acordo com a devida urgência que é a dos cidadão ficarem devidamente elucidados sobre os perigos(ou não) que é o ir a banhos nessa zona da Linha de Cascais.
Mas essa vergonha não acontece só nas praias da Linha, pois também em 2011 na Praia da Fuzeta-Ria mais conhecida pela Praia dos Tezos, aconteceu uma contaminação de E-Coli ,(pode ver aqui o nosso alerta, na altura) onde várias pessoas ficaram com mazelas,nunca a ARH disse qual o motivo dessa contaminação.os jornais esses nem uma noticia sobre o assunto pois valores mais altos se levantaram e era preciso esconder a verdade, da poluição que existia e continua a existir, na zona da Fuzeta Ria, tanto assim é, que a dita Praia perdeu a Bandeira Azul que vergonhosamente hasteava.
Em 2012 a vergonha continuou e no dia 13 de Agostofizemos um post a denuciar a pouca vergonha pois a Bandeira vermelha foi de novo içada,fizemos este post que pode ler carregando aqui:
Consultadas as paginas da Internet da Capitania do Porto de Olhão e da Agência Portuguesa do Ambiente constatamos não haver qualquer edital ou Aviso publicados, pelo que nos ficam muitas duvidas sobre a imposição de uma interdição sem a publicitação da respectiva decisão.
Estas situações são a prova provada, que a Agência do Ambiente foi criada para tentar a todo o custo encobrir os crimes de poluição, que ocorrem, ao longo de todo o litoral português, devido à falta de tratamentoeficaz, das aguas residuais, e a milhares e milhares de esgotostóxicos directos e não tratadosque vão envenar as aguas dos Rios e Rias de Portugal.
As verdades são para se dizer,ou gastam milhões na aposta do turismo, e depois querem esconder as verdades a esses mesmos tuirstas,e a toda a população nacional?
Só sabendo a origem se pode combater o crime, por isso deixem de enganar as pessoas,não é para isso que são pagos!
Sem comentários:
Enviar um comentário