terça-feira, 23 de julho de 2013

POLIS DA RIA FORMOSA: SECRETISMO E SACANICE

A Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa leva a efeito, amanhã, uma reunião com os "parceiros" para discutir o Plano de Mobilidade na Ria Formosa.
A primeira questão que se coloca é a de saber porque razão não foram ouvidos os potenciais parceiros ainda na fase de estudos, e isto porque a administração publica, directa ou indirecta, já nos habituou ao velho estratagema de encomendar "estudos" ao que os mercenários da área, logo questionam sobre os objectivos. Este estratagema permite que os estudos saiam apenas de acordo com os interesses da entidade que os promove e daqueles a quem serve, os mesmos do costume.
A reunião de amanhã, visa pôr a reboque das pretensões da Sociedade Polis e dos interesses que estão por detrás deles, as diversas associações de moradores e sócio-profissionais na área de intervenção. É tanto assim, que em tempos e a propósito do POOC, uma associação que numa destas reuniões dera o sim, ao ser confrontada com o logro em que caíra, contestou junto da ministra de então a qual lhe respondeu que teria aprovado o que contestava.
Para que as associações possam dar a aprovação destes documentos, é preciso em primeiro lugar conhecê-los, isto é, ter conhecimento prévio do que vão discutir. E mesmo assim, e porque as associações embora representem os associados não se lhes substituem, devem dar-lhe conhecimento do que vão discutir e aprovar, ou seja, sem o aval dos associados não se devem comprometer.
A estratégia das entidades publicas pode e deve ser denunciada e recusada, bastando para isso dizer que precisam de levar ao conhecimento dos seus representados, uma medida que lhes permitia ganhar tempo e organizar as respostas, porque depois do mal feito, muito mais difícil será corrigi-lo
A Sociedade Polis, se fosse uma entidade do boa-fé publicava no seu site, os documentos relativos ao Plano de Mobilidade, para que todos dele tivessem conhecimento; promovia uma audiência publica onde de viva voz todos se pudessem pronunciar, porque afinal a Ria é de todos nós e não apenas de alguns. Uma discussão mais alargada, permitia um melhor conhecimento, que a Sociedade Polis não quer. E não quer, porque esconde algo que não serve os interesses da população que vive da Ria.
Em http://www.polislitoralriaformosa.pt/plano.php?p=4 pode ler-se Estudos e Planos:
- Plano de mobilidade e ordenamento de circulação no espaço lagunar e no espaço terrestre de ligação à frente de Ria. Este Plano deverá conter: a caracterização dos fluxos e tipologias de tráfego marítimo na Ria; a identificação e a definição de tipologias de transporte adequadas aos diferentes tipos de procura no espaço lagunar; a definição da tipologia de embarcações adequada às necessidades e aos canais navegáveis existentes; a identificação das necessidades, localizações e tipologias de infraestruturas portuárias (cais, varadouros, fundeadouros, terminais de passageiros, entre outros) face à procura; a caracterização de fluxos viários nos principais acessos à Ria, identificação de constrangimentos e soluções, e a definição de bolsas de estacionamento de retaguarda para apoio às infraestruturas portuárias (cais, terminais de passageiros, etc.).

Numa primeira apresentação, feita com pompa e circunstancia no Hotel da Câmara, desde logo se percebeu que o que se preparava não estava de acordo com as necessidades das actividades tradicionais da Ria, quase dando a entender que iriam colocar semáforos e painéis indicadores como se estivesse mos numa auto-estrada.
A verdade é que mais uma vez a prioridade vai para as actividades ligadas ao turismo, condicionando a navegabilidade das embarcações de pesca e ligadas ao marisqueio.
As associações convidadas, através das Câmaras, para esta participação devem desde logo protestar pela falta de conhecimento dos documentos e não aprovar nada sem ouvir os seus representados. 
NÃO SE DEIXEM ENGANAR!
QUEREMOS UMA AUDIENCIA PUBLICA!
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

vão ser convocados pela pestana atrás do olhos por telefone, para os talibãns não saberem,não vão lá eles aparecerem e estar a barraca armada.essa pestana anda sempre atrás dos olhos do leal e companhia, é uma serva do leal e companhia,que tudo faz para esconder os crimes da CMOlhão,que joga todos os dias veneno para a ria.

Anónimo disse...

Bem... que grandes imbecis! O autor deste blog é realmente um autêntico mentecapto!!!

Anónimo disse...

Então mas é secreto e ja ouverão 2 apresentações? Nem a esconder são bons!

Anónimo disse...

és meme brute! trabalha e não vendas cassetes, e pode ser que te convidem para a próxima reunião secreta que é divulgada. dar à lingua não é o mesmo que apanhar linguade, mó!

a.terra disse...

O anonimo do dia 23 às 21:35 deve estar a falar de alguem da familia