domingo, 10 de maio de 2015

OLHÃO: CÂMARA MUNICIPAL QUER ACABAR COM VENDA AMBULANTE!

Vai à próxima sessão de Câmara, uma proposta de Regulamento para a venda ambulante, defendida por PS e PSD. 
A proposta de Regulamento visa correr com todos os que trabalham aos sábados de manhã no Jardim Pescador Olhanense e muito particularmente com os de etnia cigana.
Segundo Eduardo Cruz, aquele mercado promove a concorrencia desleal e a contrafacção. Julgava eu, que a contrafacçao era um caso de policia mas vejo que afinal é um caso pessoal do Eduardo Cruz. Se há contrafacção, mandem a policia fiscalizar, e não foram poucas as vezes que vimos a ASAE naquele espaço.
Concorrencia desleal, a quê e a quem?
Depois de durante anos a fio terem promovido o definhamento do comercio local, permitindo a instalação de estabelecimentos comerciais onde não se praticam horários e tornando os trabalhadores os novos escravos de um certo modelo económico, virem agora falar de concorrencia desleal, porque há um mercado ao sábado de manhã, é para rir.
A não ser que o objectivo, e parece que é disso que se trata correr com os ciganos, pura e simplesmente. Há um ano atrás também se levantou a questão e a Câmara foi obrigada a recuar, porque nenhum deles estava disponível para levar com os ciganos à porta de casa. Por isso, desta vez, pretendem alargar a aprovação a toda a vereação.
O Jardim Pescador Olhanense, integra o Domínio Publico Marítimo estando na alçada da Docapesca e a Câmara Municipal só tem alguma autoridade naquele espaço quando tiver na sua posse um contrato de gestão para aquela área, sem o qual não tem qualquer autoridade.
Bem sabemos, que os autarcas dos partidos do arco da governação, entendem que o Domínio Publico Marítimo é deles, autorizando a quem muito bem querem e entendem e impedindo quem não gostam, mas foi com esse tipo de atitudes que criaram desigualdades no tratamento das pessoas.
Obviamente que também achamos que devem ser estabelecidas regras para todas as actividades, mas já não podemos aceitar que essas regras sirvam para correr com as pessoas.
No fundo, se compararmos a situação que se vive na Ria Formosa, com este tipo de acções, tudo se traduz num objectivo final, libertar toda a frente de mar, toda a Ria, correndo com aqueles que toda a vida ali trabalharam, para depois introduzir o elemento estranho.
Pode ser que ainda vejamos um acampamento à porta desta gente!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eles que desapareçam de lá e levem as carrinhas que ocupam os estacionamentos todos e nem pagam parquímetro.

Anónimo disse...

Que expulsem os drogadinhos la de baixo e ponham os policias a traballhar, so os vejo a passear de carro. O turista em olhão tem uma experiência mto boa antes e depois de sair dos restaurantes..