quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Fascismo de volta a Olhão na discussão dita publica sobre a destruição da Zona Histórica?

O presidente da CMOlhão está a anunciar no site da CMOlhão, uma sessão de apresentação, com o arquitecto contratado para fazer o Plano de destruição da Zona Histórica de Olhão,como é  por exemplo, entre muitas aberrações, a destruição de edficios do século XVIII para construir umaTorre de 21 metros de altura, o arranque da calçada à portuguesa para no seu lugar colocarem modernas lajes de pedra de escarpão que nada tem a ver com a zona histórica.
 As pessoas que  quiserem participar nessa reunião,  tem de  fazer um requerimento ao presidente da CMOlhão António Miguel Ventura Pina a autorizar a sua participação.

Mas que raio de democracia é esta de um presidente de uma autarquia eleito pelo PS, um partido dito democrático, quer obrigar as pessoas a pedirem-lhe o favor de participar numa sessão que devia ser amplamente publica,  para discutir um assunto de importância vital de modo a impedir a destruição do Património Urbanístico, que os nossos antepassados  olhanenses nos deixaram com testemunho e obra do seu esforço.
Tal atitude de quero posso e mando é digna de um ditador, eleito com 5102 votos, onde só votaram cerca de 41% da população do Concelho de Olhão uma das maiores taxas de abstenção de Portugal.
De notar que no Concelho de Olhão estavam inscritos 37 663 eleitores e só votaram 15 652.

A causa de tal abstenção na população de Olhão,  não será fruto dessa atitudes dignas de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano chefes de estado fascistas no poder  durante 48 anos, recorrendo ao controlo de tudo e todos. Esse regime para esse efeito tinha uma policia secreta( Pide), e uma rede de bufos organizada. António Miguel Ventura Pina não tem uma policia politica mas, tem como toda a gente pode observar na sessão publica realizada na Recreativa Progresso Olhanense, na passada 6ª feira uma rede de Lambe Cus, que tentaram estabilizar a reunião publica, à boa maneira dos Bufos fascistas.

As pessoas interessadas devem-se mobilizar, e devem recusar esse requerimento e essa inscrição, ao mesmo tempo, devem comparecer em força a essa reunião, exigindo com toda a razão a entrada na reunião para discutir e dar opinião, num assunto de grande interesse para os olhanenses e para TODOS os residentes e amantes de Olhão.
O local para essa reunião é mais pequeno que a sala da Recreativa Progresso Olhanense se esta estava praticamente cheia qual o motivo que a reunião é convocada para uma sala mais pequena, a não ser impedir o acesso a TODOS os interessados na luta pela preservação do Património Olhanense?
Na nossa opinião a reunião devia ser no Auditório Municipal de Olhão,  e todos os documentos e plantas deviam estar afixadas na paredes desse Auditório de modo, a que as pessoas pudessem ter acesso a eles, sem ser no Computador.


De realçar que a Petição que teve  inicio no dia 14 a petição contra o Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão, passados dois dias já vai em mais de 500 assinaturas.
Se és contra a destruição da Zona Histórica assina já a petição, porque esta discussão dita publica por parte da CMOlhão de Publica tem muito pouco, pois como já fizemos referência no artigo  de 10 de Novembro onde apelamos à participação das pessoas na reunião sim essa publica e aberta a TODOS que encheu a Sala da Recreativa Progresso Olhanense sal essa que leva à volta de 200 pessoas.
Conforme afirmamos voltamos agora a reforçar que essa discussão por parte do presidente da CMOlhão e do seu presidente é tudo menos uma discussão publica pois o presidente da CMOlhão convoca uma reunião na Biblioteca Municipal  com o arquitecto que a CMOLhão encomendou o servicinho, de fazer um plano a gosto dos patos bravos e dos destruidores do património urbanístico único no mundo que Olhão tem.

Uma  Cidade que destrói o seu valiosos património e que renega o passado é uma cidade sem futuro.

Em defesa da Democracia  e do Património de Olhão, Participa na Discussão Publica divulgando a destruição que a CMOlhão e o seu presidente António Miguel Ventura Pina pretendem fazer na Zona Histórica de Olhão.
Por uma discussão Publica e democrática a sério e não a  uma discussão privada à moda Salazarista!

3 comentários:

Anónimo disse...

"As participações devem ser apresentadas mediante requerimento próprio dirigido ao Presidente da Câmara, devidamente identificado, entregue diretamente nos Serviços do Balcão Único da Câmara Municipal de Olhão, através dos correios ou para a página eletrónica do município"
isso é que é democracia

Anónimo disse...

" As participações devem ser apresentadas mediante requerimento próprio dirigido ao Presidente da Câmara, devidamente identificado, entregue diretamente nos Serviços do Balcão Único da Câmara Municipal de Olhão, através dos correios ou para a página eletrónica do município."

retirado ontem do site da CMOlhão sobre a reunião na Biblioteca com o arquitecto Ravara.

Mas é o Ravara que tem de dar explicações ou é o presidente da CMOLhão?
Afinal que mencomendou o projecto ao Ravara em 2010 não foi a CMOLhão, da qual o actual presidente era vice-presidente?

Anónimo disse...

Moce, o dito "fascismo" só formalmente acabou. O dito "fascismo" camaleanou-se, disfarçou-se noutra coisa conhecida por "democracia à tuga" alapado na fortaleza "centrão" protegida por um exército de "zombies" drogados com futebol, casarão de segredos,... Gente iluminada não brinca com a vidinha, mon.