quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Olhão: Orçamento Participativo ou Manipulação Politica?

O passado recente mostra-nos um clã Pina, com especial incidência no progenitor.mestres na arte de manipular conseguido ludibriar as expectativas das pessoas.
Nos últimos tempos,o camaleão em presidente da Câmara, evitando queixar-se vem utilizando terceiros e expedientes a proporem aquilo que ele pretende fazer sem ficar com ónus das suas péssimas decisões politicas, como seja o Plano de Pormenor da Zona Histórica, e expansão do Porto de Recreio, ou a destruição da actividade económica da baixa de Olhão.
Os Mercados de Olhão são a grande ancora de toda a actividade da baixa olhanense, conseguindo ao Sábado mais visitas que vários Festivais do Marisco e sem custas para a autarquia e para os munícipes.
Se um dia os Mercados de Olhão deixarem de ter a sua função actual, perde-se esse grande e  importante pólo dinamizador de toda a baixa.
Embora sabedores disso a Comissão Camarária de Acompanhamento para o Orçamento Participativo, validou e submeteu à  votação, uma proposta para a supressão do trânsito no lado Sul dos Mercados de Olhão, ou seja na Frente Ribeirinha dos Mercados.
Ora tanto a Nascente (lado Leste) como a Poente(lado Oeste) dos Mercados, já existem cancelas de modo a impedir o trânsito a partir das 14h, ora para impedir o trânsito até às 14 horas ou seja o dia TODO basta colocar chapas de trânsito com sentido proibido, o que ficaria essa supressão a custo Zero, mal se percebendo que esta matéria seja incluída no Orçamento Participativo, quando na realidade se trata de uma decisão meramente politica.
Admitindo  até que a ideia tenha sido promovida por alguém de boa fé, os contornos dele sugerem ser um acólito do camaleão Pina.
É que a suprimir-se  o trânsito automóvel  naquela zona poderão por fim ao Mercado de Rua que se realiza ao Sábado de manhã, pois não estamos a ver os produtores da região carregarem bancadas às costas assim como as caixas dos produtos da horticultura e fruticultura, que tanto deliciam os olhanenses e os milhares de visitantes durante todos os fins de semana.
Mercados como este ao Sábado no Algarve  praticamente são os mais ecológicos pois a maioria dos productos são da zona e a pegada ecológica é praticamente nula, os outros mercados que havia no Algarve praticamente acabaram, resta o de Olhão e com grande sucesso em transacções e em visitantes.

Por outro lado questiona-se como vai ser a descarga do peixe da carne e dos produtos horto-fruticulos, para o interior dos Mercados durante a semana?

A proposta do Pina da redução da faixa de rodagem na Av. 5 de Outubro para 5.5 metros vai criar dificuldades ao carregamento das viaturas pesadas, pelo que para as descargas quase se torna obrigatório  estacionar em cima dos passeios,mas até aí terão de se haver com o excesso de zelo de um duo de caça   multas de serviço.
Perante este cenário apresentado, o futuro dos Mercados de Olhão parece condenado à sua eliminação e reconversão para fins diversos daqueles que estiveram na origem da  sua génese, e da sua reabilitação.

Sendo os Mercados que geram o maior fluxo  de pessoas  a toda a baixa, o que acontecerá aos cafés restaurantes e lojas na baixa,muitas delas já hoje a sobreviverem a balões de oxigénio? Será que basta o Verão para suportar as despesas do resto do ano?
Ainda que monetariamente os dez estabelecimentos da Frente Ribeirinha, possam vir a beneficiar de tal medida, a supressão do trânsito automóvel pode determinar o fim de muitos postos de trabalho dos operadores e funcionários  dos Mercados de Olhão, mas arrastar tambéma maioria dos estabelecimentos da baixa.
Temos assim uma opção politica, transformada em  opcção orçamental, apresentada por quem não tem responsabilidades politicas, nem se sujeita a votos, assumindo o ónus que cabe por inteiro ao presidente da CMOlhão o camaleão Pina.
No deve e haver dessa proposta é Olhão e os olhanenses,e quem nos visita que ficam a perder

Não ao fim dos Mercados de Olhão com o fim que foram criados e que levaram à sua reabilitação com fundos da União Europeia!



1 comentário:

Anónimo disse...

Sou imigrante natural de Olhão está já há alguns anos isto só vem provar que somos governados por gente ignorante nunca saíram do seu habitat para aprender como se governa com coisas simples fazer mais e melhor em prol da população o mercado da nossa terra é muito reconhecido aqui fora de portas e alguns anos atrás a cerca de 3.000 kilometros de distancia falando com uma pessoa que me perguntou de onde eu era eu respondi ele a seguir disse me que até hoje por onde tinha viajado o melhor é mais bonito que tinha visto era a praça de Olhão