sábado, 27 de outubro de 2018

OLHÃO: A NOVA ESTAÇÃO DA CACA!

Na passada quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Olhão acompanhado do seu séquito, visitou as instalações da nova ETAR Faro/Olhão, aproveitando a deixa para mais uma acção de charme pensando com isso iludir as pessoas, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2548-etar-faro-olhao-a-um-passo-do-funcionamento-pleno.
Na imagem acima, reporta-se um documento elaborado em 2005 e que se chamava Agenda 21 Local, embora a sua impressão por nós só tenha ocorrido em 2009. No entanto ainda falta uma parte do documento, talvez a mais interessante para nós. De qualquer das formas é possível ler-se o sublinhado a negrito que o desafio intitulado "Esgotos e Carga de Poluição na Ria" não está directamente contemplado. Ou seja, a poluição da Ria nunca foi uma preocupação dominante da autarquia e de tal forma assim foi que na altura os autarcas diziam que "os mariscadores ganhavam demasiado dinheiro que gastavam em sexo, álcool e droga".
Mas pode também constatar-se que neste documento que nos vectores referentes à  Zona Ribeirinha de Olhão e ao Turismo os esgotos  e poluição exigiam como pré-condição uma rápida e total resolução. Já se passaram treze anos e os esgotos continuam a despejar na Frente Ribeirinha, essa é a realidade. Portanto este documento desmente as palavras do presidente da autarquia, já que para alem de nunca ter manifestado a intenção de acabar com os esgotos directos a construção da nova ETAR não é obra sua e acontece pela pressão das pessoas, com queixas enviadas ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia.
O vídeo acima, remonta a Julho de 2009 a tanto a Câmara Municipal de Olhão como a empresa Aguas do Algarve, faziam tábua rasa das reclamações apresentadas pelas pessoas. Não se trata pois, de nenhuma vitória deste presidente mas meia vitória obtida por quem ousou lutar contra a poluição na Ria Formosa. Por esta altura, também os autarcas apelidavam de terroristas, aqueles que denunciavam a poluição na Ria Formosa.
E se alguém pensa que a nova ETAR vai resolver o problema da Ria desengane-se porque a poluição vai continuar, como menos intensidade nalguns parâmetros mas mantendo outros acima dos valores que deveriam estar inerentes a uma ZONA SENSÍVEL SUJEITA A EUTROFIZAÇÃO! 
Para os distraídos ou para aqueles que acreditam nas boas palavras desta cambada, fruto de um marketing político refinado, recordamos que nesta área,  das cinco, são três as zonas de produção de bivalves classificadas em Classe C, que não permite a apanha de bivalves e que todas as salinas se situam em Classe C, incluindo a flor de sal.
O sal normal é higienizado enquanto a flor de sal, não. Além do mais já foi detectada a presença de micro plásticos pelo que este tema merece uma particular atenção.
Vindo a noticia da parte da Câmara Municipal de Olhão, pergunta-se quando é que acaba com os esgotos directos, que são da sua responsabilidade? 

14 comentários:

Anónimo disse...

Mosse na quinta feira na saída da marina junto a policia só´saia agua branca parecia acido e cagalhões e o .... estava a ver as novas maquinas.A merda vai continuar.

Anónimo disse...

Tenho mesmo que concordar com o blog, mais uma ação de puro charme por parte do nosso Presidente e que charme!! Queriam muitos ter aquele charme!!

Anónimo disse...

A principal preocupação na ria foi acumular uma série de terrenos numa zona limpa onde a água corre sem poluição, para a produção de ostras vindas de França. E que eu saiba, já existia entre Olhão e Faro uns terrenos, tanques e lagoas onde se tratavam resíduos tipo caca!

Anónimo disse...

Mais uma ou um que vai votar num político pela sua aparência! Ou é burra(o), ou ganha muito bem ou pertence à Corte!

Anónimo disse...

Um gajo quando caga, não sabe para onde a merda vai, mas assim estou mais esclarecido!

Anónimo disse...

Um contribuinte quando paga impostos e taxas não sabe para onde o dinheiro vai, mas com a construção da ETAR estou mais esclarecido.

Anónimo disse...

Anonimo 28 de outubro de 2018 às 10:30: Aqui a/o burra/o, a/o que ganha muito bem ou pertence à Corte e que vota pela aparencia.. reparei no seguinte, desde 2008 que o blog e os seus comentadores fervorosos, tentam deitar abaixo o Leal e agora, o nosso querido Presidente. Reparem que passaram 10 anos e votaram estrondosamente no Presidente António Pina que, por acaso, é muito bonito, simpático, humilde, trabalhador, etc, mas não serão, certamente, esses os motivos que o levaram à vitória.

Anónimo disse...

31 Outubro# Maioria estrondosa em Olhão não é difícil: uma percentagem estrondosa que não vota; uma percentagem enorme de pessoas pouco esclarecidas e iliteradas que se contentam com subsídios, festarolas, sem consciência politica e de cidadania - que andam sempre a lamentar mas depois preferem ir à praia, ficar em casa, ir ao café, ver a bola do que ir votar; muitas promessas que só são cumpridas encima das eleições o que influencia sempre o resultado das mesmas, é que quem está no poder tem a faca e o queijo na mão (verbas guardadas ou pedidas emprestadas para o efeito) ao contrário dos contestatários; uma oposição muito fraca e constituída quase sempre por indivíduos que acabam por ir ocupar lugares na direção de empresas municipais; uma quantidade relevante de munícipes que trabalham para a CMO e suas empresas - a principal empregadora em Olhão. Logo, à partida estão assegurados alguns milhares de votos - um bom empregado vota apoia sempre o patrão que lhe dá de comer, contando ainda com os votos dos familiares! Eu adiciono mais uns adjetivos aos seus: prepotente; artificial; vaidoso; manipulador; calculista; irascível; infiel,...Charme, simpatia e humildade "publica", faz parte do ser político. É dos livros! Tenho orgulho em pertencer a uma minoria esclarecida - estudei e trabalho para isso! A senhora pertence à maioria estrondosa, parabéns! Aguardo com fervor quais para si, os motivos que levaram o nosso presidente à vitória!

Anónimo disse...

Anónimo 31 Outubro# Confesso que nem me apetecia dar-lhe resposta, mas como deixar passar ao lado uma pessoa que afirma ter orgulho em pertencer a uma minoria esclarecida porque estudou e trabalha para isso e depois escreve "encima"?? Trabalhe e estude mais porque não está a surtir o efeito desejado.

Anónimo disse...

(Anónima de 2 de Outubro) APARÊNCIA é com acento circunflexo e Anónimo é uma palavra esdrúxula com acento agudo na antepenúltima sílaba (releia aquilo que escreveu nos seus comentários s.f.f.). Agora, verifiquei que não soube ou não quis dar resposta e não rebateu os argumentos do meu segundo comentário. Preferiu encontrar um erro gramatical muito comum nos usuários da língua portuguesa - se não lhe apetecia dar resposta não dava! Enfim, chama-se a isso mesquinhez (atenção, não estou a dizer que você é mesquinha, é tudo uma questão de semântica!). Confirma-se, ao não responder ao essencial, que continua mais preocupada com o charme do presidente e também, deduzo eu, em ser charmosa para quem nos lê, do que propriamente em falar dos motivos que levaram o nosso presidente a ser eleito! Se bem que não é difícil chegar lá! Falei em estudos, mas não preciso ter o mestrado em gramática da língua portuguesa para ter opinião, esteja ela certa ou errada - mesmo que aparentemente minoritária. Acrescento que há muita gente quase analfabeta que tem mais Cultura do que muitos doutores! Olhe, desculpe lá a burrice! Vou seguir o seu conselho e estudar mais. Aliás, faço-o diariamente! Já agora, aconselhava-a a ir a um bom dicionário e procurar a palavra "eufemismo". Talvez assim entenda melhor o sentido e intenção do meu primeiro comentário! Se levou a peito a palavra "burra", peço imensa desculpa. Acho que deveríamos ficar por aqui, até porque há coisas mais importantes para comentar. Sem o charme de outros, saudações democráticas e gramaticais!

Anónimo disse...

Os cães de fila são treinados para defenderem o dono em qualquer circunstância.

Anónimo disse...

À comentadora do dia 3/11 pelas 22:02
Não ligue ao comentador que parece preocupado com aspectos gramaticais, a forma, em lugar de se preocupar com o conteúdo. Esse cretino, é ajudante de cozinha em Inglaterra, depois de ter sido despedido da ARS por não ter habilitação para exercer o lugar que ocupava.
Habituado a desclassificar quem seja critico do regime instalado na autarquia, o "doutor" Jorge, que é dele que se trata, devia procurar perceber porque foi obrigado a emigrar. Ou não fossem os sucessivos governos que criaram as condições para que os portugueses tivessem que sair da sua zona de conforto em busca de sustento.
Ele que lave muitos tachos e pique muita cebola.

Anónimo disse...

Anónimo 3 de novembro de 2018 às 16:57 - Acha mesmo que não tenho mais nada que fazer que andar a discutir consigo o charme dos outros?? Ou enumerar as razões que levaram o homem a ganhar eleições? Eles é que ganham o dinheiro, e eu é que me vou andar a chatear e ainda por cima com uma pessoa que nem conheço?? Fiz um comentário, ao qual o/a senhor/a decidiu escrever dois testamentos (eufemismo), simples, se não gostou, é como refere no seu ultimo comentário, são opinões, cada um com a sua. Um bem haja para si e saúde que é mais importante que discutir mesquinhices.

Anónimo disse...

então o gajo que se arma em drº é ajudante de cozinha?afinal de contas o curso é que ele tem nem dá para ser chefe de cozinha???