quinta-feira, 30 de maio de 2019

OLHÃO: 5 DE OUTUBRO AO RUBRO!

Esta manhã fomos abordados por um grupo de comerciantes da Avenida 5 de Outubro que estão em pé de guerra por causa das intenções da Câmara Municipal de Olhão; o que se seguirá nos próximos dias não sabemos, mas que os ânimos estão um bocado exaltados, estão!
Em tempos que já lá vão, chamamos a atenção para o que António Pina, presidente da Câmara, em comunhão com o amigo Luís Gomes, ex-presidente da câmara de Vila Real, desenhavam para aquela artéria de Olhão e pelos vistos não nos enganamos.
A retirada dos toldos e da publicidade está a ser posta em prática, apesar dos inconvenientes que representam para quem ali exerce a actividade.
Se atentarmos à configuração da Avenida, facilmente se perceberá que no lado norte da mesma, onde estão as esplanadas, desde o nascer até ao pôr do dia que cala o sol. A substituição dos toldos por sombrinhas não resolverá o problema de quem busca uma sombra para almoçar, isto no verão porque no inverno ainda será pior, ficando as casas quase confinadas ao espaço interior, o que é bem pouco!
Depois de um inverno a penar por causa das obras, chega-se ao verão e sente-se que as imposições da autarquia, vão contribuir e muito para a redução das receitas e é contra isto que os comerciantes estão contra, mas só agora.
Ainda que não fosse da parte de todos, mas pelo menos da maioria dos comerciantes, vimos o bater de palmas à iniciativa da Câmara, porque acreditavam que com o aumento dos passeios iriam aumentar os ganhos; e também porque não quiseram acreditar quando dissemos que os toldos e a publicidade eram para ser retirados.
Acreditaram no canto do cisne e agora levam com o uivo do lobo! Porque não batem palmas agora?
Sempre dissemos que a falta de estacionamento na 5 de Outubro ia ter implicações ao nível do comercio da baixa a que se junta a retirada das autenticas "marquises" que suportavam os toldos e funcionavam como uma segunda sala, bem mais agradável no verão que o espaço interior. Sem publicidade, aquela Avenida vai parecer um espaço morto sem vida. Uma segunda Quarteira de época baixa!
Os comerciantes da baixa devem juntar-se em plenário, preparar um caderno reivindicativo e eleger uma comissão representativa que os represente numa Assembleia Municipal. Mais devem juntar a sua luta à dos operadores dos Mercados porque estes também vão sentir os efeitos do que se prepara para a zona.
Acreditar na boa vontade da canalha que exerce o poder autárquico é como acreditar no bom vigarista! Lutem se não querem fechar portas!

1 comentário:

Anónimo disse...

e os pangaios dos tendeiros no meio do jardim pescador olhanense, tem solução à vista?
É que esteticamente não se enquadra ali, nem em lado algum. Antes da retirada dos toldos, deviam mandar retirar de vez os pangaios, é cá um cartão de visita da cidade, melhor só a feira de carcavelos.